terça-feira, 14 de setembro de 2010

REVISITANDO A HISTÓRIA POLÍTICA DO CEARÁ [1] COMO SE CONSTRUÍAM ALGUMAS LIDERANÇAS...


Estou criando, a partir desta postagem, o item REVISITANDO A HISTÓRIA POLÍTICA DO CEARÁ, com qual pretendo provocar a memória dos internautas e blogueiros que acompanham este blog.
Nesta primeira postagem vamos recuar ao final da década de 70, quando ainda vivíamos sob o tacão da ditadura militar, aqui no Estado do Ceará representada pela força da Arena, "liderada" pelos coronéis Virgílio Távora, Adauto Bezerra e César Cals. Os três coronéis, como obedientes seguidores da política autoritária implantada no País, e beneficiários dela, comandavam três grupos politicos, revezando-se no poder imposto pelos generais, através das eleições indiretas, da perseguição política e da repressão aos movimentos sociais.
Em 1974 foi a vez do coronel Adauto Bezerra (governou de 1975 a 1978) ser ungido governadordo do Ceará pelo general-presidente Ernesto Geisel, sucedendo ao coronel César Cals que foi o ungido pelo estado de exceção para o período de 1971 a 1975, o período mais truculento da ditadura militar. Apesar de serem mais fortes, do ponto de vista de capital político, Virgílio Távora e Adauto Bezerra, dividiam o poder imposto pela ditadura com o coronel César Cals que comandava o grupo de menor expressão dos três, tanto que se dizia, na época, que o o cesismo cabia num fusca, constituído que era, basicamente, pelos deputados Armando Aguiar, João Viana e Júlio Rego, especialmente depois de haver deixado o governo e não ter conseguido eleger o seu candidato ao senado, Edval Távora, que perdeu a eleição para o então deputado Mauro Benevides que, na avalanche nacional de 1974 contra a opressão, ganhou a vaga para o senado com a famosa paródia feita da música "aonde a vaca vai o boi vai atrás" transformada em "aonde o Mauro vai o povo vai atrás". A derrota avassaladora sofrida pelos generais em 1974 abriu caminho para outro golpe contra as instituições e contra o povo, que foi a criação da figura do senador biônico, ou seja, o poder militar passava a indicar um senador por estado, o que foi viabilizado pelo chamado Pacote de Abril de 1977, de autoria do general de plantão Ernesto Geisel. Na composição determinada pelo Poder Central, que ditava todas as regras, o coronel Virgílio foi nomeado governador e para vaga biônica do Ceará foi indicado o coronel César Cals.
Mesmo com o retorno das eleições diretas para governador, a política do Ceará continuou a ser fortemente dominada pela esquema de opressão montado pela ditadura. Como maiores forças do coronelato, que dominou com mão de ferro a política do Ceará, os coronéis Virgílio e Adauto travaram uma luta titânica para indicar o candidato a governador para as eleições de 1982, que se daria, como se deu, pelo voto direto do eleitorado. Para pacificar os coronéis, agora no PDS (sucedâneo da desgastada Arena) o comando central da ditadura militar enquadrou os três, obrigando a firmarem o chamado Acordo de Brasília ou Acordo dos Coronéis, pelo qual o poder continuava sendo partilhado, pelo qual era indicado como candidato Gonzaga Mota, que, no roteiro traçado pelos "donos do poder", ancorados no autoritarismo, na opressão e no jogo de intrigas, caberia apenas ser uma espécie de gerente dos interesses dos três coronéis. Pelo acordo, Virgílio foi sagrado candidato ao senado e Adauto Bezerra candidato a vice-governador. Como prêmio de consolação ao coronel César Cals foi dada a prefeitura de Fortaleza ao seu filho César Cals Neto. Na época ainda não havia eleição direta para prefeito das capitais, o que veria a ocorrer apenas em 1985.
A partir de 1985 é que nasce a "liderança jovem" de Marcos Cals, hoje candidato a governador, por ironia do destino, do "moderno" PSDB. Essa liderança nasce exatamente nos porões do fisiologismo estabelecidos nos corredores do Palácio do Bispo. Era o coordenador político do prefeito biônico César Neto. Em 1985, com a eleição da Maria Luíza Fontenele, Fortaleza sentiu toda a consequência daquela política do fisiologismo, do empreguismo e dos interesses particulares "dessas jovens lideranças": a máquina da Prefeitura estava completamente inchada de servidores, nomeados sem concurso, o que praticamente impedia o desenvolvimento de qualquer política pública em benefício da população. Eram milhares de apaniguados, muitos dos quais ganhando sem trabalhar. A então prefeita Maria Luíza Fontenelle, corajosamente, demitiu uma leva desses servidores fantasmas, atraindo para si o ódio e a perseguição dos que se aproveitavam do poder público para seus intereses pessoais, inclusive setores da imprensa alencarina.
Chegamos a 1985 e às tratativas para as históricas eleições de 1986. Bem esse capítulo será objeto de posterior comentário.

28 comentários:

Carla disse...

Esse negocio do Marcos Cals usar dinheiro publico para os seus cabos eleitorais é mesmo antigo, a pobre da Maria Luiza encontrou na prefeitura mais de vinte mil emprea]gados fantasmas eu conheço umas pessoas de varios municipios que tinham essa boquinha. Nunca mais voto nesse indivudio

CARLOS disse...

Este desenho representa muito bem os cargos comissionadas de Boa Viagem, mais parece que agora o nandinho vai saber que o povo esta ficando alerta.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

A propósito do que a Carla, está comentando em seu depoimento, analisem o seguinte: Maria Luíza Fontenelle, foi Prefeita de Fortaleza por 3 anos. Realmente naquela época por falta de apoios tanto dos governos federal quanto do estadual, ela pouco fez. Entretanto, quando Ciro Gomes entrou em seu lugar, encontrou a casa arrumada e sem um milimetro de corrupção. Maria Luiza pouco fez, mas, não levou nenhum tostão do dinheiro do povo. Palavras de Ciro Gomes, seu sucessor.

Anônimo disse...

Serra ameaça deixar entrevista em rede de TV

Candidato interrompeu a entrevista no 1º bloco ao ser perguntado sobre as pesquisas e sobre o episódio da Receita

Convidado para a gravação de uma entrevista que vai ao ar hoje à noite na rede de TV CNT, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra demonstrou irritação logo no primeiro bloco do programa Jogo do Poder ao ser questionado sobre as pesquisas e sobre a quebra de sigilo fiscal de sua filha e de dirigentes do PSDB, ocorrida numa agência da Receita Federal. Em resposta, Serra afirmou que a questão da Receita era um "assunto da imprensa" e que preferiria discutir sobre suas propostas de governo.

Diante da decisão dos jornalistas Alon Feuerwerker e Márcia Peltier de permanecer no assunto, Serra interrompeu a entrevista. "Não vou dar essa entrevista, vocês me desculpem", disse.

Em seguida, o tucano se levantou e reiterou que eles estavam perdendo tempo com aquelas questões. "Faz de conta que eu não vim", disse, já se retirando do estúdio de gravação. "Eu não posso fazer um programa sem perguntas", argumentou Márcia Peltier. Após ouvir os apelos dos entrevistadores, Serra retomou a gravação, desta vez para discutir suas propostas de governo.

Leia também
Advogado da filha de Serra vai fazer investigação paralela
Mulher de Serra diz que Dilma 'é a favor de matar as criancinhas'
Serra fala de saúde e revitalização de rodovias no Pará
Receita Federal

Serra defendeu hoje a demissão do secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, e do corregedor-geral da instituição, Antonio Carlos Costa D'Ávila, pelos episódios de vazamento de dados fiscais sigilosos de contribuintes. O tucano afirmou que se estivesse no lugar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já teria dispensado os dois por considerá-los responsáveis pela quebra de sigilo.

"Eu teria demitido o secretário e o corregedor da Receita. Eles são não só os responsáveis como também têm ocultado provas sistematicamente. Eu começaria por aí", disse o tucano. Ele acusou o governo de "passar a mão na cabeça" dos que cometem irregularidades e disse que a demissão da cúpula da Receita serviria de exemplo. Para o candidato, a instituição hoje sofre com "delinquência, corrupção e falta de firmeza".

Durante o programa, Serra também criticou as medidas anunciadas ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, de criar uma lista com os nomes de políticos que terão seus dados cadastrais mais protegidos do que os dos demais contribuintes. "É uma proteção vip. Ou protege todo mundo na sociedade, ou deixa todo mundo igual. Isso parece brincadeira, sinceramente", afirmou.

O candidato disse considerar a medida uma "estratégia eleitoral" e acredita que a solução apresentada pelo governo é inconstitucional porque diferencia políticos dos demais cidadãos. "Todo mundo tem que ser igual perante a lei", argumentou.

Serra lembrou que o escândalo surgiu com o vazamento dos dados do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, e voltou a culpar a campanha à Presidência da petista Dilma Rousseff pelo episódio. "O ponto é: estava no comitê da Dilma. O resto é para distrair a atenção", reforçou.

Questionado sobre sua queda nas pesquisas de intenção de voto, Serra argumentou que pesquisa é um retrato do momento e não "pré-votação". "A eleição é uma partida jogada no dia. As pessoas não estão votando agora", rebateu. O tucano admitiu que já espera uma "campanha dura" porque a candidatura da adversária petista "mistura governo, partido e muito recurso".

Anônimo disse...

Pesquisa Vox Populi/iG saída do forno

Postado em 15 de setembro de 2010 por Kamila Fernandes

O portal de notícias iG divulgou agora à noite números da mais recente pesquisa Vox Populi sobre a sucessão no Ceará, tanto ao Governo do Estado como ao Senado. Pelos dados, Cid Gomes (PSB) mantém a dianteira com 54% das intenções de voto, contra 16% de Lúcio Alcântara (PR) e 10% de Marcos Cals (PSDB). Na pesquisa anterior do mesmo instituto, divulgada em 26 de agosto, Cid tinha 51%, Lúcio, 20%, e Cals, 10%. Os indecisos ainda representam 14%, como na sondagem anterior.

Para o Senado, o cenário é de acirramento da disputa. Tasso Jereissati (PSDB) passou de 54% para 51%, ante um crescimento tanto de Eunício Oliveira (PMDB), que passou de 30% para 38%, como de José Pimentel (PT), que saiu de 25% e foi para 37%.

Na disputa presidencial, Dilma Rousseff (PT) segue soberana entre os eleitores cearenses, com 69% das intenções de voto, contra 15% de José Serra (PSDB) e 8% de Marina Silva (PV).

Todos os detalhes da pesquisa no link.

Crítica Radical contra a Mentira disse...

Dr. Deodatinho voce sabe dizer qual foi emprego do candidato Marcos Cals na empresa de lixo de Fortaleza a EMLURB, e ele trabalhou também na repartiçºao que existia antes da SEMAM? E ele trabalhava mesmo? Conheço uma pessoa da Crítica Radical que me disse que ela tinha empregos sem trabalhar e foi para fora na epoca da Maria Luíza, parece que só de radialista os Cals mantinham ganhando sem trablhar quase 500 radiaslista, será que +e verdade?

Anônimo disse...

Hoje pela manha como faço sempre, estava lendo jornal diario do nordeste do dia 16/09/2010 e me deparei com uma declaraçao que me imcomodou muito. E como um cidadao de boa viagem e cearence com orgulho me indiguinei .Vi la que o candidato marcos o governo do estado esta prometendo se eleito criar um bolsa estado. Na mesma hora lembrei do bolsa que ele prometera junto com o atual prefeito do municipio de boa viagem criar se ele fernando fosse eleito . Marcos so para lhe lembrar o fernado ja e prefeito de boa viagem quase dois anos e este bolsa ate agora nada . Ou ja saiu e eu ainda nao sei, contra outra rapaz pois num municipio que vc fala que e filho de coraçao vc ainda nao fez este bolsa imagina no estado , estou um pouco afastado da politica de boa viagem mais do estado nao ai vi este seu comentario, faça eu acreditar em voce novamente , pois voce perdeu a minha admiraçao ja a tempos. Sei que pra muitos vece e um grando politico, talvez para mim vc ainda va ser pois hoje em dia vejo vc como todo eleitor deveria ver o politico , recordando suas palavras vc prometeu junto com o fernando um bolsa para boa viagem , faça primeiro um boa viagem para vc prometer para outras regioes . OK E SO PARA LHE RECORDAR POSTADO POR ROMULO CESAR

Deodato Ramalho disse...

Caro amigo ou amiga (chamo assim porque, normalmente, quem me trata carinhosamente como Deodatinho são pessoas amigas),que me indaga sobre possíveis empregos do Marcos Cals. Não tenho cofirmação dessa informação, embora muitos sejam os boatos. Vou inteirar-me e depois divulgarei. Uma coisa eu tenho certeza: o deputado Marcos Cals apadrinha muita coisa errada em Boa Viagem, inclusive gente ganhando sem trabalhar na Assembléia.

Anônimo disse...

Carreata dos 10%

Não perda nesta quinta a carreata dos 10% em boa viagem.
Eu vou tu rái?!
KKKKKKKKKKKKKKKK

Vai ser a maior Piada.

Anônimo disse...

Meu caro Deodato, não sou a favor de irregularidades principalmente nos orgãos públicos. Sei também que um erro não justifica o outro, mas o seu candidato a vice Governador, também mantém diversos empregos para pessoas sem trabalhar aqui em Boa Viagem. Acho que você, que se julga tão coerente, deveria também citar esses fatos e ajudar a coibir esse tipo de favorecimento ilicito. Acho que o fato de fazer referência apenas ao candido Marcos Cals, caracteriza um ato de perseguisão.

Anônimo disse...

Mas, Deodato, sejamos francos. Tem muita gente lá na Assembléia ganhando sem trabalhar por meio do teu vice governador, Domingos Filho. Será justo falar de uma pessoa só sem mencionar o outro? É bom que se esclareça que, até bhem pouco tempo atrás, o presidente da AL era o Domingão, responsável pela "sinecuras", das quais alguns conterrâneos usufruem.

Anônimo disse...

ATT. DR DEODATO

30 MIL REAIS NUMA CARREATA, FOI QUANTO GASTOU FERNANDO ASSEF E ANA ASSEF NESSA QUINTA FEIRA 16.09.2010.

ENQUANTO ISSO, O HOSPITAL DE BOA VIAGEM, ESTÁ AO PONTO DE FECHAR SUAS PORTAS.

FALTA TUDO QUANTO É DE REMÉDIOS BÁSICOS. REMÉDIOS PARA DIABETES, PRESSÃO ALTA, ESPARADAPRO, GASES, SORO VITAMINADOS, AEROSOL PARA OS ASMÁTICOS E MÉDICO PARA O PSF.

SERÁ QUE ESSE POVO UM DIA VAI ACORDAR.

JUNTAMENTE COM MARCOS CALS, VEM O SENADOR QUE VOTOU E CONSEGUIU ACABAR COM 40 BILHÕES PARA A SAÚDE DO BRASIL. CHAMA-SE TASSO JEREISSATI, INIMIGO DOS POBRES E DO NORDESTE.

" PIMENTEL NELES "

Anônimo disse...

MARCOS CALS JÁ FOI O MEU IDOLO, MAS HOJE VEJO ELE SIMPLISMENTE COMO UMA PESSOA COMUM E QUE NAO HONRA COM SEUS COMPROMISSOS PREGA UMA COISA E FAZ OUTRA, TODA VIA ELEITO LEVA OS VOTOS DOS POBRES E NADA FAZ PELAS CIDADE INCLUSIVE BOA VIAGEM QUE NAO NADA FEITO POR DETERMINAÇÃO DESSE HOMEM.
MARCOS CALS VC É DEMAGOGO!

Kátia disse...

MARCOS CALS, diz que faz politica a 27 anos.
Eu pergunto: Porque só agora que vc descobriu que o povo é sofrido????

Cassia disse...

PORQUE SÓ AGORA O MARCOS CALS QUER AJUDAR O POVO?

E QUANDO DEPUTADO POR DIVERSAS VEZ NAO PODE AJUDAR????

O QUE FOI QUE VC TROUXE PARA BOA VIAGEM MESMO?????

SUA VEZ PASSOU SINTO MUITO.......

Anônimo disse...

Ouvindo hoje entrevista de Marcos cALS NA RADIO ASA BRANCA, onde ele falou que estava muito preocupado e quer trazer fabricas para dá empregos ao povo de Boa Viagem, porque só agorA??
PORQUE VC NAO TROUXE ANTES??

sINTO MUITO MAIS VC É UM MENTIROSO E ESTA PREGANDO DEMAGOGIA BARATA PARA PEGAR OS VOTOS DO POVO DE BV, MAIS NINGUEM ACREDITA MAIS, NEM EM VC E NEM EM FERNANDO FICHA SUJA.

MARCIANA disse...

Esse tal de Marcos Caus,esse sujeito deu pra se preocupar agora com os jovens de Boa Viagem que cabra descarado, onde se viu esse homem fazer alguma coisa antes pelo os nossos jovens.
FORA, FORA,FORA........................................................

Anônimo disse...

Se o Cid ganhar de novo, uma vez baixada a poeira e aparadas como sempre as arestas da campanha, bem que poderia incluir de novo no Secretariado, o nome de Marcos Cals.Afinal, ainda foi um dos melhores secretários que já passaram pela SEJUS nessas últimas décadas.

Anônimo disse...

Vixe e já terminou a eleição...?? Eu nem sabia, pois nem votei!!! Tenho até quado para justificar?? É muito prepotente este DITADORZINHO! Cuidado Ceará!!

Anônimo disse...

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou ontem que são “graves” as denúncias de prática de lobby por Israel Guerra, filho da ministra Erenice Guerra, que substituiu Dilma Rousseff (PT) na Casa Civil.

Anônimo disse...

PESQUISA VOX POPULI

GOVERNO
Cid Gomes (PSB) - 54%
Lúcio Alcântara (PR) - 16%
Marcos Cals (PSDB) - 10%


SENADO
Tasso Jereissati (PSDB) - 51% Eunício Oliveira (PMDB) - 38%
José Pimentel (PT) - 37%

Anônimo disse...

Dizem que os políticos não prestam, mas na realidade quem não presta é o povo brasileiro, pois NÓS, e somente NÓS, somos responsáveis por eleger políticos como Tiririca, Paulo Maluf, Mulher pêra e as outras da feira (melão, melancia, etc.). Enfim, quando tratarmos a política como tratamos o futebol, seremos a maior potência do mundo, mas até lá seremos o Brasil que conhecemos: corrupto, que não respeita seus cidadãos, justiça inoperante, segurança… Que segurança? Além é claro de exportador de bundas, peitos e etc., para gringo ver, claro!!! Enquanto a população não ter o mínimo de preocupação com o seu futuro, continuaremos exportando 2 toneladas de soja para importar 1 lap top (reportagem do Estado) ou continuaremos a ver políticos demagogos oferecendo esmolas a população ao invés de educação e por conseguinte melhor futuro.
É como eu sempre digo: “O que estraga o Brasil é a sua população!!!”

Anônimo disse...

O TIRIRICA ENTRA DE PALHAÇO.
OS QUE JÁ ESTÃO LÁ, NOS FAZ DE PALHAÇOS.
NÃO SEI O QUE É PIOR.
O BRASIL É UM CIRCO.

Anônimo disse...

Boa… Se a Dilma pode, o Tiririca também… Queria ver se voto não fosse obrigatório.

Anônimo disse...

O Comicinho dos tucanos em boa viagem foi o maior FRACASSO.... só tinha uns gatos pingados na praça.. até aqui em boa viagem a coisa está preta para os ANTI-LULA E ANTI-POVO.
E a passiata só tinha os carros de Fortaleza e os apadrinhados do Prefeito FICHA SUJA... E os poucos carros com populares estavam gritando: CID.. CID.. CID.. rsrsrs

Deodato Ramalho disse...

Esclarecendo a quem me pergunta sobre as falcatruas dos empregos sem trabalho na Assembléia. A sua observação não é justa. É só olhar as postagens neste blog sobre o assunto. As postagens e os comentários. Foram colocadas até a relação das pessoas ligadas ao esquema do Domingos Filho, o que, aliás, já me rendeu muito antipatia. Por que aqui em Boa Viagem ocorre uma coisa engraçada: tem gente que é contra a corrupção quando ela é praticada pelo lado oposto; tem gente que só bate palmas quando a denúncia é contra o outro. Definitivamente, esse não é o meu caso.
Respondo agora ao blogueiro que me perguntou sobre a história dos empregos fantasmas do candidato Marcos Cals. Procurei saber e realmente confirmei: o homem, além de ter ajudado ao irmão, a entupir a Prefeitura de Fortaleza com pessoas ganhando sem trabalhar, ele próprio tinha um emprego ganhando sem trabalhar. Foi demitido na época da Maria Luíza pelo então dirigente do órgão Aída MOntenegro. Zangado o "moderno" Marcos Cals ainda disse para a correta gestora que um dia ela iria precisar dele...Enfim, ainda era o tempo da ditadura. Ainda bem que estava no finalzinho dela e a moça não sofreu maiores consequências, ou seja, salário-esposa, empregado fantasma, é uma constante na história política desse candidato a governador de alguns boa-viagenses.

Anônimo disse...

vcs sabiam q todos os predios publicos, inclusive as escolas pararam seu funcionamento as 16h para que os funcionários fossem pra carreata????......em outras palavras, pararam o municipio e obrigaram os servidores a ir aplaudir o já rodado candidato tucano.

Anônimo disse...

Caríssimos vereadores, o que é que vcs estão esperando para resolver a situação do nosso município, pois já estamos quase no final do ano, e, nada está sendo feito, pelo o amor de Deus homens, tomem as providências!
Cade a diferença do nosso piso salarial? tanto q/ vcs lutaram para aprovar a questão da data rotroativa a janeiro!
Será q/ esse "prefeito" é o homem mais poderoso do mundo???

Cade a emenda, q/ o jovino colocou? fica só no papel? Está mais do que na hora de vcs resolverem esta situação, ou será q/ vcs não precisam mais de nós?????????? agradece, professora revplata com a devida situaçao.