sexta-feira, 24 de setembro de 2010

RETA FINAL

Deodato Neto, advogado.

De acordo com as famigeradas pesquisas de opinião, faltando pouco menos de um mês para as eleições, apontam que no Ceará o pleito já pode ser decidido no primeiro turno. Também em relação à Presidência da República parece que será da mesma forma. Com os números apresentados, podem-se fazer alguns comentários, apesar de se saber que pesquisa não significa necessariamente voto, nem deveria influenciar o pensamento livre do eleitor.
Dilma tem quase o dobro das intenções de voto do candidato da oposição (51% x 27%) e os analistas políticos afirmam que só um fato de enorme repercussão e gravidade poderia mudar a situação em desfavor da petista. Serra tenta de qualquer maneira colar qualquer problema do governo à responsabilidade de Dilma, sendo que essa estratégia até agora não deu resultados. Basta ver a pesquisa realizada após a quebra do sigilo por parte de alguns criminosos dentro da Receita Federal.
Da mesma forma, somente um fato novo pode tirar o segundo mandato de Cid Gomes. As pesquisas mostram a possibilidade de o Governador ganhar já no primeiro turno. Cals e Lúcio ainda não conseguiram empolgar o eleitor para buscar uma mudança na Administração.
Disputa para valer é o que se vê apenas em relação ao Senado Federal.
Tasso, Pimentel e Eunício lutam pelas duas vagas. O tucano tem a vantagem de já ter sido governador por três vezes e ser bem mais conhecido da população que os outros dois. Pimentel e Eunício apostam na fórmula, correta por sinal, de colar seus nomes à disputa para Presidente.
De fato, não faz sentido o eleitor votar em Presidente e Governador de uma mesma coligação e, para Senador, apoiar um que seja oposição a seus candidatos.
Ora, Tasso passou os oito anos criticando a política de Lula e de Dilma. Criticou o Bolsa Família, o PAC, a Política Externa e todas as atitudes de Lula.
Não faz sentido votar em Dilma e Cid e ao mesmo tempo apoiar candidato que os criticam, que fará tudo para atrapalhar os projetos dos Governos. Ressalte-se que um Senador que apenas critica não terá os meios para trazer os recursos e projetos que o Ceará precisa.
Por fim, importante que os eleitores não se apeguem também apenas às pesquisas, mas que votem nos candidatos de acordo com seus projetos e trajetórias políticas e pessoais. Infelizmente, o excesso de pesquisas acaba por pautar os discursos dos candidatos, bem como as alianças e os apoios eleitorais, em detrimento da conquista de votos com base em idéias e práticas.

23 comentários:

Anônimo disse...

Paralítico curado ao vivo na Igreja Universal
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK muito bom!
Por que sera que eles não curam amputados?
Acho que mais doente que os paralíticos, são essas pessoas que vão a esse lugar e acreditam que é tudo verdade.
Esses, sim, precisam de cura.
E a fábrica de milagres continua. É o espetáculo dos babacas.
Ninguém pensa que se fosse verdade, no outro dia, paralíticos do planeta todo bateriam na porta da igreja exigindo a tal "cura". A mídia do mundo todo estaria na porta dessa igreja.
Pena dessa gente? Não, esse povo gosta de ser enganado.
ai gente, eu até costumava achar essas coisas engraçadas, mas hoje em dia acho muito deprimente, de verdade. ):

Anônimo disse...

Agora vai
depois que o prefeito fez uma caminhada com seus candidatos estou convencido que o serra agora ganha.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Obs: Ninguém jogou ovos nem tomate.

Anônimo disse...

O candidato a presidente da República pelo PSDB, José Serra, teve um final agitado na jornada de campanha de hoje (24), em Araraquara, na região de Ribeirão Preto. participou da celebração de uma missa na Igreja Nossa Senhora de Aparecida, na Vila Xavier, onde vários católicos não gostaram da mistura de religião com política. Ali, recebeu a bênção do padre e retornou para São Paulo.
Sobre as críticas de alguns católicos, que manifestaram indignação pelo ato do padre com os políticos além de outros que esboçaram uma vaia, Serra procurou se esquivar. A igreja estava lotada (pelo menos 1 mil pessoas estavam no local).
"Viemos para ver a missa, não para ver político", disse Maria Fernandes, chateada. "Onde se viu o padre falar que estava diante do presidente do Brasil e do governador de São Paulo, é uma falta de respeito", disse o representante Paulo Sérgio Neves, proferindo alguns palavrões ao lado da sacristia. "É ridículo misturar política com religião", comentou Luciana, que preferiu só citar o prenome. O marido dela, Marcos, também não gostou. Outros devotos saíram rapidamente da igreja quando os políticos subiram ao altar para receber a bênção do padre. "Isso é uma palhaçada", vociferou um dos que abandonaram a paróquia.

Anônimo disse...

Não confio nesses tribunais superiores. Parece que eles são por demais suscetíveis à algazarra ‘lá de fora’. É a impressão que fica. A dispensa dessa obrigatoriedade da apresentação de documento com foto ao votar vem ao encontro do que quer o PT. Ele agora pede essa dispensa. Quero estar enganado e que a Ministra Ellen acabe corroborando a exigência de documento com foto. Não se muda as regras do jogo durante o jogo.

Anônimo disse...

Li Lula comentando que os pobres terão difuculdade em votar porque precisarão levar dois documentos.Ora,ora, é lõgico que isto é jogada.Penso que é melhor estemodo de votar, me parece mais seguro.É mais fácil burlar o voto da maneira anterior.Que Deus nos proteja nestas eleições!!!

Anônimo disse...

Só agora? Depois de usarem “o motivo” para aliciarem eleitores . Como? Transportando eleitores, principalmente os mais pobres para tirarem ou a identidade ou ou título. Aqui no instituto de identificação de Fortaleza era um monte de eleitores vindo em vans com adesivos de candidatos (por ex. uma kombi do candidato Ariosto Holanda do PSB). Davam inclusive almoço. Os eleitores comiam as “quentinhas” nas calçadas das ruas próximas ao prédio serviço de identificação.

Anônimo disse...

Sem a devida identificação por meio de documento hábil com foto, qualquer um poderá votar no lugar de outra pessoa. AS leis foram criadas para serem cumpridas. Já é sem tempo que o Brasil adote medidas seguras e transparentes nos pleitos. Agora postular junto ao STF, para que a lei que exige documento com foto para para votar, nas vésperas da eleição e no mínimo muito estranho. Só falta o STF, mais uma vez provar que é um tribinal político e não jurídico e acatar o que o atual governo, por meio de seu partido político e representantes está preiteando. Seria o fim, uma vergonha,para não se dizer mais.

Anônimo disse...

O que mudou é que Dilma só tem vantagens reais nos rincões do norte e nordeste. O PT acreditou que a popularidade de Lula garantiria votações folgadas nas grandes cidades, o que não está ocorrendo. Se a abstenção for grande nas áreas onde Dilma tem maioria, vai dar segundo turno, como já está dando.

Anônimo disse...

Descobriram que só eleitor não informado,vota em petralha. E os não informados, não têm título de eleitor e RG.

Anônimo disse...

Como decidirá a Ministra Ellen?! Será que ainda podemos acreditar no STF! Dispensar o documento com foto é mudar as regras do jogo no final do segundo tempo para permitir o gol de mão no melhor estilo de Diego Maradona.

Anônimo disse...

Quem quer apostar que o PT vai conseguir que a lei seja desconsiderada nesta e em todas as eleições?

Anônimo disse...

Ontem no Jornal das Dez da Globo News Cristiana Lobo estava “desolada” pelo “conjunto da obra” que assola sua candidata Dilma. Aí deu essa mesma desculpa esfarrapada do PT, essa Lei vai prejudicar bem aqueles que acham que Dilma é a “muié” do Lula. Há um ano atrás nem Vacarezza nem Cristiana pensaram nesse “detalhe”da candidatura oficial. Bem feito. Tomara que a ministra colabore para varrer da política, de quem vota, a ignorância. O que faz essa gente feliz é justo a ignorância do povo mais que analfabeto dos rincões do Brasil, isso aí é querer o MAL dessas pessoas e não o bem, o BEM é não serem massa de manobra de corruptos,

Anônimo disse...

Não sei se consegui apreender corretamente o papel do PT nesse imbróglio. Os patriotas — Cândido Vaccarezza à frente — “batalharam vivamente” para aprovar uma lei cujo objetivo inequívoco era evitar fraudes eleitorais. Agora, há poucos dias da eleição, os mesmos patriotas chegam à conclusão que evitar fraudes eleitorais pode não ser um negócio tão bom como haviam imaginado?
Estarei sendo excessivamente sarcástico ou é permissível supor que os valentes esquerdistas estão novamente legislando em causa própria, ainda que pareçam perdidos em sua própria arrogância?

Anônimo disse...

Claro que são contra. Como os coronéis do Nordeste irão votar no lugar de seus empregado agora? Só se falsificarem os RGs. Imaginem a quantidade de votos que Dilma, Roseana, Collor, Sarney pai irão perder. O PT deu um tiro no pé e só agora percebeu isso.

Anônimo disse...

Tem “boi na linha”, “gato na tuba”, perceberam que deram mais um tiro no pé!!!!! Titulo de eleitor nos rincões são tirados aos montes mas documento “quente” com foto fica mais dificil, custa mais dinheiro. Se for em Sampa, na Praça da Sé compra-se RG na esquina, com nome que quiser e foto, mas custa muito dinheiro para os “pobres”, não é mesmo?

Anônimo disse...

O governo Lula deve sair da capitalização da Petrobras, a mais ambiciosa parceria feita com as finanças globais, sem atingir a meta de alcançar 50% do capital da companhia, como ocorria até o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). A União só chegou, até agora, a 48% do capital da estatal, segundo o ministro Guido Mantega (Fazenda). Em tese, pode ainda elevar essa participação se comprar ações nos lotes extras ainda disponíveis. Mas é improvável que consiga isso à frente dos demais interessados.

Anônimo disse...

Eu, hoje, não acredito mais na Petrobrás, visto o seu loteamento e a farra dos petralhas. Não compraria suas ações nem por 1 real.
Entendo pouquíssimo de economia, mas, capitalização não é o mesmo que privatização?
Tô achando que a Petrobrás foi privatizada, já que nem o governo detém a maioria de suas ações.
Não tenho nada contra, acho até x bom, mas, não são os petralhas que a demonizam? Como são hipócritas.

Anônimo disse...

Antes de tudo é bom esperar para ver no que vai dar essa investigação da PF, que, parece-nos, não está encerrada, para darmos salvo-conduto eleitoral à qualquer um, até mesmo um Ferreira Gomes. É muito otimismo achar que ciro cid que vão acabar com Tasso, que já é reconhecido pelo porte de sua obra e pelo seu histórico de ficha limpa. Poucos dias atrás, a PF andou prendendo gente bem próxima do governador Cid, inclusive na Assembléia, havendo quem fale que também foi preso um deputado unha-e-carne com o cid, não sabendo por que artes isso não foi revelado pela imprensa. Calma, pessoal, não podemos dar salvo-conduto à ninguém

Anônimo disse...

COOPERANDO COM OS COMENTÁRIOS, NINGUÉM MAIS QUER SER PROFESSOR OU PROFESSORA, MÉDICO, POLICIAL, BOMBEIRO, ADVOGADO, RADIALISTA, JORNALISTA, EMPRESÁRIO, ENGENHEIRO, DENTRE OUTRAS PROFISSÕES, POR QUÊ??????? MUITA GENTE QUANDO TERMINOU A FACULDADE FEZ UM JURAMENTO PARA SER PROFESSOR, MÉDICO, ADVOGADO, POLICIAL, EMPRESÁRIO...., CONTUDO, ESQUECERAM OS SEUS JURAMENTOS E RESOLVERAM MUDAR DE PROFISSÃO, E AGORA DIZEM QUE TEM VOCAÇÃO PARA A POLÍTICA, POR QUE SERÁ, HEIM?????

Anônimo disse...

CIRO GOMES DISSE: "SENHORES! MEU NOME É CIRO GOMES, EU SOU SOU SÉRIO". AGORA PERGUNTO: COMO É QUE UM CARA DESSE É SÉRIO, SE ATÉ O TÍTULO DELE, ELE PRÓPRIO O MUDOU PARA SÃO PAULO, ABANDONANDO O CEARÁ??? E AINDA DISSE QUE NÃO É CANDIDATO A NADA. ENTÃO, CONCLUO: NÃO É CANDIDATO A NADA PORQUE ELE QUERIA SER CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA E NÃO DEIXARAM, OU SEJA, NÃO CONFIAM NELE!!!

Anônimo disse...

Colegas blogueiros,

Nessa reta final, conclamamos o povo de Boa Viagem a votarem nos candidatos que têm compromissos com nossa cidade. Evitem os carreiristas e empresários que chegam por aqui de helicóptero para comprar votos e depois desaparecem. Votem em quem tem responsabilidade com o futuro dos jovens, com a educação, com a nossa saúde, com os professores, pois são eles que cuidam dos adolescentes filho de todos. Pensem nisso, ainda há tempo.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Comentário feito pelo Prof Alfredo Carlos.

Deodato Ramalho disse...

Desculpem-me os blogueiros que escreveram essas mensagens aludindo a "informados" e "não informados", mas os seus equivocos são monumentais. A Dilma/PT hoje, pelas pesquisas (até mesmo as do DataFalha e do Ibope), ganha em todas as regiões; em todas as classes sociais; em todos os níveis escolares, portanto...