sábado, 27 de fevereiro de 2010

ANÁLISE DE CONJUNTURA DA CNBB CONCLUI PELA NECESSIDADE DE CONTINUIDADE DO GOVERNO LULA.



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez um estudo de 12 páginas entitulado "Análise de Conjuntura" lido na reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep) na terça-feira, 23, que está dando o que falar. No tópico "Eleições Presidenciais 2010" aponta a continuidade do governo Lula como positiva:

" ... em seu favor [do governo Lula], pesa uma relativa distribuição de renda, a expansão no mercado de trabalho e de consumo massas de milhões de pessoas, fortes investimentos sociais, recuperação e aumento real do salário mínimo, o fortalecimento da economia do setor público (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDS, Petrobras e outros) e a nova inserção Brasil no cenário mundial."

Analisa a candidatura de Dilma com viés positivo:

"A ministra Dilma representa a continuidade do Governo Lula, que prosseguirá com omodelo desenvolvimentista, com sensibilidade para a questão social (continuidade da política de valorização do salário-mínimo e dos programas sociais), porém até agora sem novidades, mantendo o atual modelo econômico."

E enxerga a candidatura de Serra como retrocesso:

"José Serra, atual governador de São Paulo, representa o retorno da política neoliberal anteriormente efetivada por Fernando Henrique Cardoso, dialogando com os interesses do empresariado nacional e do capital internacional. Sinaliza que irá se comprometer com a continuidade de algumas das ações de Lula, porém há desconfiança de sua candidatura por setores populares. Pretendia ter o Governador Arruda (então do DEM) como vice, mas depois do mensalão do DEM no DF, não há como fazer a composição."No tópico "Polêmica sobre o 3º PNDH", minimiza as divergências e apoia quase todo o III Programa Nacional de Direitos Humanos: Nesse cenário [das corrida eleitoral de 2010] explica-se a celeuma em torno do III Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Mesmo sem perder de vista os pontos controvertidos e a necessária crítica a alguns dos seus aspectos... a maioria do PNDH-3 e dos temas nele contidos dialogam com a trajetória de muitos movimentos e pastorais que há décadas lutam pela implementação... A atitude de diálogo manifestada pela CNBB em sua nota de janeiro abriu canais para a conversa com o Ministro Paulo Vanucchi, titular da Secretaria Especial de Direitos Humanos e contribuiu para o aprofundamento do debate para que se avance na efetivação dos direitos humanos já consagrados na história brasileira e com amplo consenso social, e a identificação de mecanismos de revisão dos temas sobre os quais é preciso haver maior debate e, quiçá, um arbitramento das diferenças existentes.

PESQUISA DO DATAFOLHA APONTA EMPATE TÉCNICO ENTRE DILMA E ZÉ SERRA.


Dilma cresce e encosta em Serra, aponta pesquisa
Dilma Rousseff (PT) cresceu cinco pontos percentuais na última pesquisa Datafolha, divulgada na edição da Folha de S. Paulo deste domingo
27 Fev 2010 - 19h12min
Dilma Rousseff (PT) cresceu cinco pontos percentuais na última pesquisa Datafolha, divulgada na edição da Folha de S. Paulo deste domingo. Ela aparece com 28% das intenções de voto para a Presidência da República. Em dezembro, ela tinha 23%. Já José Serra (PSDB) caiu os mesmos cinco pontos, de 37% para 32%. Com isso, a diferença entre os dois pré-candidatos recuou de 14 pontos para 4 pontos de dezembro para cá. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas com maiores de 16 anos.
VAMOS NÓS: Considerando-se a curva crescente da ministra Dilma Roussef e a curva descendente do ex-ministro do FHC Zé Serra, já há quem vaticine que a candidata do PT poderá ganhar a eleição presidencial logo no primeiro turno. Como se vê, o Sampaio Neto não está sozinho nessa avaliação.

REVISTA CARTA CAPITAL: BANDALHEIRA DAS PRIVATIZAÇÕES DO PSDB.


Privatizações à moda tucana
Mino Carta
Basta que Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República recém-ungida por Lula, faça referências bastante genéricas à natural, inescapável relação entre Estado e Economia, e de pronto o deus nos acuda se estabelece. Quem acompanha a cobertura jornalística, quem lê os editoriais dos jornalões, fica exposto à sensação (à certeza?) de que, se Dilma ganhasse as próximas eleições, o Brasil cairia nas mãos da horda estatizante.
Mauricio Dias, em sua Rosa dos Ventos, agudamente avisou, faz duas semanas, que a divergência quanto à correta interpretação do papel do Estado nos domínios econômicos acabaria por excitar cada vez mais o debate eleitoral. Pois a questão está posta, e ganha tons exasperados, e até anacrônicos, na convicção medieval de que aos barões cabe a propriedade de tudo.
Nesta edição, o confronto já esboçado está na capa. Aqui me agrada recordar certas, fundamentais circunstâncias em que se deram as privatizações celebradas como trunfo do governo de Fernando Henrique Cardoso, entre elas, em primeiro lugar, o desmantelamento da velha Telebrás, leiloada para uma plateia de barões à sombra do martelo de um punhado de extraordinários leiloeiros. Final de 1998, FHC já reeleito, mas ainda não empossado, para o segundo mandato.
Operação entregue aos cuidados do então ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros, de André Lara Resende, presidente do BNDES, de Ricardo Sergio de Oliveira, diretor do Banco do Brasil. Entre outros menos qualificados. Grampos variados acabaram por revelar o pano de fundo de uma bandalheira sem precedentes na história pátria.

SERÁ QUE O SENADOR DESTA VEZ NÃO TRAIRÁ O SEU PARTIDO?


Tasso não descarta ser vice de Serra
Senador disse que "não descarta nem carta" possibilidade de ser candidato a vice-presidente
Thiago Paiva Especial para O POVO
thiagopaiva@opovo.com.br27 Fev 2010 - 03h12min

O senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) deixou em aberto a possibilidade de vir a ser candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por José Serra & governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB. O principal líder do partido no Ceará passou a ser cotado para o cargo depois que o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) disse, repetidas vezes, que não aceita ser vice de Serra.

``Eu aprendi uma coisa em política: a gente não descarta nem carta, porque, de repente, a coisa muda e a gente fica com a palavra lá embaixo``, declarou o senador ao blog do jornalista Eliomar de Lima, no portal O POVO Online. O próprio Tasso fez questão de ressaltar, no entanto, que a expectativa do PSDB ainda é ter Aécio como vice. Até dezembro, Aécio era também pré-candidato à Presidência, mas decidiu se retirar da disputa, afirmando que será candidato a senador. Tasso, por sua vez, enfatizou que seu interesse é mesmo disputar a reeleição no Senado. Mas o próprio Tasso considera ``improvável`` que Aécio Neves venha a ser o vice de Serra. ``Eu acho difícil. Acho difícil (Aécio aceitar ser vice). Não acho provável porque ele está muito empenhado na questão dele lá de Minas Gerais e ele acha que, nas circunstâncias, fica difícil fazer campanha pelo Brasil e vai ter que ficar concentrado em Minas Gerais``.

Dúvida

Líder do PSDB na Assembleia, o deputado João Jaime duvida que Tasso tope a empreitada nacional. ``O senador tem nos dito que o projeto dele é no Ceará. Em defesa do Ceará. Ele servirá muito mais ao Estado no Senado``, disse, acrescentando: ``Ele quer manter sua candidatura à reeleição no Senado. E, dentro do partido, existem outros nomes e possibilidades (para ser vice de Serra)``, disse. Porém, João Jaime reiterou que ``politicamente`` nenhuma possibilidade está descartada. ``Pelo que conheço dele, não creio que isso vá acontecer (ser candidato a vice-presidente), mas, se tiver de ser, ele não se omitirá. Seria uma honra``, disse o deputado.

E MAIS

FHC CRÊ EM CHAPA PURA MESMO SEM AÉCIO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem que uma chapa puro sangue do PSDB à Presidência da República não teria ``necessariamente`` o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, como candidato a vice do tucano José Serra. - Questionado sobre uma chapa presidencial exclusiva do PSDB, o ex-presidente respondeu: ``Sempre é possível. Não necessariamente o Aécio. Puro sangue depende da circunstância``. FHC lembrou que o eleitor é mais motivado pela figura dos candidatos do que por ideologia. "A população hoje não está acreditando em partidos, siglas, legendas``.


VAMOS NÓS: Seria ótimo que o senador Tasso fosse o candidato a vice do Zé Serra, político, aliás, que o Tasso nunca tolerou e sempre fez questão de mostrar isso desde que FHC e Zé Serra lhe passaram o trator em cima quando o cearense disputava a indicação para ser candidato a presente (2002). Por quê seria ótimo, dentro da visão do PT? Ora, é simples. Tasso na chapa seria a garantia de que ele não iria fazer o já conhecido jogo duplo que fez em todas as últimas eleições de presidente da República, em razão de sua inabalável amizade com o deputado Ciro Gomes. Essa eventual candidatura do senador Tasso a vice-presidente deixaria o campo livre, no Ceará, para uma postura mais afirmativa do governador Cid Gomes quanto ao processo eleitoral do nosso estado, o que levaria, necessariamente, ao fortalecimento das candidaturas do próprio Cid e dos dois candidatos ao senado da aliança PSB, PT, PMDB, José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB).
Uma chapa Zé Serrá-Tasso escancara o viés privatizante e a ameaça de retrocesso das políticas sociais bem sucedidas do governo Lula, e também evidenciando o lado arrogante e raivoso com o que senador do Ceará se porta no senado, se identificando como um truculento opositor do presidente Lula. Vai Tasso, cria coragem e seja o candidato a vice do Zé Serra.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

IRRESPONSABILIDADE E DEMAGOGIA DENUNCIADA COMO CAUSADORA DE MORTES.

Trecho da coluna do Jornalista Fábio Campos publicada no Jornal O Povo de hoje.
(...)
NO LIMITE DA IRRESPONSABILIDADE
A nova contribuição do publicitário Ricardo Alcântara:
``A inundação de motocicletas nas cidades do Interior é mais um entre os muitos fenômenos recentes que desafiam a capacidade de fiscalização e controle. A norma vigente impõe porte de habilitação, uso de capacete e ocupação máxima de duas pessoas. É isso aí ou apreensão do veículo. Mas, no Interior, o desacato é generalizado. Logo, só resta reprimir o mau uso em medida suficiente para gerar mudança de conduta. Há notícias de candidatos que, em campanha pelo Interior, exigem a omissão do poder público na fiscalização, fazendo coro com os que reagem à apreensão dos veículos quando o que está em jogo é algo sério: a preservação de vidas. De caso pensando, denunciam como abuso de autoridade o cumprimento de um dever básico. Acusam o governo de - humilhar o homem simples do sertão-. Mas por que deveríamos aceitar que ao -homem simples do sertão- seja dado o direito de matar? Pega mal a aliança tática com a ilegalidade. O que defendem, na prática, é que se faça vistas grossas à condutas criminosas, frequentes, como conduzir na garupa de motocicletas crianças menores de dez anos sem a proteção, já por si não suficiente, de, pelo menos, um capacete. Há hipocrisia em excesso nessa postura porque os que exigem hoje que o governo se omita em suas responsabilidades certamente virão cobrá-lo, depois, pelo agravamento das estatísticas, caso adote suas temerárias recomendações. Lamentável.``
VAMOS NÓS: qualquer semelhança com fatos da vida real não é mera cincidência. Todos se lembram das promessas de campanha do atual prefeito de Boa Viagem? Foi preciso um processo judicial para que a lei de trânsito fosse cumprida em Boa Viagem. Foi preciso a ação firme e correta do Promotor Dr. Marcus Vinícius e do Juiz Dr. Magno para o prefeito cumprir a lei.
Do colaborador Dr. Amâncio Filho:

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"O plantio é opcional, mas, a colheita é obrigatória"
É assim que faço a leitura do episódio em questão. Os funerais do Mazinho. Começo por pedir desculpas de somente hoje ter tido condições emocionais de ler todo o blog. Ver partir um companheiro de 40 anos de convivência é de uma crueldade inigualável. Não se concebe nem justiifica a ausencia das homenagens públicas a um homem que foi uma das maiores e mais respeitadas lideranças locais, regionais e até estaduais. Mas o atual poder local não conhece as regras públicas de civilidade e muito menos a ética, tanto quanto vivencia a corrupção. Tenho certeza que isto vale muito mais pena do que falta. O Mazinho foi homenageado pelos poderes constituidos de todos os municípios do sertão central. Foram presenças dos prefeitos, vereadores além dos muitos muitos amigos que acorreram aos seus funerais.
O Poder Legislativo Local o homenageou com sessão presencial, a Câmara de Tamboril fez sessão especial e votos de Pesar, bem como a Assembleia Legislativa que levantou os trabalhos da sessão do dia 03/02 em sua homenagem.
Ao velório e ao enterro compareceu também Boa Viagem urbana e rural em peso, além das presenças honrosas dos dep.estaduais: Artur Bruno e Marcos Cals. Havia caravana de todos os recantos a lhe darem o último adeus.
Muito nos honrou a participação da maioria dos partidos políticos. Tal vida tal morte. Ele foi todo amor a sua terra e recebeu de volta todo o carinho que sempre teve por sua terra e seus conterrâneos. Nós, a familia, nos sentimos gratos pelo conforto e a solidariedade de todos. Saibam que o legado deixado por Ele, tem raizes será regado por cada um de nós que sempre o respeitamos e amamos.
A dor da perda nos une ainda mais e nos dá mais coragem de lever adiante os seus projetos: Devolver a dignidade usurpada de seus conterrâneos e ver sua terra se desenvolver de fato e de direito e não apenas na demagogia das placas e na leviandade das ações.
Maria Dias Cavalcante Vieira.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O QUE NÃO FAZ UMA ELEIÇÃO AMEAÇADA:ANTES ATACAVA O PROGRAMA DE CLIENTELISTA E DEFENDIA A SUA EXTINÇÃO.



(Blog do Eliomar de Lima)

A Comissão de Educação do Senado iniciou, nesta terça-feira, a discussão do projeto de Lei do Senado 247/09, de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que estabelece benefício adicional aos alunos atendidos pelo programa Bolsa Família que tenham obtido “resultados positivos em avaliação oficial”. O projeto será votado em decisão terminativa pela Comissão, provavelmente na próxima reunião da comissão.
Ao defender seu projeto, Tasso observou que a instituição de um benefício adicional poderá ajudar a elevar a qualidade do ensino fundamental no país, especialmente nas regiões mais pobres. A relatora da matéria, Marisa Serrano, apresentou voto favorável e previu que a instituição do novo benefício variável estimulará o “público alvo a buscar melhores resultados educacionais, como forma de permanecer apto a receber mais benefícios do Programa Bolsa Família”.
SOCIAL
Outro projeto de autoria do Senador cearense, e que deve ter ampla repercussão é o que altera o índice de correção do FGTS. A matéria encontra-se na Comissão de Assuntos Econômicos, e tem como relator o senador Garibaldi Alves (PMDB/RN). Tasso propõe a mudança da TR para o INPCA como índice oficial para a correção. A mudança tem apoio do Instituto FGTS Fácil, que coordena um movimento nacional contra as perdas registradas pelo FG TS, nos últimos anos.”
(Agência Senado)


VAMOS NÓS: O senador Tasso Jeressaiti se notabilizou, como governador, pela dureza com que tratava os servidores públicos. Na área dos trabalhadores privados nunca deu um pio em defesa dos interesses mais sentidos do assalariado. Muito ao contrário. O bolsa-família, na boca do senador, era um programa clientelista, assistencialista e que deveria ser acabado. Aqui no mesmo no nosso blog muitos seguidores dos que defendem tudo para o empresariado e nada para os trabalhadores repetiam, feito papagaio, esse discurso do senador Tasso e do PSDB. E agora, o que dirão?
Só mais um lembrete: o sistema de atualização do FGTS tem que ser tratado com muito cuidado para o tiro não sair pela culatra, já que os recursos do fundo financiam, prioritariamente, a construção de habitações populares. Atualizar o FGTS pelos mesmos índices de rentabilidade de aplicações financeiras, se não for bem estudado, por encarecer os financiamentos de imóveis, o que acabará prejudicando os próprios trabalhadores. Nesse assunto todo cuidado é pouco.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

MATÉRIA DE CAPA DO JORNAL O POVO DESTACA TRABALHO EFICIENTE DR. DEODATO NA SEMAM.


Menos barulho
Batalha pelo silêncio ganha força na Cidade
Em 2009, a Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) autuou 630 estabelecimentos, 367 a mais do que no ano anterior. O aumento foi de 139%. A promessa para 2010 é de mais fiscalização. O próximo passo será cassar o alvará de funcionamento dos locais que persistem nas irregularidade. O efetivo reduzido de fiscais ainda é um problema
Tiago Bragatiagobraga@opovo.com.br 22 Fev 2010 - 01h01min
É tanto barulho que o som parece ser dentro de casa. Mas, na verdade, vem do vizinho, dono de uma churrascaria que oferece música ao vivo com o volume ``nas alturas``. Sem contar os grupos que chegam, param o carro na rua e abrem o som potente do porta-malas. ``A noite vira um inferno``, comenta a dona-de-casa, que mora na avenida Osório de Paiva. Assim como ela, muita gente em Fortaleza fica sem dormir por causa da zoada alheia. A lei para combater o problema existe há mais de 10 anos, mas só agora começa a ser colocada em prática. No ano passado, a Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) deu início ao projeto Tolerância Zero. A equipe de Combate à Poluição Sonora autuou 630 estabelecimentos em 2009, uma média de 12 por semana. Se comparado ao ano anterior, quando foram emitidos 263 autos, o aumento é de 139%. Além de notificar, os fiscais emitiram 140 embargos. Antes do Tolerância Zero, nenhum dos estabelecimentos que desrespeitavam a Lei do Silêncio havia sido embargado. O local que recebe o embargo fica proibido de usar equipamentos sonoros até regularizar a situação. O problema é que alguns estabelecimentos insistem na irregularidade, driblando a fiscalização. Segundo o coordenador da equipe de Combate à Poluição Sonora, Aurélio Brito, o próximo passo será cassar o alvará de funcionamento desses locais. ``É para servir de exemplo. Se o estabelecimento ficar uma semana, um mês fechado, o prejuízo é grande. É uma pancada violenta.`` Aurélio promete que, em 2010, a fiscalização será mais intensa. ``A meta é duplicar (o número de autuações)``, diz. Em janeiro, a equipe já autuou 100 estabelecimentos. Em 2009, no mesmo mês, foram 35. A média, este ano, foi de três autos por dia. Em 2009, a maioria dos estabelecimentos autuados (216) era da área da Secretaria Executiva Regional (SER) II, que abrange bairros como Aldeota, Centro, Praia de Iracema e Varjota.

A equipe fiscaliza bares, restaurantes, clubes, boates, academias, igrejas, entre outros. Na maioria das vezes, a demanda vem de denúncias que chegam pelo telefone. A equipe da Semam também tem intensificado o combate aos chamados paredões de som. No ano passado, 145 veículos foram autuados. Foram 21 paredões apreendidos somente no mês de dezembro. ``Pela lei, o som tem que ficar restrito à área interna do veículo``, explica o coordenador da equipe.

PARA DENUNCIAR

Fala Fortaleza 0800 285 0880

Fiscalização integrada 3105.2712

E-MAIS

> Antes do Tolerância Zero, os fiscais apenas notificavam os estabelecimentos que descumpriam a Lei do Silêncio. ``Ninguém embargava ou apreendia equipamentos``, compara o coordenador da Equipe de Combate à Poluição Sonora, Aurélio Brito.

> Segundo Aurélio, sua equipe será reforçada com fiscais que forem aprovados no concurso que está sendo realizado pela Prefeitura. As inscrições terminaram este mês. São 150 vagas para a área de controle urbano e meio ambiente.

> Ainda este mês, a equipe contará com o reforço de um veículo que irá circular 24 horas por dia pela Cidade, com dois policiais e um fiscal. Funcionará como uma espécie de Ronda Ambiental.

> Os estabelecimentos vistoriados e considerados adequados recebem autorização especial de utilização sonora. Em 2009, 285 estabelecimentos foram autuados por utilizar equipamentos sonoros sem essa autorização.

> Dos 630 autos de constatação emitidos em 2009, 560 (88,8%) foram após o início do projeto Tolerância Zero, no fim de julho.

O QUE DIZ A LEI

> O nível máximo de som permitido é de 70 decibéis, no período entre 6 e 22 horas. Entre 22 e 6 horas, o nível máximo é 60.

> Os estabelecimentos que forem flagrados funcionando com nível acústico acima dos limites permitidos ficam sujeitos a três penalidades.

> A primeira é multa de R$ 4.100 e advertência. O autuado tem cinco dias para regularizar a situação.

> A segunda autuação também é uma multa. Se a irregularidade persistir por um período superior a 30 dias, a autorização especial é cassada.

> Na terceira autuação, o alvará de funcionamento é cassado.

FONTE: Lei 8097, de 2 de dezembro de 1997

Jornal O POVO, 22.02.2010 www.opovo.com.br

sábado, 20 de fevereiro de 2010

ELEIÇÕES 2010. AVANÇO OU RETROCESSO!


ELEIÇÕES 2010

Na medida em que as eleições se aproximam, crescem as chances de haver polarização entre Dilma Roussef e José Serra na disputa presidencial. Ciro Gomes ainda aguarda algumas definições até março para se posicionar. Contudo, além dos nomes, é necessário que os partidos apresentem seus projetos e intenções para o futuro.

Infelizmente, o que se está vendo nos noticiários até agora é uma disputa que se trava apenas entre nomes e basicamente dois partidos, PT e PSDB. Não se vê, porém, as lideranças partidárias se esforçarem para definir e expor para a população quais as reais diferenças entre esses agrupamentos políticos e por que estão sempre em campos opostos.

É importante que o PT, de tradição popular e de massa, exponha qual o projeto de país a ser implantado após a importante passagem do Presidente Lula pelo Planalto. De fato, o país teve muitos avanços, mas muita coisa ainda deve ser aperfeiçoada, tal como a legislação eleitoral, trabalhista e tributária.

Por outro lado, a oposição, através de Serra, deve dizer qual será o seu diferencial. Deve-se esclarecer o que o candidato tucano tem a apresentar de diferente para a população. A sociedade tem que saber do candidato da oposição se haverá, e qual será, o avanço que ele pretende instalar ou se será como na chamada Era FHC.

O PSDB tem que mostrar o que tem de novo para o Brasil, para que não seja perdido todo o avanço que o país conquistou nos últimos anos, incontestavelmente. As intenções da oposição de voltar ao poder não deve ter como base apenas o desejo daquela elite dirigente no período FHC de voltar ao comando da nação.

É fundamental que a sociedade seja esclarecida dos pontos de divergências dos candidatos, pois por enquanto o discurso está muito vazio. Discute-se muito sobre a aparência dos candidatos e até mesmo sobre suas características físicas e comportamentais, mas não se discute sobre o conteúdo dos mesmos e de seus grupos.

Após o aprofundamento do debate, é fundamental que se observe se o Governo Lula deve continuar, através de Dilma, ou se deve mudar. Se a opção for de mudança, que não seja pela volta ao passado, mas por propostas e idéias melhores, com pessoas que tenham compromisso com a causa pública.
Deodato Ramalho Neto
Advogado, filiado ao PT/Boa Viagem.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

COMPARAR É PRECISO... PT X PSDB.

Em postagens anteriores divulgamos alguns dados da economia brasileira, que são dados importantíssimos para avaliarmos o sucesso ou o fracasso de qualquer governo, para provocar o bom debate neste blog. Hoje trazemos à luz mais um dado extremamente relevante para fazermos a necessária comparação do que representaram os oito (8) anos do governo do PSDB e os poucos de sete (7) anos do governo do PT.
Os dados de hoje são os relativos à valorização das ações de empresas na bolsa de valores. Os números são um monumental libelo contra os oito (8) anos do governo - ou seria desgoverno - do PSDB. Vejamo-los:

Pouco mais de sete (7) anos de governo Petista

>282% (duzentos e oitenta e dois por cento) em reais;

>494% (quatrocentos e noventa e quatro por cento) em dólar;

Oito (8) anos de governo do PSDB

>2,16% (dois vírgula dezesseis por cento). Isso mesmo, não é engano: desastrosos DOIS VÍRGULA DEZESSEIS POR CENTO.

Com a palavra os amigos ou não tão amigos assim defensores da volta daqueles nefastos e nebulosos tempos, que quase quebraram o nosso querido Brasil.

E A LEI NÃO É PARA TODOS SENHOR JORNALISTA?



Publicado: 19 de fevereiro de 2010 às 11:10 - Autor: Eliomar deLima

Nada de convidar o humorista Laitinho Brega para contar uma piadinha para o secretário municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano, Deodato Rfamalho.
Nessa noite de quinta-feira, o show que o artista iria fazer na barraca Crocobeach (Praia do Futuro) acabou cancelado.
A Seman alegou descumprimento de exigências da lei da poluição sonora.
Há muitos alegando que, nesse seu trabalho, a Seman estaria exagerando. Será?

AMARELO? NUNCA MAIS...


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CUMPRIMENTO DA LEI E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ROTA DA MUDANÇA NA SEMAM.

18/02/2010

Cidadania Ambiental nas áreas de riscos de Fortaleza

Parceria da Semam com demais pastas da prefeitura visa sensibilizar a população.

Sensibilizar crianças e jovens moradores de áreas de riscos de Fortaleza. Esse é o objetivo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano, Semam, que em parceria com as Secretarias Executivas Regionais, Secretaria de Saúde-Vigilância Sanitária e Defesa Civil vem realizando ações de sensibilização nas áreas de risco da cidade. As ações acontecem paralelamente às ações de gestão como limpeza e dragagem dos canais da cidade, realizadas pelas Secretaria Executivas.

As atividades de 2010, que percorrerão toda a cidade até abril, tiveram início nesta quinta-feira (18) com a realização da oficina de Cidadania Ambiental na Comunidade da Rosinha, situada no bairro da Serrinha - Regional IV – e se estenderão até o mês de abril com a presença de adultos jovens e

crianças. Na ocasião foram desenvolvidas atividades sócio-educativas como dinâmicas de integração e rodas de conversa sobre a atitude de cada um para com a cidade. Também foram abordados assuntos como lixo e separação de materiais recicláveis, além da poluição das águas do canal que atravessa a comunidade.

Desde 2005 a Semam faz parte do Comitê de Planejamento e Execução de Ações para a Quadra Chuvosa. A criação do Comitê foi uma iniciativa da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza e Gabinete da Prefeita. A finalidade é gerar uma política intersetorial para possibilitar um maior envolvimento dos órgãos municipais na prevenção e atendimento à quadra chuvosa.

Desde que foi criado o Comitê, o número de ocorrências de desastres teve uma queda de 25% a 40%. Outro dado importante e que há 5 anos não é registrada nenhuma vítima fatal, mostrando que realizar atividades de prevenção é o melhor modo de minimizar problemas como alagamentos nas áreas de risco de Fortaleza.


IBOPE CONFIRMA CRESCIMENTO DE DILMA ROUSSEF.



18/02/2010 - 10:50
Pesquisa aponta crescimento de Dilma Rousseff. Ciro estagnado
NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/02/2010 19h41


PT e PSDB tentam conter endividamento em ano eleitoral
O Ibope divulgou os dados de sua mais recente pesquisa eleitoral para a presidência da República. Os números referem-se aos dias 6 a 9 de fevereiro e indicam que a corrida rumo à presidência segue polarizada entre PT e PSDB.

> Você já definiu em quem votará para presidente? Opine.
O governador de São Paulo, José Serra, apresentou 36% das intenções de voto, enquanto a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, 25%. O deputado federal pelo Ceará, Ciro Ferreira Gomes, ficou em terceiro, com 11%, três a mais que a senadora Marina Silva, com 8%. Os votos brancos e nulos ficaram em 11%, enquanto 9% afirmaram ainda não saber em quem votarão em outubro próximo.
Em relação à última pesquisa, realizada dois meses antes, Dilma subiu oito pontos percentuais. Serra e Ciro variaram dois pontos percentuais para baixo, o que está dentro da margem de erro. Marina Silva subiu dois pontos. Na pesquisa anterior, o porcentual de votos brancos e nulos atingiu 13% e dos que disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder somou 12%.
Cenário sem Ciro Gomes
Excluindo Ciro Gomes da disputa, a pesquisa aponta José Serra com 41%, Dilma com 28% e Marina Silva com 10%. Brancos e nulos chegam a 12% e não sabem ou não opinaram, 9%.
Simulação de 2º turno
Em um eventual segundo turno entre o candidato tucano e a candidata petista, Serra leva vantagem, com 47% contra 33% de Dilma.
Ciro tem a maior rejeição
O deputado federal Ciro Gomes apresenta maior rejeição entre os pré-candidatos, com 41%, seguido de Marina Silva (39%), Dilma Rousseff (35%) e José Serra (29%).
Maioria segue aprovando governo Lula
A pesquisa também avaliou como a população vê o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 47% dos entrevistados afirmaram que a administração é boa, 29% disseram ser ótima, 19% classificaram como regular, 3% como péssima e 2% como ruim.
A pesquisa perguntou o desejo dos eleitores para o futuro político do país. 34% querem a total continuidade do atual governo, 29% querem pequenas mudanças com continuidade, 25% querem a manutenção de apenas alguns programas com muitas mudanças e 10% querem a mudança total do governo do País. Para 78% dos entrevistados, o presidente Lula é confiável, enquanto 18% disseram não confiar no presidente.
A pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 144 municípios de todo o Brasil. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

BOTANDO A BOCA NO TROMBONE (27)!

(De blogueiro colaborador).
Vamos Pensar...

Na próxima eleição para prefeito, o Nandinho será candidato a reeleição, isto é claro. Considerando que o poder é importante e que o nosso povo se vende por uma merreca, teoricamente o Sr. Assef ganha a eleição.
Mas é aí que levanto duas questões:
a) Será que o judiciário vai permitir sua candidatura mais uma vez, sem julgar os processos em curso?
b) Será que nosso povo não acorda e vê que os ASSEFES são apenas uma enganação e que hoje são detentores de um patrimônio invejável? E a origem desse patrimônio?
BOA-VIAGENSES, ACREDITO DE MAIS NO PODER DE DEUS E É ATRAVÉS DELE QUE O NOSSO POVO VAI MUDAR ESTE QUADRO DESASTROSO QUE SE ENCONTRA O PODER PÚBLICO MUNICIPAL.
Quando é que os funcionários vão ter reajuste de salário? Já estamos entrando no segundo ano e esse prefeito não ver que ainda não fez nada pelo funcionalismo?
Acorda servidores, façam greve, procurem seus direitos, não esperem por esse prefeito, porque ele não tem salário, isto é, salário ele tem, mas com certeza não é somente o que está no papel.
Por isso eu digo vamos à luta...
E veja bem eu fui um dos que vesti camisa amarela, briguei pelo 45 e hoje estou arrependido, pois sou funcionário público municipal.
"Eu era feliz e não sabia"...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

BIG BOSTA BRASIL!!!


BIG BROTHER BRASIL Autor: Antonio Barreto, Cordelista natural de Santa Bárbara-BA,residente em Salvador.

Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.

Há muito tempo não vejo
Um programa tão ‘fuleiro’
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.

Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, ‘zé-ninguém’
um escravo da ilusão.

Em frente à televisão
Lá está toda a família
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme ‘armadilha’.

Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.

O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.

Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.

Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.

Respeite, Pedro Bial
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Dar muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.

Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social
Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério – não banal.

Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.

A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os “heróis” protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.

Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.

Talvez haja objetivo“professor”, Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.

Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.

É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos “belos” na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.

Se a intenção da Globo
É de nos “emburrecer”
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.

A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.

E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.

E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.

E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.

A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.

Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol, baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.

Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganadose
vamos ficar caladosdiante de enganadores?

Barreto termina assim
Alertando ao Bial:

Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal…
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal…

FIM

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

OH! ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR...























Desejo a todos um carnaval de muita Paz, muita Alegria e que a quarta-feira de cinzas nos chegue debaixo de boas chuvas! Nada de desavenças; nada de brigas. E lembre-se: se for beber não dirija!

CID GOMES EM EMOCIONANTE DISCURSO DESTACA HISTÓRIA DO PT.




Cid vai à posse de Luizianne e ambos trocam juras de aliança eterna
"Estamos mais do que unidos na defesa da sua reeleição", disse a prefeita Luizianne Lins ao discursar, nesta noite de quinta-feira, quando tomou posse como presidente regional do PT
11 Fev 2010 - 22h42min
“Estamos mais do que unidos na defesa da sua reeleição”, disse a prefeita Luizianne Lins ao discursar, nesta noite de quinta-feira, quando tomou posse como presidente regional do PT.


O ato contou com a presença do governador Cid Gomes (PSB), que ouviu a fala da prefeita e devolveu: “Nem toda indústria naval do mundo vai mudar o carinho, a amizade e a atenção que eu tenho por Luizianne”.


Cid e Luizianne aproveitaram o ato de posse dela, ocorrido na sede petista (Bairro do Benfica), para desfazer qualquer interpretação dando conta de que estariam com relações estremecidades por conta do embate que travam no item localização do projeto de um estaleiro. Cid quer que seja na praia do Titanzinho, enquanto Luizianne é contra. Ambos deram demonstração de que a base aliada, apesar de certas divergências, vai marchar unida no Ceará.


Essa troca de gentilezas não foi, no entanto, testemunhada por outras lideranças aliadas como o presidente regional do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira. Pré-candidato ao Senado, mandou o vereador Carlos Mesquita como seu representante, alegando compromisso em Brasília. Eunício andou se queixando do PT que, na peleja esteja, quer indicar um senador e o vice-governador. Outro também da base aliada, o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho, não compareceu à posse de Luizianne. Ele é a favor do estaleiro na praia do Titanzinho, por exemplo, mas sempre vive às turras com a prefeita. O ministro José Pimentel, que trabalha como pré-candidato ao Senado, prestigiou o ato, ao lado do deputado federal José Genoíno (SP), única presença do estafe petista nacional na solenidade.




VAMOS NÓS: O ato de posse novo Diretório Estadual do PT, do qual faço parte, foi uma festa ao estilo da mais bonita tradição Petista: a sede do Partido lotada por uma militância animada, de bandeira desfraldada para impulsionar o PT na caminhada pelos avanços sociais, econômicos e políticos conquistados pelos governos Petistas. Um esclarecimento: o Salmito Filho não compareceu porque tinha viagem programada para fora do Ceará. Como a posse seria dia 10 e havia adiado a viagem para o dia 11. Contudo, em face de importantes votações no Congresso Nacional a posse teve que ser mudada do dia 10 para o dia 11. Só isso. Cai do cavalo quem pensa que mesmo com as naturais disputas internas do PT , na hora do "vamos-ver", haverá qualquer divisão.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CANDIDATO A VICE PREFERIDO DO PSDB VAI PRÁ PRISÃO... O BRASIL ESTÁ MUDANDO. UM DIA BOA VIAGEM TAMBÉM MUDARÁ.


Após ter prisão decretada, Arruda se entrega à PF
O governador deixou a residência oficial de Águas Claras em um comboio composto por seis carros
11 Fev 2010 - 17h05min
Doze dos 15 ministros da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram nesta quinta-feira, 11, decretar a prisão preventiva do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), envolvido no escândalo do mensalão do DEM. Dois ministros votaram contra a prisão. A sessão terminou às 17h20min (horário de Brasília). O vice-governador, Paulo Octávio, deve assumir o cargo. Minutos depois de STJ decretar a prisão, o governador deixou a residência oficial de Águas Claras. O comboio era composto por seis carros. Mais cedo, a assessoria de imprensa havia informado que Arruda cumpriria a determinação da Justiça e se entregaria à PF, caso fosse decretada a prisão. A Corte Especial do STJ também decretou a prisão de mais cinco envolvidos na suposta tentativa de suborno ao jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Sombra. Arruda teria proposto o pagamento de propina na tentativa de fazer com que Sombra mentisse em depoimento à Polícia Federal.

Na semana passada, a Polícia Federal prendeu Antônio Bento da Silva no momento em que ele entregava uma sacola com R$ 200 mil para Sombra. Além de Arruda, o STJ determinou a prisão do ex-deputado Geraldo Naves (DEM); Weligton Moraes, ex-secretário de Comunicação; Rodrigo Arantes, sobrinho do governador; Haroaldo Brasil de Carvalho, diretor da CEB (Companhia Energética de Brasília); e Antônio Bento da Silva, conselheiro do Metrô, que já foi preso.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

EM CASOS EXTREMOS, NÃO TEM JEITO! O VOTO NULO PODE SER UM REMÉDIO.

Agradecendo o(a) blogueiro(a) que nos enviou a matéria (vide comentário na postagem anterior), reproduzimos abaixo a matéria acerca da eleição realizada em Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro. Em princípio, não achamos que o voto nulo seja a solução. Contudo, dependendo da gravidade da situação, como, por exemplo, quando a disputa ocorra entre candidatos COMPROVADAMENTE fichas-sujas, o protesto do voto nulo pode ser sim uma saída, um aviso, uma advertência, aos maus políticos. Embora o fato tenha ocorrido em fevereiro de 2009, diante do desastre administrativo em Boa Viagem, vale a pena divulgar o fato, já que na época não consta que tenha havido divulgação.
Eis a matéria:
Cidade de Bom Jesus do Itabapoana-RJ.
Exemplo a ser seguido por todo Brasil
Pouco se divulga sobre o valor do voto nulo. Grande arma da democracia, o povo desconhece sua força. Quando o voto nulo atinge mais de 50% dos votos úteis, anula-se a eleição, e nenhum candidato daquele pleito pode candidatar-se novamente. O internauta Rodrigo Garrido, através do ambientalista e cidadão Celso Provenzano, enviou esta preciosa mensagem:
"É algo difícil de acontecer, mas aconteceu! Os votos nulos somaram 20821 ( 89,23%). Vejam a coragem e esclarecimento dessa população. O candidato a prefeito não servia e a população cuidou de eliminá-lo no voto. O TRE terá que fazer nova eleição e o candidato reprovado não poderá se candidatar novamente. O interessante é que esse fato não foi divulgado em nenhuma mídia. Até a Globo se calou... Se a moda pega, quem sabe não poderíamos depurar essa gente que vive enganando a todos? Quem sabe a solução que tanto almejamos não passa por aí?"

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SEMAM BATE NOVO RECORDE DE APREENSÃO DE PAREDÕES DE SOM.


Apreensões recordes no combate a poluição sonora em Fortaleza.

Vários bairros visitados

Final de s. emana de muito trabalho para a equipe de combate a poluição sonora da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, Semam. Foram apreendidos 19 veículos com paredões de som, principalmente na Praia de Iracema e Aldeota. Além disso, 7 estabelecimentos foram embargados por estarem com o som acima do permitido, 3 notificados por descumprimento do volume sonoro permitido, 9 por ausência de autorização especial para utilização de equipamento sonoro, 6 por falta de alvará e 2 por ocupação irregular da via e do passeio público.
As fiscalizações ocorreram nos bairros: Aldeota, Praia de Iracema, Osório de Paiva, Vila Pery e Maraponga.
As ações foram realizadas com o apoio do Ronda do Quarteirão, da Companhia de Polícia Militar Ambiental, CPMA, e do Grupo de Gestão Integrada da Polícia Militar, GGI.

A firme atuação do secretário Deodato Ramalho tem, gradativamente, devolvido a tranquilidade aos fortalezenses. Por isso, é que, em Fortaleza,, para qualquer problema na cidade, já se cunhou o refrão "Chame o Deodato..."


"EEEUUUUU VOU VOLTAR..." VADE RETRO!


O CULPADO É SEMPRE..."O OUTRO..."

Colaboração de um(a) blogueiro(a),
MEU CARO ROBERTO SILVA, GOSTARIA QUE VOCÊ LESSE E COMENTASSE ESSA CRÔNICA: Só concordo com Luiz Fernando Veríssimo, quando ele mostra, em crônica ótima e sem nenhum preconceito(!!!), que o povo não presta, que toda a ruindade do país resulta na existência do povo. Veríssimo que me desculpe, mas atribuir tudo de ruim só ao povo é incorreto e incompleto: o povo é aquilo mesmo, talvez até mais, porém não é o único responsável por tudo estar errado. Existem os outros que não prestam, vamos as eleições de 1989: todos queriam Lula, mas na hora da verdade, vem os outros e votam no Collor. A anarquia que reina no congresso nada tem com o povo, que não vota leis. São os outros que votam. Os outros fumam nos ônibus e elevadores e nem se preocupam com as boas maneiras ou as proibições. "Os outros que obedeçam", dizem cinicamente.
Quem é que não sabe votar? Quem fura as filas? Quem dirige sem cuidado, achando-se dono das ruas só porque tem carro? Quem entra na contramão? Quem buzina quando abre o sinal verde? Quem acredita no choro da santa? Quem votou no Fernando Collor, no Fernando Henrique Cardoso, no FERNANDO ASSEF? Os outros, e ninguém mais.
Alguém já viu ou teve noticias de um acidente que não sejam provocados pelos outros? Nunca! Eu, quando viajo, nem me preocupo comigo, mas com os outros, que são irresponsáveis, ultrapassam nas curvas, guiam com excesso de velocidade, etc. Os outros, sempre os outros. Os outros são nossa desgraça! Mas quem são, afinal, os outros? Deve ser antes sobrenaturais, pois nunca os identificam. Todos criticamos ou nos escondemos por trás dos outros, todos projetamos nos outros os traços ruins de nossa personalidade, todos esperamos que os outros cumpram com o dever, mas ninguém diz quem os outros são.
Os próprios outros não se conhecem. Com certeza, lendo esta crônica, os outros vão achar que os outros a quem me refiro são os outros.
Uma última acusação, gravíssima, os outros plagiam os bons cronistas. Esta crônica, por exemplo, parece coisa dos outros.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

GOVERNO DO PT ELABORA LEI PARA PUNIR CORRUPTORES.


Com atraso, Brasil monta projeto para punir empresas corruptoras
Maurício Savarese
Do UOL NotíciasEm Brasília
Décadas depois de iniciativas semelhantes de outros países importantes, o Brasil começa nesta segunda-feira (8) a combater diretamente os corruptores ligados à gestão pública com um projeto de lei a ser enviado ao Congresso para responsabilizar administrativa e civilmente empresas envolvidas em atos de corrupção, em especial os ligados às licitações. Na noite de hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina a mensagem aos parlamentares pedindo a aprovação da iniciativa antes das eleições deste ano.
A proposta visa mudar a Lei de Licitações e foi formulada pela Controladoria-Geral da União e pelo Ministério da Justiça – assessorados pela Casa Civil da Presidência da República e pela Advocacia-Geral da União. A iniciativa busca preencher lacunas na legislação e punir empresas que fraudam licitações, oferecem propina a servidores ou forjam tanto a realização de serviços como a venda de produtos ao governo. O projeto também ataca a corrupção em transações comerciais internacionais.
De acordo com o projeto do Palácio do Planalto, as punições às empresas corruptoras pegam diretamente no bolso: multa de entre 1% e 30% do faturamento bruto, impedimento de receber benefícios fiscais, suspensão parcial de atividades ou até a extinção da empresa. Na legislação atual, a principal sanção é a declaração de inidoneidade, que impede a empresa de entrar em licitações da administração pública.
O problema é que essa restrição era facilmente burlada, já que os administradores de uma empresa declarada não idônea poderiam simplesmente abrir outra companhia, uma vez que os antecedentes não os acompanhava. Muitos casos de corrupção em licitações se davam nessa mesma estrutura. A partir de agora os administradores condenados levarão sua condição para qualquer companhia que gerirem.
“O projeto muda nesse aspecto e dá um golpe bem direto contra a corrupção”, disse Claudio Weber Abramo, diretor-executivo da ONG Transparência Brasil e especialista em combate à corrupção, ao UOL Notícias. “Com isso ficamos ao lado de outros países importantes em uma área na qual estávamos descobertos. Isso não acaba com corrupção, mas é um bom avanço.”
Mais riscos para os corruptos

Hoje, um funcionário preso por ato de corrupção é processado individualmente – muitas vezes tendo seu advogado pago pela empresa onde trabalha, que raramente é responsabilizada por atos muitas vezes combinados com os corruptores. O projeto de lei muda essa relação. “Agora aumenta o risco para as empresas se envolverem em pagamento de propina, por exemplo”, afirmou Abramo.
Para o ministro-chefe da Controladoria, Jorge Hage, a possibilidade de multar a iniciativa privada por práticas de corrupção também desestimula a corrupção porque atualmente ainda é “muito difícil, senão impossível, alcançar o patrimônio da empresa para obter o ressarcimento do dano causado à administração pública”.
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, afirmou que o projeto pode contribuir para reduzir os níveis de corrupção no país, uma vez que a legislação atual não prevê meios para atingir o patrimônio das empresas e ressarcir os prejuízos causados por empresas corruptoras.
"Servirá para enfrentar essa relação, muitas vezes espúria, entre o poder público e as empreiteiras. Na corrupção, há sempre dois sujeitos: o que é corrompido e aquele que corrompe. É fundamental que haja punição efetiva nas duas pontas", declarou.Iniciativas semelhantes para punir empresas corruptoras datam da década de 1970 nos Estados Unidos, que foi acompanhado por vários outros países importantes, como Reino Unido, França e Alemanha.


VAMOS NÓS: Você conhece alguém processado por corrupção cujo advogado de defesa é pago pela própria vítima, ou seja, a administração pública?

QUEM TEM MEMÓRIA RECONHECE... E O POVO TEM MEMÓRIA.














Por ser bastante pertinente reproduzimos comentário de um(a) blogueiro(a) acerca da enorme diferença das ações dos governos anteriores e do governo do PT. O(a) blogueiro(a) aborda um ponto bem conhecido do povo: antigamente o povo mendigava nas portas dos políticos oportunistas e fisiológicos por um mero "bico de luz". No governo do PT a coisa mudou completamente: a luz é para todos. A COELCE, no caso do Ceará, é obrigada a colocar a energia. O governo banca.
Eis a mensagem:
"amigos de boa viagem,quando criança morava no interior de Boa Viagem, quantas humilhações! Eu vi o povo atrás de um politico para colocar energia na sua casa,. Vejam hoje a diferença: Você não precisa dessa humilhação. Isso é PT. Isso é LULA. Isso é competência. Isso é responsabilidade. Isso é a verdade que os fichas sujas se incomodam. Por isso eu sou LULA E DILMA,. Eu faço parte do PR, mas estou com PT e LULALALALALA!!!!!"

domingo, 7 de fevereiro de 2010

VÍDEO COMEMORATIVO DOS VINTE ANOS DO PT.

video

ASSUNTO DA SEMANA DO JORNAL O POVO.


Qual a relação custo-benefício de construir o estaleiro na praia do Titanzinho?
06 Fev 2010 - 20h21min
Durante toda a semana O POVO acompanhou a polêmica sobre a construção do estaleiro na praia do Titanzinho. O tema repercutiu entre os internautas e gerou mais de 300 comentários em matérias publicadas no O POVO Online somente entre os dias 1º e 4. Tanto interesse motivou a criação do fórum ``Você é a favor do estaleiro no Titanzinho?`` no portal www.opovo.com.br. Leitores também enviaram para a Editoria de Opinião e-mails comentando a polêmica. Na enquete de hoje, O POVO procurou saber os prós e contras da localização do empreendimento.

Vantagens
Existe um ponto fundamental nessa discussão: o único lugar possível para a instalação do estaleiro é o Serviluz. A população será ouvida sobre esta decisão. Sua implantação gerará 6.200 empregos, sendo 1.200 para a população local, além de outros benefícios sociais, como a qualificação profissional. Não será necessário o deslocamento de nenhuma família da área e, também, será possível compatibilizá-lo com outras iniciativas urbanistas, considerando a existência do Porto e de outras indústrias instaladas ali há muitos anos. O transporte da matéria-prima será pelo mar, portanto, sem congestionamento de tráfego. A prática do surfe terá continuidade. Homens e mulheres, jovens e adultos ali residentes serão favorecidos.
ADAIL FONETENLE
Secretário de Infraestrutura do Estado do Ceará

Comprometimento
Além dos aspectos técnicos e ambientais que envolvem um estaleiro, já expostos pela comunidade acadêmica e científica, esse empreendimento comprometeria uma série de iniciativas da Prefeitura de Fortaleza que envolvem o litoral de maneira integrada. Ações que, inclusive, já estão em andamento à luz do Projeto Orla, como o Vila do Mar, a requalificação da Praia de Iracema e da Beira Mar, dentre outros. Além disso, propomos a criação de um parque marítimo na Praia Mansa, aberto à comunidade, que se integraria ao Titanzinho e ao Farol Velho do Mucuripe - que será requalificado -, bem como ao Aldeia da Praia, projeto de requalificação urbana do Serviluz que está em fase de captação de recursos. Ou seja, um estaleiro no local iria contra as nossas perspectivas de desenvolver a região aproveitando seu potencial turístico e belezas naturais. LUIZIANNE LINS
Prefeita de Fortaleza

Debate
Ainda faltam muitas informações para ser possível dar essa resposta adequadamente: afinal, os empregos do estaleiro irão durar quanto tempo? Quem será favorecido já que a população do Serviluz não tem qualificação adequada? Oferecer 1.200 empregos para uma região tão pobre como aquela é sempre uma atitude positiva, mas, antes de se decidir pela instalação ou não de um empreendimento de tal dimensão, deve-se pesar se vale mesmo a pena diante de outras potencialidades pouquíssimo exploradas até aqui e que estarão sendo anuladas, como a do surfe e a do turismo, além das relações dos moradores dali com o mar, que serão totalmente modificadas. Abrir para um amplo debate, com os mais diversos segmentos da sociedade, é algo que deve anteceder qualquer decisão.
KAMILA FERNANDES
Editora adjunta do Núcleo de Conjuntura do O POVO

Inviabilização
É impraticável calcular a relação custo/benefício na falta de dados sólidos. No entanto, salta aos olhos a inconveniência de se construir ali um estaleiro, mesmo dentro do mar, inviabilizando o aproveitamento futuro da praia para uso mais nobre. Seria uma praia sem mar. A Praia do Titanzinho está degradada, é verdade, mas, junto com a Praia Mansa, ocupa o espaço mais bonito de Fortaleza. Com descortino, visão e vontade política, poderiam os governantes transformar aquele recanto no cartão postal da cidade. A construção do estaleiro atende a uma visão imediatista, de curto prazo, que cava a criação de mil e poucos empregos hoje em detrimento de milhares de empregos de qualidade que a atividade turística poderia gerar no futuro. Embelezemos a cidade! Afinal, Fortaleza pretende ou não se converter num destino turístico de peso?
AFFONSO TABOZA
Diretor da Federação das Industrias do Estado do Ceará (Fiec)

Inclusão
Segundo o Banco Mundial, R$ 116.285 é o custo de um jovem engajado em atividades criminosas. No Serviluz, são cerca de 300 jovens. Os projetos sociais de surfe, de turismo comunitário, de fotografia, audiovisual e inclusão digital do Titanzinho mantém mais de mil crianças e jovens longe das drogas, do crime e da violência. Com inclusão cidadã, com o pé na praia e nas ondas, promovem economia anual de R$ 116.285.000 para o Ceará. Sem escola de ensino médio, reivindicação histórica ignorada pelo Governo do Estado, e com esgotos a céu aberto, dos 21.529 moradores do Serviluz apenas 14.887 são alfabetizados. É o pior IDH-M da SER II, 0,386. Do bico vão passar a técnicos da indústria naval mundial? Benefício? Cuca, Projeto Orla, Zeis, Pronasci e economia criativa.
LEONARDO SÁ
Doutor em Sociologia e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência da UFC

Esclarecimento
Meu coração está triste diante da falta de informação que tenho em relação ao Estaleiro. Muitas reportagens vêm sendo feitas, mas nenhuma nos dá a segurança devida relacionada ao remanejo ou não dos moradores do Titanzinho. Sou uma moradora privilegiada do bairro e moro bem em frente ao paraíso. Serei prejudicada por conta dos ventos e de não poder ter essa paisagem belíssima como fonte de inspiração para minha vida. Também não posso ser egoísta em meio a tantos trabalhos que podem surgir para a maioria da população, mas o que peço é o esclarecimento para todos moradores ou não deste bairro, para acabar com os desentendimentos entre moradores. Que esse assunto seja esclarecido logo.
SARAH ARAÚJO ANDRADE
Estudante de Administração e Logística e moradora do Titanzinho

VAMOS NÓS: Nesse debate todo, sem que isso signifique uma posição rígida a favor ou contra o LOCAL do empreendimento, convém considerar que com o valor para se criar um (1) emprego na indústria pesada se cria sete (7) empregos na indústria limpa do turismo. Assim, dá para imaginar o grande empreedimento turístico com a quantia que o Estado pretende aplicar no estaleiro, algo em torno de R$ 60.000.000,00 (sessenta milhões de reais), sem falar, obviamente, no montante da iniciativa privada.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

SÃO PAULO E O DESCASO TUCANO... VINTE ANOS DE GOVERNO!




GENTILEZA GERA GENTILEZA.

PRESENTE
Um garotinho ganhou um caminhãozinho de madeira, mas com medo que ele estragasse nunca brincava com ele, deixando-o sempre bem guardado. Ficou tão bem guardado que o garotinho esqueceu dele, o tempo passou e o garotinho cresceu, namorou e casou, indo morar em sua própria casa, nunca mais nem de longe lembrou-se do caminhãozinho que ganhou quando tinha 5 aninhos. Seu filho nasceu e começou a crescer chegando aos 12 anos quando seu avô encontrou o caminhãozinho que havia dado a seu pai e ele nunca havia brincado com ele, e foi dá-lo ao neto pensando que iria agradar muito ao netinho. Mas para sua surpresa o menino nem quis aceitar o brinquedo, dizendo que aquilo era para menino bobo, que ele brincava com eletrônicos e computadores, o avô desapontado levou o caminhãozinho e deu-o a um garoto pobrezinho que viu na rua, e logo viu a carinha de felicidade que o menino ficou, pois para ele aquele era o maior dos presentes que já havia ganhado.
É assim mesmo na vida, Deus nos dá presentes que guardamos tão bem que nunca o usamos, e quando alguém o encontra e dá-lo a um filho nosso, ele nem aceita, pois já foi rejeitado por nós, então este presente terá que ser dado a uma pessoa que tenha humildade para reconhecer sua grandiosidade.
Vamos usar os presentes que Deus nos dá, eles são simples mas são os melhores, os que fazem as pessoas felizes; eles são: Amor, Caridade e Fraternidade. São simples, mas sem eles não existe felicidade.
Eu desejo que você fique com Deus e tenha um excelente diia!!
Postado por Sandra Linhares (Show da Manhã).

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

COSTURA DE CIRO COM TASSO JEREISSATI PODE JOGAR POR TERRA ALIANÇA DO PT/CEARÁ COM CID GOMES.


Planalto pode impedir aliança do PT com Cid no Ceará
(Do blog do Eliomar de Lima)

Tasso conversou com Ciro Gomes.
“Diante do bombardeio do deputado e ex-ministro Ciro Gomes (PSB) para manter sua candidatura presidencial, o Planalto decidiu mudar de estratégia: agora vai jogar pesado com o PSB e tentar sufocar o partido, principalmente dificultando as alianças regionais. O governo fará forte pressão em Pernambuco, onde o governador Eduardo Campos, presidente do PSB, vai tentar a reeleição com o apoio do PT. Também deve jogar pesado em estados como Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe, ameaçando dificultar acordos regionais já adiantados.
A estratégia, com isso, é repassar para o PSB o ônus político da retirada da candidatura de Ciro.
A reação se dá após dias seguidos de ácidas críticas de Ciro ao PT, ao PMDB e, principalmente, ao próprio Lula. O tom enfático do deputado pegou de surpresa o governo e o PT. Segundo um ministro, não se esperava que ele fosse tão duro.
— Esse é o estilo de Ciro. Temos que ter paciência. Ele tenta consolidar sua candidatura. Mas essa negociação tem que passar pelos partidos, pelos governadores e pelos arranjos políticos regionais, para só depois consolidar o quadro nacional — comentou o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), alertando: — Quem é governo não deve se dividir.
Petistas ameaçam romper com Cid Gomes No Ceará, vários petistas já ameaçam retirar apoio à reeleição do governador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro.
DETALHE – Ciro Gomes visitou ontem, no Senado, o senador Tasso Jereissati. Ambos tiveram uma longa conversa no plenário da Casa.
(Este Blog com,O GLOBO/Foto – Agêncai Brasil)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Zé Serra, olha a chuvaaaa!!

(Blog do Eliomar de Lima)

Salute!!





JEITO PSDB DE FAZER EDUCAÇÃO!


"É um absurdo o Governo Serra cortar pela metade os investimentos em formação de professores”
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
“O vereador Gabriel Chalita (PSB) atacou o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), por seu desempenho na política educacional para o Estado.

Diego Salmen, Terra Magazine "É um absurdo o Governo Serra cortar pela metade os investimentos em formação de professores", criticou o vereador. "E nada de aumento salarial". "Infelizmente o governo Serra destruiu os programas de formação, as escolas de tempo integral, a escola da família... que pena", completou.

Nas eleições de 2008, o ex-secretário foi o vereador mais votado na capital paulista, com 102.044 votos, o equivalente a 1,7% do total de sufrágios válidos na cidade.

Insatisfeito com a "falta de espaço" no PSDB, Chalita se desfiliou do partido em setembro do ano passado. Neste ano, deve disputar uma cadeira no Senado pelo PSB.”

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

EFEITO DILMA ROUSSEFF!


"Isso é um pesadelo. Deus me livre"
Rodrigo Maia, sobre a pesquisa Vox Populi em Pernambuco que dá 45% das intenções de voto a Dilma Rousseff, na eleição presidencial

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

ENFIM, O BOM SENSO PREVALECEU COMO DEFENDI EM COMENTÁRIOS ANTERIORES.


Dom Adélio entrega comando da Faculdade Católica de Quixadá
(Blog do Eliomar de Lima).

Dom Adélio Tomasin já não é mais chanceler da Faculdade Católica Rainha do Sertão, situada em Quixadá (Setão Central). Em carta enviada ao bispo, dom Ângelo Pignolli, sábado último, ele apresentou renúncia, mas não expôs motivos, segundo informação da Rádio Monólitos, desse município.

Dom Adélio pediu que o povo quixadaense colabore com o pastor e bispo diocesano “na conservação e no progresso da Católica de Quixadá”. Ainda pediu para ele e para dom Ângelo e abençoou a todos os quixadaenses, buscando por fim num impasse criado em torno do controle dessa faculdade.

Havia uma briga de poder entre adeptos de dom Adélio e o novo bispo de Quuixadá, o que prejudicaria a imagem da faculdade.

(Rádio Monólitos e Jangadeiro Online)