sábado, 27 de fevereiro de 2010

REVISTA CARTA CAPITAL: BANDALHEIRA DAS PRIVATIZAÇÕES DO PSDB.


Privatizações à moda tucana
Mino Carta
Basta que Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República recém-ungida por Lula, faça referências bastante genéricas à natural, inescapável relação entre Estado e Economia, e de pronto o deus nos acuda se estabelece. Quem acompanha a cobertura jornalística, quem lê os editoriais dos jornalões, fica exposto à sensação (à certeza?) de que, se Dilma ganhasse as próximas eleições, o Brasil cairia nas mãos da horda estatizante.
Mauricio Dias, em sua Rosa dos Ventos, agudamente avisou, faz duas semanas, que a divergência quanto à correta interpretação do papel do Estado nos domínios econômicos acabaria por excitar cada vez mais o debate eleitoral. Pois a questão está posta, e ganha tons exasperados, e até anacrônicos, na convicção medieval de que aos barões cabe a propriedade de tudo.
Nesta edição, o confronto já esboçado está na capa. Aqui me agrada recordar certas, fundamentais circunstâncias em que se deram as privatizações celebradas como trunfo do governo de Fernando Henrique Cardoso, entre elas, em primeiro lugar, o desmantelamento da velha Telebrás, leiloada para uma plateia de barões à sombra do martelo de um punhado de extraordinários leiloeiros. Final de 1998, FHC já reeleito, mas ainda não empossado, para o segundo mandato.
Operação entregue aos cuidados do então ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros, de André Lara Resende, presidente do BNDES, de Ricardo Sergio de Oliveira, diretor do Banco do Brasil. Entre outros menos qualificados. Grampos variados acabaram por revelar o pano de fundo de uma bandalheira sem precedentes na história pátria.

12 comentários:

Eudson Júnior disse...

Até hoje nao entendi essas "privatizações", entre aspas porque prefiro chamar de "doação de patrimônio público", patrocinadas pelo desgoverno FHC!!

Não que eu seja contra certas privatizações, muito pelo contrário, algumas realmente devem ser feitas, mas o problema é: COMO ESSAS PRIVATIZAÇÕES SÃO FEITAS?? E
PARA BENIFÍCIO DE QUEM??

Se uma das desculpas usadas pelo PSDB na época era fazer caixa para se insvestir em "áreas prioritárias",como o próprio governo usa o seu dinheiro, ou melhor nosso dinheiro,via BNDS, que teoricamente estava faltando para investimentos em SAÚDE, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO... PARA EMPRÉSTIMOS PARA EMPRESÁRIOS(MUITAS VEZES AMIGOS-EMPRESÁRIOS)COMPRAREM O PATRIMÔNIO PÚBLICO???

Como diz nosso amigo Dr Deodato: "VAMOS NÓS" Esse tipo de privatização patrocinado pelo PSDB, é, ao meu ver, um dos maiores crimes de Lesa-Pátria ja ocorridos em nosso país!!! Começando pelo preço de banana que se "Vendeu" o patrimônio público, passando pelo financiamento pelo próprio governo, da venda de suas proprias empresas!!Isso foi um absurdo!!

Se era para o governo bancar a compra de suas proprias empresas, porque nao ofereceram a Vale do Rio Doce para o "Zé da esquina"?? com um financiamento de um banco do porte do BNDS qualquer um poderia comprar uma estatal!! ou eu estou errado??

Ao meu ver, esse tipo de "financiamento" prova que essas "vendas" foram tendenciosas e dirigidas(provavelmente a amigos)como a reportagem da Carta Capital mostra durante a escuta desses grampos telefônicos!!

E como se diz no Ceará: "Vai comendo Raimundao"

Maria de fátima disse...

Júnim, vc conseguiu resumir muito bem uma fase da nossa história política(privatizações) que eu espero que nao volte tão cedo!!

Esses senhores do atraso irão fazer de um tudo pra voltarem ao poder, irão atacar a candidata Dilma de uma forma jamais vista na nossa história eleitoral. Pq eles sabem que mais 4 anos do PT no governo é a propria sentença de morte desses partidos neoliberais, que so pensam no mercado.

João Paulo(Boaviaginha) disse...

Me lembro muito bem do que disse lula no dia da sua posse em 2003, "Nós nao temos o Direito de errar"
Hoje posso concluir que houve alguns erros, mas o saldo é mais que positivo, pra desespero desses políticos do retrocesso do PSDB/DEM

AGORA É DILMA....

Anônimo disse...

Deus me livre do Zé Pedagio!! ele ajudou a privatizar nossas empresas!!
Sinceramente acho o Serra mais sensato que o FHC, mas nao podemos correr o risco de deixar o PSDB "desgovernar" nosso país novamente!!
Hoje temos um presidente que efetivamente representa o povo, que governa com o povo e para povo!! Dilma é Lula lá de novo!!

Anônimo disse...

Quero é distancia de mais privatizações!!pelo menos desse tipo de privatizaçã do PSDB nunca mais!!
esse zé pedagio ta louc pra ser presidente pra doar para os seus amigos o que ainda resta do banco do brasil, da petrobras...NEM.
SERIA UM RETROCESSO!!
AGORA É DILMA COMO DIZEM!!

Anônimo disse...

PSDB NUNCA MAIS!!
VAO FICAR SÓ CHUPANDO O DEDO!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

AGORA É SERRA!!SEUS DERROTAS!!

Anônimo disse...

O SERRA NAO COLA!!
O CANDIDATO DO PSDB SERÁ O AÉCIO,É SÓ DA TEMPO AO TEMPO E DELE NINGUEM GANHA!!TEM MUITO MAIS CARISMA E FEZ UM OTIMO GOVERNO EM MG!!

Anônimo disse...

SE HOJE VCS TEM TELEFONE CELULAR É PQ TEVE PRIVATIZAÇÃO NO BRASIL!!
SE DEIXASSE NA MAO DO GOVERNO ESTAVAMOS ERAMOS F... COMO DISSE O PRESIDENTE DE VCS, HOMEM DE UMA EDUCAÇÃO INVEJAVEL!!KKKKKKKK
SERRA RUMO A VITÓRIA!!

Anônimo disse...

a telebras vai volta,com banda larga barato,e o psdb estar com inveja,do lula, ater a globo e contra por que serar?

Anônimo disse...

è isso ai levar internet banda larga pra quem nao pode pagar por ela!!

AGORA É DILMA!!

Anônimo disse...

CARO AMIGO ALIENADO, a sua opinião sobre privatizações só diz tudo,quem são o pessoal do PSDB,falta capacidade de admistrar o dinheiro publico,vejam só a petrobras que tanto o psdb queria provatizar,hoje é só lucro e crescimento, não precisa privatizar para dar certo precisa sim de honestidade que o nosso LULA tem por que ele É O CARA!