sábado, 14 de novembro de 2009

VÍTIMA DO CIGARRO MORRE A ATRIZ MARA MANZAN.

CÂNCER NO PULMÃO
Aos 57 anos, morre atriz Mara Manzan
A DOENÇA da atriz foi agravada por um enfisema pulmonar causado pelo cigarro. Ela fumou durante 40 anos
Foto: Agência Globo
A atriz estava internada desde o dia 7 para tratamento no Rio. Em 2008, Mara retirou um nódulo no pulmão.

O corpo de Mara Manzan será cremado, hoje, no Rio de Janeiro. A atriz, de 57 anos, morreu, ontem, em decorrência de falência pulmonar. Ela estava internada desde o dia 7 deste mês no hospital Rios D´or tratando de um câncer de pulmão. O último trabalho da atriz na televisão foi a novela "Caminho das Índias", como a personagem Ashima, uma viúva indiana que abriu uma pastelaria no Rio de Janeiro. Mara Manzan chegou a se afastar das gravações por conta do tratamento, mas voltou na reta final da trama. Em abril de 2008, a atriz passou por uma cirurgia para retirar um tumor maligno no pulmão. À época, a atriz deixou o elenco da novela "Duas Caras", de Aguinaldo Silva, na qual interpretava a personagem Amara, madrasta de Bernardinho. No último texto publicado em seu blog, no dia 5 de outubro, a atriz disse que estava "num momento muito feliz" de sua vida. "Graças a Deus estou me sentindo cada dia melhor, cheia de vontade de trabalhar", escreveu Mara."Hoje eu posso dizer que valorizo muito mais a vida, quero morrer bem velhinha, se possível ver meus netos grandes, quem sabe ser uma bisa bem animada, sempre trabalhando e trazendo alegria no coração pros meus queridos fãs que estiveram todo o tempo do meu lado me dando força, me ajudando sempre a confiar".

Carreira

A paulistana Mara Manzan começou a carreira no teatro Oficina em 1972, aos 20 anos. "Conheci um ator do teatro Oficina, onde o José Celso Martinez Corrêa encenava ´O Casamento do Pequeno Burguês´. Achei tudo mágico, mas não tinha coragem de ser atriz - fazia de tudo até buscar comida para o elenco. Um dia uma atriz ficou doente, e o Zé Celso me botou no lugar dela. Nunca mais larguei a profissão", contou Manzan, em entrevista. Mara ganhou destaque na TV a partir dos anos 90, com papéis cômicos como a Sexta-Feira da novela "Salsa e Merengue" (1996), de Miguel Falabella, na Globo, emissora em que ela iniciou a carreira na televisão.

Comédia

Apesar do sucesso em papéis cômicos, ela se dizia uma atriz "que pode fazer drama e comédia". "Eu também sei chorar". Seu último papel foi em outra novela de Gloria Perez, "Caminho das Índias", que terminou há dois meses.

SAUDADE

Artistas e amigos lamentam morte da atriz. A notícia da morte de Mara Manzan pegou de surpresa a autora de novelas, Glória Perez, amiga da atriz. As duas trabalharam juntas nas novelas "Caminho das Índias", "O Clone" e em "Pecado Capital". "Estou chocada. Pra mim, pelas últimas notícias que tinha, ela estava bem, se recuperando. Ainda não consegui me recuperar da notícia. Mara é a pessoa mais vital que eu conheço. A pessoa mais ligada na vida", disse Glória, que também se recupera de um câncer na tireoide. Há anos amigo de Mara, o ator Eri Johnson ficou com a voz embargada ao lembrar dela. Para ele, a garra e a determinação da atriz foram a maior lição deixada por ela, que seguiu trabalhando mesmo durante o tratamento do câncer. "Para o amigos, a garra, a determinação e a vontade de mostrar que ela estava bem foi o mais marcante", disse o ator.

TRABALHOS na TV

2009 - Caminho das Índias

2007 - Duas Caras

2006 - Cobras & Lagartos

2005 - América

2004 - Senhora do Destino

2004 - Da Cor do Pecado

2003 - Kubanakan

2001 - O Clone

1999 - Terra Nostra

1999 - Ô, Coitado!

1998- Pecado Capital

1998 - Hilda Furacão

1996 - Salsa e Merengue

1994 - A Viagem

Nenhum comentário: