terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ESTUDIOSA INGLESA CONFIRMA O QUE JÁ HAVÍAMOS SUSTENTADO NESTE BLOG: A CORRUPÇÃO SOBREVIVE POR CAUSA DA COMPLACÊNCIA DO POVO, SENÃO A CUMPLICIDADE.


Política
A política repete o cotidiano
Fábio Campos08 Dez 2009 - 01h05min - Jornal O POVO.
Em meio à lama nacional, uma ótima entrevista da psicóloga Sandra Jovchelovitch, professora da LSE (London School of Economics), no Reino Unido, desde 1995, e autora de um estudo sobre as representações sociais e a esfera pública no Brasil (Folha de S.Paulo de ontem). Em resumo, a pesquisadora afirma que a corrupção no campo político e na administração pública é simétrica ao comportamento do povo brasileiro em seu cotidiano. Atentem para os trechos escolhidos pela Coluna para reflexão dos leitores: ``Sei que isso não é muito politicamente correto de dizer, mas existe uma simetria no comportamento que nós encontramos no cotidiano da população com o comportamento que encontramos na política. Essa simetria se fundamenta na interpretação do espaço público como um espaço de ninguém, ou simplesmente do -outro- (conceito desenvolvido pelo crítico literário Edward Said no livro -Orientalismo-). A própria política, como arena pública, se torna um espaço para o exercício do interesse privado. E, como a esfera pública é desvalorizada, o ato de corromper se torna muito mais fácil``.

"ESPAÇO MISTURADO, CORRUPTO E SUJO"

Perguntada pela jornalista Fernanda Mena sobre a origem da inversão na ideia de espaço público no Brasil, Sandra Jovchelovitch respondeu o seguinte: ``Ela deriva de fatores psicossociais e de fatores políticos que funcionam como um círculo vicioso: um reforça o outro. No campo político, nossa tradição sempre separou de forma muito aguda o espaço das decisões e o da participação do cidadão. O Estado brasileiro é historicamente autoritário, tanto pelo lado do populismo, quanto pelo do autoritarismo militar. São dificuldades institucionais misturadas aos tais fatores psicossociais: um passado colonial que viu na confluência de diferentes culturas uma ponte potencial para a corrupção. No Brasil, sempre houve um fascínio e uma repulsa simultâneos em relação a essa mistura de raças. Isso porque a nossa elite sempre teve um ideal de embranquecimento, que projetou sobre o povo brasileiro a ideia de mistura como sujeira e corrupção. O espaço público no Brasil, por consequência, é um espaço misturado, corrupto e sujo - um espaço do -outro-. Essa separação radical entre a elite e o -outro- miscigenado transforma o espaço do -outro- em espaço de ninguém, lugar que não merece investimento``.

SIMETRIA ENTRE A RUA E A POLÍTICA

No Brasil, a sucessão de escândalos de corrupção parece não gerar reações. Em vez da indignação, prevalece a resignação. Tal circunstância parece ter se concretizado com muito mais ênfase após o fim das ilusões de que a esquerda brasileira iria levar adiante o propalado projeto de ensejar um choque ético na cultura política nacional. Deu-se pelo contrário. Vejam o que a pesquisadora diz sobre isso: ``No Brasil, em geral, há uma reafirmação de um fatalismo: -A política é assim-, -esses caras não têm jeito-, -quem pode faz mesmo-. Seria um pouco pesado dizer, mas existe uma disseminação de um certo comportamento corrupto na sociedade brasileira. É o sujeito que suborna o policial para não levar uma multa, que compra a carteira de motorista, que pede favor pessoal ao vereador, que sonega impostos. Existe uma simetria entre a rua e a política. A relação com a coisa pública não é só dos políticos, ela é nossa. Está tanto nos microespaços do cotidiano como nos macroespaços institucionais brasileiros". EM UM LUGAR SIMBÓLICO
Nota-se que a professora tem muito medo de ser chamada de "politicamente incorreta". No fim das contas, a pesquisadora afirma que a ideia da corrupção está disseminada no comportamento social do povo brasileiro. Predomina a ``Lei de Gérson", afinal "é preciso levar vantagem em tudo". E para levar vantagem, o "jeitinho" deve ser usado. E é esse o cotidiano no Brasil. Usa-se do tráfico da influência ou da esperteza para furar uma fila, para conseguir privilégios. O mérito e o conhecimento são renegados. Os graus de parentesco, os sobrenomes, têm mais força que o currículo exemplar. É assim no cotidiano social. É assim na política e na gestão pública. Da mesma forma que um sujeito se acha no direito de ocupar uns poucos metros quadrados de uma praça pública o outro, rico e poderoso, se sente no direito de receber propina. Afinal, se eles não fizerem, "outros vão fazer". Querem conhecer de perto um ato de corrupção cotidiano? Vão a uma escola privada, onde estudam os filhos mais abastados, após o fim da aula. Estacionamentos em fila dupla, em cima das calçadas, na contramão, buzinaços, desrespeito, jeitinhos, soberba. Uma torrente de delitos praticados em massa no lugar que seria de educação dos filhos.

15 comentários:

Deodato Ramalho disse...

ATENÇÃO, ATENÇÃO!
Abre-se uma luz no fim do túnel. Boa Viagem deverá ter um juiz. Segundo informações que obtive no Tribunal de Justiça o juiz de Direito de Crateús, Dr. Magno, deverá assumir a comarca de Boa Viagem. Esse magistrado colocou moral nas eleições de 2008 em Crateús, enfrentando alguns poderosos de lá e do Ceará. Vamos aguardar a confirmação dessa excelente notícia. Caso a notícia seja confirmnada, teremos, enfim, umn Juiz em Boa Viagem.

Anônimo disse...

VC NÃO PODE CANTAR A PEDRA DESSE JEITO NÃO. TENHA CERTEZA QUE COM O HISTÓRICO DESSE JUIZ, O CORRUPTO-MOR DE BOA VIAGEM E SUA QUADRILHA FARÁ DE TUDO PARA QUE ESSE DIGNO JUIZ NÃO VENHA PARA BOA VIAGEM.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Este assunto é muito sério. O blog da rádio Liberdade, já vem comentando esse assunto faz meses. O povo e o eleitor é muito complacente nesse assunto, preferem receber dinheiro naquela hora, e não ter depois serviços de saúde e outros mais a altura da população. Resumindo: Vendem o voto, preferem vender o seu voto a ter cidadania, comprometem a todos de sua família e seus amigos mais chegados. Somente existe o comprador, porque existe o vendedor. Em vez disso, se houvessem denúncias, haveria mais moralização e sumiria de vez a cumplicidade. É preciso policiamento de todos em torno desse assunto. Haveremos de resistir e denunciar sempre.

PS. Excelente notícia postada pelo companheiro Deodato Ramalho.

Olho vivo disse...

Nas palavras da sociologa inglesa, a explicação que todos na cidade já sabem. A razão pra termos um prefeito corrupto, FERNANDO ASSEF, e um filho ilustre, ético, excepcional advogado, mas eleitoralmente um desastre em Boa Viagem,DR. DEODATO.
O povo quer mesmo é o quinhão da corrupção que acha, que alguém vai lhe dar, no caso este alguém Fernando. Quem luta contra isto é taxado de perseguidor e inimigo do povo. este povo quer é ganhar sem trabalhar, vender o voto, superfaturar,levar vantagem. A maioria não quer obra,retidão de carater, desenvolvimento educacional ou de saúde quer somente " o seu". oh! povinho safado o nosso.

Anônimo disse...

PROFESSOR!!! ANTONIO QUE VERGONHA VC IR ATE UMA EMISSORA MENTIR DESSE TANTO professor.... QUE VERGONHA QUE PAPELAO FEIO.
NA VERDADE QUEM ESTÁ DESMANTELADO A EDUCAÇAO É VC E SUA ESPOSA Q É MOLECA DE RECADO DA ANA ASSEF.
A Educação de Boa Viagem vinha caminhando a passos largos e agora a pobrezinha vem dando 365 PASSOS PARA TRAZ TRAZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZI
ISSO MOSTRA QUE VC É UM PROFESSOR S/ ETICA, E QUE ENVERGONHAR AIDA MAIS OS EDUCADORES DE BOA VIAGEM.

Anônimo disse...

"AIDA TEM UM BANDO DE
"SUJEITOS" QUE TEM A CORAGEM DE DEFENDER UM PREFEITO CORRUPTO E PERSEGUIDOR. ELE E SUA IRMA,(PROFESSORINHA DOS DOLARES)APOSTO QUE O PROXIMO ANO ELE TEM UM TRAVESSEIRO CHEIO DE DINHEIRO PARA COMPRAR VOTOS DESSE POVINHO COMPLACENTE,E BATER PALMAS P/ SEUS CANDIDATOS.

Anônimo disse...

ESTAO COMENTANDO QUE O PREFEITO FICHA SUJA DE BOA VIAGEM VAI APOIAR DOMINGOS FILHO? SERÁ?
ESSE DOMINGOS É MESMO UM HOMEM CORAJOSO!!!!!!!!!! E O MARCOS? QUAL SERÁ A DEMAGOGIA DE PALANQUE DESSE POVO????????
MAIS MENTIRA VAI ROLAR NOS OUVIDOS DOS JOVENS. ACORDA JUVENTUDE!!!!!!

EITA CIDADE SEM PERSPECTIVA!

Kássia disse...

Concordo plenamente com as palavras do "OLHO VIVO" é isso mesmo que acontece com o nosso povo,nao lutam pelos os direitos e acham melhor ficar omissos e levar peia.

Márcia disse...

SOU JOVEM MAIS NAO VOTAREI NESTE POVINHO POR NADA NESTE MUNDO.
NOSSA CIDADE NAO MERECE TANTO DESCASO.

Lorena disse...

No proximo ano vai ser a primeira vez que irei votar.mas nessa gente que esta no PODER DEUS me livre.

Anônimo disse...

Juiz?!!!!

Já ouvi falar que o Marcos Cals e o Prefeito Fernando Assef tão fazendo de tudo pra tirar o Promotor daqui.

O promotor está demonstrando ser uma pessoa decente e honesta e isto está incomodando o prefeito.

Deodato Ramalho disse...

Ao(à) blogueiro(a) que fala sobre a possível pressão ou atuação política do deputado Marcos Cals e do prefeito Assef para transferir o promotor: essa história é um tremendo blefe, já que as garantias constitucionais do Ministério Público são fortíssimas e ninguém, por mais poderoso que seja, tem força suficiente para interferir na ação do promotor. A bem da verdade, esse tipo de blefe, as vezes, é espalhado pelos que se julgam donos do mundo, a fim de criar uma falsa imagem de que mandam em tudo.
O que pode acontecer é a promoção do Dr. Marcos Amorim, dentro das regras normais do Ministério Público. Não se deixem contaminar por esse tipo de bobagem ou de tentativa de demonstração de falsa força política de alguns políticos atrasados.

MOVIMENTO FICA DR. MARCUS VINÍCIUS. disse...

QUE TAL ORGANIZARMOS UMA CAMPANHA E UM MOVIMENTO EM DEFESA DA PERMANÂNCIA DO DR. MARCUS VINÍCIUS?

FICA DR. MARCUS VINÍCIUS

Anônimo disse...

Não voto no Marcos Cals, nem no Domingos Filho, nem no Genecias, nem no Domingos Neto, em nenhum que esses imundos que se dizem politicos indicarem alguem. Procurarei um candidato Ficha Limpa!!!!!! |Boaviagences façam o mesmo!!!!!

Anônimo disse...

Dr. Deodato e verdade que mesmo sendo PROMOVIDO o Promotor pode continuar na cidade em que ele está?