terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O PRESIDENTE RESPONDE...

Já que o Brasil vai isentar...
Luiz Inácio Lula da Silva15 Dez 2009 - 00h22min Vinicius Lodi Vasconcellos, 26 anos, analista de São Paulo (SP) - Já que o Brasil vai isentar do imposto de importação os produtos dos 30 países mais pobres do mundo, não poderia aumentar as taxas dos mais ricos que se recusarem a adotar metas de redução de CO2 em Copenhague?
Presidente Lula - Embora os países desenvolvidos estejam resistindo a adotar metas relevantes de redução da emissão de CO2, o Brasil não pode apelar para instrumentos comerciais ilegais. Nosso país deve respeitar os compromissos assumidos na Organização Mundial do Comércio. Elevar a tarifa sobre produtos provenientes somente dos países desenvolvidos constituiria medida discriminatória. Essa regra comporta exceções, como o programa a ser implementado pelo Brasil, de isenção de impostos para os produtos importados dos 50 Países de Menor Desenvolvimento Relativo, a maior parte da África. Em relação ao CO2, nós estamos dando o exemplo, assumindo o compromisso voluntário de reduzir as emissões entre 36,1% e 38,9%, até 2020. E essa meta consta de projeto de lei que enviamos ao Congresso para que se torne uma política de Estado. Depois que divulgamos esse compromisso, tanto os Estados Unidos quanto a China já estão anunciando metas de redução. Levar Copenhague a sério é um das consequencias da iniciativa do Brasil.
Solange Maria de Oliveira, 49 anos, auxiliar de escritório de Linhares (ES) - Sou trabalhadora de baixa renda, com o salário de R$ 510,00. Fiz inscrição no Programa Minha Casa Minha Vida, em Linhares, em 2007, mas nunca recebi resposta. Até hoje continuo morando de favor. O Presidente Responde
Presidente Lula - O Programa Minha Casa, Minha Vida foi lançado em março deste ano. Como, em 2007, ele ainda não existia, entendemos que sua inscrição deve ter sido feita em outro programa. Mesmo assim, as prefeituras podem utilizar cadastros realizados anteriormente. Por isso, você deve verificar a situação de seu cadastro no município. A inscrição para o Minha Casa, Minha Vida, para quem ganha até três salários mínimos, pode ser feita na prefeitura, desde que ela tenha aderido ao programa. Para quem ganha de três a dez salários mínimos, o programa também oferece benefícios em função da renda, como subsídio e taxas de juros mais baixas. Neste caso, basta localizar o imóvel novo que atende as condições do programa, verificar se o valor do financiamento é compatível com a renda e procurar uma agência da Caixa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7260101.

Viviane Faria, 31 anos, coordenadora do Grupo de Discussão sobre Desigualdades e Urbanidades, em Nova Iguaçu (RJ) - Um núcleo familiar bem estruturado é uma das principais bases para a construção da cidadania. Por que nunca foi feito um esforço para realizarem-se as políticas públicas de planejamento familiar e cumprir as propostas do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher?
Presidente Lula - Você está certa sobre a importância de um núcleo familiar bem estruturado. Cito o exemplo da minha família: somos em oito irmãos e, apesar das dificuldades, nenhum se desviou porque tínhamos uma boa base familiar. O planejamento familiar é um direito de todos e vem recebendo atenção especial em nosso governo. Nossas iniciativas se baseiam no fato de que as famílias de menos recursos nunca podiam decidir sobre o número de filhos, por falta de informações e de meios. Em 2007, lançamos a Política Nacional de Planejamento Familiar, que oferece métodos contraceptivos de forma gratuita. Em 2008, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de um bilhão de preservativos. A rede Farmácia Popular está abastecida também com comprimidos anticoncepcionais, pílulas do dia seguinte, DIU e diafragma. Viabilizamos ainda o acesso às vasectomias. A nossa política para o planejamento familiar está sendo implementada principalmente através das equipes de Saúde da Família, que estão presentes em 94% dos municípios.
Você também pode enviar sua pergunta para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo endereço www.opovo.com.br/politica ou pelo e-mail mailto:politica@opovo.com.br

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabemans Lili pelo novo locutor. O bicho parece que é bom , tem uma grande voz. Basta agora ele conhecer mais a cidade, as politicagens daqui, os políticos fuleiros que a gente tem e ele deslancha mesmo. A Lili vai continuar dominando geral a audiencia.

Anônimo disse...

Deodatim, agente só sabe das notícias de Boa Viagem através dos blogueiros que por aki passam, porque pelo blog da rádio que é bom, necas de pitibiriba. Vê se coloca o João e os outros funcionários da Rádio para trabalhar e alimentar esse blog com as notícias da cidade.
É vc que cheio de trabalho na SEMAM que tem que tá alimentando o blog?
Eu por exemplo, tô sabendo agora desse novo locutor.
Diga para o povo quem é, de onde veio, qual o histórico de independência no rádio, etc.
Já lhe disse aki que nem todo mundo mora em BV ou tem placa de som no PC.
Grato.

CARLOS disse...

Sr Locutor da AM LIBERDADE vc esta chegando agora em nossa cidade nao se espante com nada em relaçoa aos nossos vereadores pois todos sao um boi de PRESEPIO DO PREFEITO, SAO UNS PAUS MANDADO TUDO AQUI E POSSIVEL KIKIK

Deodato Ramalho disse...

O anônimo aí tem inteira razão. Infelizmente, ainda não temos agilidade no que diz respeito à atualização do blog. Na verdade, eu mesmo tenho feito a quase totalidade dessa alimentação, com toda a limitação de tempo que tenho. Hoje, por exemplo, estou mais livre porque estou me casa, me recuperando de uma baita gripe que peguei ontem em Brasília.
Realmente estamos devendo uma postagem com os dados do Roberto Silva, nosso novo locutor do Liberdade a Voz do Povo, o que faremos em breve. Aliás, o Roberto também tem experiência de redação e estará nos ajudando no blog.
Obrigado pela observação.

ELEITOR DO LULA disse...

Este comentário tem como base um trecho do artigo de Ruth de Aquino revista ÉPOCA RJsobre um discurso do Presidente Lula no Maranhão sobre Saneamento Básico

Rute "O presidente Lula é hoje um mestre do marketing e da oportunidade. Não foi sempre assim. O país – que lhe garante mais de 80% de popularidade – sentirá saudades de suas tiradas surpreendentes. Já imaginaram as manchetes com Dilma ou Serra?..." (Ruth de Aquino revista ÉPOCA RJ)
Comentário de um eleitor certo do Lula:
As manchetes refletirão o modo de falar da próxima gestora de nosso país. A saudade do presidente Lula é certa;por suas tiradas mas também prestigio que ele conseguiu para o Estado brasileiro, aqui ou no contexto internacional. Em caso de um gestor descomprometido com o modo LULA de governar poderá ocorrer a saudade não só por suas tiradas mas sobretudo pela retirada dos benefícios por ele garantidos as classes populares, Por exemplo:
BOLSA FAMÍLIA
SEGURO SAFRA
ENEM
PROUNI
MAIS CULTURA
MINHA CASA MINHA VIDA
SANEAMENTO BÁSICO
PETI
PROJOVEM
FUNDEB
PISO SALARIAL
LUZ PAARA TODOS
CISTERNAS
PAC
Se os benefícios não são visíveis nos municípios o problema é local. O LULA É O BOM FILHO DO BRASIL E RETORNARÁ EM 2014. A SAUDADE DURARÁ POUCO