domingo, 20 de dezembro de 2009

EIS O RESULTADO DA IRRESPONSABILIDADE CRIMINOSA.

(Foto: abraço de tamanduá).
Acidentes com motos
Falta de fiscalização no Interior aumenta estatísticas do IJF
Dados sobre atendimentos a motociclistas do Interior chama atenção no IJF. Maioria dos pacientes não usa capacete e sequer tem habilitação
Diego Lage diegolage@opovo.com.br19 Dez 2009 - 18h04min

Apenas 26% das prefeituras cearenses possuem órgão de fiscalização de trânsito. O atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997, determinou a obrigatoriedade do processo de municipalização do serviço, em que cada cidade deveria criar um departamento próprio. Os efeitos do problema no Interior são sentidos em Fortaleza, no Instituto Dr. José Frota (IJF). O hospital, ontem, promoveu o Dia de Prevenção a Acidentes de Moto. Cem motoqueiros participaram de uma passeio entre o estacionamento da unidade e o Frotinha de Messejana. A intenção era alertar sobre as medidas preventivas para o trânsito seguro e a responsabilidade para a preservação de vidas. Dados do IJF apontam que, este ano, houve 5.176 atendimentos a acidentados de moto, de um total de 12.200 ocorrências de trânsito. As estatísticas mostram que 51% dos casos tiveram origem fora da Capital. Segundo o balanço do Interior, 76,8% estavam sem capacete, 62,8% não eram habilitados e 47,1% estavam sob o efeito de bebida alcoólica. O perfil dos acidentes de moto oriundos da Capital é diferente.

Segundo o Frotão, 81,9% usavam capacete, 84,4% eram habilitados e 70,4% não haviam bebido. ``Essa estatística (IJF) é a pura verdade``, atesta o superintendente do Detran, João Pupo. Apenas 47 das 183 cidades interioranas têm fiscalização própria de trânsito. "Se não tem controle, não tem regras. Se não tem regras, vale tudo. As pessoas se veem no direito de andar sem capacete, beber, não ter habilitação``, afirma Pupo.

``Tem prefeito que quer criar o órgão, mas sempre chega alguém e diz: -Se botar fiscalização, não se reelege-. Pura balela. Quem faz geralmente é reeleito. O próprio governador (Cid Gomes), quando prefeito (Sobral), fez isso. E não se acabou``, lembra.

O secretário da Saúde, Alex Mont-Alverne, explica que o custo médio do atendimento a motoqueiro no IJF é de R$ 14,1 mil. Já o superintendente Messias Barbosa detalha que há feridos cuja permanência chega a oito meses. ``E pelo menos 20% saem com sequelas. Caminhando com dificuldade, por exemplo``, afirma.

E MAIS ACIDENTE DE MOTO

As estatísticas sobre o número de atendimentos a acidentados de moto vêm caindo no Instituto Dr. José Frota (IJF). Este ano, até o último dia 16, foram 5.176 atendimentos. - Em 2007, segundo as estatísticas do IJF houve 5.573 atendimentos. - Já no ano passado foram 5.223 atendimentos, conforme ainda balanço do IJF.

22 comentários:

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Na última sessão da Câmara Municipal de Boa Viagem, o Presidente da casa, Vereador Benjamim Alves da Silva, afirmou com todas as letras que o Prefeito Fernando Assef só "governou" a cidade por no máximo 25 dias. Tudo isso está gravado com o repórter Epitácio Menezes da rádio Liberdade. Sua ausência foi total, não houve empenho em melhorar as condições nem da cidade e nem do povo, afirmou Benjamim.

Anônimo disse...

Só queria ter uma bola de cristal pra advinhar as crueldade que esse prefeito f... ia fazer depois de eleito.

Só quero que tu venha me pedir voto de novo aí eu mando tu ir prá p...

Anônimo disse...

Nessa época de festas, que ocorre a cada final de ano, vem a vontade de falar de todas as coisas boas que desejamos para todos. Desejando que o ano de 2010 traga, além das alegrias individuais, a vontade e fazer deste um mundo melhor para todos!
Í Sobre as suas metas para o Ano Novo.

ü No forró da entrada do ano, coma aquela gororoba até encher o bucho. É prá dar sorte, mas cuidado, senão dá gastura.

ü Tome um burrim e tire o gosto com passarinha ou panelada que é prá num perder a mania.

ü Prá começar o ano dicunforça:

ü Reflita sobre as besteiras do ano passado e rebole no mato os maus pensamentos.

ü Murche as orêia, respire fundo e grite bem alto: Sai mundiça !!! 45 Nunca mais!!! Xô Corrupção!!!

ü Ah, e não esqueça do grito de guerra, que é prá dar mais sorte ainda: Queima raparigal !!!

Agora é só levantar a cabeça e desimbestar no rumo da venta que vai dar tudo certo em 2010, afinal de contas você é Boa Viagense.
Peeeeennnnse num ano que vai ser muito bom.
Respeite como vai ser pai d'égua esse 2010.

ABRAÇORRÉI ARRETADO A TODOS!

CLAUDIA disse...

pense numa coisa que combina muito bem: a administ~ração atual de Boa Viagem transformando uma escola num depósito de merda. Aja atraso.

Anônimo disse...

O Roberto Silva novo locutor da Lili tá começando apegar o tom. Não demora muito e vai tá arrebentando a boca do balão.

Anônimo disse...

Vocês sabem que ganhou uma moto e outros prêmios da prefeitura?!!

O "Juraci Rocha" cabo eleitoral do prefeito.

Será se não houve eim!!?? será?!!!

Eu não boto a mão no fogo. conhecendo as peças.

A comemoração poderia ser lá no buffe da França e haja Coca-cola.

Anônimo disse...

Esse povo aí do Luis Cristino fazem do sindicado uma propriedade particularm é uma vergonha

Anônimo disse...

e o Edmar que consegue ser pior do que o Luís e ainda por cima apoiado pelo pelo gestor do mal fernanda assef?!!

Pinica luíz!!!!

Anônimo disse...

Chapa 01 é Melhor.

Anônimo disse...

Ô terrinha sem futuro essa nossa, como qui pode alguém defender um sujeito corrpto que usa uns pobres coitados trabalhadores para viver as custas deles, como é esse luiz que mama a 37 anos no sindicato.e a disculpa é a mais fuleira que tem, pois porq o corrupto prefeito apoia o outro qui agente deve esquecer as patifarias desse luis. e ainda por cima o cara tá doidinho de pedra.

Anônimo disse...

a corrupsão nesse sindicato corre é solta. A familia cristino dona do sindicato fica desisperado de perder a boquinha e aí tome fraude.

carlos disse...

o melhor sinal de que o povo esta ficando alerta foi esta eleiçao do sindicato nao atingir o numero de eleitores, sao dois condidato sem futuro nenhum para o sindicato a nao ser pare eles mesmo.

Anônimo disse...

Afinal, quem venceu a eleição do sindicato??? Qtos votos?? Será q a Lili poderia dar essa informação??

Anônimo disse...

Colegas blogueiros,

Ninguém venceu as eleições do Sindicato. Infelizmente não compareceram para votar os 50% mais 1 voto necessários para haver a apuração. O total de votantes corresponderam a 1325 votos, ou seja 48,73% do total de habilitados a votar. Dessa forma no dia 02 de janeiro haverá outra eleição entre as duas chapas, bastando apenas comparecerem 40% dos eleitores aptos a votar. Creio que dessa vez sairá um vencedor.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

A respeito da eleição do sindicato, comentário postado pelo Professor Alfredo Carlos.

Anônimo disse...

Concordo com o blogueiro Carlos! As duas chapas estão querendo o Sindicato para viabilizar as suas postulações político-partidárias. Um absurdo! Mas, no ambiente político em que vivemos hoje, que partidos políticos tentam arregimentar pessoas por meio da cooptação, da troca de cargos e benesses políticas, dá nisso, né?

Anônimo disse...

E esse prefeito tá preocupado com isso?? o negócio dele é subir a serra do Jacampari. querem encontrar o prefeito vão pra lá. Daqui uns dias ele tá despachando por lá...kkkkkkk..tenha vergonha Prefeito! Olha que papel tá fazendo??

Anônimo disse...

Pense numa desmoralização que é esse Prefeitinho.

Anônimo disse...

Eu queria uma resposta do senhor Prefeito do porque do não pagamento das gratificações dos coordenadores pedagogicos.Eu queria se fosse possivel q vc mandasse um Reporter entrevistalo para que ele desse esplicações, Já converçamos com veradores mais até agora não resolverão nada..

Anônimo disse...

O SINDICATO DOS TRABALHADORES NÃO VAI MUDAR DE PRESIDENTE ENQUANTO O EDMAR FOR APOIADO PELO PREFEITO FERNANDO ASSEF , PQ DE CORRUPTO O POVO JÁ ESTÁ SATURADO, SEU EDMAR SE SAIA DESSE HOMEM...

Clara Pinto disse...

Quero parabenizar o Sr. Edimar que concorreu ontem dia 02/01 a Eleição do Sindicat,foi derrotado mais não baixou a cabeça, ficou até a contagem do ultimo voto, enquanto seus aliados não tiveram a mesma atitude e o abandonaram. Parabéns ao vencedor Luis Cristino e ao Sr. Edimar pela decência durante e após a derrota.

Maria Julia disse...

COM MUITA FÉ EM DEUS O POVO VAI ACORDAR AIDA MAIS, NINQUEM QUER MAIS CANDITADATO APOIADO PELO O FERNANDO ASSEF (ele é ficha suja ñ acreditamos mis em ninguem que esteja ao seu lado)DIGO: Com fé em Jesus o povo vai dar um basta neste desmando q se encontra em boa viagem.