quinta-feira, 21 de junho de 2012

NÃO À VIOLÊNCIA, PARTA DE ONDE PARTIR. O DEVER DE UM POLICIAL AINDA É MAIOR AINDA NO CUMPRIMENTO DA LEI.



Desde o início do programa Ronda do Quarteirão fui, e sou, um grande entusiasta desse formato de segurança pública, que alia a ação policial ostensiva a uma maior proximidade desses agentes públicos às comunidades. O recrutamento desses policiais por um processo de maior nível exigência, que resultou na aprovação de jovens com um bom nível de escolaridade, se prenunciava como mais um dado positivo sinalizando que esse agrupamento policial desempenharia suas atividades com civilidade, obedecendo aos preceitos constitucionais de proteção dos direitos fundamentais da pessoa humana. Participei da solenidade pública que marcou o início das atividades da primeira turma do Ronda, ocasião em que o então secretário de segurança, Dr. Roberto Monteiro, ministrou uma bela e irrepreensível aula sobre o papel de um policial. Para quem participou de muitas lutas para que, no Ceará, pudéssemos ter uma polícia firme, corajosa, porém subordinada aos princípios do estado de direito, ou seja, sem prepotência, sem arbitrariedade, sem violência policial, me choca que ainda tenhamos essas práticas ilegais ocorrendo em nosso Estado. Ontem estive no meu interior (Boa Viagem), que vem enfrentando uma onda de muita violência e insegurança (em 22 dias ocorreram 7 assassinatos), inclusive praticada por policiais do Ronda, e fui procurado pelo jovem Adelson Lourenço da Costa e seu pai que vieram pedir apoio do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Boa Viagem para denunciar a violência que sofreram na madrugada do dia 19.06.2012. Policial do Ronda, a pretexto de obrigar a que o jovem (que não tem nenhum registro policial contra si) desse conta de um foragido da Justiça, invadiram a casa do cidadão por voltas das 05h00 da manhã e, de revólver em punho, além de ameaçar o dono da casa espancou o jovem Adelson. O jovem já se submeteu a exame de corpo de delito e levaremos o caso ao conhecimento da cúpula da segurança pública e respectiva Corregedoria, esperando que sejam adotadas as providências legais para punição do agressor.


5 comentários:

Anônimo disse...

significado da histórica visita de Lula ao político que o PT considerou, a vida toda, Belzebu em pessoa — o deputado Paulo Maluf, a quem o ex-presidente e todo um séquito petista foram agradecer o apoio ao candidato do partido à Prefeitura de São Paulo, o ex-ministro Fernando Haddad.

Hoje, acho conveniente rememorar, com este acréscimo e mais um (a última foto), uma galeria de fotos em que a divindade do lulalato, às vezes por distração, outras por obrigação do cargo e em várias outras denotando evidente prazer, foi clicado ao lado de pessoas de quem, nos velhos tempos do Lula e do PT fora do poder, não chegaria nem perto, nem amarrado.

A foto com Maluf, símbolo de tudo o que o PT sempre afirmou combater na vida pública, completa a galeria.

Completa a galeria… Será? Não sei, não. É sempre possível que Lula, uma hora dessas, abrace afetuosamente um Bolsonaro da vida.

Aguardem, porque a galeria vai crescer.

Anônimo disse...

Enquanto nós continuarmos colocando essa corja de ladrões no poder desse país, iremos viver assim!O País é maravilhoso, mas o que nos "quebra" são os políticos corruptos, vagabundos que utilizam o nosso suado dinheiro para viagens,imoveis,kit sanitarios não construidos....

Anônimo disse...

Sou contra agressão de todas as formas. Mas sou a favor da prisão perpetua a todo e qualquer bandido por atos de violência as pessoas de bem, enquanto os direitos humanos defendem esses mau feitores quem os defenderá? Ando assustada em Boa Viagem, os vândalos mirins e circulando livremente e pondo em riscos os trabalhadores, os dignos que pagam seus impostos para sustentá-los na precária cadeiazinha de Boa Viagem. Socorro governantes irresponsáveis.

Deodato Ramalho disse...

Lamentável e condenável preconceito. Não pesa contra esse rapaz, segundo fui informado, nenhuma acusação. E contra o pai dele muito menos. Defender os direitos humanos é defender a sociedade. Ainda que esse rapaz fosse um "mau feitor" é injustificável uma ação policial desse naipe. Queria ver é se esse tipo de ação fosse feita contra quem escreveu esse comentário acima, ou algum familiar seu, se estaria dando esse tipo de justificativa, ainda que tivesse - ou o seu familiar - sendo acusado de alguma coisa.

adriano disse...

Direitos Humanos e para HUMANO DIREITO, nao sei o caso deste rapaz, se realmente ele for honesto estes policiais devem serem expulso, e este RONDA em Boa viagem so sevem para gastar combustível e namorar.