sexta-feira, 1 de maio de 2009

HOMENS E MULHERES DE LUTA QUE FIZERAM E QUE FAZEM A HUMANIDADE AVANÇAR!









A boa lembrança, feita no comentário do professor Alfredo Carlos, nos levou a fazer essa galeria de homens e mulheres que, de várias formas, lutaram e lutam por um mundo melhor.
Tantos e tantos outros humanos universais, do mundo, do Brasil, do Ceará e de Boa Viagem, cabem nessa galeria...Isso nos faz, cada vez mais, acreditar na humanide. (Deodato Ramalho)

Desafio aos blogueiros: quem são as pessoas das fotos? As três últimas estão fora do álbum por que não conseguimos adicioná-las.

10 comentários:

Leitora disse...

Caro Deodato, conheço apenas alguns, veja: Dilma, Lula, Karl Max, Gandhy, Fidel, Dom Aluisio, Deodato Ramalho, Presidente da França, Mandela, Papa Joao Paulo II, Vladimir Maiakoski, alguns ai não fizeram história e outros muito menos.

Deodato Ramalho disse...

Leitora,
Você citou o nome de alguns. Contudo, diferente do que você diz, todos - na maior ou menor medida - fizeram e fazem historia. Aliás, alguns/algumas, que você não lembrou ou não mencionou, são figuras da mais alta importância na história das lutas da classe trabalhadora. Vamos aguardar mais um pouco para ver a manifestação de mais alguém...

Alfredo Carlos ! disse...

Dr. Deodato Ramalho, que maravilha abrir esse blog na data magna do trabalho e me deparar com as fotos dos maiores homens e mulheres que fizeram história nesse mundo de nosso Deus. Quando vejo a foto do grande camponês de Panelas de Miranda, Gregório Bezerra, feito de flor e de terra, como dizia o nosso querido Maranhense Fereira Goulart. David Capistrano, Che guevara, Olga Benário, nossa Dilma a mãe do PAC, Rosa da Fonseca, Marx, Carlos Prstes nosso capitão Senador, Mandela, Dom Arns, Dom Aloisio, Nosso Lula, Nosso zangado Fidel, você e mais dois amigos que não identifiquei e me parece que o nosso querido Papa João Paulo II já falecido. Tem mais gente ainda, Gandhy, Vladimir Maiakoski que morreu aos 37 anos de idade, enfim, todos eles sem exceção fizeram e fazem nossa história todos os dias. Discordo de nossa leitora, quando diz que alguns não fizeram história e outros muito menos. Cara leitora, até você faz história ao colocar suas posições nesse Blog, nós homens e mulheres de bem ou de mal, somos a história viva desse País. O Dr. Deodato faz história nesse Município há mais de 30 anos, combatendo desmandos, isso é história filha. Um Garí, um pedreiro, um servente, um operário fazem história todos os dias. Finalmente parabenizo mais uma vez esse lindo gol de placa marcado pelo Blog da Liberdade, nesse dia em que mortos e vivos são homenageados. Parabens!

Anônimo disse...

conheço alguns e concordo que a luta deles fizeram a humanidade avançar mais ainda nao entendi por dilma esta entre eles, se possivel mostem-me o motivo na historia para que ela mereçar estar no meio deles. DESCULTE-ME A IGNORANCIA.

Deodato Ramalho disse...

Anônimo,
Muito do nosso desconhecimento sobre a nossa história, a história da luta política do País etc., se deve à manipulação que a elite conservadora sempre fez da informação. Quantos, muitos vezes, batem palmas para políticos inescrupulosos e atacam políticos decentes por conta dessa manipulação?
A Dilma Roussef, sem dúvida, tem um lugar de destaque na história contemporânea do Brasil...Daqui a alguns dias mostrarei no blog a história de cada uma dessas pessoas, claro, resumidamente, e você verá por que ela merece estar nessa constelação de bons espécimes da raça humana.

paulo disse...

entao deve ser contada a historia de Dilma para que possamos conhece-la melhor, ate nomomento so sei que ela e uma que lula quer como sudstituta, quem sabe depois da historia contada eu tenha outra opinioa sobre a mesma

Alfredo Carlos ! disse...

Deodato, não me perdoaria se não colocasse o nome de Dom Hélder Câmara a quem conhecí pessoalmente na Igreja das Fronteiras na cidade do Recife, Cearense Arcebispo emérito de Olinda e Recife a quem a direita dos quartéis de 1964 chamava de Bispo Vermelho. Sem dúvida, Dom Hélder Câmara será sempre lembrado por todos nós. A outra grande figura que não me apercebí foi o enterro de Ayrton Senna, creio que é isso, que foi vítima de grande tragédia na fórmula 1 em 1994. Há ainda as fotos desses 5 homens que fizeram história, assassinados em prol de sua classe, se não me engano esse Engel, era muito amigo de Karl Marx, juntos fizeram um manifesto em prol do Marxismo numa época dificil na Alemanha Pré Hitler. Não encontrei a foto do Lênin, posso ter esquecido também, Rosa de Luxemburgo e Luter King que foi assassinado numa passeata ou num palanque nos Estados Unidos. De qualquer sorte você juntou uma Plêiade sinceramente de homens e mulheres que fizeram girar a roda de nossa História local e mundial, principalmente porque eles serviram e servem de exemplos para todos nós.

Alfredo Carlos ! disse...

Deodato, nessas fotos todas quero fazer um registro histórico para que todos saibam. Esse Senhor de cabelos brancos já bastante idoso, é o Gregório Lourenço Bezerra, que faleceu aos 87 anos de idade. Foi um dos maiores comunistas desse País, natural de Panelas de Miranda Pernambuco, onde hoje em dia existe uma corrida de jumentos muito concorrida na região do agreste de Pernambuco, bem pertinho de Caruaru. Gregório foi militar do Exército, tendo alcançado o posto de Primeiro Sargento da Infantaria, lutou bravamente na revolução de 32. Em 1935 com a tão chamada Intentona comunista, ele foi expulso do Exército e passou para a clandestinidade. Mais na frente junto com David Capistrano abraçaram a causa operária e camponesa e passaram a dirigir esses órgãos de classe na clandestinidade, o esforço foi tanto, que os dois se elegeram lá na frente, Deputados, um Estadual e o outro Federal. Depois tiveram os seus mandatos extintos pelo STJ da época, pelo placar de 3x2, que sofreu pressão do Presidente Dutra. Em 1964, Gregório foi preso e barbaramente espancado pelo Tenente Coronel do Exército Viloc, esse monstro amarrou as mãos de Gregório e o agrediu com cano de ferro pelas ruas do Bairro de Casa Forte, na frente de toda uma população que a tudo assistia, sem nada poder fazer. Gregório Ficou com todo o corpo ensopado de sangue dos pés a cabeça, numa cena das mais deprimentes para o Exército Brasileiro, só parando de bater, quando um coronel foi chamado e o mandou suspender a já quase execução. E tem mais. Depois disso, nunca mais Gregório teve Saúde na vida, foi a Cuba e a Moscou onde morou muitos anos, até a anistia de 1979. Fez muitos tratamentos, morrendo aos 87 anos de idade. Deixou dois livros de memórias, escritos no exílio, de próprio punho. Tenho o imenso prazer de ter lido os dois.

Deodato Ramalho disse...

Um pouco da história da ministra Dilma Roussef. Ela não chegou por acaso ao atual estágio político nacional. Iniciou sua militância política na dura época da ditadura militar, inclusive bravamente participando da reação armada contra o arbítrio do estado de terror que então se vivia no Brasil. Conhecer a sua história e de tantos outros lutadores do povo brasileiro nos fará compreender a importância dos que não se omitiram, dos que, mesmo correndo risco de perder a própria vida, resistiram à ditadura.

Biografia
Dilma é filha do advogado e empreendedor búlgaro naturalizado brasileiro Pedro Rousseff (em búlgaro Петър Русев, Pétar Russév)[1][2] e da dona-de-casa Dilma Coimbra Silva. Tem um irmão, Igor[3].

Aos quinze anos de idade, Dilma trocou o conservador Colégio Sion, onde alunas falavam francês com professoras, pelo Colégio Estadual, escola pública mista onde se geravam contestações. De acordo com ela, foi nesta escola que ficou "bem subversiva" e que percebeu que o mundo não era para "debutante".

Graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Obteve mestrado em Ciências Econômicas na área de Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Ciências Sociais na área de Teoria Monetária e Financeira, também pela mesma universidade.

Juventude

Na década de 1960, durante o regime militar, Dilma Rousseff participou da luta armada, usando os codinomes de Estela, Luísa e Vanda, atuando em organizações de esquerda, como a Política Operária (POLOP), Vanguarda Popular Revolucionária e o Comando de Libertação Nacional (COLINA).

Posteriormente, esteve presa entre 1970 e 1973 nos órgãos públicos de repressão à luta armada e ao terrorismo. Em dezembro de 2006, a Comissão Especial de Reparação da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro aprovou um pedido de indenização por parte de Dilma e outras dezoito pessoas presas em dependências de órgãos policiais do governo estadual paulista na década de 1970.

Carreira política
Participou da reestruturação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), vinculada ao grupo de Leonel Brizola. Após a perda da sigla para o grupo de Ivete Vargas, participou da fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Foi secretária de Minas e Energia durante o governo Alceu Collares no estado do Rio Grande do Sul, entre 1991 e 1995. Em 1998, o petista Olívio Dutra ganhou as eleições para o governo gaúcho com o apoio do PDT no segundo turno, e Dilma retornou à Secretaria de Minas e Energia. No final de 1999, o PDT deixou o governo de Olívio Dutra e exigiu de seus filiados a entrega dos cargos. Dilma saiu do PDT e filiou-se ao PT continuando no governo a exemplo do que também fizeram Emília Fernandes, Milton Zuanazzi e Sereno Chaise.

Dilma Rousseff integra o Governo Lula desde o seu início, em 1° de janeiro de 2003, como ministra de Minas e Energia. Trocou de cargo, passando a chefiar a Casa Civil em 21 de junho de 2005, no lugar de José Dirceu, que deixou o ministério por estar envolvido em acusações de corrupção no caso Mensalão. De acordo com o senador Pedro Simon (PMDB-RS), desde que Dilma assumiu o ministério, "a seriedade está se impondo" na Casa Civil.

Falando no Senado Federal, em audiência pública, Dilma Roussef liquidou a demagogia da oposição, no episódio sobre o chamado Dossiê FHC, desmontando, especialmente, o senador Agripino Maia (DEM/RN):

"Eu fui barbaramente torturada, senador. Qualquer pessoa que ousar falar a verdade para os torturadores, entrega os seus iguais. Eu me orgulho muito de ter mentido na tortura, senador."

Possível candidata às eleições de 2010
Em dezembro de 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que jamais conversara com Dilma Rousseff sobre sua possível candidatura para as eleições presidenciais de 2010, dizendo ter apenas insinuado. Para Lula, Dilma é a "pessoa mais gabaritada" para sucedê-lo.

Vida pessoal
O primeiro marido de Rousseff foi o jornalista mineiro Cláudio Galeno de Magalhães Linhares, que levou Dilma, então com vinte anos de idade, para a militância política.

No fim da década de 1970, já divorciada de Linhares, Dilma resolveu reconstruir sua vida no Rio Grande do Sul, rumando para Porto Alegre por causa do segundo marido, o ex-guerrilheiro e ex-deputado gaúcho Carlos Franklin Paixão de Araújo, com quem teve sua única filha, Paula. Preso em São Paulo, Araújo foi transferido para seu estado natal para completar a pena. Dilma deu aulas a presidiários para ver Araújo. Hoje estão divorciados.

Dilma é uma ávida leitora: já leu toda a obra de Fiódor Dostoiévski. Gosta de História e interessa-se por ópera. No início dos anos 90, ela se matriculou no curso de teatro grego do dramaturgo Ivo Bender. A mitologia grega tornou-se uma obsessão para Dilma, que, influenciada por Penélope, resolveu aprender a bordar.

Enfim, Dilma Roussef tem uma história de luta e de competência a serviço do povo brasileiro.

(Fonte: Wikipédia, parte)

Alfredo Carlos ! disse...

Dona Dilma, tem um lugar de destaque com certeza nessas fotos de homens e mulheres ilustres. Ocupa a chefia da Casa Civil da Presidência da República, cargo que no passado somente era ocupado por homens. Ela é o braço direito do Presidente Lula, mulher de extrema confiança, boa Administradora, Gerente do PAC, dirige e determina as obras no Brasil inteiro incansavelmente, trabalha muito, 10, 12 horas por dia. Tem um imenso passado de lutas contra tiranias e ditaduras, já foi testada e aprovada em vários cargos de primeiro escalão de Governos Estaduais. Haveremos de vê-la crescendo cada vez mais.