terça-feira, 21 de setembro de 2010

A VELHA COMPRA DE VOTOS COM CONSULTAS MÉDICAS. O JORNAL O POVO DENUNCIA A VELHA E VERGONHOSA PRÁTICA.



Um crime contra a democracia

21/09/2010 02:00

Guálter George. Editor-executivo de Conjuntura

A incipiente democracia brasileira ainda vai exigir muito exercício do voto para levar à construção da cidadania no nível que idealizamos. A história muito bem contada pelo repórter André Teixeira no material editado ao lado expõe uma das facetas mais cruéis do nosso processo eleitoral, que é, ainda, a facilitada ação de candidatos mal intencionados para conquista de eleitores que representam uma parcela populacional que permanece submetida a um quadro de carências básicas. Gente naturalmente sensível a ações de aparência humanitária, ou comunitária, porque ainda vítima de um Estado que fracassa no seu objetivo de atender à população na dimensão exigida pelas necessidades que enfrenta no seu cotidiano. O que há de mais dramático no episódio é a constatação de que não se trata de um caso isolado e, certamente, se reproduz em comitês eleitorais afora, sem respeitar cor partidária ou manifestação ideológica. Espalha-se como uma praga. Sabemos que a situação apresentada ao leitor é apenas o recorte de algo muito mais grave, mais amplo e mais nocivo ao processo eleitoral. A denúncia expõe um quadro que exigiria das autoridades competentes uma resposta mais eficiente do que aquela normalmente apresentada, mesmo que se reconheça como crível o argumento de que se trata de um crime de difícil combate. O é, de fato. Os atores da triste história que contamos unem-se, cada um com sua responsabilidade, passiva e ativa, na consolidação de um quadro que já não faria mais sentido que permanecesse acontecendo na era avançada em que vivemos. A denúncia feita é a mais triste constatação de que os grandes e inegáveis avanços da democracia brasileira recente, uma das maiores do mundo, permanecem convivendo com atrasos que deveríamos ter como inaceitáveis. Infelizmente, superar tudo isso é um objetivo que ainda se precisa buscar.
Veja a matéria completa no http://www.opovo.com.br/

15 comentários:

Anônimo disse...

SÓ NÃO TEVE CORAGEM DE DIZER QUEM FOI NÃO DEODATO, JA QUE VOCES ESTÃO TODOS JUNTOS É UM CANDIDATO DO PMDB, DEVERIA POSTAR A DENUNCIA COMPLETA.

Anônimo disse...

Às 11h25 da manhã do último sábado, 18, um repórter do O POVO foi atendido pela médica Maria Magaly Marques. O paciente se queixava de dores no joelho e recebeu da médica a ordem de encaminhamento para fazer um raio-x. Seria um atendimento regular não fosse um detalhe: foi realizado em um comitê eleitoral e a doutora pediu ao paciente que votasse no candidato a deputado estadual Carlomano Marques (PMDB), irmão dela. O ato, segundo o Ministério Público Eleitoral, pode ser considerado compra de voto.


Magaly Marques é vereadora em Fortaleza pelo PMDB e médica, com registro no Conselho Regional de Medicina de número 2.021, conforme mostra seu carimbo. Ela passou a manhã do dia 18 no comitê do candidato à reeleição Carlomano Marques atendendo a pacientes. Entre os serviços prestados, havia a cessão de atestado médico e encaminhamento para exames.

Anônimo disse...

O vírus do CHAVISMO contaminou Brasília e se difundiu paratodo o Brasil através de PAPAGAIOS infiltrados em todas ramificações dasociedade brasileira,e o pior são pagos com nosso dinheiro.Masfelizmente o vírus DO CHAVISMO DILMISTA sofreu MUTAÇÂO nos PAPAGAIOS eos mesmos começam voar pro lado errado e repetindo o ensinado de formaconfusa, deixando os eleitores em dúvida quanto às suas afirmativas.Felizmente DEUS é brasileiro e está nos salvando desse ESTELIONATO ELEITORAL?

Anônimo disse...

ONDE ESTÃO ÀQUELES MANIFESTANTES VALENTES DE BRASÍLIA , QUE FIZERAM BARULHO CONTRA O EX-GOVERNADOR ARRUDA. SERÁ QUE ACHAM QUE ESSES ESCANDALOS DA CASA CIVIL DE DILMA É TUDO MENTIRA ?????????????

VAMOS LÁ RAPAZIDA DE BRASÍLIA PEÇAM EXPLICAÇÕES A LULA E DILMA EM FRENTE A PALÁCIO DO PLANALTO SOBRE AS DENÚNCIAS DE PAGAMENTO DE PROPINAS E O NEPOTISMO DESCARADO DE ERENICE. SERÁ POSSIVEL QUE DILMA E LULA NÃO SABIAM O QUE ACONTECIA AO LADO DE SUAS SALAS ?????

ME ENGANA QUE EU GOSTO!

Anônimo disse...

Tasso admite que eleição é ''dificílima''

O tucano atribui a dificuldade em obter o novo mandato à união dos partidos cearenses para ''derrotar a força política'' que dominava o Estado. Além disso, para ele, ''fazer oposição quando a economia vai bem'' também é difícil. Ele, contudo, lidera as pesquisas

Ranne Almeida

21/09/2010 02:00

O senador e candidato à reeleição Tasso Jereisati (PSDB) admitiu, ontem, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que esta eleição, na qual disputa um novo mandato no Senado pelo Ceará é “dificílima”. Para ele, “fazer campanha de oposição quando a economia vai bem” é complicado.
A união dos partidos cearenses para, segundo ele, “derrotar a força política” que dominava o Estado incomodou o tucano. De acordo com ele, o isolamento político que tem enfrentado nos últimos meses se deve a “antigos amigos que se juntaram a adversários e fizeram um trabalho bem feito”, numa clara referência aos irmãos Ciro e Cid Gomes (ambos do PSB).
Depois de criticar a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas propagandas políticas dos seus adversários nesta eleição - interpretada pelo candidato do PSDB como uso da Presidência para agir eleitoralmente, - Tasso reconhece a força política do petista.
“Quando ele perde todo o pudor e vira garoto-propaganda, entra diariamente na campanha se colocando como principal militante, isso é uma coisa forte”, reconheceu.

A imagem de Lula nos programas eleitorais é vista pela população mais humilde, segundo Tasso, como importante. Para ele, seus adversários na disputa ao Senado, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), nem sequer aparecem no horário reservado às propagandas. “Eles não aparecem, é só o Lula. Nos estados, todos os candidatos ao governo têm Lula ao lado. É uma mistura de vitória do populismo com aparelhamento fascista da máquina, usada de maneira despudorada, com recursos ilimitados”, destacou o tucano. Conforme Tasso, “o adversário é visto por essa máquina como um inimigo a ser aniquilado”.
Sobre a liderança da presidenciável Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas de intenção de votos, Tasso foi incisivo ao dizer que não conhece “ninguém” que seja Dilma. “Todo mundo vai votar na candidata do Lula”, ressaltou.

Deodato Ramalho disse...

A ânsia de alguns em escamotear a verdade e, sobretudo, de tentar encobrir a nossa correção, é tão grande que chega a cegar. Vejam: o anônimo que menciona que eu não tive coragem de citar a nome da vereador Magaly Marques finge (de boa fé penso que só fingimento mesmo, já que pelo menos acho que ele sabe ler). É simples constatar: no final da matéria tá escrito, inclusive com destaque em vermelho matéria completa no www.opovo.com.br).
Demais disso, se o anônimo não sabe (pelo que se depreende da defesa implícita que faz dos corruptos de Boa Viagem), informo agora: fui vítima na minha campanha em Fortaleza (tive quase 7.000 votos) exatamente desse tipo de político. A própria Magaly fazia parte da minha coligação, ou seja, fui um dos difetamente afetado por esse clientelismo, que existe não só. Aqui também em Fortaleza é fortíssimo. Aliás, manipulação de médico na política é muito comum. Boa Viagem também sempre foi vítima disso.

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus a festa da Rádio Liberdade tem que ser na praça Antônio queiroz.
Simbolo de luta contra os poderosos em Boa Viagem.
Na praça antônio Queiroz o PT sempre fazia seus comício onde o Lula já veio.

Anônimo disse...

Na onda do escândalo de favorecimento do empresário Raimundo de Morais – caso investigado pela PF e revelado por VEJA desta semana, – Cid Gomes tremeu ontem ao vivo no debate de candidatos ao governo promovido pela TV Cidade, retransmissora da Record no Ceará. O sempre articulado e calmo Cid foi bombardeado e errou o nome de um candidato, pediu direito de resposta, gaguejou.

Anônimo disse...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que é solidário ao governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que fretou um jato e levou para a Europa, em viagem oficial, sua sogra e outras duas pessoas que não estavam na delegação. Lula fez a declaração nesta quarta-feira em discurso no 7º Fórum dos Governadores do Nordeste, em Maceió (AL).

“A gente não pode permitir que um companheiro da qualidade do Cid seja mostrado a nível nacional apenas porque atendeu a um pedido da mulher para levar sua mãe”, disse o presidente. “Sei o que é isso e você tem a minha solidariedade.”

O presidente afirmou que um jato é fretado por quilometragem e não por pessoa. “Se, em vez de sua sogra, você tivesse levado um empresário, não teria tido problema”, disse. Ele afirmou que não julgaria se é lícito ou não levar a sogra para a viagem.

Anônimo disse...

É Dilma e Cid lá.

Arroxa tasso véi que o négocio tá ficando bem arrochadinho pró teu lado e já bateu até o desespero.

Anônimo disse...

João, também concordo com o anônimo a festa tem que ser na antonio queiroz a outra praça só lembra a safadeza, a robalheira, a corrupção e a manipulação do prefeito até com os cleros.

Carlão disse...

dr. deodatinho o seu unico defeito é ter dado a mão a alguns picaretas aqui de boa viagem, aproveitadores que são desde a epoca do juracir magalhaes, como eu lhe disse pessoalmente no tempo que o senhor era secretario da regional IV, conheço esses aproveitadores desde bem cedinho.

Anônimo disse...

26/09/2010 16:00 Guarany sobral x sampaio correia (no junco) 3ª fase. série D campeonato brasileiro 2010. O Guarany já está entre os 10 melhores.

E o time da Boa Viagem tá onde.?!

Deodato Ramalho disse...

Carlão, imagino do que você fala. A respeito do assunto só posso dizer o que disse o Edson Queiroz: "Quando algum de vocês for surpreendido pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construi-la pelo trabalho."
No mais, é seguir em frente e ir aprendendo com a vida.

Anônimo disse...

Gostaria que as autoridades competentes deste minicípio, tomassem as providências em relação os desmandos da atual administração, porque do jeito q/ a coisa vai, não dá, eh, já estamos no final do 2º ano de mandato do "homen" e... só desmandos, cadê a diferença do nosso piso salarial? Veriadores? acordem pelo o amor de Deus!! tanto que voces fizeram p/ aprovar!! o ver. Jovino colocou emneda, tudo! E agora... nada feito? Gente já esta passando da hora de colocar um ponto final nisso tudo gente!! Vocês precisam de nós outras vezes, e, também precisam cumprir com as promessas de capanha gente! pois do jeito que vai... ñ dá eh!! Sou uma professora, estou falando em nome de todos!!!!!!!!! Se vcs ainda precisam da nossa confiança!!! lutem com mais garra, pois voces tem puder de resolver tudo isso!
Espero que esta escrita chegue ao conhecimento dos interessados, ou seja, que seja divulgada no ar!
agradece: professora revoltada c/ a administração: TOMANDO DE VOCÊ!!!