segunda-feira, 9 de maio de 2011

DIA D. BOA SORTE BOA VIAGEM!

Eleição define cidade que receberá hospital regional

Será escolhida hoje a cidade que receberá o Hospital Regional do Sertão Central. Boa localização é o principal argumento dos municípios que disputam a obra

09.05.2011| 01:30 - O POVO

0
Nova unidade de saúde será construída nos mesmos moldes do Hospital do Cariri (RAFAEL CAVALCANTE) Nova unidade de saúde será construída nos mesmos moldes do Hospital do Cariri (RAFAEL CAVALCANTE)

Não é ano eleitoral, mas o clima é de campanha no Interior. Os municípios de Boa Viagem, Canindé, Quixadá e Quixeramobim disputam a sede do futuro Hospital Regional do Sertão Central.

A decisão sobre onde será construído o hospital sai hoje de manhã, em eleição às 9 horas, no Centro de Convenções. Os outros 16 municípios da Região que não disputam a sede têm direito a voto.

Em abril, prefeitos e vereadores dos quatro municípios que estão no páreo foram a campo para convencer os representantes das cidades vizinhas.

Muito gogó e apertos de mão foram gastos em visitas de cortesia e anúncios em carros de som, rádios e jornais. Para contribuir no debate, O POVO procurou os quatro municípios para saber por que eles devem sediar o hospital.

Em visita aos municípios de Arneiroz, Aiuaba e Tauá, no Sertão de Crateús, o prefeito de Boa Viagem, Fernando Assef, defende que o município é o mais bem localizado entre as cidades candidatas. “A menor distancia pode salvar uma vida. De Boa Viagem, não tem nenhum município (da Região) a mais de 200 km”, calcula.

Para Assef, também contam a favor de Boa Viagem uma casa de apoio para os pacientes e bem estruturado projeto de esgoto para o hospital. “Os pacientes que não puderem ficar na casa de apoio vão poder voltar para almoçar na própria cidade, por conta da localização”, avalia.

O prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, diz que o município está “na briga” e já conta com votos fechados de pelo menos três municípios próximos. Ele também cita a boa localização do terreno de Canindé, às margens da BR-020, como ponto forte do município. “Temos bom fornecimento de água e esgoto, teremos atendimento do Samu e a policlínica está em construção bem adiantada”, enumera.

Segundo Pessoa, também pesam a favor do município o turismo religioso e o fato de 2 milhões de pessoas passarem por Canindé por ano.


Apoio

Para o secretário de obras de Quixadá, Carlos Augusto Cavalcante, a cidade foi preparada ao longo do tempo pelo Governo do Estado para ser sede de uma unidade hospitalar de grande porte. Ele cita a existência do aeroporto regional e do hemocentro regional como dois equipamentos que darão apoio ao futuro hospital.

Além disso, Cavalcante classifica o município como “maior polo universitário fora de Fortaleza” e sede de sete cursos de nível superior na área de saúde. “Diferente de outros municípios, Quixadá atende aos critérios do Ministério da Saúde de assistência, regulação (de leitos) e ensino e pesquisa”, avalia.

O secretário não deixa de citar o sempre lembrado argumento da localização. “O terreno do hospital fica a mil metros do aeroporto. A cidade toda fica num raio de 1km e é em torno de 100 km a maior distância para o município mais distante”, aponta.

O POVO tentou contato, durante dois dias da semana passada, com a prefeitura de Quixeramobim. Ninguém atendeu nos números da prefeitura e no celular do prefeito, Edmílson Vasconcelos Júnior.

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA

O Sertão Central será a terceira região do Ceará a receber hospital de alta complexidade. Além do inaugurado Hospital do Cariri, deve ficar pronto até o fim do ano o Hospital da Região Norte, em Sobral.

COMO SERÁ A ELEIÇÃO


Quatro municípios apresentaram proposta de terreno para receber o Hospital. São eles: Boa Viagem, Canindé, Quixadá e Quixeramobim.

Tem direito a voto os outros 16 municípios da Região: prefeitos, presidentes da Câmara Municipal e presidente do Conselho Municipal de Saúde de cada município tem direito a um voto cada.

O peso dos votos é proporcional à população de cada um dos 16 municípios votantes. Um voto de município com 50 mil habitantes, por exemplo, tem peso 50.

A eleição é aberta, realizada em dois turnos. Para levar no primeiro turno, o município deve ter metade dos votos mais um.

Em caso contrário, a eleição vai para segundo turno, entre os dois primeiros colocados. Vence o município que tiver a maioria absoluta
dos votos.

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

8 comentários:

CARLOS ALBERTO disse...

nao era para ser diferente mesmo nao, com uma camara incompetente deste nao poderia ser vitoria, ainda fica este Anchieta (este aprendeu rapidinho, com os assefes), MENTIROSOS, TODOS NOS SABEMOS QUE ELES SO FORAM ATRAZ DESTE HOSPITAL DEPOIS QUE A RADIO LIBERDADE COMEÇOU A COBRAR DELES, eles querem mesmo uma saude que o povo precise correr atraz deles para marcar uma consulta, para eles madarem um bilheite para o GUTEMBA e depois cobrarem o voto dele, e nao se preocupem por o hospital ir para quixeramobim, nos tempos dos nossos avos nosso atendimento era la em quixeramobim, quando elegerem o nandinho mais cinco anos, e nos voltaremos e ser distrito de quixeramobim, VAMOS VOTAR NO NADINHO DE NOVO, HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

CARLOS ALBERTO disse...

Os nossos politos nao estao nem ai para perda deste hospital, eles sabem que proximo as eleiçoes eles pagam os cabos eleitorais, estes sim so quem ganha pois wmpregam filhos, filhas, esposa, agregam carro, tem direito de fazer o que quer, eles sabem que bastam 10 reais eles compram o povo pois os mesmo tem memoria curta. arroxa nadinho

Anônimo disse...

JÁ ERA: Hospital Regional será em Quixeramobim.

ÚNICO CULPADO: PREFEITO FERNANDO ASSEF E SUA CURRIOLA.


E agora?

O Prefeito Assef incompetente vai colocar a culpa em quem? É costume dele culpar sempre alguém pela sua incompetência. Ainda bem que ninguém morreu durante esse processo, se não ele culparia o morto, como fez com o falecido Dr. Sérgio ao culpá-lo pelo pagamento de salário a médicos fantasmas.

Ou será que ele não vendeu a desistência para Quixeramobim?

Vindo dele tudo é possível.

Anônimo disse...

Quixeramobim venceu a votação, por causa de políticos sem vergonha. Que no momento da votação não pensaram em nós cidadãos, mais sim no dinheiro que receberam por fora.
E quem sai perdendo aí somos nós porque os politicos que votaram em Quixeramobim não vão precisar do hospital e sim nós que iremos necessitar dele. E prejudica todo mundo.
Enquanto tinha Boa Viagem com a melhor localização para receber esse hospital pelo fato de ficar as beiras da BR 020 que é uma localização ótima que abarcaria todas as necessidades da região.
Para os boaviagenses nem é tão longe mais se formos analizar a distância das outras cidades é muito mais longe.COMPARAÇÃO: UMA PESSOA DOENTE VAI DE taUÁ PARA BOA VIAGEM E CHEGA COM DISTANCIA DE CERCA DE UNS 180KM, ENQUANTO PRA QUIXERAMOBIM É O TRIPLO DA DISTANCIA E É CONTRA MÃO. Ou seja se a pessoa estiver correndo risco de vida morreria antes de chegar em Quixeramobim.
O Governador errou feio, porque se em Juazeiro do Norte e no Crato ele baixou a ordem e o hospital foi construido porque que aqui no sertao central teve toda essa "inrolagem"porque isso nao da pra chamar nem de votação.
Se as autoridades incluindo governador, prefeitos e vereadores quisessem realmente o bem da população, eles teriam escolhido logo de cara o local de acordo com a localização geografica da regiao, mais eles nao estao preocupados com nós mais sim com o dinheiro que rola por baixo prejudicando draticamente a população da regiao, enquanto se fosse contruido em Boa Viagem seria o melhor pra todo mundo. E agora fica a pergunta: senhores vereadores e prefeitos que deram apoio a Quixeramobim vão dar os seus carros particulares para nós ou vão nos carregar nas costas pra ir até Quixeramobim? Porque não existe nenhuma linha de trasporte. E mais o custo de vida de Quixeramobim é autissimo e estou só mandando o recado pra quem for pra lá levem muito dinheiro para hospedagem porque é caro que não é brincadeira.
Entao a minha mensagem final é: "POVO DO SERTÃO CENTRAL ISSO É UMA DEMONSTRAÇÃO DA BURRADA QUE TODOS VOCÊS FISERAM COLOCANDO ESSES POLÍTICOS SEM CARATER NO PODER PRA FICAR FAZENDO ACORDOS POLÍTICOS EM VEZ DE PENSAR NA POPULAÇÃO. PROXIMO ANO TEM ELEIÇÃO PRA PREFEITO, AÍ VOCÊS VOTEM NESSES CALHORDAS DE NOVO PRA PREJUDICAR AINDA MAIS VOCÊS!!!
É UMA PENA PARA NÓS PORQUE SOMOS NÓS QUE VAMOS SOFRER COM TUDO ISSO.

Anônimo disse...

Que pena da população da região dos inhamuns, que belos representantes eles tem, só pensaram no acordo político e em nenhum momento pensaram na população que os elegeram, imagine só uma pessoa doente vindo de Parambu até Quixeramobim, só Deus para salva-los, pois a distância é imensa sem contar que é contra mão e não tem nenhuma linha de ônibus.
Parabéns ao povo da região de Canindé todos foram honestos, e pensaram no que seria melhor para a população. Madalena, me envergonha, pense num povo falso sem contar que Pedra Branca e as demais cidades são piores. Agora, povo da região do Sertão Central e Inhamuns, vão votar nessas carniças de novo pra fazerem pior!
Prefeitos, vereadores e conselheiros da saúde vocês vão nos carregar nas costas até Quixeramobim?
Pensem e reflitam na burrada que vocês fiseram!!!

Eleitora atenta disse...

Lamento profundamente com a perda desse grande empreendimento que viria para Boa Viagem,é uma pena que os poderosos do poder não estejam preocupados com o bem comum do povo, mas com os acordos das novas eleições. Só confia no Domingos Filhos quem mama nas tetas dele. É uma raposa velha da politica, com um belo discurso ludibria a mente dos pobres coitados. Não culpo apenas o Prefeito da nossa sofrida Boa Viagem, mas os imundos que se uniram com Cirilo Pimenta, Domingos Filho, e outros em troca de favores e os idiotas alienados ainda votam nesses canalhas. Sei que todo amam o glamour, a vaidade do poder, os carros novos, e principalmente estarem juntos dos aduladores e puxa sacos do poder.

Anônimo disse...

OH! POVO ABESTADO ESSE DE BOA VIAGEM VOLTAREM EM CORRUPTO DE FORA COMO CIRILO PIMENTA (só colocou pimenta nos olhos do povo besta)
GENESIAS DEU UM BELO KLOTE NOS BABOES E NOS BESTAS,
SEM FALAR NOS DOMINGOS FILHO/NETO 2 RAPOSA SABIDO E AFINAL TODOS QUE LEVARAM O VOTOS DOS BOAVIAGENSE DE MEMORIA CURTA.
PEIA! PEIA! E TOME PEIA!
Mayara

Anônimo disse...

OH! POVO ABESTADO ESSE DE BOA VIAGEM VOLTAREM EM CORRUPTO DE FORA COMO CIRILO PIMENTA (só colocou pimenta nos olhos do povo besta)
GENESIAS DEU UM BELO KLOTE NOS BABOES E NOS BESTAS,
SEM FALAR NOS DOMINGOS FILHO/NETO 2 RAPOSA SABIDO E AFINAL TODOS QUE LEVARAM O VOTOS DOS BOAVIAGENSE DE MEMORIA CURTA.
PEIA! PEIA! E TOME PEIA!
Mayara