segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DENÚNCIAS SEM PROVAS NÃO ALTERAM QUADRO ELEITORAL NO CEARÁ, INDICAM AS PESQUISAS.


Cid cai seis pontos, mas ainda tem folga para vencer no 1º turno
Pela primeira vez em quatro rodadas de pesquisa, Cid interrompeu trajetória de crescimento e perdeu intenções de voto, enquanto Lúcio Alcântara parou de cair e ganhou adeptos. Movimentos ocorrem no momento mais conturbado da campanha de Cid Gomes. Mas ele ainda aparece em vantagem para vencer no 1º turno
27.09.2010 03:00
Com uma semana de campanha pela frente, o governador e candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB), caiu seis pontos percentuais na pesquisa O POVO/Datafolha. Ainda assim, ele aparece com folga para vencer ainda no primeiro turno, com 52% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada nos dias 23 e 24 de setembro. No levantamento anterior, feito nos dias 9 e 10 deste mês, ele aparecia com 58%.
Essa é a primeira queda registrada por Cid em quatro rodadas de pesquisa O POVO/Datafolha, interrompendo uma tendência que era de alta constante. O governador perdeu intenções de voto após a semana mais conturbada de sua campanha, com denúncias de um suposto envolvimento de corrupção publicadas pela revista Veja da semana passada.
A despeito de Polícia Federal (PF) e Ministério Público terem negado o envolvimento de autoridades estaduais nas denúncias investigadas, a reportagem da Veja se tornou a principal peça de propaganda da oposição na última semana. Além das frequentes exibições no horário eleitoral, a PF apreendeu cópias das páginas da revista feitas por encomenda dos dois principais adversários de Cid – Lúcio Alcântara (PR) e Marcos Cals (PSDB). Na última sexta-feira, chegaram a ser encontradas 89 mil cópias do material em uma gráfica, no Centro de Fortaleza, feitas pela coligação do candidato do PSDB.
Nos últimos dias, a oposição também explorou vídeo de viagem de Cid e familiares a Nova York, que se espalhou pela Internet, com insinuações de uso de dinheiro público, o que foi negado pela coligação do governador.
Na carona das denúncias, Lúcio fez movimento contrário ao do líder na disputa. O candidato do PR reverteu a trajetória que vinha sendo de queda constante e ganhou quatro pontos percentuais. Ele subiu de 16% para 20% das intenções de voto. Já Marcos Cals, que tinha 8% na rodada anterior da pesquisa, agora foi a 10%. Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinambá (Psol), que não pontuavam na pesquisa anterior, têm agora 1%, cada. Francisco Gonzaga (PSTU) e Maria da Natividade (PCB) foram citados, mas não chegaram a 1%. Eleitores que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somam 3%, enquanto 12% afirmam ainda não saber em quem votar para governador no próximo domingo.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 985 eleitores em 44 municípios do Ceará, entre os dias 23 e 24 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número 57467/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 32025/2010.

Votos válidos

Considerando-se apenas os votos válidos – isto é, descartando brancos, nulos, eleitores que dizem não votar em nenhum candidato e os que não sabem em quem votar –, Cid tem 62% das intenções de voto. Esse é o método pelo qual a Justiça Eleitoral computa o resultado do pleito. Para ser eleito sem precisar disputar segundo turno, um candidato precisa ter mais de 50% dos votos válidos. Na pesquisa anterior, realizada na segunda semana de setembro, o candidato do PSB à reeleição tinha 69% dos votos válidos.
Também pela contagem de votos válidos, Lúcio foi de 20% para 24%. Marcos Cals oscilou de 10% para 12%. Soraya e Marcelo Silva têm 1%, cada.

Espontânea

A pesquisa espontânea também demonstra o mesmo movimento da campanha de Cid. Ele tinha 43% duas semanas antes e, agora, foi a 39%. Os demais candidatos oscilaram dentro da margem de erro. Lúcio foi de 11% para 13% e Cals, de 6% para 7%.
O percentual dos que não sabem em quem votar, nesta pesquisa, ainda engloba um terço dos eleitores: 33%. Na segunda semana de setembro, eram 35%.
Na pesquisa espontânea, o eleitor diz em quem pretende votar sem ver a lista com o nome dos candidatos. Assim, ela se aproxima mais da realidade da votação na urna eletrônica, na qual o eleitor, ao contrário do que ocorria com o voto em cédula, não vê o nome dos candidatos, e precisa digitar o número daquele quer escolheu.

Rejeição

Cid Gomes viu também, pela primeira vez, o aumento do seu percentual de rejeição. Há 20% de eleitores que dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Nas duas últimas pesquisas, eram 16%. Ainda assim, permanece abaixo de Lúcio Alcântara, que tem 29% de rejeição. Marcos Cals tem 23% de eleitores que afirmam que não votariam nele em hipótese alguma, índice que o deixa tecnicamente empatado com o governador e candidato à reeleição. Nesse caso, a resposta é múltipla, ou seja, o eleitor pode citar mais de um candidato. Por isso, o percentual ultrapassa os 100%

14 comentários:

Lulu disse...

cADÊ O BOMZÃO DE VOTO QUE ESSES ABESTADOS DAQUI DE BOA VIAGEM TANTO DIZEM? SERÁ QUE ELE VAI GANHAR PELO AQUI NA TERRA QUE TANTO ENGANA E EXPLORA?

Carla disse...

A Asa Branca chapa branca tem mais moral de nada e o dono dela é que não tem mesmo. Roberto você tem razão como é que uma rádio para anunciar que vai fazer uma festa bota carro de som na rua, é sinal que num temo mesmo nenhuma audiência. Adorei a festa da Lili, Maravilhosa, com uma coisa diferente dando oportunidade aos nossos artistas deBoa Viagem e o show de humor maravilhosa da Escolástica eu sempre foi doida para asistir um show eagora a Lili me deu essa chance. Parabebns ao Dr. Deodatinho para idéias inovadoras que sempre ele traz;

Anônimo disse...

A lili acertou em cheio. Valorizou os artista da terra.

Anônimo disse...

PF volta a investigar a emissão de notas frias em prefeituras do Ceará

Publicado: 27 de setembro de 2010 às 15:14 | Autor: Eliomar de Lima | Categoria(s): Blogs O POVO | Sem Comentários

A Polícia Federal voltou a investigar a emissão de notas frias, por parte de prefeituras do Ceará, depois que novas denúncias chegaram à superintendência do órgão, por parte de vítimas.
De acordo com as denúncias, a numeração de CPFs de moradores de Fortaleza foi utilizada por quadrilhas de estelionatários para justificar pagamentos com manutenção de sistemas de informática, limpeza de equipamentos de informática, serviços com processamentos de documentos e até organização de jogos. Segundo ainda as denúncias, as vítimas nunca teriam visitado esses municípios, como ainda os “serviços” teriam sido efetuados com dispensa de licitação.
Um dos processos já se encontra na 16ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua, com o número 420480-40.2010.8.06.0001/0, após ser remetido pelo delegado Jaime de Paula, titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) da Polícia Civil do Ceará.
A prefeitura citada no escândalo está localizada no SERTÃO CENTRAL (QUEM SERÁ????????????) e já foi alvo de investigação pela própria PF, em abril deste ano, inclusive com o cumprimento de mandados de prisão. Outras 10 prefeituras do Ceará também foram investigadas na época, suspeitas de desvio de cerca de R$ 17 milhões de repasse do Governo Federal.

Anônimo disse...

O povo e a Nação Brasileira, estão hipnotizados. Lula e Cid já tiveram suas oportunidades. Chega de "Rei".Estamos na democracia. Vamos dar uma oportunidade a pessoas sérias e comprometidas com os desejos do povo cearense e brasileiro. Vamos partir para o 2o. turno na Nacional ena Cearense;para que todos possam descubrir as maracuteias de Lula e Cid. Este é covarde,pois passou os quatro anos e não fez nada; so agora vem ajudar aos prefeitos; gastandoo dinheiro em festas e fogos. O que o povo quer e SAÚDE e Trabalho. Fábrica para a população trabalhar. Nos hospitais só se ver é ebfermeiros, auxiliares; médicos não existem.

Anônimo disse...

O PREFEITO FERNANDO ASSEF OFERECEU FEIJOADA EM SEU SÍTIO NO VIEIRÃO.

FORAM 500 PESSOAS COMER FEIJOADA À CUSTA DO DINHEIRO PÚBLICO.

QUEM FEZ A FEIJOADA FOI A LURDES DO BAIRRO DE FÁTIMA.

TUDO ISSO ACONTECEU SÁBADO PASSADO. NA OPORTUNIDADE PEDIU VOTOS PARA GENECIAS NORONHA, QUE TÁ COM SITUAÇÃO MUITO RUÍM.

TROCOU VOTOS POR UM PRATO DE COMIDA, PARA 500 OTÁRIOS.

TÁ FALTANDO APENAS PAGAR A DONA LURDES. A FEIJOADA CUSTOU MIL E QUINHENTOS REAIS.

E AÍ NANDINHO É MARCOS OU CID ???

KKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

É LUCIO 22

Anônimo disse...

Tem que pagar a feijoada Nandim não faça como na carreatado Marcos Cals que vc só deu 3000,00.Kd os professores foram comer feijão com vc quem mandou votar no homem.Tá na hora de da o troco e votando contra os candidatos dele.

Lurdinha disse...

Aten~são pessoal num vamo perder o debate de hoje da TV Canal 10. Quem ainda num assistiu a tristeza que é o Marcos Cals num debate não pode perder essa oportunidade o bichn é analfa todo.

Anônimo disse...

cade a democracia deste blog???

nunca colocam, os comentarios postados, so colocom os comentarios que puxam a sardinha para o seu lado,
nunca mostram a realidade sobre o seu partido.

FALTA DE VERGONHA>

Radio Liberdade de Boa Viagem disse...

Este blog libera sim comentários que criticam o PT, o presidente Lula, a futura presidenta Dilma e até o próprio dirigente da emissora, Deodato Ramalho, muitos dos quais injustos e mentirosos, porém que não resvalem prá calúnia explícita. Contudo, não libera agressões, mentiras conhecidas, baixarias e até picaretagens escancaradas. Aliás, muitas mensagens desse tipo, com relação ao próprio prefeito de Boa Viagem, não são liberadas.
Que tal esse anônimo comparar o que é feito na Liberdade com o que é feito na Asa Branca!

Anônimo disse...

cade o comentario que postei ontem a respeito sobre as eleiçoes governamentais ???

Deodato Ramalho disse...

Comentário contendo leviandade comprovada vai prá lata do lixo.

Anônimo disse...

o que deveria ir para o lixo, era esse blog. !!!

Pois so mostram as opinioes que se referem ao seu respeito..