sábado, 20 de fevereiro de 2010

ELEIÇÕES 2010. AVANÇO OU RETROCESSO!


ELEIÇÕES 2010

Na medida em que as eleições se aproximam, crescem as chances de haver polarização entre Dilma Roussef e José Serra na disputa presidencial. Ciro Gomes ainda aguarda algumas definições até março para se posicionar. Contudo, além dos nomes, é necessário que os partidos apresentem seus projetos e intenções para o futuro.

Infelizmente, o que se está vendo nos noticiários até agora é uma disputa que se trava apenas entre nomes e basicamente dois partidos, PT e PSDB. Não se vê, porém, as lideranças partidárias se esforçarem para definir e expor para a população quais as reais diferenças entre esses agrupamentos políticos e por que estão sempre em campos opostos.

É importante que o PT, de tradição popular e de massa, exponha qual o projeto de país a ser implantado após a importante passagem do Presidente Lula pelo Planalto. De fato, o país teve muitos avanços, mas muita coisa ainda deve ser aperfeiçoada, tal como a legislação eleitoral, trabalhista e tributária.

Por outro lado, a oposição, através de Serra, deve dizer qual será o seu diferencial. Deve-se esclarecer o que o candidato tucano tem a apresentar de diferente para a população. A sociedade tem que saber do candidato da oposição se haverá, e qual será, o avanço que ele pretende instalar ou se será como na chamada Era FHC.

O PSDB tem que mostrar o que tem de novo para o Brasil, para que não seja perdido todo o avanço que o país conquistou nos últimos anos, incontestavelmente. As intenções da oposição de voltar ao poder não deve ter como base apenas o desejo daquela elite dirigente no período FHC de voltar ao comando da nação.

É fundamental que a sociedade seja esclarecida dos pontos de divergências dos candidatos, pois por enquanto o discurso está muito vazio. Discute-se muito sobre a aparência dos candidatos e até mesmo sobre suas características físicas e comportamentais, mas não se discute sobre o conteúdo dos mesmos e de seus grupos.

Após o aprofundamento do debate, é fundamental que se observe se o Governo Lula deve continuar, através de Dilma, ou se deve mudar. Se a opção for de mudança, que não seja pela volta ao passado, mas por propostas e idéias melhores, com pessoas que tenham compromisso com a causa pública.
Deodato Ramalho Neto
Advogado, filiado ao PT/Boa Viagem.

20 comentários:

Anônimo disse...

O que eu queria mesmo era estar no carnaval em Boa viagem só prá dá uma vaia no fulelage. nele e na mulher dele a sampaia.

Anônimo disse...

Faltou esclarecer na matéria que a candidata do PT foi uma terrorista e que participou da luta armada não pela democracia, mas por uma ditadura de esquerda e que seu grupo roubou e matou civís e inocentes. Apesar de o Brasil ter mudado o PT, Dilma, Garcia, Amorim, Vannuchi não desistiram de seus ideais jurácicos. Dizer que um governo formado por ex-terroristas de esquerda e que anda de braços dados com Sarney, Collor, Calheiros, Fidel, Chaves e Ahmadinejad, apoia depredações de propriedades privadas e quer censurar a imprensa é democrata e progressista é mentir mais que o Lula dizendo que o mensalão petista não existiu. A democracia brasileira ainda tem chances com o Serra, Marina ou Ciro, mas com a Dilma é decretar sua extinção.

Anônimo disse...

Mesmo o lula sendo um neoliberal travestido de trabalhador dando aos banqueiros um lucro jamais visto neste país; a gasolina uma das mais caras do mundo; os juros para variar também estão entre os mais caros; as estradas estão crateradas (principalmente no Ceará); Começou cobrar dos aposentados (de quem contribui por 35 anos); também é privatizador (entre bancos e empresas foram 13 fora a estradas do Sul e Sudeste) e repito: a situação não boa como eles dizem, pois com o aumento continuo das bolsas votos a popularidade também cresce, mas infelizmente o povo não melhora de vida. Os dois são péssimos, a diferença e que o FHC estruturou o Ceará e o Brasil E O LULA DÁ PÃO E CIRCO.

Anônimo disse...

Como se não bastassem as agressões às liberdades democráticas embutidas no Programa de Direitos Humanos, que provocaram indignação no país, vem agora uma nova escaramuça autoritária patrocinada pelo governo Lula. Desta vez o disfarce é uma Política Nacional de Cultura, mas o objetivo claro é intimidar, controlar, amordaçar o direito de expressão. Mais um projeto insano gerado no coração deste governo, de onde tem saído uma hostilidade marcadamente ideológica aos alicerces de uma sociedade aberta, desde o mais elementar sentido de propriedade, no campo ou na cidade, até a fundamental liberdade de expressão. As bisonhas atitudes do presidente Lula, ora dizendo que não leu o que assinou, ora desconversando e fazendo piadas com coisa séria, são atitudes que desrespeitam a sociedade, um abuso flagrante de sua invejável popularidade. Presidente, não se brinca com a Constituição de um país. Esta é a opinião do Grupo Bandeirantes de Comunicação.¿ (Editorial lido por Joelmir Betting)youtube "Joelmir Beting denuncia ameaça à liberdade de expressão no Brasil" google: "DEMÊNCIA COLETIVA E TRAGÉDIA MORAL DE UMA SOCIEDADE

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

As eleições de 2010, será um dos grande avanços da democracia no Brasil. Será a projeção definitiva da mulher brasileira, no cenário político econômico e eleitoral no Brasil.

Esta senhora Dilma Rouseff, tem todos os requisitos para dar continuidade à Administração do Presidente Lula, de incluir o Brasil definitivamente no primeiro mundo. Ela é séria e tem muita responsabilidade, por onde passou, deixou a marca da competência e de muita auteridade com a coisa pública.

Dessa forma conclamo a todos os nossos amigos a analisar bem sua pré-candidatura, pois só assim teremos um País livre e soberano para os nossos filhos.

forte abraço a todos/Alfredo Carlos.

Luciano disse...

Eu fico na dúvida se esses coment´rios sobre o sucesso do FHC e o fracaso do Lula é piada ou coisa de doido. As privatizações foram todas da cambada do PSDB que doaram o patrimonio nacional, quem não lembra quando o ministro mendonça de Barros homem de confiança total do famigeradeo FHC disse que tavam no limite da irresponsabilidade. Marina tá a serviço do PSDB e tá acompanhada do filho do Sarney e um bocado de fuleragem da pol´tica brasileira. Vai rter 3% dos votos. Como que tava o Brasil antes do PT? è fácil saber e só consultar os números da economia da época e agora; Somente os bravos tem coragem de pegar em armas contra as ditaduras. Dilma tá na companhia de grandes nomes mundiais que fizeram isso NELSON MANDELA, MENAGEN BEGIN, ANITA GARIBALDI, O NOVO PRESIDENTE DO URUGUAI QUE ASSUME DIA PRIMEIRO DE MARÇO, MICHELE BACHELET DO CHILE, OS QUE FIZERAM A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS EM PORTUGAL, OS SANDINISTAS QUE DERROTARAM A DITADURA SANGRENTA DO AANASTACIO SOMOZA, FIDEL CASTRO E CHE GUEVARA E O POVO CUBANO QUE ACABARAM A DITADURA DO FULGENCIO BASTISA E O CABARÉ DOS ESTADOS UNIDOS EM CUBA, O FRANÇOIS MITERRANT NA FRANÇA, O AGOSTINHO NETO EM ANGOLA. TODOS ESSES E MAIS MUJITOS OTROS HEROIS DA HUMANIDADE FORAM CHAMADOS DE TERRORISTA QUANDO COMBATIAM A TIRANIA , AS DITADURAS.

Anônimo disse...

Fernando assef pode esperar tua hora vai chegar...

Kassab e sua vice, Alda Marco Antonio (PMDB) foram condenado à perda do mandato por causa de doações recebidas na campanha de 2008 e consideradas ilegais pela Justiça Eleitoral. A decisão do juiz Aloísio Sérgio Resende Silveira deverá ser publicada na terça-feira (23) no Diário Oficial. Os advogados, então, terão três dias para recorrer ao TRE.

Anônimo disse...

ONDE ANDA O CUNHADO DO PREFEITO????

CADÊ O SAMUEL FILHO GENTE????

ELE NÃO COMPARECE AO EMPREGO DA EMATER FAZ MUITO TEMPO???

ENTRETANTO, CONTINUA NA FOLHA DE PAGAMENTO, RECEBENDO TODOS OS MESES!!

AGUARDEM NOTÍCIAS!!!

Sidônio Fragoso Vieira disse...

Olá blogueiros,
A princípio não estava pensando agora em dar "pitacos" sobre a candidata do PT, a Sra. Dilma Roussef, mas diante de algumas postagens lidas resolvi escrever algumas linhas.
Infelizmente nesse país ainda predomina o machismo, onde percebe-se claramente um certo receio por parte da população menos esclarecida, sobre votar ou não votar numa mulher.
Primeiro quero dizer que a pré-candidata do PT é uma mulher de fibra, de luta, pois no período revolucionário não se intimidou e correu atras dos ideais da maioria do povo brasileiro, digo maioria, porque naquela época grande parte da população se "acovardou" preferindo ficar omisso ao que estava acontecendo neste país. Posso até dizer no sentido popular que a pré-candidata Dilma é Mulher(com eme maiúscula). Nossa história relata o trabalho e a coragem de várias mulheres que foram a luta (Barbara de Alencar) e em nenhum momento se esquivaram dos perigos que tinham ao seu redor, tudo isso em prol de um ideal. Por isso digo, que a pré-candidata a presidente do PT está preparada para assumir tão importante cargo, isto em função de seu passado e presente. Diz um ditado popular que você deve avaliar um candidato pelo passado e pelo presente. Pelo que o PSDB tem realizado ao longo da história podemos concluir que os mesmos não tem passado nem presente, lógicamente não terão futuro. Se observarmos com detalhes, veremos que o PSDB governou para meia dúzia (uma panelinha) de pessoas, onde ocorreram uma maior concentração de riquezas, isto é, os mais ricos continuaram mais ricos e os pobres cada vez mais miseráveis. Vocês precisam saber o valor no qual foi negociado a Vale do Rio Doce, as Teles e outras, uma mincharia e não precisa dizer que comprou porque todos sabem. O presidente Lula procurou ao longo de seus dois mandatos fazer o inverso, ou seja, distribuiu a riqueza desse país justamente para aqueles que mais necessitam. Bem diferente dos TUCANOS. Vejam as estatísticas e observamos que uma quantidade significativa da população brasileira subiu mais um degrau da piramide social. O pré-candidato do PSDB a presidente da república,mesmo aparecendo com uma vantagem, já está se agonizando, isto porque os seus indices estacionaram e a pré-candidata do PT está crescendo de forma assustadora. Pessoalmente não acredito na candidatura do Sr. José Serra, ele vai trabalhar a sua reeleição ao governo de São Paulo. E agora que um de seus aliados, o atual prefeito de São Paulo foi cassado pela justiça eleitoral, ele vai pensar muito...

Sidônio Fragoso Vieira disse...

Caro Moderador,

Gostaria muito que esse espaço fosse oportunizado apenas para aqueles que têem coragem de "mostrar a cara", essa história de ficar no anonimato para mim é uma forma não recomendável.
Se fui grosseiro peço minhas desculpas.

Deodato Ramalho disse...

Gostaria que algum blogueiro, ou mesmo alguém da rádio, pudesse informar se o prefeito de Boa Viafgem compareceu à importante reunião ocorrida hoje com o Superintendente do Banco do Nordeste do Brasil. Até a hora eu que estive no local somente se encontravam presentes os prefeitos de Monsenhor Tabosa, de Madalena e representante do prefeito de Pedra Branca.
Ah! e vereadores de Boa Viagem?

Anônimo disse...

A sugeira que estão tirando do esgoto rio boa viagem estão espalando por toda cidade sera que no futuro não vai causa varias doença para nosso povo.

Deodato Ramalho disse...

Aos que dirigem insultos ao meu filho, Deodato Neto, modéstia à parte, talentoso advogado e pessoa estimadíssima em Boa Viagem, pela sua leveza e amor à nossa terra, só lembro uma coisa: meus três filhos adultos, Deodato Neto, Juniana e Janaína, caminham com prórpias pernas. Advogado, psicóloga e médica, são eles exemplo de como vencer na vida pelo estudo.
Eu tenho consciência de que quem conduz a vida dessa forma causa um rancor tremendo nos que vivem às custas do poder público; às custas da subserviência e da adulação.

Deodato Ramalho disse...

Ah!, estendo as mesmas observações com relação aos injustos insultos dirigidos à Aline Vieira. Observo, ainda, que esse comentário a que me refiro de tão grosseiro, injusto e irreal não foi liberado.

Anônimo disse...

Sempre soube que o PREFEITO FERRANDO NOS VIEIRA ASEEF,era preguiçoso, aproveitador, mal agradecido, MAIS AGORA ELE MOSTROU QUE REALMENTE NAO SE PREOCUPA NENHUM POUCO COM NOSSA CIDADE, POIS QUANDO ELE RESOLVEU AFASTAR A SECRETARIA DE SAUDE, PENSEI QUE SERIA PARA AS COISAS MUDAREM PARA MELHOR MAIS ACREDITE QUEM QUISER A NOVA SECRETARIA CHAMA-SE VALDA SIM A MESMA QUE NAO CONSEGUEM NEM COMAMNDAR A CASA DELA, ETA CIADADE QUE NAO VAI MEMO

MARIA DAS GRACAS disse...

PELO O AMOR DE DEUS ME DIGA QUE E MENTIRA QUE ESTA TAL DE VALDA NAO VAI SER A SECRETARIA DE SAUDE.........

ANTENOR BARBOSA disse...

Nossa saude vai de mal a pior hoje escutei comentarios que a nova Secretaria de Saude E a Tal de Valda, se for verdade ja sei que o dinheiro que estao ganhando no Hospital e pouco, e os nossos bois de presepios nao vao fazer nada mesmo, espero quando estiver perto de eleiçoes estes bois de presepios nao venham querer fazer media querendo ficar contra o prefeito, pois esta tatica nao funcionara mais nao, lembre-se que temos a radio liberdade para esta sempre lembrando a manobras de voces "BOIS DE PRESEPIOS"

Anônimo disse...

Tania sera que vale a pena ter mudar o caracter para se manter no emprego? Dona tania tudo na vida passa as coisa boas e as ruim so o que nao passa e que nunca esquecem e a nossa personalidade, te acho tao capaz para se submeter a certas atitudes, pense melhor, como te falei NADA E ETERNO TUDO PASSA. ABRE OS OLHOS

eduardo disse...

O Prefeito FERRANDO NOS ASSEF esta mesmo perdido, sera que nesta cidade nao tenha pessoa mais capaz de administrar a saude ou sera que tem mesmo e que reduzir os cargos para ser mais facil as FALCATRUAS???????

Dr. Amâncio disse...

CADÊ A UPA QUE O PREFEITO PROMETEU PARA BOA VIAGEM?

O investimento é de R$ 40 milhões e desafogará a demanda de emergência nos hospitais de Fortaleza.

Até o fim deste semestre o Ceará ganhará 11 Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs). A informação é do chefe do Gabinete do Governador, Ivo Gomes, que esteve reunido no fim da semana passada com a empresa que construirá as unidades do Estado. "As UPAs terão o papel fundamental de desafogar as demandas de emergência, principalmente, nos hospitais de Fortaleza", explica o secretário. Ao todo serão instaladas quatro UPAs Fortaleza, e uma Unidade em Caucaia, Maranguape, Crateús, Pentecoste, São Benedito, Itapagé e Pecém. Para a instalação das UPAs serão investidos R$ 40 milhões, sendo metade oriunda do Governo do Estado e a outra metade do Governo Federal. Quanto à manutenção das Unidades, o Estado será responsável por 25% do custeio, a União por 50% e os municípios pelos 25% restantes.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (Samu) que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

SERÁ MAIS UMA MENTIRA OU PLACA/FANTASMA DO PREFEITO? UPA!