domingo, 27 de maio de 2012

EXERÇA A CIDADANIA. PERGUNTAR AO PREFEITO, NOS TERMOS DA LEI, É MELHOR DO QUE FICAR SÓ SE LAMENTANDO...

Após recebermos inúmeras denúncias - SÓ QUANTO AO POSSÍVEL MAU USO DO INSTITUTO DA ELEVAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PROFESSORES - resolvemos disponibilizar neste blog um modelo de requerimento nos termos da Lei nº 12.527, de 18 de maio de 2011, que obriga o gestor público a fornecer as informações no prazo máximo de 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias. Esse requerimento pode servir para novos pedidos de informação. O exercício da cidadania é um direito e até um dever de todos. Não espere só pelos outros; não se intimide diante das perseguições; denuncie o mau uso do dinheiro público. E o gestor, de sua parte, não se enfureça, pois a transparência é uma exigência elementar da administração pública. Afinal, governo não tem dinheiro. Quem tem dinheiro é a sociedade que paga todos os serviços públicos existentes. 

Atenção: as perguntas são as primeiras que foram mencionadas por internautas. Quem tiver mais informações pode acrescentar as perguntas que quiser! 
Símbolo do Transparência Brasil no perfil do Facebook.
 

Eis, abaixo, o modelo. Façam bom uso dele!


Excelentíssimo Senhor
Prefeito Municipal do Município de Boa Viagem – Estado do Ceará.

Fulano de tal ou Entidade tal, brasileiro, ........................., profissão................................., residente e domiciliado na cidade de Boa Viagem, deste Estado, vem em face de Vossa Excelência,  respeitosamente, nos termos da Lei  nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, para expor e requerer o seguinte:

Como é do conhecimento público, e também o deve ser de Vossa Excelência, o governo brasileiro tem, ao longo dos últimos anos, implementado inúmeros instrumentos legais de que facilitam e estimulam a participação popular no viso de dar efetividade ao controle social, e, com isso, elevar o nível de transparência, probidade e moralidade no serviço público.

Entre os instrumentos legais editados para a consecução desses objetivos vem de entrar em vigor, no mês de abril último, a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, in verbis:

Art. 1o  Esta Lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal.

Parágrafo único.  Subordinam-se ao regime desta Lei:

I - os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, e Judiciário e do Ministério Público;

II - as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Art. 2o  Aplicam-se as disposições desta Lei, no que couber, às entidades privadas sem fins lucrativos que recebam, para realização de ações de interesse público, recursos públicos diretamente do orçamento ou mediante subvenções sociais, contrato de gestão, termo de parceria, convênios, acordo, ajustes ou outros instrumentos congêneres.

Parágrafo único.  A publicidade a que estão submetidas as entidades citadas no caput refere-se à parcela dos recursos públicos recebidos e à sua destinação, sem prejuízo das prestações de contas a que estejam legalmente obrigadas.

Art. 3o  Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes:

I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;

II - divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações;

III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;

IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública;

V - desenvolvimento do controle social da administração pública.

Art. 5o  É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.

Art. 7o  O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

§ 4o  A negativa de acesso às informações objeto de pedido formulado aos órgãos e entidades referidas no art. 1o, quando não fundamentada, sujeitará o responsável a medidas disciplinares, nos termos do art. 32 desta Lei.

Art. 8o  É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

§ 1o  Na divulgação das informações a que se refere o caput, deverão constar, no mínimo:

I - registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público;

II - registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros;

III - registros das despesas;

IV - informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados;

V - dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades; e

VI - respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

Art. 10.  Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

§ 1o  Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação.

§ 2o  Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet.

§ 3o  São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

Art. 11.  O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

§ 1o  Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias:

I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão;

II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; ou

III - comunicar que não possui a informação, indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação.

§ 2o  O prazo referido no § 1o poderá ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requerente.

(...)

§ 5o  A informação armazenada em formato digital será fornecida nesse formato, caso haja anuência do requerente.

(...)

Como se constata pela leitura dos supracitados artigos de lei é obrigação dos órgãos públicos fornecer as informações porventura solicitadas por qualquer cidadão, grupo de cidadãos ou entidade. É bem de ver que antes mesmo da edição dessa nova lei, denominada de Lei de Acesso à Informação, a legislação brasileira já contemplava vários textos de lei garantindo o acesso do cidadão às informações públicas, a partir da Constituição Federal, que, em seu artigo 37, estabeleceu o princípio da publicidade na gestão pública. É bem verdade que a reticência de gestores públicos em cumprir o que já previa vários normativos houve a necessidade de uma nova lei, no caso a supracitada Lei nº 12.527/2011, para dirimir qualquer resquício de dúvida quanto a obrigatoriedade da prestação dessas informações, trazendo, dito texto legal, duas importantes inovações, qual seja: a não exigência de qualquer justificativa para o pedido de informação e o estabelecimento de prazo para a resposta do órgão público consultado.

É a democracia brasileira avançando e sepultando, definitivamente, o estado patrimonialista, concentrador de poder e reservado à Casa Grande.

As informações que se pede têm relação com a ampliação de carga horária de profissionais de educação desse Município de Boa Viagem. É fato que muitos professores nomeados por concurso público foram contratados para uma carga horário de 100 horas, porém por meio do mecanismo de elevação dessa carga de trabalho muitos foram ou estão sendo contemplados com essa elevação. Contudo, há notícias dando conta de que muitas irregularidades estão ocorrendo, especialmente a de que o deferimento dessa elevação de carga horária vem sendo feito sem obedecer a nenhum critério pedagógico, mais servindo para um jogo fisiológico, de moeda de troca eleitoral e sem considerar tanto a necessidade das escolas quanto a capacidade dos contemplados pela dita elevação, além de indicação de que muitas das pessoas contempladas  estariam, de fato, ganhando sem trabalhar.

Essas denúncias vêm sendo divulgadas por internautas que interagem no blog da Rádio Liberdade de Boa Viagem – www.amliberdade.com.br ou www.radioamliberdade.blogspot.com e ainda no grupo Debates da Liberdade do Facebook.

Alerte-se para o que dispõe o art. 32 da citada lei, definindo como conduta ilícita da autoridade que se recusar ou retardar deliberadamente as informações solicitadas, in verbis:

Art. 32.  Constituem condutas ilícitas que ensejam responsabilidade do agente público ou militar:

I - recusar-se a fornecer informação requerida nos termos desta Lei, retardar deliberadamente o seu fornecimento ou fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa.

DIANTE DO EXPOSTO, requer as seguintes informações, que deverão ser prestadas no prazo de 20 dias, prorrogável por mais 10 dias: 

a)    Quantos servidores da educação estão atualmente com elevação de carga horária, esclarecendo: 1)  a partir de que data foi deferida essa elevação; 2) quais os valores pagos a cada um desses servidores; 3) qual o local de lotação e horário de trabalho de cada um desses servidores; 4) se há pedido de elevação de carga horário pendente de deferimento; 5) se houve indeferimento de algum pedido de elevação de carga horário e, em tendo havido, qual o motivo para o indeferimento.

b)    Qual o local e horário de trabalho da servidora Ana Assef Vieira da Silva e qual o salário percebido.

N. Termos, 

P. Deferimento,

Boa Viagem(CE), 28 de maio de 2012



____________________________________________
Fulano de tal...

73 comentários:

Anônimo disse...

O que o Sr. prefeito vai fazer agora com os setenta mil que a câmara lhe deu?!

já que irresponsavelmente depois de uma derrota daquelas o estádio lotado. Os torcedores furiosos e você mandou os jogadores voltarem do estádio a pé. Correndo o risco de serem linxados no meio da rua.
Quanta irresponsabilidade em dr. gutembergue. Seu Marto.

Por falar nisso o filho do Marto será se o fernando perder vai voltar pró seu empreguinho antigo?

Anônimo disse...

João o programa de meio dia de hoje 28/05 só terá graça se for você que apresentar. Com o "chico xavier" e tudo. kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

"A inveja é uma merda, mas a diretoria do galo é pior.’’

Anônimo disse...

O que há de comum no carro a álcool e o goleiro do boa viagem?

Quando mais se precisa, nenhum dos dois pegam.

Anônimo disse...

– Os dois piores times do Mundo são :

Em segundo lugar, o time reserva do boa viagem.

Em primeiro lugar, os titulares.

Anônimo disse...

– Novos patrocinadores do boa viagem:

a ) Ray-o-vac : para acender a lanterninha.

b ) Philco : para melhorar a imagem.

c ) Volkswagen : para fazer gols.

d ) Toyota : para sair da lama.

e ) Igreja Universal : porque só Deus salva.

Anônimo disse...

– vão lançar uma nova raspadinha.

Se você raspar e aparecer o boa viagem clssificado para 1ª divisão, pode ir a padaria mais próxima e trocar por um sonho.

Anônimo disse...

– Sabe qual a diferença entre o boa viagem e o salário mínimo ?

O salário mínimo você ganha, ganha, ganha e não compra nada.

Já o boa viagem compra, compra , copra e não ganha nada.

Anônimo disse...

– Qual a diferença entre o galo do sertão e uma cebola ?

Você chora quando mete a faca em uma cebola.

Anônimo disse...

– Por que a diretoria do galo não morre afogada ?

Merda bóia.

Anônimo disse...

– Sabe por que os torcedores do galo tira a camisa quando chega em casa ?

Porque precisa de um pano de chão.

Anônimo disse...

– Sabe como 4 dirigentes do galo sentam em uma cadeira ?

Colocam a cadeira de pernas para cima.

Anônimo disse...

Sabe porque o Mundo é redondo ?

Para os dirigentes do galo não cagarem nos cantos.

Anônimo disse...

– Boa Viagem, UM TIME NOTA 10:

10 MORALIZADO

10 CARADO

10 CONHECIDO

10 TREINADO

10 MOTIVADO

10 NORTEADO

10 AMPARADO

10 ILUDIDO

10 ARMADO

10 TRUÍDO

= TOTAL 100 VERGONHA, ELE E OS TORCEDORES DO GALO INTEIRO.

Anônimo disse...

O que é um dirigente do galo dentro de um fusca ?

Não é nada, pois fusca não é carro e os dirigentes do galo não é gente//.

– ATENCAO GALERA!!! disse...

– O leão devora um dirigente do boa viagem. O que ele faz depois?

Lambe o cú para tirar o gosto ruim da boca.

Anônimo disse...

– Qual a diferença de um dirigente do galo para uma lata cheia de bosta ?

A lata.

– Notícias frescas: disse...

– Quais são as principais características dos Dirigentes do Galo (aquele timinho de merda)?

Não tem higiene mental, bucal, etc e tal;

Parece humano, mas ainda é um simples animal;

Desconhece o valor do trabalho e o próprio dinheiro;

Se acha o melhor, mesmo estando na pior.

Anônimo disse...

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la.

[Cecília Meireles]

Anônimo disse...

Esse blog publica palavras pornográficas,ainda bem que ciança não lê.
É muita inveja numa pessoa só falar mal do time de futebol, deve ser algum frustado que queria ser jogador e nunca conseguiu, ou é o chifre que está doendo, ou pior pensa que isso atinge o prefeito kkkkkkkkkk se conforma meu amigo.kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Parasita inútil e acéfala sabe o que é pior do que publicar palavrão?

É fazer o que a curriola de vocês fazem;
1 Pega o leite das crianças desnutridas e faz doce de leite.
2 Enche a prefeitura de inúteis, despreparados e parasita igual a você sem concurso prá ganhar voto por quer não têm capacidade de arrumar outro emprego se não for assim na base do apadrinhamento. E vocês sabem disso é por isso que estáo morrendo de medo de perder as tetinhas.

Anônimo disse...

continue lendo esse blog por que aqui existe: liberdade de expressão e pessoas pensantes também. Talvez assim diminua a sua ignorância ou no mínimo você vai aprender a ler.

Anônimo disse...

Resultados do SPAECE 2011 - Estado do Ceará, Boa Viagem em 130° na Escala de Proficiência Ajustada do 5° ano
Município Proficiência Ajustada 5º Ano

1 MUCAMBO 269.1
2 ABAIARA 267.0
3 PEDRA BRANCA 223.4
19 QUIXERAMOBIM 172.3
57 INDEPENDENCIA 136.8
80 BARROQUINHA 128.6
81 CRATEUS 128.6
82 SAO BENEDITO 128.2
88 AIUABA 126.5
95 CARIDADE 124.3
102 PACATUBA 122.9
103 MARANGUAPE 122.8
104 MONSENHOR TABOSA 122.8
108 TAUA 119.9
109 REDENCAO 119.8
111 ACOPIARA 119.6
112 CATUNDA 119.5
113 LIMOEIRO DO NORTE 119.5
114 APUIARES 119.1
115 PARAMOTI 119.0
118 IBICUITINGA 118.1
119 BATURITE 118.0
122 MORADA NOVA 116.7
126 ARATUBA 113.8
129 ARACATI 113.2
130 BOA VIAGEM 113.2
131 MADALENA 113.0
132 CAPISTRANO 112.7
135 MOMBACA 112.2
136 SENADOR POMPEU 112.2

Anônimo disse...

Esse professor "tiba" é um lobo vestido em pele de cordeiro.

Sabe por que ele saiu do david vieira para o dom terceiro?

É por que ele stá de olho nas eleições prá diretor.
Ele quer abocanhar o Dom Terceiro e colocar a sua mulher para ser diretora do Padre Antônio.

fiquem de olho nessas duas cobras boa viagem.

Anônimo disse...

Pessoal fiquem atentos para gestores que apenas deixam para fazerem obras no ultimo ano, isso mostra claramente o quanto eles realmente se preocupam com a população, apenas querem fazer algo no final para serem bem lembrados

Anônimo disse...

MAIS IMBECIL É O DONO DA RADIO LIBERAR ESSES PALAVÕES, ELE SÓ NÃO LIBERA SE FOR FALANDO DO PT OU DELE.

MARGARIDA disse...

Esta (e) anônima(o) que esta preocupada(o) com pornografias no blog e ataca quem ela(e) acha que esta rodado, se ela acordar um pouquinho desta alienação dela(e) vera quem esta rodado e a Boa Viagem que esta com 4 anos te atraso, veja o quanto perdemos com este prefeito preguiçoso mentiroso que distribui emprego para amordaçar pobres criaturas como vc que não tem expectativa nenhuma na vida a não viver submissa a um empreginho, pessoa como vc que quando esta se aproximando as eleições o gasto com papel higiênico triplica, pornografia são esta alianças de interesses próprio.

MARGARIDA disse...

Sr ou Sra anonima nao se preocupe com palavras ditas para o seu prefeito pois nenhuma atingira ele, pois ele nao se atinge nem com as atitudes de: traidor, pois traiu todos que achavam ele um amigo, ex: Dr Sergio e Marcos Cals, so quem atinge seu prefeito e a distancia da viuvinha (tetas da prefeitura) por isso durma tranquila.

Somos todos vadias! disse...

Mulheres ardilosas, que se vestem de maneira convidativa ao coito. Andam com roupas minúsculas, rebolando, se insinuando, provocando os homens na rua, depois que estes pobres moços não conseguem segurar seus instintos, elas, se sentido culpadas pelo sexo, se fazem de vítimas, dizendo que não queriam.

Parece brincadeira, mas ainda é assim que uma boa parte da sociedade pensa. E isso não é prerrogativa brasileira não. Um policial de Toronto, Canadá, fez afirmação semelhante ano passado. Depois de uma série de estupros na cidade, disse que, se as mulheres não quisessem ser estupradas, não deveriam se vestir como vadias.

Mas claro! A culpa é das vítimas!

Marcha das vadias! 2 disse...

Depois desta horrenda declaração, milhares de pessoas foram às ruas da cidade canadense, no que foi brilhantemente denominado de Slutwalk, Marcha das Vadias em português.

Lindo! Aquilo que sempre foi deletério, usado pra ofender as mulheres donas de seus corpos, passou a ser autodenominação e autodeterminação. Sim, vadias! Vadias são aquelas que fazem o que querem consigo mesmas, que exercem seus direitos plenos ao corpo, à sexualidade.

Se o machismo estigmatizou "vadia" como algo ruim, deletério, que atenta contra a tal "ordem natural", a Marcha das Vadias, na sua luta contra o preconceito, contra o machismo, se apropriou da palavra como reivindicação ao direito ao corpo, como direito à igualdade completa, como direito ao direito.

Marcha das vadias! 3 disse...

No fim de semana que passou, (26 e 27 de maio), a segunda edição da Marcha das Vadias foi realizada em dezenas de cidades no Brasil. Em cada uma destas cidades, centenas, ou mesmo milhares de pessoas, homens e mulheres, saíram às ruas requisitando a palavra "Vadia"

Num país que é um dos recordistas mundiais de assassinato de mulheres, de violência doméstica, é uma excelente novidade. A vadia, a mulher independente, livre, se expõe como sujeito público, protestando e reivindicando direitos e o fim da violência sexual e doméstica.

Esta luta não é apenas das vítimas de violência de gênero, da violência domestica. Não é uma luta apenas das mulheres. É a luta por um país melhor, livre do machismo e da opressão de sexo. Assim, como disseram:
Somos todos vadias!
Amém!

Anônimo disse...

É incrível como os políticos são pessoas tão inocentes, andam com qualquer um sem quererem saber quem é, nunca sabem de absolutamente nada e ainda sempre são vitimas de algum tipo de intriga ou complô de pessoas maldosas e sem caráter que querem sujar sua ilibada imagem de nobres representantes do povo.....
o nível de cinismo deles realmente não tem limites.

CARLOS disse...

Não consigo entender porque a pessoas que se utilizam do anonimato para xingarem outras por puro motivos eleitorais, é uma espécie de frustração ou fanatismo que chega ao ponto de dissolver o cérebro.

Pessoal, vamos ter um pouco mais de classe, saber debater e não utilizar essa ferramenta tão importante para xingar alguém, vamos crescer dialogando e expondo suas ideias, por que afinal se você ama essa terra, você tem que contribuir de outras formas e não dessa maneira.

Se você é partidário a alguém, tudo bem é democrático, promova seu partido ou seu candidato com mais coisas concretas e não xingando os outros.

Tenho plena convicção que o candidato que você defende não age dessa maneira e com certeza não aprova essas atitudes.

Um abraço!

Anônimo disse...

João, tu já viu o espetáculo no lava-jato do bosquinha da beira-rio (vugarmente conhecido como homem da farinha)?

Revolução já!! disse...

Vamos começar uma revolta!
Se você se sente tão asqueroso,
tão sujo,
tão fodido,
Se você se sente tão pisado,
tão aflito,
tão irritado

Você não é o único se recusando a afundar
Você não é o único

ENTÃO LEVANTE!

Anônimo disse...

O pior que essas pessoas que dizem que o Fernando não fez nada ainda não viu o revistão que tem aí, com todas as obras feitas e que ainda irão inaugurar. vcs não se conformam com isso né? e ficam doidinho mamar nas tetas da prefeitura também, devem tá esses quatro anos na pindaíba doida pra voltar e falam dos outros.

Anônimo disse...

MARCOS CALS É POLÍTICO SÉRIO,JÁ ERA PARA TER SIDO ELEITO GOVERNADOR,MAIS COM CERTEZA SE FOR ELEITO PARA PREFEITO,NÃO VAI DECEPCINONAR,E TENHO CONFIANÇA EM SEU TRABALHO.

Eu já sabia. disse...

Pesquisa comprova que mulheres não fazem sexo por amor
O papinho mole de que mulher só faz sexo quando ama é uma daquelas patacoadas que nem deveriam existir. Mulher transa quando sente tesão, vontade, desejo — igualzinho aos homens. Mulheres buscam prazer e não deveriam ter nenhuma vergonha disso.
No livro "Why Women Have Sex?", Cindy Meston e David Buss, psicólogos da Universidade do Texas, descobriram 237 motivos pelos quais mulheres resolvem ir pra cama com um cara. E o amor não aparece nem como último colocado dessa disputa!

Anônimo disse...

Alguns dos motivos são melhorar a autoestima, deixar o cara seguro, fazê-lo acreditar que a relação vai bem, conseguir uma promoção, por dinheiro ou drogas — na lista também aparecem as tristes opções "porque são forçadas ou violentadas", o que não deveria existir nunca! Outras das inspirações para o momento são vingança, agradecimento e tédio.

A novidade do comportamento feminino — que nem deveria ser tão novidade assim — já era esperada pelos pesquisadores, que a chamam de "benefícios genéticos". Geneticamente as mulheres buscam um homem capaz de dar filhos e crescimento para o casal mas, hoje, nós preferimos seguir a razão e buscar outras coisas um pouco mais interessantes.

Anônimo disse...

Sonha e serás livre de espírito...
Luta e serás livre na vida.

Deodato Ramalho disse...

Lendo esse comentário sobre ser o Marcos Cals "político sério" concluo: das duas, uma. Ou a pessoa que escreveu não conhece a história da política do Ceará ou, por outra, é uma pessoa que não se importa com o passado dos políticos.

Anônimo disse...

DEODATO VOCE VIM FALAR MAL DO MARCOS CALS, AGORA ACABEI DE CRER QUE VOCE É UM CARA QUE NÃO TEM CARATER MESMO, FASSA UM LEVANTAMENTO QUEM FEZ MAIS POR BOA VIAGEM, VOCE OU QUALQUER UM QUCANECO DO POVO DAI, VOCE E SUA TURMA ESTÃO VENDO QUE VÃO SAIR DO PODER E MUITO HUMILHADOS, ATRAZ DE FAZER ALIANÇA COM QUALQUER PARTIDO PRA VER SE FICA NO PODER, AQUI EM FORTALEZA PODE SER ATE QUE MARCOS CALS NÃO GANHE MAIS O PT VAI LEVAR UMA SURRA QUE NÃO TEM TAMANHO, JA QUE AQUI O POVO NÃO QUER UM POSTE DO PT COM LUZ IMAGINE SEM LUZ, QUALQUER UM QUE DISPUTAR COM O PT AQUI DE FORTALEZA NÃO PRECISA SER BOM, É QUE A ADMINISTRAÇÃO QUE VOCE PARTICIPOU FOI UMA LASTIMA, POR ISSO QUE MARCOS CALS SE NÃO FOR O MELHOR É O MENOS RUIM.

Anônimo disse...

Vi em nos comentários anteriores falando da Regina do luis Alberto que tem toda a família ganhando da prefeitura agora me digam e filha do prefeito que é secretária de cultura isso não é bem pior não por que filho é parentesco de 1º grau e ai como fica o nepotismo? e essa moça que foi embora da nossa cidade anos atrás vai saber trabalhar com a nossa cultura? o que ela sabe da cultura e do municipio de Boa Viagem? Sei não, mais será isso ai é não é mais uma forma de desviar dinheiro já que sua filha é secretária de umas das secretárias que mais recebem recursos e altissimos? Por que ele não dá o cargo para alguem que MORE em nosso municipio e principalmente que conheça nossa cultura e realidade.

Deodato Ramalho disse...

Pronto, o anônimo que critica o meu comentário sobre a "competência" do presidente estadual do PSDB (ironia do destino, logo o PSDB do Tasso que se elegeu a primeira vez sob a bandeira da mudança contra as "forças do atraso" - ATENÇÃO: definição do próprio Tasso), não deixa dúvida: ele mesmo reconhece a fragilidade do candidato que defende, o que resta claro quando afirma o senhor Marcos Cals é o "MENOS RUIM...". Interessante, o velho discurso verbalizado aqui em Boa Viagem querem levar agora para Fortaleza. Quanto a essas qualidades, mesmo a "MENOS RUIM", o anônimo não sabe da missa um terço!

Deodato Ramalho disse...

Aliás, o anônimo foi logo vestindo a carapauça, já que eu nem falei mal. Só mencionei que a pessoa que falei das belezas do candidato "ou não conhece a história do Ceará; ou não liga para o passado dos candidatos..."

Anônimo disse...

A ação requer ainda que o vereador seja condenado a pagar 100 vezes o valor de seu salário, que é de R$ 15 mil.
…- A conduta do ora demandado, Vereador à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, causou danos morais a um número imenso, a rigor, indeterminado de pessoas, destinatárias que foram de suas preconceituosas e ofensivas declarações. Tal conduta é inconcebível, sobretudo porque praticada por um parlamentar no exercício da vereança há mais de dez anos, e viola, numa só tacada, uma pletora de normas constitucionais, como adiante se verá - diz o promotor de Justiça Rogério Pacheco Alves, subscritor da ação.

Anônimo disse...

O texto da Ação Civil Pública afirma que a conduta preconceituosa e homofóbica fere o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, fundamentado no artigo 1º da Constituição Federal, além de outros direitos fundamentais, como a liberdade de orientação sexual que diz respeito à intimidade e à vida privada do indivíduo.

- A liberdade de dispor da própria sexualidade é um direito fundamental que emana da dignidade humana, cláusula pétrea - destaca o promotor.

O que mais chama a atenção nessa história é que Carlos Bolsonaro é o atual vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Para o coordenador do projeto Rio sem Homofobia, Claudio Nascimento, a situação é ainda mais absurda justamente por se tratar de um integrante de uma comissão de direitos humanos.

- Ele precisa ser enquadrado. O cargo dele é para proteger os direitos humanos e não para violá-los - diz Nascimento, que considera a liberdade de expressão importantíssima, ma que não pode se colocar em xeque a dignidade de quem quer que seja.

Anônimo disse...

- A frase dele me cheira a uma ideia de um ciclo de impunidade que está cristalizado no imaginário de uma parcela da sociedade e a decisão do MP é uma lição pédagógica importantíssima e a multa poderia ser revertida para ações de combate à homofobia - opina.

Já a presidente dos Conselhos de Ética e de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores, Teresa Bergher, disse que vai convocar e reunir os demais integrantes para avaliar se houve quebra de decoro e se cabe alguma punição.

- Acho difícil ele perder o cargo de vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, já que foi escolhido por seus colegas vereadores, mas considero inaceitável este tipo de posicionamento de um parlamentar. É discriminação e o conselho precisa se pronunciar.

O promotor Rogério Pacheco Alves defende na ação que a imunidade parlamentar não se aplica ao incidente, visto que Carlos Bolsonaro publicou o comentário em rede social - ou seja, foi um ato praticado fora do recinto da Câmara Municipal - e que também não guarda qualquer pertinência com o exercício do cargo legislativo ou com os interesses municipais.

Procurado pela reportagem, o vereador não atendeu aos telefonemas.

MARGARIDA disse...

Já esta passando da hora do povo pacato e bonzinho do Brasil acordar e dar com o PE na bunda destes políticos, não consegui ainda saber qual deles são os mais safados, ate o DEUS (LULA) esta ate o pescoço (segundo o Sr Gilmar) envolvido em tramóia, acredito em Gilmar, pois LULA sempre quis negar no caso da safadeza do MENSALAO tentando convencer ao povo que e apenas perseguição todos os bandidos usam esta frase “e perseguição política. O povo ainda vai sair desta hibernação

Anônimo disse...

Eita aliança medonha este povo do Prefeito faz cada uma, o "Radialista" Fco José, postou no facebook da grande aliança que o PSD do Prefeito fez com o Governador Cid e o vice governador..... e ai ele esta com medo de falar o nome do grupo q o seu se aliou....Argeu e ceiça.... va comendo raimundo... isto esta me cheirando rasteira...

CARLOS RODRIGUES disse...

Todos sabemos que esta nao e a primeira pessoa que perde seu filho nas maos deste DR. DINHEIRO, se fosse feito um investigação de vergonha iriam descobrir muitas negligencias deste Dr. ele com este sorrigo de iena consegue enganar a muita gente, espero que esta familia nao desista de procurarem seus direitos.

Anônimo disse...

O que está acontecendo no hospital de boa viagem as mães vão em trabalho de parto e volta com um caixão de defunto?

Anônimo disse...

Com a crise intrnacional a Pres. Dilma dará mais atenção internamente ao País. O Lula percebeu que começou a descer em queda livre, após o não que recebeu do Min. Gilmar Mendes. Se o Lula começar a forçar a barra, Dilma sai do PT e vai para o PSD. Qaundo retornou ao Brasil, ela pertencia ao PDT.

Anônimo disse...

O Lula percebe que Dilma está deixando-o para trás, e busca desesperadamente permanecer na mídia. É tanto que está comentendo mancada a todo instante. Nòs brasileiro percebemos o quanto a Pres. Dilma é superior em tudo!

Anônimo disse...

Dá para perceber o desânimo no rosto da prefeita. Ela sabe que afundou, e quer levar o Cid. Não caia nesta governador. O Lula pode vir dar apóio. Mas a Pres. Dilma não vai mover uma palha para eleger gente incompetente. Dilma está anulando lentamente o Lula.

Anônimo disse...

Se o Cid apoiar o candidato da prefeita, ambos morreram abraçados.

Anônimo disse...

O PT deve ter autonomia para escolher seu candidato.O problema é que faltou essa liberdade na escolha interna do candidato,o nome foi imposto goela abaixo.Luiziane não é Lula e Elmano não é Dilma.Lula não tinha opção,nós sim. MARCOS CALS é o melhor. Deodato voce vai ter que voltar a confiscar terrenos em boa viagem com fez sua familia.

Anônimo disse...

Dois professores e um radialista tirando onda da situação em virtude da escrita dos cartazes, lamentável.

Anônimo disse...

Esse rapaz ( Eliel Rafael), falava poucas e boas do Sr. Fernando Assef, há uns cinco anos atrás, hoje defende com unhas e dentes esse mesmo Fernando Assef.

Anônimo disse...

Esse fato da criança que faleceu no hospital de Boa Viagem,corrobora dois sérios problemas do nosso município ( Saúde e Educação ).

CARLOS RODRIGUES disse...

Este Dr Gutemberg e mais falso que uma nota de sete reais, se tivesse sido outro colega dele que tivesse atendido esta menina que perdeu o filho ele estaria dando apoio a família e dizendo se tivesse sido ele que tivesse atendido não teria acontecido nada, ele aproveita da Ingenuidade do povo para bater nas costa e rir para o povo, saiba o povo que este sorriso e mais falso que sorriso de Iena.

Anônimo disse...

Sr. Prefeito o puteril da festa juninha com o cartor leonardo vai ser no patamar da Igreja católica?!!

O Sr. não tem medo de ir para o inferno?!!! ou o senhor é o próprio satanás em pessoa?!!!

Eleanor Roosevelt disse...

Não é suficiente falar sobre a paz.
É preciso acreditar nela.
E não basta acreditar nela.
É preciso trabalhar para alcançá-la. ()

Anônimo disse...

Por que que quase toda diretora municipal é também professora estadual no mesmo horário?!!

Deodato Ramalho disse...

É de morrer de rir. Nunca vi tanta desinformação junta quanto a contida nos comentários desse cupincha do prefeito incompetente de Boa Viagem. Quanto a confiscar terreno sugiro sair perguntando em Boa Viagem quem foi capaz de DOAR centenas de lotes a famílias pobres. Se encontrar alguém, que não FRANCISCO DEOCLÉCIO RAMALHO, FRANCISCA IVANI CITÓ RAMALHO E DEODATO JOSÉ RAMALHO JÚNIOR, acima de 20 (vinte) lotes, eu pago um prêmio.

Anônimo disse...

joao vc confrma que tem um ex prfeito que emprega toda fmalia e aind amais mei mundo de babao na camara dos deputado em fortaleza

Anônimo disse...

Esse que fala que a festa do leonardo é um "puteril", deve ser um enrustido do tempo do Mazinho que nas festas da praça só dava "Banda dos Milionários" e olhe lá......kkkkkkkkk oh dó desse abestado.

Anônimo disse...

OS FERREIRA GOMES TRAIRAM O MELHOR GOVERNADOR QUE O CEARÁ JÁ VIU, TUDO PARA AGRADAREM O PT, QUE AGORA CRIA ASAS E QUER SER MAIOR QUE O GOVERNADOR QUE SE FEZ DE CAPACHO PARA LUIZIANE.

Anônimo disse...

QUERO INFORMAR ESSE BABACA DO DEODATO, QUE NÃO SOU DESINFORMADO NEM CUPICHA DO PREFEITO, CONHESSO MUITO BEM A HISTORIA DE BOA VIAGEM ATE DO SEU DESCOBRIMENTO, SEI QUE AS TERRAS QUE FORAM DOADA PRA NOSSA SENHORA, OS RAMALHOS E OS QUEIROZ SE APODERARAM, SEI QUE VOCE AGORA VAI LEVAR UM PÉ NA BUNDA AQUI EM FORTALEZA, POIS SEU CANDIDATO O POSTE SEM LUZ, VAI LEVAR UMA LAPADA GRANDE, E O MARCOS CALS NÃO VAI QUERER VOCE AQUI, ASSSIM COMO VOCE E ALGUNS DERROTADOS POLICOS TIVERAM QUE SAIR AI DE BOA VIAGEM AQUI TAMBEM VAMOS FAZER O MESMO, PORQUE VOCE NÃO ACOMPANHA O AMANCIO, QUEM SABE VOCES DOIS NÃO CONSIGAM ENGANAR UNS BESTINHAS DO INTERIOR DE SÃO PAULO.

Deodato Ramalho disse...

Tem cada verme nessa nossa terra querida que é de fazer pena!

ignorante disse...

"Terra da santa" é ótimo.
Eu pensava que as terras eram dos "índios."

Dr. Amâncio Filho disse...

Realmente Deodato você tem razão. Pena é o único sentimento que podemos nutrir por uma alma penada dessas. Nada como o tempo para dar algumas respostas.

Dr. Amâncio Filho disse...

Realmente Deodato, o maior sentimento que podemos nutrir por essa alma penada é pena mesmo. Deve ser algum cupincha ou bandido partícipe de algum mal feito ou corrupção. Mas nada como o tempo para dar algumas respostas.