segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

EMOCIONADOS, ELEITORES SE DESPEDEM DO PRESIDENTE LULA POR CARTA!

“Aqui na minha cidade, quando escrevi a primeira vez para você pedindo a cadeira de rodas para minha esposa, muitos riram de mim, achavam que nunca esta carta chegaria às suas mãos. Mas chegou e todos aqueles que acreditaram e não acreditaram ficaram muito felizes, pois nunca nenhum presidente se comunicou com a classe mais pobre. Você fez a diferença.”

A mensagem, enviada a Lula em 9 de novembro deste ano, chegou de Rio Tinto, na Paraíba. É uma das 631.977 correspondências recebidas pelo presidente Lula por meio de cartas ou e-mails em oito anos de governo. O tom das mensagens mapeia altos e baixos durante seu governo: a expectativa e a torcida do início, as decepções e conquistas pelo trajeto.

A 26 dias do fim do mandato, Lula continua recebendo cartas. Como na carta de Rio Tinto, o tom agora é de nostalgia.
Muitos pedidos. Ao ler as primeiras cartas chegadas à Presidência, no início de 2003, já era possível ter uma pista da relação que a população teria com o presidente metalúrgico. “Oi, Lula”, começam muitas delas, dispensando o cerimonioso “excelentíssimo senhor presidente da República do Brasil”. Antes de desfiar suas histórias, muitos exibem uma intimidade e uma expectativa na solução dos problemas que é resumida assim: “O senhor que é do povo como eu vai me entender…”

Quase todos os textos seguem um padrão: quem escreve primeiro faz um elogio, uma crítica ou dá uma sugestão, depois conta um pedaço de sua história e faz um pedido no final. Tem quem procure dinheiro, remédio, emprego, uma casa, um empréstimo para comprar um carro e até a intervenção do presidente para ajudar marido e mulher a salvarem o casamento em crise.

Tem convite de aniversário, pedido de autógrafos, fotos, a oportunidade de viajar com Lula no avião presidencial. Não há nada mais que surpreenda Cláudio Rocha, chefe do Departamento de Documentação Histórica da Presidência (DDH), órgão responsável por receber, catalogar e responder cada uma das cartas que o presidente recebe. Para as opiniões, a resposta é um agradecimento. Para os pedidos, o DDH informa sobre programas do governo que eventualmente atendam àquela demanda.

Uma por dia. Algumas histórias entraram para o folclore da Presidência. Um eleitor escreveu uma carta por dia ao presidente, desde o início do governo. Outro deu de presente a Lula um torno mecânico velho, como o que Lula operava quando jovem. Algumas mulheres são apaixonadas pelo presidente e pedem a oportunidade de trabalhar “cuidando dele”.
As cartas que chegaram nas últimas semanas já começam a felicitar Lula e a primeira-dama Marisa Letícia pelas festas de fim de ano, fazem um saldo do governo e despedem-se do presidente. Mas, até na saída, dá tempo de pedir um último socorro. “Tenho a honra de parabenizar o excelente trabalho feito para a nossa nação. (…) Tenho a esperança que um dia volte a comandar esta nação tão carente de homens que olhem para os mais pobres”, diz um homem de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia. O pedido: “Para finalizar, gostaria de receber uma foto do casal para eu colocar em um pôster na sala da minha residência.”

De Alvorada, no Rio Grande do Sul, um porteiro pede que Lula volte à Presidência daqui a quatro anos e conta que voltou a estudar e pretende tornar-se eletricista: “Minha esposa está em tratamento de câncer de mama, por isso que quero fazer um curso de eletricista em Porto Alegre, mas no momento não estou conseguindo pagar o curso, gostaria se fosse possível para o senhor conseguir um desconto no curso aqui no Senai para mim.”
“Meu pai é pedreiro. Antes de 2003 o emprego era muito disputado porque tinham poucos, então ele tinha de esperar para pegar um emprego, e agora até escolhe qual ele quer pegar para trabalhar”, relata um menino de 10 anos, de Conselheiro Lafaiete (MG), em carta de 29 de outubro. “Quero te pedir uma foto autografada para mostrar que além de bom presidente é um bom homem. Tchau, e até a próxima.”
1,4 milhão de lembranças na mudança de Lula
Cada carta, presente e momento do governo Lula foi catalogado e guardado no subsolo do Palácio do Planalto, um acervo que compõe 3 mil caixas de arquivo e que agora seguem viagem para São Paulo, onde farão parte do Instituto Lula.
As polêmicas, as crises e a popularidade do governo refletem-se em números superlativos: foram 1.403.417 itens catalogados pelo DDH em oito anos. Entram aí 355.825 cartas, 287.152 mensagens eletrônicas, 9.697 fotos e vídeos, 9.027 livros, 8.511 presentes, 14.992 textos e bilhetes, e 718.213 material de campanhas feitas por movimentos civis.
Será preciso mobilizar 11 caminhões para transportar todo o material. Cláudio Rocha, chefe do DDH, é quem organiza o trabalho de fazer a mudança de tudo o que cuidadosamente catalogou, arquivou e preservou. “Só nesta semana chegaram mais 14 caixas de livros que estavam no Palácio da Alvorada e ainda precisam ser catalogados aqui”, conta. E ainda há mais para chegar. Parte dos presentes fica na residência oficial do presidente.
O desafio do curador do Instituto Lula, que será um misto de memorial com plataforma política do presidente, será organizar um acervo tão plural para visitação pública. São presentes caros (colares de ouro e espadas incrustadas de pedras preciosas enviadas por líderes árabes) e únicos (um capacete usado por Ayrton Senna, camisetas de futebol assinadas por Kaká e Christiano Ronaldo, obras de Antônio Potero e Miró).
A história diplomática e governamental mistura-se ainda à contribuição dos populares. São inúmeras obras de artesanato, bordados, orações escritas, fotos de família, desenhos de criança – pedaços de histórias que formam um mosaico da trajetória brasileira nos últimos oito anos e dão ao acervo um valor inestimável.

TRECHOS

“Sua resposta a um certo jornalista nestes últimos dias foi de uma precisão muito especial. O senhor disse: não sei se estarei vivo até lá. A pergunta era se o senhor seria candidato em 2014. Para o senhor que dizem que és um analfabeto foi um xeque-mate! Quer aprender a aperfeiçoar a arte do carisma, passe aqui em casa uma hora dessas para aprender comigo”
” Tenho a honra de parabenizar o excelente trabalho feito para a nossa nação. Na minha avaliação, foi o melhor presidente do Brasil”
“Creio, oh, senhor presidente, que tudo em sua vida teve origem na luta e na miséria que outrora viveste. Meus sinceros parabéns porque tu foste um vencedor, para muitos um analfabeto, mas para mim um especial, um sábio. Não um sábio qualquer, mas um sábio especial do povo”
“O senhor fez várias coisas boas para o Brasil, mas quero te pedir uma foto autografada para mostrar que o senhor além de um bom presidente é um bom homem”
“É uma honra para mim escrever para o senhor. Parabéns por governar nosso país, é o melhor presidente da história do Brasil. Espero que daqui a quatro anos volte à Presidência. Moro em Alvorada, no Rio Grande do Sul, e trabalho em Porto Alegre de porteiro, mas quero melhorar um pouco e por isso estou terminando os estudos” Agência Estado
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

16 comentários:

Anônimo disse...

Que é isso o povo otario gosta de tudo o que tem que pagar ate ficaram com medo disso tudo acabar que elegeram dona Dilmala, pois é a tal da continuidade.... que felicidade né!

Anônimo disse...

Que direita? O Sarney? O Collor? O Gim Argelo? Os oligarcas históricos?
Ah! Lembrei estes continuam amigos do rei. Você tava falando do cara que concorreu com a Dilma. Desse ninguém lembra mais, só você!

Preste atenção no jogo daqui p/ frente e você vai ver que enquanto a gente ignara briga como torcedores de futebol, os ratos fazem alianças nos bastidores…

APARECIDA disse...

SERÁ O VOTO DE MAIOR PRAZER A VOLTA DO LULA EM 2014 ELE VAI FAZER MUITA FALTA AO BRASIL

Rodrigo Indignado ! disse...

Podem ficar tranquilos, o Claudemir já foi devolvido para a Prefeitura. Ele agora voltará para sala de aulas. Lá na Prefeitura, fará companhia ao Eliel Rafael Júnior, que saiu do dom Terceiro pq deu uma cabeçada num aluno. É sempre assim, o bom filho volta para casa do papai.

Arnaldo Cavalcante disse...

Amigo Deodato,

Converse com sua amiga Prefeita de Fortaleza, para manerar nas palavras e se achar que tem a força de um trator de esteiras, e romper as barreiras da insatisfação do povo e a inteligência de um povo esclarecido, pois uma declaração desta só atrapalhará a sua sucessão.

Declaração Da Prefeita Luiziane Lins ao Jornal O Povo.

“Eu me preparo para eleger até um poste. E sem luz!” Foi assim que a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), reagiu ontem ao ser indagada sobre os preparativos para sua sucessão em 2012, uma incógnita até aqui pela ausência de nomes para disputar a Prefeitura. Luizianne, contudo, não quis citar possíveis candidatos, mas garantiu que, como qualquer chefe do Executivo, quer eleger seu substituto para dar continuidade a uma gestão que, apesar de tantas críticas, será, segundo ela, reconhecida por muitos projetos importantes que estão sendo implantados.

Eleger um poste .... tenha dó.

Arnaldo Cavalcante

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Nossa Prefeita de Fortaleza, gosta de falar no sentido figurado. Ela como professora de Filosofia das ciências, sempre gosta de filosofar para todos nós. Não vejo nada de mais nisso, apenas é uma maneira de se expressar, de se comunicar, de mostrar aquilo que faz, através de parábolas. Lula também fez isso várias vezes. Forte abraço em todos.

Anônimo disse...

Alguém próxima a prefeita precisa orientá-la a uma terapia quando encerrar seu governo, pois ela vai se decepcionar em saber que não é o que imagina ser. Essa delacração é irresponsável e de um gestor que faz nesse caso deixa de fazer e a vida continua ...

Anônimo disse...

Com certeza esse "poste sem luz" faria uma gestão melhor do que nossa prefeita. Todo prefeito enfrenta burocracia, mas só aqui as coisas não andam.

Anônimo disse...

Essa senhora não fez absolutamente nada durante esses 6 anos como prefeita e ainda se acha com moral para eleger até um "poste sem luz". É muita prepotência! O "poste sem luz" já foi eleito e reeleito, e chama-se Luizianne Lins. Chega de PT na prefeitura de Fortaleza, as duas vezes que esse partido ocupou o executivo municipal foram desastrosas - primeiro, Maria Luiza; agora, Luizianne Lins. Só lembrando que a sua mãe, Luiza Lins, e os amigos Antônio Carlos e Caminha, a Lôra não conseguiu eleger. Veremos se o "poste" ela elege. Para o bem de Fortaleza, espero que NÃO.

Anônimo disse...

Gostaria de entender como uma equipe é tão desmantelada como essa da Educação, Tanto municipal como Estadual. Como é que pessoas ligadas a Prefeitura pode fiscalizar provas do Municipio. Os inscritos sabiam que se tivesem vinculos com o Esatdo não poderia ficalizar as avaliações dos alunos das escolas estaduais e no municipio do mesmojeito. Porém o que aconteceu no municipio foi exatamente o contrário, pessoas do municipio fiscalizaram o SPAECE DO MUNICIPIO. A quem devemos recorrer para anular essa esculhambação?

Anônimo disse...

ALFREDO CARLOS VOCE VIM COM UMA DESCULPA DESSA PARA ESSA PREFEITA DE FORTALEZA, IMAGINA O ALUNO QUE TEM UM PROFESSOR COM VOCE, POR ISSO QUE NOSSO PAIS ESTA LA EMBAIXO NA EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO A OUTROS PAISES, PELAS SUA PALAVRA VEJO QUE O BRASIL COM PROFESSOR COMO VOCE, NOSSOS FILHOS ESTÃO É LASCADOS.

Anônimo disse...

RESULTADOS DO PISA EM 2009

As piores médias do País no Pisa 2009
1. Alagoas – 354
2. Maranhão – 355
3. Rio Grande do Norte – 371
4. Amazonas – 371
5. Acre – 371
6. Sergipe – 372
7. Piauí – 374
8. Ceará – 376
9. Roraima – 376
10. Pará – 376

As melhores pontuações no Nordeste:
1. Paraíba - 385
2. Bahia - 382
3. Pernambuco - 381
4. Ceará 376
5. Piauí 374
6. Sergipe 372
7. Rio Grande do Norte 371
8. Maranhão 355
9. Alagoas 354

O Ceará no Pisa (2006 - 2009)
* Média geral
2006 - 361
2009 - 376
Brasil evoluiu de 385 para 401 no mesmo período.

* Leitura:
2006: 366
2009: 381 (15 pontos a mais)

No Brasil, a pontuação cresceu mais, de 395 para 412, 17 pontos a mais.

* Matemática
2006: 349
2009: 361 (12 pontos a mais)
No Brasil, a pontuação cresceu mais: 16 pontos, de 370 para 386.

* Ciências:
2006: 367
2009: 385 (18 pontos a mais)
No Brasil, a pontuação cresceu 15 pontos, de 390 para 405.

Em 2006:
O Ceará era o 7º do Nordeste na pontuação de leitura, 3º em matemática e 4º em ciências.

Em 2009:
O Ceará fica em 5º do Nordeste em leitura e matemática e 2º em ciências.

Anônimo disse...

Dr. Deodato como está o andamento do processo que foi enviado ao MP sobre a escola agrícola?
parece que o povo já se calou de novo como sempre acontece... ô povo acomodado, não é à toa que o ceará está entre os 10 piores índices de educação do país. Boa Viagem terra sem lei.

Anônimo disse...

NÃO CHORE, AMARELO NÃO CHORE, POIS JÁ VAI TARDE.
De saída do Senado, Tasso Jereissati faz discurso contra Lula
PUBLICIDADE

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

Em seu discurso de despedida, o senador (PSDB-CE) fez duras críticas ao governo petista e ao presidente Lula, a quem comparou ao personagem Macunaíma, de Mário de Andrade.

"Não me refiro a um vício de personalidade, mas a alguém que apenas transita pelo mundo ao sabor do acaso, sem outro fim ou projeto que não seja o da própria sobrevivência, capaz de tudo para consegui-la.

Lula se vangloria de ter construído o Brasil, assim como Macunaíma se julgava capaz de controlar o universo manipulando monstros e deuses", disse o senador tucano nesta quarta-feira.

Tasso tentou a reeleição ao Senado, mas foi derrotado pelos deputados federais Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), que conquistaram 2,6 milhões e 2,3 milhões de votos, respectivamente. O tucano, que governou o Ceará por três mandatos, obteve 1,7 milhão de votos.

Num discurso de cerca de 40 minutos, Tasso lembrou escândalos da gestão petista e citou episódios como o escândalo do mensalão, a quebra do sigilo do caseiro Francenildo, a máfia das sanguessugas e a saída de José Dirceu e de Erenice Guerra da Casa Civil. "Fica claro que ali, no coração do governo, era onde a serpente punha os ovos", disse o tucano.

Tasso acusou o governo de lotear cargos em troca de apoio no congresso, cooptar centrais sindicais e entidades civis e barrar as investigações das CPIs.

As maiores críticas do tucano, no entanto, foram direcionadas ao próprio presidente da República. "Lula foi uma decepção em vários sentidos. Lula nos decepcionou como político, como liderança comprometida com a ética e com a honestidade, como símbolo da mudança nas relações do governo com a sociedade, do Executivo com os demais poderes e, principalmente, como esperança de algo realmente novo na vida nacional", afirmou.

Durante a campanha, Lula foi o principal garoto-propaganda dos senadores eleitos. O presidente apareceu na televisão pedindo ao eleitor cearense para eleger uma bancada aliada no Senado Federal. "Eu peço ao povo do Ceará, com o respeito e o carinho que eu tenho pelo povo do Ceará, que não permitam que a Dilma passe no Senado o que eu passei. Senadores com ódio, senadores trabalhando para tudo dar errado", afirmou o presidente na propaganda.

Sem citar nomes de partidos ou políticos, Tasso criticou o fato de o presidente ter feito alianças com "gente que ele execrou em público" -- todo o discurso foi acompanhado pelo presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP).

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Quero dar uma orientação pedagógica, ao anônimo desinformado e sem nenhuma expressão. Seus filhos podem até estarem lascados, pelo pai que possui, pela sua péssima orientação de pai e de amigo. Com uma pai que pensa como você, não há filho que prospere nessa vida. Lamento muito isso, pessoas como você, devem estar bastante desesperadas pelo fato de terem sido derrotadas nas eleições passadas. Mesmo assim desejo de coração que você se reabilite de suas péssimas palavras, e tenha algo de mais produtivo a colocar nesse Blog. Ah, ia esquecendo, desejo para o seu filho um grande futuro e um pai mais educado.

Anônimo disse...

Não é nada,
é só uma dor que não passa,
uma ferida que não se fecha,
um mal para o qual não há cura,
não é nada além dessas coisas,
ligadas às dores de falsos amores.

Não é nada é só a solidão,
fazendo morada em um coração,
vazio e cansado,
sempre machucado.

Não é nada, eu garanto,
é só desilusão, desencanto,
fazendo rolar o pranto,
encharcando a alma,
errante, errada, desvairada.

Não é nada, não se preocupe,
é só um pesadelo sem fim,
que tomou conta de mim...

NÃO É NADA É SÓ TRISTEZA MESMO.