terça-feira, 14 de dezembro de 2010

LULA NO CEARÁ: TRANSNORDESTINA JÁ É UMA REALIDADE...

O POVO - Pedro Alves ENVIADO AO CARIRI
pedroalves@opovo.com.br
Transnordestina completamente concluída, obras da transposição das águas do rio São Francisco finalizadas e a construção da Refinaria no Ceará a todo vapor. Em sua passagem pelo município de Missão Velha, na região do Cariri, ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu um novo Nordeste a partir de 2012, com a execução desses projetos, tocados durante seu governo.

Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao Ceará, a poucos dias de deixar a Presidência da República (IGOR DE MELO)

A Transnordestina deve potencializar o transporte de cargas nos estados cortados pela ferrovia - Pernambuco, Ceará e Piauí. No Ceará, a previsão do Governo do Estado é de que, em trechos estratégicos, os volumes transportados anualmente possam dobrar, o que elevaria a competitividade da produção agrícola.
Já a transposição do Rio São Francisco pretende levar as águas do velho Chico para estados como Ceará, Pernambuco e Rio Grande Norte, abastecendo rios e pequenos açudes em regiões atingidas pela seca.

13ª viagem ao Ceará

Em um discurso inflamado, Lula chegou a gritar: “Não era justo que o Nordeste fosse tratado como a escória do Brasil”, referindo-se a governos anteriores.
Nesta que foi sua 13º passagem pelo Ceará em viagens oficiais, Lula participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção do trecho da Transnordestina que vai de Missão Velha até ao Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.
O trecho tem 526,57 quilômetros e as obras devem gerar 7 mil empregos no Estado, segundo a Transnordestina Logística S.A.
Antes da cerimônia, o presidente percorreu cerca de 15 quilômetros em uma locomotiva sobre trilhos da ferrovia, em um trecho dentro de Missão Velha que já está concluído.
O presidente da Transnordestina Logística S.A, Tufi Daher, destacou que, com isso, Lula cumpria a promessa, feita em reuniões, de que ainda andaria sobre a ferrovia como presidente. Atualmente, cerca de 11 mil pessoas já estão empregadas nas obras da Transnordestina.
Em um dos momentos mais inusitados de seu discurso, Lula apontou o dedo para o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), chamando-o de “ingrato” por ter dito ao público, minutos antes, de aquela seria a última visita do presidente ao Ceará. Em seguida, Lula explicou ao público que já tinha combinado com Cid Gomes que voltará ao Ceará ainda este mês para lançar a pedra fundamental da Refinaria.
A possível volta do presidente Lula ao Ceará deve acontecer nos dias 28 ou 29 deste mês, sendo, por tanto, um dos últimos compromissos de Lula na Presidência da República.
Ao lado de Lula, no palanque montado no Centro de Missão Velha, além de Eunício e Pimentel, estavam também o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), o vice-governador eleito, deputado estadual Domingos Filho (PMDB), o atual vice-governador, Francisco Pinheiro (PT), o deputado federal Arnon Bezerra (PTB), o presidente da empresa Transnordestina Logística S.A, Tufi Daher, o ministro da Integração Nacional, João Santana e técnico do Ministérios dos Transportes, Bernardo Figueiredo.

ENTENDA A NOTÍCIA

Em alta na reta final do mandato, o presidente Lula tem saldo suficiente para prometer o que prometeu. A questão é o reflexo, em forma de pressão, que isso terá sobre a gestão da aliada Dilma Rousseff


9 comentários:

Anônimo disse...

MORADORA:
É de lascar um negocio desse, mal começou a obra do Ginasio poliesportivo da vila holanda a tal falada do prefeito Fernando Assef que as paredes já começam a cair nas primeiras chuvinhas.
Será que é feita na areia?
vcs nao acham que esta faltando responsabilidade de um gestor desse?
Se essa obra cair em cima dos alunos?
SOU MORADORA DO BAIRRO E FIQUEI BASTANTE PREOCUPADA.

Anônimo disse...

ROBERTO SILVA A PAREDE DA OBRA DO GINASIO DA VILA HOLANDA CAIU COM APENAS 1 CHUVA.
COMO VC VE ISSO?
ISSO DEVE SER ALGO PREOCUPANTE P/ A POPULAÇAO DO BAIRRO, ISSO ESTA DANDO UM SINAL P/ AQUELA GENTE QUE ESSA OBRA PODE SER UM DESASTRE.

Anônimo disse...

PENA QUE OS INOCENTES PAGUE PELOS OS PECADORES, MAIS EU ACHO QUE BOA VIAGEM NAO MERECIA UM CANCER DESTE CHAMADO FERNANDO VIEIRA ASSEF, POIS ESTE ESTA CONSEGUIDO SUPERAR A MAL ADMINISTRAÇAO DO BENJAMIM, E EU QUE PENSAVA QUE IRIA VER ISSO E COM AGRAVANTE O BENJAMIN NAO TINHA MALDADE COMO ESTA SAF.....TEM, ESTES FUNCIONARIOS QUE VOTARAM E VAO VOTAR NOVAMENTE, MERECEM O PREFEITO QUE TEM, ESTA CAMARA DE VERAEDORES TAMBEM NOA FICA ATRAZ, "BOA VIAGEM ESTA CADA VEZ NO BURACO"

Anônimo disse...

Meu Deus! esse tal de Paulo Lira de novo em Boa Viagem!
O que será que ele esta querendo?

Anônimo disse...

Ao lado da presidente eleita, Dilma Rousseff, e do presidente do Senado, José Sarney, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou em cartório, na manhã desta quarta-feira, o balanço das ações de seu governo desde 2003. Nos seis livros que compõem o documento, preparados pela equipe de Franklin Martins na Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), o governo se limitou a enaltecer obras e realizações durante as duas gestões. E omitiu completamente os casos de corrupção que ocorreram ao longo dos oito anos de governo. O capítulo destinado ao tema corrupção, por sinal, lista apenas medidas adotadas para combatê-la, como a criação da CGU (Controladoria Geral da União), o reaparelhamento da Polícia Federal e o endurecimento da legislação contra a lavagem de dinheiro. Escândalos como o Mensalão, a quebra de sigilo do caseiro Francenildo Santos Costa e o recente tráfico de Influência na Casa Civil ficaram de fora.

Os escândalos foram esquecidos também na hora de montar a lista de convidados para o evento, realizado no Palácio do Planalto. Além dos atuais e futuros ministros, estavam presentes alguns dos que tiveram que deixar suas pastas em função de escândalos, como Antonio Palocci e José Dirceu - este último, inclusive, recebeu deferência especial do presidente Lula, que o citou no discurso. Lula atribuiu a Dirceu o fato de ter conhecido o vice-presidente, José Alencar.

Marlene disse...

Só mesmo uma pessoa sem cérebro, um alienado mental para pensar que um governo vai registrar o que teve de negativo na sua admihistraççao. O Lula tem registrar é o sucesso mesmo atpé mesmo o que fez para combater a corrupção que foi muito.

Anônimo disse...

Marlene si incomode não esse aí desse da turma do faz nada da prefeitura, nem o chefe deles o fernando assef pensa assim do Lula. voces já viram a noticia de hoje? O psdb dizendo que não vão fazer opos~ição não.

Anônimo disse...

MARLENE ABESTADA, NÃO DAR PRA DISCULTIR COM VOCE, POIS VOCE SÓ CONHECE BOA VIAGEM,E NAO DAR PRA DISCULTIR OUTRA COISA A NÃO SER A ADMINISTRAÇÃO AI DE BOA VIAGEM, QUERO INFORMAR ESSA OUTRA ANONIMA DEPOIS DE VC, QUE NÃO MORRO AI E QUERO QUE BOA IAGEM SE EXPLODA COM VOCES TODAS DENTRO.

Anônimo disse...

comentarios rolam pelo ceará, que o empresário EIKE BATISTA irá fazer um grande investimento em Boa Viagem e em Taua, investimentos em idustrias de minerio, gostaria de saber se esse fato é veridico.