domingo, 29 de abril de 2012

ÁGUA? PARA A FAZENDA DO PREFEITO NÃO É PROBLEMA, O SAAE RESOLVE!


Estiagem no Ceará 29/04/2012

Seca a nova e a velha cara

As perdas são de quase 100% das colheitas em algumas cidades, e há problemas de abastecimento. Cenários de antigas e renovadas práticas de convivência com a estiagem.
Deivyson Teixeira
José Sobral mostra a espiga que não vingou em Quiterianópolis.Lá, as plantações viraram galhos secos


Dom Pedro II não vendeu as joias da Coroa, conforme prometeu, no século XIX, caso não resolvesse o problema da seca no Nordeste. Passaram-se anos, governos, cestas básicas, frentes de serviço, pipas, cisternas e açudes. Ninguém vendeu riqueza alguma, nem encontrou solução. A escassez de água é a mesma quando chove pouco no semiárido; transformam-se os cenários da secura em rostos, casas e colheitas, com o passar dos anos.

Se não há mais saques, esmolas aos montes e frentes de serviços, continuam os jumentinhos, lentos e empacados, servindo de ajuda na via-crúcis em busca da água cada vez mais rara e salobra.

É bem verdade que existem mais poços profundos, cisternas e água encanada. Muitos agricultores seguem, porém, privados do acesso à agua, mesmo morando perto de grandes reservatórios e canais.

Há hoje Bolsa Família e Garantia-Safra, recursos para manter as principais despesas, mas que não recuperam a dignidade da mesa farta, resultado da peleja no roçado.

Sucedem-se decretos de situação de emergência nos municípios, prática antiga. Para este ano, a expectativa é que a ajuda chegue mais rápido do que em anos anteriores.


Em artigo publicado no O POVO, o governador Cid Gomes prometeu recursos de R$ 82 milhões - e construção de 33.400 cisternas.

Obstinação



Durante três dias, O POVO percorreu cerca de 1.200 quilômetros, na Região Norte, Sertão dos Inhamuns e Sertão Central, ouvindo agricultores e representantes de sindicatos de trabalhadores rurais. No Cariri, também foram visitados os municípios de Salitre e Campos Sales.


O resultado de tantas andanças entre roças são as nuances de novas e velhas práticas da estiagem, contadas nas histórias e na esperança de agricultores.

Não há a tristeza da retirada de Chico Bento, Cordulina e os meninos, obrigados a deixar o Quixadá, como narra Rachel de Queiroz em O Quinze. A obstinação em manter os animais de criação vivos, porém, é a mesma de um Vicente, personagem do mesmo romance. 

2 comentários:

Anônimo disse...

MARCOS CALS ACELERA AS ELEIÇÕES EM BOA VIAGEM. GARANTE QUE O PSDB TERÁ CANDIDATO A VEREADOR PRA VENCER. UM JOVEM DE FAMÍLIA TRADICIONAL NA POLÍTICA E COM O BICO AFIADO. AGUARDEM!!!

Anônimo disse...

O ex. vereador Edson garante que seus primos Gesse Filho e Roberto irão lhe apoiar, duvido ele babando o Prefeito dia e noite, só se seus primos tiverem loucos. Edson tomo jeito e vai...