sábado, 25 de dezembro de 2010

Catadores de papel se despedem de Lula e agradecem por vida melhor. Lula chora

Presidente leva Dilma e quase todo o seu ministério para a festa de Natal na capital paulistaEm festa. Catadores de papel agradecem a Lula: "O coração da população de rua está repleto de gratidão do senhor"

O Presidente Lula chorou ontem durante a festa de Natal com 2.200 catadores de papel em São Paulo - tradição que mantém desde o início de seu primeiro governo e que pretende seguir em 2011, no governo de sua sucessora Dilma Rousseff (PT). Ele se emocionou quando duas mulheres que vivem da coleta de material reciclável o agradeceram. "O coração da população de rua está repleto de gratidão ao senhor", declamou Maria Lúcia Santos Pereira, do Movimento Nacional dos Catadores de Rua.

A Dilma - chamada em música de "mulher guerreira", e ela respondeu dançando no palco -, o pessoal da rua pediu que dê continuidade ao programa de Lula. "Advogue essa causa, não nos deixe esquecidos", clamou Matilde Ramos da Silva, catadora no município de Ourinhos (SP). "Contem comigo", prometeu a presidente eleita.
Ela afirmou que "não vai descansar" enquanto não tirar os catadores dos lixões. Disse que se empenhará para o reconhecimento da profissão, para a organização de cooperativas e para que todos tenham renda suficiente para darem vida digna a seus filhos.
Não eram só brasileiros na festa. Catadores peruanos, colombianos, argentinos e de outros países foram ao encontro na Vila Guilherme, zona norte da capital. Lula pediu a todos que orassem pelo vice-presidente José Alencar, que luta contra um câncer no abdome. Padre Júlio Lancellotti puxou o Pai Nosso. "O Zé Alencar disse que até mesmo em cadeira de rodas ele vai à posse da Dilma. Com essa energia positiva de vocês tenho certeza que ele vai poder cumprir seu desejo", disse Lula.
Foi um dos últimos compromissos públicos do Presidente antes do fim de seu mandato. Lula levou para a festa quase todo o seu ministério. Ele e Dilma autografaram camisetas e receberam mimos dos catadores, que se apresentaram com danças e cânticos "ao presidente "saínte" e à presidente entrante", nas palavras de Lula, que anunciou programas de ajuda aos catadores com recursos públicos e assinou decreto de regulamentação da política nacional de resíduos sólidos com engajamento de cooperativas.
Em seu pronunciamento, disse que "catar papel não pode ser mais vergonha". "Morador de rua não é caso perdido nem caso de polícia. É um caso de amor, de paixão e de políticas públicas, que não se trata com cassetete."
O presidente reprovou administradores que hesitam em firmar convênios com cooperativas de catadores. Citou Gilberto Kassab (DEM), prefeito de São Paulo. "Trata o pessoal da Granja Julieta com carinho Kassab, pelo amor de Deus."
Lula confirmou que serão entregues à cooperativa dos catadores 140 caminhões por meio de um programa com recursos do BNDES e do Banco do Brasil. "O senhor tem noção do que fez pela nossa vida? Só saí do lixão por causa das suas políticas públicas. Podemos ser reconhecidos como profissionais, como trabalhadores", afirmou Matilde.
Lula disse que no Natal do ano passado recomendou aos jornalistas reportagem sobre os catadores. "Para minha surpresa no outro dia eu li no jornal que fiz crítica à imprensa. Ao invés de dizerem que eu fiz uma sugestão alguns disseram que eu queria ensinar a fazer jornalismo. Vocês sabem qual é o problema do Brasil? É que muita gente continua agindo como agiam há 20 anos sem se dar conta que o mundo mudou."
Ao final, pediu. "Estou apenas deixando a Presidência, mas se vocês me convidarem no Natal do ano que vem eu estarei aqui outra vez."
Agência Reuters
Blog da Dilma
Blog dos Amigos do Presidente Lula

9 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de perguntar aos blogueiros de plantão, como é que está o processo de instalação do pólo da universidade aberta do brasil ai em Boa Viagem e o que foi feito daquela escola de 8 milhões que falaram que iria ser construída. não se fala mais no assunto... será que era apenas mais um elefante branco ???
repetindo a pergunta...

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Os setores pobres, setores humildes, pessoas que nunca tiveram nada no Brasil, são aqueles que mais agradecem ao Presidente Lula. Lula fez muitos amigos no meio dessa gente, ele jamais será esquecido, nem que passem 100 anos. Podem até esquecer o Presidente, mas, nunca esquecerão o amigo Lula.

Anônimo disse...

Comenta aí a pesquisa do datafolha na qual a Luizianne ganhou o título de pior prefeita.

Anônimo disse...

Ola meus caros blogueiros, queria que vcs fizessem uma avaliação das ações do RONDA em nossa cidade que num pode ver um bebo no meio da rua que vai logo espancando, ontem dia 26 estava em minha residencia quando chega um rapaz chorando e com o rosto todo avermelhado dizendo que o RONDA avia batido nele, tabem já vi outras ações dessas senhor comandante pelo amor de Deus tome providencias em relação ao quem vem acontecendo antes de acontecer coisa pior como o que aconteceu em Fortaleza.

Anônimo disse...

Luizianne Lins tem pior avaliação entre 8 capitais pesquisadas pelo Datafolha


Segundo pesquisa Datafolha publicada no último dia 23, Luizianne Lins foi a prefeita de pior avaliação dentre as 8 capitais pesquisadas pelo instituto. A prefeita de Fortaleza, que ocupa o cargo há quase 6 anos, teve considerado seu desempenho ruim ou péssimo por 50% dos fortalezenses. Em dezembro de 2009 eram 36% e em março do mesmo ano 27%.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Eu ví a pesquisa, lí e analisei bem. Realmente nossa Prefeita da capital do estado está em péssima colocação, fato este que tem alguma razão de ser. Nos últimos meses ela cuidou muito da parte política, eleição da Dilma, do Cid, do Pimentel e de outros companheiros. Desse modo a parte Administrativa ficou para trás. Após as eleições, ela já retomou suas atividades de gerente de Fortaleza, logo, logo, voltará a crescer nas pesquisas novamente. Em 2011 haverá muitas obras na capital.

Anônimo disse...

Quando o ronda for meter o pau em algum bebo no meio da rua é só o bebo correr para a rua da Igreja matriz que lá é tudo liberado. Com as bênçãos do Prefeito Municipal de boa viagem. Alí a polícia não entra e igual nas favelas do rio.

Anônimo disse...

Quer dizer que é correto a Prefeita abandonar a cidade na época de eleição? Conta outra.

Anônimo disse...

EESE ALFREDO CARLOS É IGUAL A SEU PUPILO DEODATO, TENTA ENGANAR O POVO DE TODO JEITO, VIM DIZER QUE A PREFEITA SÓ ABANDONAU A CIDADE SÓ AGORA NA ELEIÇÃO, POIS QUERO DIZER QUE DESDE O DIA QUE ELA ASSUMIU A PREFEITURA QUE NOSSA CIDADE ESTA TOTALMENTE ABANDONADA, ESSA AVALIAÇÃO NÃO É SÓ A PREFEITA, ENTRA TAMBEM SEUS INCOMPETENTES SECRETARIOS.