segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

MATÉRIA DE CAPA DO JORNAL O POVO DESTACA TRABALHO EFICIENTE DR. DEODATO NA SEMAM.


Menos barulho
Batalha pelo silêncio ganha força na Cidade
Em 2009, a Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) autuou 630 estabelecimentos, 367 a mais do que no ano anterior. O aumento foi de 139%. A promessa para 2010 é de mais fiscalização. O próximo passo será cassar o alvará de funcionamento dos locais que persistem nas irregularidade. O efetivo reduzido de fiscais ainda é um problema
Tiago Bragatiagobraga@opovo.com.br 22 Fev 2010 - 01h01min
É tanto barulho que o som parece ser dentro de casa. Mas, na verdade, vem do vizinho, dono de uma churrascaria que oferece música ao vivo com o volume ``nas alturas``. Sem contar os grupos que chegam, param o carro na rua e abrem o som potente do porta-malas. ``A noite vira um inferno``, comenta a dona-de-casa, que mora na avenida Osório de Paiva. Assim como ela, muita gente em Fortaleza fica sem dormir por causa da zoada alheia. A lei para combater o problema existe há mais de 10 anos, mas só agora começa a ser colocada em prática. No ano passado, a Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) deu início ao projeto Tolerância Zero. A equipe de Combate à Poluição Sonora autuou 630 estabelecimentos em 2009, uma média de 12 por semana. Se comparado ao ano anterior, quando foram emitidos 263 autos, o aumento é de 139%. Além de notificar, os fiscais emitiram 140 embargos. Antes do Tolerância Zero, nenhum dos estabelecimentos que desrespeitavam a Lei do Silêncio havia sido embargado. O local que recebe o embargo fica proibido de usar equipamentos sonoros até regularizar a situação. O problema é que alguns estabelecimentos insistem na irregularidade, driblando a fiscalização. Segundo o coordenador da equipe de Combate à Poluição Sonora, Aurélio Brito, o próximo passo será cassar o alvará de funcionamento desses locais. ``É para servir de exemplo. Se o estabelecimento ficar uma semana, um mês fechado, o prejuízo é grande. É uma pancada violenta.`` Aurélio promete que, em 2010, a fiscalização será mais intensa. ``A meta é duplicar (o número de autuações)``, diz. Em janeiro, a equipe já autuou 100 estabelecimentos. Em 2009, no mesmo mês, foram 35. A média, este ano, foi de três autos por dia. Em 2009, a maioria dos estabelecimentos autuados (216) era da área da Secretaria Executiva Regional (SER) II, que abrange bairros como Aldeota, Centro, Praia de Iracema e Varjota.

A equipe fiscaliza bares, restaurantes, clubes, boates, academias, igrejas, entre outros. Na maioria das vezes, a demanda vem de denúncias que chegam pelo telefone. A equipe da Semam também tem intensificado o combate aos chamados paredões de som. No ano passado, 145 veículos foram autuados. Foram 21 paredões apreendidos somente no mês de dezembro. ``Pela lei, o som tem que ficar restrito à área interna do veículo``, explica o coordenador da equipe.

PARA DENUNCIAR

Fala Fortaleza 0800 285 0880

Fiscalização integrada 3105.2712

E-MAIS

> Antes do Tolerância Zero, os fiscais apenas notificavam os estabelecimentos que descumpriam a Lei do Silêncio. ``Ninguém embargava ou apreendia equipamentos``, compara o coordenador da Equipe de Combate à Poluição Sonora, Aurélio Brito.

> Segundo Aurélio, sua equipe será reforçada com fiscais que forem aprovados no concurso que está sendo realizado pela Prefeitura. As inscrições terminaram este mês. São 150 vagas para a área de controle urbano e meio ambiente.

> Ainda este mês, a equipe contará com o reforço de um veículo que irá circular 24 horas por dia pela Cidade, com dois policiais e um fiscal. Funcionará como uma espécie de Ronda Ambiental.

> Os estabelecimentos vistoriados e considerados adequados recebem autorização especial de utilização sonora. Em 2009, 285 estabelecimentos foram autuados por utilizar equipamentos sonoros sem essa autorização.

> Dos 630 autos de constatação emitidos em 2009, 560 (88,8%) foram após o início do projeto Tolerância Zero, no fim de julho.

O QUE DIZ A LEI

> O nível máximo de som permitido é de 70 decibéis, no período entre 6 e 22 horas. Entre 22 e 6 horas, o nível máximo é 60.

> Os estabelecimentos que forem flagrados funcionando com nível acústico acima dos limites permitidos ficam sujeitos a três penalidades.

> A primeira é multa de R$ 4.100 e advertência. O autuado tem cinco dias para regularizar a situação.

> A segunda autuação também é uma multa. Se a irregularidade persistir por um período superior a 30 dias, a autorização especial é cassada.

> Na terceira autuação, o alvará de funcionamento é cassado.

FONTE: Lei 8097, de 2 de dezembro de 1997

Jornal O POVO, 22.02.2010 www.opovo.com.br

15 comentários:

Anônimo disse...

Chegando... chegando...
E se fosse em Boa Viagem.
E começarem a desenterrar os pôde.
não ia sobrar nada.


Foram divulgados hoje os nomes de oito vereadores cassados na Câmara de São Paulo. O motivo da cassação é o recebimento de doações consideradas ilegais na campanha eleitoral de 2008 feitas pela Associação Imobiliária Brasileira (AIB) e por empresas e concessionárias de serviços públicos. Pelo mesmo motivo, foram cassados o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), a vice-prefeita, Alda Marco Antonio (PMDB).


Ainda resta uma esperança.

Anônimo disse...

EXTRA! EXTRA! EXTRA! EXTRA!

AGORA SABEMOS PORQUE A PROFESSORA NENEM DO SEU ALFREDO, ESTÁ EMPREGADA NA PREFEITURA.

FOI PARA COMPRAR O SILÊNCIO DA EMATER LOCAL.

SAMUEL FILHO ESTÁ MORANDO EM FORTALEZA, CUIDANDO DOS NEGÓCIOS DO CUNHADO FERNANDO ASSEF.

SAMUEL FILHO RECEBE SEM TRABALHAR.

COM A PALAVRA O CHEFE DA EMATER LOCAL.

ISTO É UMA VERGONHAAAAAAAAAAA!!!

Selma disse...

Ontem fez um mês que Boa Viagem perdeu JOSÉ VIEIRA FILHO um HOMEM serio e correto em suas ações a qual realizava, MAS AGORA MERECE NOSSAS ORAÇÕES e repousa em paz com Jesus. ETERNAS SAUDADES!!

Anônimo disse...

Gostaria de saber se estas terras que estao retirando do rio Boa Viagem que é poluido e estao jogando em varias partes da cidade, ñ vai poluir outras partes da cidade?
Alguem me explique!

Anônimo disse...

GENTE! que bagunça é essa na secretaria de saúde esse troca troca parece um circo um bando de incompetente.
É dr.Evaldo? não
É dra.Virginia? não
É Vania? nao
É dra.Claudia? nao
Agora Valda
Quem será a proxima?
ESSES SAO UM BANDO DE PALHAÇOS DO PREFEITO fERNANDO aSSEF!

Anônimo disse...

Anuciaram que a Dra. Claudia seria a sec. de saude, acho q foi bom ela ñ ser, porque ela é muito reservada e nao queira se misturar com esses palhaços que seu Ex.marido prefeito tira e bota a toda hora,complicando a vida dos pobres, porque tira e bota perde tempo e deixa de está encaminhando e resolvendo os problemas da pessoas pobres que precisam de ajuda.
VCS ESTÃO BRINCANDO DE FAZER SAÚDE?? É?

Anônimo disse...

Boa Viagem passa por momentos dificies onde uma administraçao desastrosa que esta a frente do comando, tira bota e a saude esta cada vx pior,falta merenda para as crianças pobres,fardas e material pedagogico, isso é só básico.Há Diretores de escolas pedindo material para os pais porque a sec. de educaçaõ nao pode manter com mateial. vcs nao acha isso um descaso com a classe estudantil? (sec.de educação acabada e sem comando)

Anônimo disse...

A SEC. DE SAUDE JÁ ENTRARAM UMAS CINCO PESSOAS DURANTE UM ANO E 2 MESES, QUANTAS PESSOAS AINDA FALTA ENTRAR NESTE RODIZIO?

TÁ NA HORA DE FAZER UM RODIZIO NA SEC. DE EDUCAÇÃO, POR LÁ NAO ACONTECE NADA DE NOVO, SÓ DESMANDO,

FALTA A MERENDA
FALTA MATERIAL PEDAGOGICO PARA AS CRIANÇAS(é preciso os diretores pedir os pais. Cadê o PDDE)
FALTA PROJETOS (o que tinha acabaram)
FALTA DE UMA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
FALTA DE COMANDO
FALTA DE ÉTICA
FALTA ORGANIZAÇÃO
FALTA TRATAR BEM A CLASSE DOS FUNCIONARIOS
FALTA DE CAPACITAÇAO PARA OS DIRETORES
Afinal essa secretaria só prega mentiras ninguem acredita nas pessoas que nela trabalham(afinal o prefeito é um mentiroso,ficha suja que o que???????

Anônimo disse...

OS POBRES DOS DIRETORES DAS ESCOLAS PUBLICAS DE Boa Viagem andam apertados com o dinheiro do PDDE os mesmo nao tiveram o direito de pesquisar preços porque foi ordem da Ana aSSEF que todos comprasse no comercio SANDRA FLORES e ai deu nisso, tambem foram obrigados a fazer pintura nas escolas com o dinheiro que era para comprar material pedagogico ai as crianças ficaram quase s/ nada.Por isso alguns diretores mandaram bilhetes para os pais pedindo material.
isso é errado enquanto o prefeito brinca com o dinheiro publico compranado liminar para se manter no poder as crianças pagam o pato
ISSO É CUIDANDO DE VC?????

Anônimo disse...

Quem são os candidatos ao Conselho Tutelar?

Anônimo disse...

E o terreno do Ezaú sendo aterrado com o dinheiro público. Socorro justiça!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Atenção! Esta denuncia e GRAVE! O Funcionário FRANCISCO DE ASSIS, mais conhecido como "SULA" e funcionário efetivo( auxiliar de serviços Gerais) vejam que descaso com os pacientes, o SULA, sem nenhum curso, treinamento, a Diretora ,competente "VALDA colocou o mesmo para bater "RAIO X".Só existem dois funcionários aptos para desenvolver este trabalho, Cicero e Teogenes, ´vou denunciar aonde e de direito.AGUARDEM!

Dr. Amâncio disse...

SERÁ QUE ESSE ABSURDO ESTÁ ACONTECENDO?

Se for verdade essa denúncia do funcionário sem habilitação ou curso específico está manuseando o aparelho de Raio X no Hospital de Boa Viagem, isso é de uma gravidade e irresponsabilidade sem precedentes.

Operar um aparelho emissor de qualquer tipo de energia, radioativa ou não, requer conhecimento teórico, curso específico e treinamento adequado.

Está em jogo a saúde do paciente que está sendo submetido ao Raio X, o operador do aparelho e os demais pacientes e funcionários que circulam nas proximidades da sala.

Aconselho ao blogueiro a procurar o Promotor Dr. Marcus vinícius e fazer a denúncia. Se não quiser se expor por medo da turma que tá no poder, pode pedir sigilo, que provavelmente será atendido, pois trata-se de um caso de saúde pública, estando em risco a saúde de todos que frequentam aquele Hospital, seja como paciente, visitante ou profissional a serviço.

Anônimo disse...

S.O.S SAÚDE DE BOA VIAGEM ! está um caos, sabádo passado uma senhora chegou enfartando no Hospital, foi socorrida imediatamente, mais qd o médico Dr. Joaquim pediu a enfermeira que trouxesse um remédio ao mesma falou: não tem, então ele pediu outro a mesma ficou meio de graça e mencionou que não tinha(remédio, estes que aliviaria com certeza naquele momento o que estava acontecendo)naquele momento o que tinha para fazer era mandar para Fortaleza, infelismente a sra. não chegou nem em Canindé.Oh! Deus, estes remédios não pode faltar num hospital, acorda Boa Viagem! Tenho como provar o que escrevo.

Anônimo disse...

Na entrevista que o casal Gutemberg e Veronica(Valda, a maldosa da novela a Bela a feia)concedeu na Rádio chapa Branca, ontem , Veronica mencionou que a Saíde tem muitos recursos, então tem que ser bem aplicados.ah! tá.Vamos cobrar remédios, para qd o Dr. Joaquim pedir para socorrer umas pessoas não passar mais vexame, comprar seringas, mandar concertar o aparelho de RAIO X que está quebrado e a Dir. fazer um curso de Relaçães Humanas, para melhor receber as pessoas. Depois tem mais........