quinta-feira, 24 de novembro de 2011

DEP. EUDES AMANHÃ EM BOA VIAGEM. MANDATO QUE HONRA O CEARÁ E O SEU POVO. O PRÓXIMO SEMINÁRIO SERÁ EM BOA VIAGEM. ESTÁ LANÇADO O DESAFIO.

Seminário discute Superação da Pobreza e aprova Carta do Maciço de Baturité
22 de Novembro de 2011 às 16:20

Dep. Eudes Xavier conduz o processo de aprovação da Carta do Maciço de Baturité no último dia do seminário.


Deputado Eudes Xavier - abertura do Seminário
Durante dois dias a população do Maciço de Baturité esteve reunida no seminário “Tecendo Caminhos para Superação da Pobreza no Maciço de Baturité“, na sede da 8ª Crede, para debater e apontar sugestões de combate a extrema pobreza na região. O evento, realizado pela Câmara dos Deputados numa iniciativa do mandato do deputado federal Eudes Xavier, contou com a participação de secretários estaduais, prefeitos(as). Parlamentares, representantes do governo federal, movimentos sociais, lideranças sindicais, trabalhadores(as) e estudantes. No final do encontro, os participantes aprovaram a Carta do Maciço de Baturité com as principais reivindicações da região para ser entregue ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence e a presidenta Dilma Rousseff.
                         Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins, dep Eudes Xavier e o                                  delegado    do MDA no Ceará Francisco Sombra,
O evento foi aberto na manhã da sexta-feira (18.11) pelo deputado federal Eudes Xavier. Na ocasião, o parlamentar destacou a importância do evento para mudar a realidade da região. “Estamos aqui em busca de alternativas para diminuir os altos índices de pobreza que ainda dificultam a vida de milhares de homens e mulheres dessa região. É preciso mais investimento em setores básicos como educação e saúde e na geração de emprego e renda”, apontou o parlamentar. Em seguida, os participantes assistiram a apresentação do Grupo de Flauta do Projeto Cidadania como Arte e Cultura, da Santa Casa de Baturité, formado por crianças filhos de trabalhadores e trabalhadoras, sob a coordenação de Tony Lopes.


Plenária 
O reitor da Unilab - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Paulo Speller, abriu o primeiro painel do seminário, intitulado “Pobreza no Brasil e no Nordeste: desafios e perspectivas”. Baseado em dados do IBGE, Speller lembrou que 20% da população cearense vivem com uma renda mensal de cerca de 70 reais. “ Apesar dos avanços obtidos com as políticas públicas de combate a miséria, ainda há muito a ser feito “, disse ele. Paulo Speller, entretanto, frisou que o Ceará, mesmo diante desse quadro, se destaca no cenário nacional por está conseguindo aliar desenvolvimento econômico à desenvolvimento social, na medida em que diminui a concentração de renda. O reitor aproveitou o evento para lançar um desafio aos presentes: o projeto Unilab 2020, que já recebeu o aval da Unesco. A ideia é, nos próximos oito anos, realizar diversas ações na área da educação dentro dos municípios do Maciço de Baturité, contando com parcerias dos governos municipais, estadual e federal e parlamentares, além da própria universidade.
O secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, também participante do painel, iniciou sua fala destacando os programas desenvolvidos pelo governo cearense centrados no combate a extrema miséria. Nelson Martins lembrou que o crédito não é a preocupação do momento, mas reforçou a importância da organização dos grupos. “Precisamos aproveitar o excelente momento para colhermos os frutos das ações em andamento. Temos que trabalhar, por exemplo, os projetos de capacitação das lideranças e fazer uso da irrigação nos projetos voltados para agricultura familiar “ exemplificou o secretário. Segundo ele, o grande desafio é organizar a produção em suas diversas etapas, desde a preparação da terra até o processo de comercialização da safra.
O delegado local do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Francisco Sombra, deu prosseguimento ao painel apresentando um estudo do MDA, uma espécie de radiografia da pobreza no país. “Cerca de dezesseis milhões de pessoas vivem na extrema pobreza no nosso país. Vinte e cinco por cento estão no meio rural. E o que é mais preocupante: cinquenta e um por cento tem até dezenove anos“, revelou o delegado. Segundo ele, o MDA tem trabalhado para inserir 4,3 milhões de brasileiros do meio rural nos programas de crédito. Sombra lembrou que para reduzir o quadro de miséria é preciso promover crescimento com distribuição de renda, valorizar cada vez mais o salário mínimo, expandir as políticas de crédito e de transferência de renda, além de fortalecer as políticas agrícola e agrária para a agricultura familiar.
O primeiro dia de debates foi retomado no período da tarde com o painel “ Apresentação do Plano Brasil sem Miséria e os dados da realidade no estado do Ceará “. Na fala inicial, o professor Carlos Manso, do Laboratório de Estudos da Pobreza da Universidade Federal do Ceará, traçou um quadro da realidade brasileira do ponto de vista populacional. “Temos uma população de mais de 190 milhões de brasileiros e estamos crescendo num ritmo muito acelerado. O problema é que a riqueza não vem sendo distribuída da mesma forma que está sendo gerada“, lamentou.
No Ceará, segundo Carlos Manso, a situação de extrema pobreza responde por cerca de 4% da população, totalizando 1.502.924 de cearenses nessa situação. “Só perdemos para a Bahia e o Maranhão. Somos uma sociedade de baixa renda“, revelou o professor. Para ele, o governo do estado deve assumir um plano de combate que priorize os projetos estruturantes, de infraestrutura social, programas progressivos, controle de drogas, reforma tributária e estabelecer metas a serem atingidas. “Não adianta colocar uma fábrica onde não há pessoas qualificadas. Temos que promover essa capacitação para que a concorrência seja igual“, concluiu.
O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, César Oliveira, deu continuidade ao painel com
a apresentação do Plano Brasil sem Miséria, lançado pela presidenta Dilma Rousseff. Inicialmente, César Oliveira ressaltou as políticas de combate a pobreza postas em ação durante o governo do ex-presidente Lula. “Vinte oito milhões de pessoas deixaram a condição de pobreza nos últimos oito anos. Desse total, cinco milhões estavam no meio rural “, lembrou. O desafio agora, segundo o representante do MDA, é o enfrentamento da extrema miséria, identificada principalmente nas nos moradores de rua, extrativistas, quilombolas, catadores e agricultores familiares, entre outros. “ Esse enfrentamento não pode ser feito de forma individual, temos que nos integrar aos diversos grupos, garantindo renda, acesso aos serviços públicos e inclusão produtiva “, alertou César Oliveira.
Para o representante da Fetraece, Emanuel Barreto, os programa de combate a extrema miséria precisam alcançar, efetivamente, as populações rurais com ênfase na questão educacional. “A escola não prepara os filhos dos agricultores para a realidade do campo. Na verdade, preparam para nada “, criticou. Segundo ele, educação e saúde foram universalizadas, mas estão completamente precarizadas. “Precisamos mudar a realidade no meio rural. Será que o mesmo dinheiro destinado a Copa está sendo investido, por exemplo, no cultivo da mamona, nos programas de revitalização do algodão? “, indagou o sindicalista.
Já o Coordenador da Fetraf Ceará, Auri Júnior, lamentou o excesso de burocracia no meio rural. Segundo ele, a burocracia não deixa o pequeno agricultor sequer assinar uma carta de crédito para produzir. “Tem muita política pública, mas ela não chega ao trabalhador. Sem inclusão não tem como superar pobreza“, sentenciou o jovem sindicalista. Auri Júnior lembrou ainda que a saída pode estar na educação. “Paulo Freire disse: sem educação não há transformação. Precisamos discutir o modelo de educação que está ai. Nossos jovens estão saindo. Nosso campo está envelhecendo”, lamentou Auri Júnior. O representante do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, Adriano, criticou a rigidez da máquina governamental para facilitar o acesso a água e a terra, mas em concordância com o coordenador da Fetraf Ceará, concluiu: “ A maior pobreza que temos é a da informação e da educação “.
Participaram do seminário os prefeitos de: Baturité, Silvana Vasconcelos, de Palmácia, Cláudio Mota; de Aratuba, Júlio César; de Capistrano, Cláudio Saraiva; de Mulungu, Mansueto Martins; de Aracoiaba, Marilene Campelo; de Pacoti, Rômulo Gomes; de Redenção, Francisca Torres (Cimar) e também o prefeito de Caridade, em exercício, Ari Botelho, além do secretário estadual da Cultura, Francisco Pinheiro e do líder do governo na Assembleia, deputado Antônio Carlos. O prefeito de Guaramiranga, Luís Eduardo Viana, participou do seminário no sábado.
Assessoria de Comunicação

15 comentários:

Anônimo disse...

SENSACIONAL essa música do Prefeito, este autor estava não apenas inspirado, mas iluminado quando compôs essa música, quando fala do celular então é a cara de um prefeito conhecido nosso. Só faltou ele botar a culpa no promotor pela sua inércia.

BV-Publicidades ! disse...

Segunda Feira tem mais pesquisas. Dessa vez, é a pesquisa do interior. São 27 mil habitantes, mais de 16 mil eleitores, opinando sobre o sertão.

A G U A R D E M !!

INDIGNAÇÃO. disse...

BOMBA NA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ!!!!

Os professores do contrato temporário do Estado que prestam serviço nas Escolas Estaduais de Boa Viagem estarão ausentes de suas obrigações neste dia letivo!!!! 25/11/2011. Motivo trágico para o futuro do Magistério do Estado. O Governador ordenou a contratação de ônibus para levar professores contratados para votar CONTRA a GREVE GERAL DOS PROFESSORES que lutam pelos seus direitos, aplicação do Piso Salarial Nacional, direito adquirido e o DITADOR CID não aplica. Se vocês boaviagences tem duvidas, amanhã dirijam-se as três Escolas Estaduais - Colégio Dom Terceiro, Padre Antonio e David Vieira, não encontrarão nem os alunos e nem os professores traídores da categoria, porque estarão em Fortaleza no Ginásio Paulo Sarasate votando contra eles mesmo, no cabresto e sendo vigiados pelos diretores - Samir, Rejane e Ivanildo para não desobedecer as ordens do todo poderoso GOVERNADOR!!!!

Davi disse...

O Prefeitona tentativa desesperada de esvazias a reunião do deputado Eudes xavier inventou um atendimento no distrito de Ipiranga levando vários serviços que a tempo não aparecia por lá. médico,dentista,identidade, carteira profissional, corte de cabelo, etc.
E mandou o pessoal da sede ir para o centro comunitário dizendo que vai doar casas.


É. A batata tá esquentando passou quase 4 anos fazendo hora com a cara do povo. Quando viu que a coisa não tá de brincadeira bateu o desespero.

Anônimo disse...

Para quem fez inscrição do concurso de Madalena tomem cuidado com o instituto "Serap" eles não são de confiança.
Uma das táticas que eles usaram no concurso de Aquiraz foi avisar os locais de prova "em cima das buchas" de surpresa só pelo site deles e muita gente perdeu a prova por que não foram comunicados.

João disse...

Parabéns a esse deputado trabalhador e amigo do povo. Ando muito em Acaraú e sou testemunha do que o senhor já conseguiu ajudar no desenvolvimento daquela cidade mesmo tendo um prefeito muito humilde quase analfabeto, vejam como ser doutor não é tudo. O Pedim dar de mil a zero nesse nosso prefeito daqui.

Anônimo disse...

Os maiores traidores da Educação do Estado são os professores que são contratados temporariamente nas Escola: Dom Terceiro, David Vieira e Padre Antonio Correia de Sá. Senhores pais cuidado com a aprendizagem de seus filhos!!!!!

LURDINHA FACA AFIADA disse...

BONITO ENCONTRO HOJE COM O DEPUTADO EUDES XAVIER GOSTEI MUITO DA SUA HUMILDADE, DO SEU CARISMA. TRISTE FOI A ATITUDE DEZELEGANTE DE PRESIDENTE DO PT DE BOA VIAGEM DE NÃO IR NEM CUMPRIMENTAR O SEU COMPANHEIRO DE PARTIDO DEPUTADO FEDERAL.

Deodato Ramalho disse...

LURDINHA FACA AFIADA ou lurdinha faca afiada, por razões óbvias tenho acompanhado as suas mensagens. Até acho muitas delas bem pertinentes e interessantes. Quanto a essa sua última mensagem posso lhe assegurar que não se tratou disso. Nem sempre as nossas agendas nos permitem comparecer a todos os eventos. No PT temos a saudável cultura política de divergir internamente, mas sem comprometer o todo. No caso de Boa Viagem, até agora, apesar de as vezes votarmos em candidatos diferentes, sequer ainda experimentamos disputas internas mais significativas, o que não impede que, eventualmente, isso possa ocorrer.
Afinal, você e a "lurdinha faca afiada" são a mesma pessoa?

Luís Carlos do BF ! disse...

Não houve obrigação nenhuma cara. Só viajou quem quis, quem não viajou ficou de folga.

pare de pregar o terrorismo e vá educar corretamente nossa gente.

Os 3 diretores, seguiram apenas uma recomendação da CREDE 12.

NINGUÉM FOI FORÇADO A NADA.

Anônimo disse...

BV-SIGNIFICADO : BELA VONTADE,NÚMEROS INEXISTENTES,DIGA ONDE FOI REGISTRADO ESSA PESQUISA E TALVEZ ALGUÉM POSSA ACREDITAR,PARECE AQUELA PESQUISA QUE DIZIA QUE O EX-PREFEITO MAZINHO ESTAVA ELEITO,QUANDO NA REALIDADE TODOS SABEM O QUE ACONTECEU, BV-BELA VONTADE, VONTADE DE CHEGAR LÁ COM MENTIRAS, EU TÔ ACHANDO QUE ISSO É COISA DO PT, SERÁ ?

Aurineide. disse...

Caro Luis Carlos, vc está muito mal informado e querendo limpar a barra dos traídores - Diretores e Professores temporários? No ônibus só poderia ir quem fosse para votar contra a Greve, e a determinação partiu sim, da CREDE 12,por isso que os coitadinhos com receio de não poderem ser contratados foram obrigados. Perguntando: Por que em outras assembleias nenhum dos passageiros que foram no ônibus da vergonha participaram? Responda.

Anônimo disse...

Dizer que no Pt da Bv esta tudo em Paz! ahhhhhhhhhhhhhh estão se ruendo de ciume uns dos outros.Se são tão unidos pq cada um escolheu um Dep.?

Luís Carlos do BF ! disse...

Aurineide, ele não foram a outras assembléias porque não quiseram. Toda assembléia é livre, vai quem quer. Entendeu?? O exigido nas assembléias, é quem vai votar, que seja Professor, apenas isto, e mais nada. Lá na assembléia, quem compareceu, viu tudo e assistiu a tudo. Ninguém foi obrigado a nada. Quanto a contratação dos temporários, o critério é curricular, é titulação e experiência em sala de aula. Não há e nunca houve indicação política para ninguém.

A GREVE TINHA QUE ACABAR, NÃO É POSSÍVEL QUE PROFESSORES PAIS DE FAMÍLIA, FOSSEM ESTRAGAR SUAS VIDAS, POR CAUSA DE MEIA DÚZIA DE PESSOAS QUE SÓ QUEREM O PIOR.

PARABÉNS PARA OS COERENTES PROFESSORES DO CEARÁ!!

Anônimo disse...

Quanto a contratação dos temporários, o critério é curricular, é titulação e experiência em sala de aula. Não há e nunca houve indicação política para ninguém.

mais mente.
tem gente que nunca pisou numa sala de aula e hoje é professor temporário.
outros arrumaram diplomazinho sem futuro de lingua estrangeira com pouquíssimas horas e hoje estão ensinando "ingreis".

quem quise é só ir no colégio dom terceiro e ver quem são os "seletivos" professores selecionados.