sábado, 12 de maio de 2012

FELIZ DIA DAS MÃES! QUE SEJA APENAS UMA REFERÊNCIA, POIS ESSE DIA TEM QUE SER TODO DIA.


COMPORTAMENTO

Apesar do amor, mães não são iguais

12.05.2012
Na contramão dos comportamentos tradicionais, mulheres encontram formas diferentes de criar filhos

A frase até já virou jargão: "mãe é tudo igual". Mas será que todas são realmente tão semelhantes assim, possuem o mesmo comportamento? No dia em homenagem à elas, não faltam exemplos de mulheres "diferentes", que parecem estar na contramão dos comportamentos tidos como tradicionais, esperados pela maioria da sociedade atual.

São mães que resolveram largar a sonhada vida profissional, deixar tudo de lado para cuidarem das crias por 24 horas, outras que proíbem os filhos de comer carne, usam as antigas fraldas de pano, amamentam seus filhos por mais de dois anos, toparam um parto domiciliar e, ao invés de terem apenas um único filho, resolveram adotar outros dez para construírem uma grande família. Orgulham-se das suas condições e amam as crias incondicionalmente. É comum também ver, hoje, mães que, junto à maternidade, conseguem ter uma vida social e amorosa, praticam esportes, almejam liberdade, se enfeitam, enfim, vivem vários papéis, múltiplos.

Para a socióloga Zelma Madeira, professora doutora do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (Uece), as mães não devem ser "santificadas" nas suas funções. Para ela, na sociedade cearense, ser mulher passa pelo exercício da maternidade, significa ser mãe, e mais, boa e santa. O tema da maternidade está, segundo ela, envolto de muitos mitos e mistérios em torno do que elas desejam, sobressaindo "ideologia maternalista" do amor como inato.

"As mulheres querem, cada vez mais, viver livremente, escolher seu próprio destino, instruir-se e administrar suas vidas. Não negam a função de mãe, mas querem vivê-las em liberdade, assumindo-as por amor e não por imposição", afirma Zelma.

Hildita Simea Chaves, estudante universitária e mãe da pequena Carolina, de sete meses, não possui comportamento tão majoritário assim. Teve um parto natural domiciliar, não limitou o tempo de amamentação e não aceita que a filha coma nada de guloseimas. "Nada de alimentos industrializados prontos. Hoje em dia, todo mundo quer ter babá e deixar o filho sob seus cuidados, mesmo estando desocupados. Estão esquecendo que o filho foi uma escolha e que isso traria mudanças no modo de vida. Colo e atenção não estragam ninguém. Mas acredito que todas fazem o melhor que podem para os filhos", detalha Hildita.

A pastora Célia Freitas, voluntária da Missão Cristã Mundial (MCM), teve quatro filhos biológicos e, depois de ver suas crias crescidas, resolveu aceitar o desafio de cuidar de dez meninos e meninas como se fossem seus. Montou, junto com parceiros e amigos, a Casa Menino dos Olhos de Deus, em Fortaleza. Foi na contramão dos herdeiros únicos. Hoje, vê a casa cheia e se sente alegre em ser "diferente".

Os dez filhos estão todos sob sua guarda e esperam superar as situações de vulnerabilidades sociais que viveram no passado.

Com todas as dificuldades de uma família grande, a Casa Menina dos Olhos de Deus recebe doações materiais e também de um pouco de tempo de quem deseja ser voluntário. Mais informações no site 

IVNA GIRÃOREPÓRTER - Diário do NOrdeste.

6 comentários:

Anônimo disse...

Nos anos de 1991 e 1992, o PT era um partido de oposição e achava que a VEJA prestava relevantes serviços ao país. E prestava mesmo! Ontem como hoje. Se algum parlamentar da base collorida sonhasse em enviar a imprensa para o banco dos réus, o partido certamente reagiria. Por amor à democracia? Não! Esse, tínhamos nós. Os petistas tinham apenas um projeto de poder.

Quando chegaram lá, elegeram a imprensa livre como sua principal adversária – justamente aquela que era paparicada na véspera. Afinal, algo havia mudado: no poder, o PT, como acontece com todo mundo que vence a eleição, deixou o papel de pedra para ser vidraça; deixou de investigar para ser investigado. E não se conformou.

Uma banda do partido não teve dúvida. Juntou-se com o seu adversário de antes – e as capas acima valem por uma folha corrida – para tentar perseguir o jornalismo independente. Tentem saber, hora dessas, por curiosidade, o que fazia o lixão que hoje ataca a revista. Para fazer o que se vê acima – e o que se viu nos governos que se sucederam –, é preciso ter coragem. Quem vive de rastros, implorando dinheiro oficial para existir, nao consegue ser dono nem da própria opinião, tanto menos de um jornalismo crítico e independente.

A imprensa que tem vergonha na cara não mudou. Essa é a história.

Anônimo disse...

Para desmascarar de vez a turma toda do PT,você deveria fazer uma retrospectiva de capas da revista ou de reportagens contundentes dos oito anos da presidência de FHC.Provaria,claramente o caráter apartidário da revista.
Eu me lembro que não foram poucas as denúncias contra membros dos governos FHC que,naquela época chiavam bastante por causa disso.O conceito de José Dirceu de que a VEJA é TUCANA e,só por isso ataca sistematicamente o PT ficaria desmoralizado.Faça isso por favor.E olhe que eu não acho que a VEJA seja santinha, não.Apenas não faço,como o pessoal do PPS,que,por sectarismo,não leem a revista.São superiores.

Anônimo disse...

Peço perdão de público ao povo brasileiro ,por ter votado no Collor por acreditar que êle seria a caçador de marajás .E o que toda nação assiste hoje é o Collor aliado aqueles que chamou de ladroes ,corruptos e outros adjetivos aos quais hoje êle é parte integrante.Paz para a alma do PEDRO COLLOR DE MELO,que realmente prestou esse serviço á nação .

Anônimo disse...

Olhe ai a ficha limpa chegando, caçando as famosas liminares.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1137139

Anônimo disse...

BOA VIAGEM 2X2 MARACANÃ - PÁSSARO METROPOLITANO ESTAR AGORA A 4 PONTOS DO ACESSO

O alviazul maracanauense mais uma vez mostrou que dificílmente deixará o acesso escapulir este ano, por conta do bom elenco que tem e depois de estar perdendo por 2x0 nos 30 minutos finais, chegou ao empate com o Boa Viagem fora de casa e teve até chance de virar como fez nos 2 jogos anteriores.
O 1º Tempo terminou em 0x0.

O 2º Tempo foi muito bom em que aos 08 minutos o Galo abriu o placar e logo 07 minutos depois ampliou. O pássaro metropolitano não desanimou e 02 minutos depois marcou o seu primeiro Gol através do Atacante Dico.
Minutos depois técnico Argeu dos Santos logo realizou duas substituições que foram o Meia Geovani no lugar do Atacante Juranilson e o Abel Marinho no lugar do Bibi. Aos 32 minutos o maracanã realizou a ultima subistituição colocando o Bambam entrou no lugar do volante Pitter. Surtiu efeito pois aos 36 minutos o Jessuir empatou para o time maracanauense.

Este empate foi excelente para o Maracanã que subiu mais um degrau rumo ao acesso, péssimo para o galo do sertão que caiu para a 4ª colocação.

O Maracanã formou da seguinte maneira:
Alexandre, Izaquiel, Bengala e Joãozinho; Josivan, Pitter (Bambam), Bibi (Abel Marinho) e Dico; Jessuir e Juranilson (Geovani).

O próximo jogo do Maracanã será na próxima 4ª Feira (dia 16 de maio) as 15h30 fora contra o São Benedito na cidade do mesmo nome.

Era esperado que o Maracanã jogasse bem e conseguisse pelo menos um empate, por conta da boa campanha que estar fazendo, por conta da superioridade técnica em relação a outra equipe.
Nas minhas contas estar a 05 Pontos do acesso e ainda disputará 12, em 2 Jogos fora, além de São Benedito também jogará contra o Quixadá. Em casa será contra o Pacatuba e Uniclinic. Acho que o Maracanã continua sendo o grande favorito para o acesso e também para ser campeão.

Depois de gastarem centenas de milhares de reais do dinheiro público boaviagense em que a incapacidade da atual administração municipal é tão grande que mesmo nadando em dinheiro não vai subir a equipe.

MARGARIDA disse...

Estes prefeito e sua mentiras, nunca teve farmácia popular pois ele estragou foi a casa de apoio pois ele fechou a lateral da casa de apoio por onde corria ventilação para fazer esta farmácia popular que foi condenada, e ainda tem coragem de colocar uma faixa falando que em breve será inaugurada e ainda colocou uma placa com ao lado da Rute cosmético falando desta farmácia. Mentiroso, mentiroso, mentiroso