sábado, 12 de dezembro de 2009

COPENHAGUE E O FUTURO DA HUMANIDADE.

Artigo (Publicado hoje - 12.12.2009 - Jornal O POVO).
Todos responsáveis
A discussão na Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, a COP-15, gira o globo, classificando os países por suas propostas de metas. Quem reduz quanto, quem recebe para reduzir e até a redundante redução da redução. Seria utópico ignorar as condições intrínsecas de cada nação. Estão em jogo diferentes posições dos povos e dos seus dirigentes, além da diversidade de trilhas de desenvolvimento.
A proposta brasileira de 38,9% na redução de CO2, pela firme intervenção do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, demonstra a vontade política do Governo Lula em interferir de forma concreta e positiva. Transcendendo esta questão, acrescente-se o investimento de milhões em recursos para programas ambientais que criem um novo patamar de proteção e desenvolvimento para a Amazônia. Dentro desse contexto, o Brasil apresenta metas inovadoras, que o colocam em uma posição de liderança no mundo. Frente aos 20% propostos pelos EUA, um país potencialmente mais desenvolvido, nosso País demonstra uma política responsável perante um problema que não obedecerá fronteiras de interesse econômico. Aliás, nesse diapasão da posição de vanguarda assumida pelo governo brasileiro, é bom lembrar que os dois gigantes da emissão de gases, EUA e China, somente mudaram de posição, quanto ao estabelecimento de um percentual de redução, após a posição brasileira.

As consequências geradas pelas mudanças climáticas afetarão igualmente uma comunidade da Europa, uma cidade dos EUA, uma capital da América do Sul ou um país asiático inteiro. Mais tarde ou bem cedo, como nas ilhas do Pacífico que já estão sendo engolidas pelo aumento do nível do mar. Nos dias que antecederam à abertura da COP-15, vimos no noticiário internacional uma manifestação dos moradores das Ilhas Maldivas, um dos mais belos paraísos do mundo que, ironicamente, será um dos primeiros a mergulhar nas águas dos oceanos, cada vez mais ferozes. A assertiva do presidente Lula em ir a Copenhague, acompanhado de uma comitiva com mais de 600 pessoas, entre gestores, parlamentares e técnicos, é mostrar para o mundo que o Brasil assume uma ``responsabilidade coletiva``, refletindo a consciente noção de que toda e qualquer contribuição é obrigação de todos. Basta fazer parte do planeta. O programa do Governo Federal sugere metas bem definidas, onde cada setor governamental terá que fazer sua lição de casa. Estados e municípios deverão se envolver nesta tarefa.

E é essa postura que Fortaleza deve assumir. Nesse sentido, envidaremos todos os esforços para colocar a nossa cidade, a quinta capital do Brasil, numa posição de relevância ambiental quanto à coleta seletiva do lixo, inclusive dos resíduos sólidos.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano já propõe, entre outras coisas, a realização de um fórum de discussão das questões de emissões e reduções climáticas. A iniciativa pode ser o ponto de partida de uma consciência coletiva na sociedade fortalezense, motivando o cidadão a integrar-se ao processo. A implementação de atitudes como reaproveitamento de água ou a recomposição de matas ciliares farão a diferença no futuro e garantirão a sobrevivência das gerações futuras.

DEODATO RAMALHO Secretário Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano - Semam deodatoramalho@gmail.com

6 comentários:

MARILEIDE disse...

oH VEREADORIZNHO PRÁ DIZER BESTERIA ESSE ANCHIETA. FALANDO AÍ SOBRE IMPOSTO ELE NUM DIZ NADA SOBRE A MERDA QUE É A ADMINISTRAÇÃO DE BOA VIAGEM. DEVE TER UM BOCADO DE COME NO MOLE NA PREFEITURA PARA FICAR CALADO.

MARILEIDE disse...

OH MENTIRA BESTA ÉSSA DO ANCHIETA, SERÁ QUE ELE PENSA QUE NÓS SOMOS ABESTADOS? O MATADOURO NOVO FOI FEITO NA ADMINISTRAÇÃO DO MAZINHO, ELE NEM VEREADOR ERA AINDA.

Anônimo disse...

Eu concordo que deve ser dado um desconto nas loucuras do seu Luis, ele tá doente mesmo agora eu não entendo como é que ele doido como tá quer ser presidente do sindicato.

Leitora!!!!! disse...

Marileide concordo com tudo que vc escreveu sobre o Vereadorzinho Anchieta. Não consigo entender como é que uma pessoa que não tem a minima condição de ser representante do povo e foi eleito. Era um puxa saco do Sr. Mazinho se dizia eleitor e cabo eleitoral do 22, mas quando o eleitor dizia q não votava no 22 o sacana dizia que não tinha importância, contanto que votasse nele para vereador. Quem é mesmo Anchieta? Uma coisa projetada pelo Jonas Vieira, kkkkkk... tire suas conclusões!!!!

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Eu queria que o dr.Deodatinho ou qualquer oputra pessoa que sabe alguma coisa me esclarecesse se é verdade que apareceram muitos padrinhos, como deputado Marcos Cals, deputado Domingos Filho e outros metidos a grandões querendo que o Juiz num cumprisse a lei, deixasse o valentão Luiz Cristino fazer o que quisesse, desmoralize o juiz e a justiça. Eu soube que esse juiz é homem desente, que num aceita esse negócio de interferencia dos mandões na sua função. Tomara que seja verdade,pois assim enche agente de esperança que essa cidade ainda tem jeito. É uma vergonha que um presidente da assembléia queira mandar na justiça, para favorecer as coisas erradas, vejam os aliados desse presidente em Boa Viagem, é só gente da pesada.

12 de dezembro de 2009 17:32

Anônimo disse...

essa prisão de afilhado dos mandoes é bom sinal que boa viagem agora tem um juiz. ele será solto logo lgo pelo tribunal de justiça . Eu pergunto a algum advogado se isso é possível se ele já é condenado num processo?