domingo, 16 de maio de 2010

BRASIL: DA SUBSERVIÊNCIA INDIGNA À MESA DOS LÍDERES MUNDIAIS.



Editorial - Jornal O POVO - 16.05.2010
Protagonismo brasileiro
A proposta brasileira é vista como uma das últimas tentativas de se evitar que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas decida pela adoção de sanções contra o Irã.
15 Mai 2010 - 17h15min
-->Os grandes líderes mundiais aguardam com expectativa o resultado do encontro deste domingo entre o presidente Luis Inácio Lula da Silva, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, e o presidente daquele país, Mahmud Ahmedinejad. Durante o encontro será discutido um possível acordo que garanta a utilização para fins pacíficos do programa nuclear iraniano, evitando-se a adoção de sanções das maiores potencias do mun do contra o Irã.


A proposta a ser apresentada pelo Brasil é de que sob mediação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o Irã embarcaria 70% do estoque de urânio baixamente enriquecido, para ser convertido em outro país em cápsulas de combustível compatíveis para produção de isótopos de uso médico. A Turquia já se prontificou a ser depositária desse urânio, o que daria garantias de que o programa nuclear iraniano não seria usado com intenções bélicas ou para ameaças. Se até agora o Irã faz restrições a proposta por considerar que não haveria garantias de receber de volta esse urânio enriquecido depositado em outro país, um fato positivo é que acenou com contraproposta no sentido de um intercâmbio gradual desse material, o que pode ser entendido como aceno de um possível diálogo. Nesse sentido, a proposta brasileira é vista pelo mundo como uma das últimas tentativas de se evitar que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas decida pela adoção de sanções. Na última sexta-feira, mesmo com a desconfiança de países como o Estados Unidos em relação ao sucesso das negociações, o Brasil recebeu importante apoio do presidente russo, Dmitri Medvedev, que disse esperar que a missão do presidente brasileiro seja coroada de êxito. Em Moscou, Lula chegou a prognosticar que as chances do acordo ser concretizado seriam de 99%. Caso isso se confirme, não há dúvida de que o Brasil entrará para a história pela iniciativa de intermediar essa constante ameaça de conflito que há anos se arrasta e amedronta a humanidade. Mesmo que a solução negociada não se dê, porém, o papel exercido pelo Brasil nesse contexto já merece ser destacado pelo protagonismo que assumiu.


Criticado dentro e fora do Brasil quando tomou a posição de propor o diálogo com o Irã, sob o argumento de ser melhor a aproximação do que o afastamento, o presidente Lula é atualmente, sem dúvida, o único líder mundial a ser escutado por aquele país Irá sobre o tema. Isso foi possível porque quando todos seguiam a posição dos EUA de isolar o Irã por meio de ações duras, o Brasil mudou o foco da discussão, propondo a saída negociada. Para os céticos em relação a concretização do acordo resta aguardar o resultado da reunião de logo mais. A humanidade torce pela paz.

5 comentários:

Deodato Ramalho disse...

Valeu Lula. Valeu Brasil. Esse tipo de notícia, que interessa à humanidade, deve ser comemorado por todos os brasileiros, independente de cor partidária.
Irã, Turquia e Brasil: acordo sobre troca de combustível
De O Globo:

O ministro do Exterior da Turquia disse neste domingo que um acordo foi alcançado entre Irã, Turquia e Brasil sobre os procedimentos para reavivar o paralisado acordo de troca de combustível nuclear defendido pelas Nações Unidas.

Quando questionado por jornalistas em Teerã sobre se haveria um acordo sobre a troca de combustível, Ahmet Davutoglu respondeu: "Sim, isso foi alcançado após quase 18 horas de negociações".

O ministro do exterior turco disse que uma anúncio oficial pode ser feito na segunda-feira, pela manhã, após revisão dos presidentes brasileiro e iraniano e do primeiro-ministro turco, que chegou à capital iraniana para juntar-se às negociações sobre o acordo neste domingo.

Siga o Blog do Noblat no twitter

Deodato Ramalho disse...

Do jornalista Hélio Fernandes - Tribuna da Imprensa:
HÉLIO FERNANDES
Serra, arrependido e envergonhado com a entrevista “bobagem” que não podia ter concedido. Não deveria ter falado em juros, Petrosal, Belo Monte, Banco Central. Fracassado e acovardado, elogiou Lula. Tão estapafúrdio, que parece da “Velha República”
O ex-governador de São Paulo, deve ter dado a entrevista a Miriam Leitão, depois do susto que levou com a simples parada de uma escada-rolante.
O próprio Globo, numa foto ontem na Primeira, mostra Serra apavorado, horrorizado e amedrontado, com um episódio circunstancial e localizado.
O grupo de assessores se joga em cima de Serra tentando “protegê-lo” do imaginário ou da realidade de uma escada parada, e todos imobilizados pelo ridículo da cena.
Imaginem Serra presidente, no Planalto-Alvorada, tendo que resolver problemas decisivos e urgentes, e vendo a escada-rolante do seu poder, inteiramente desligada? Serra dava a impressão de estar em plena Times Square. Como se sentirá no Central Park de Brasília, a capital que não existe, comandada por um presidente que não sabe coexistir com o Poder? A não ser para desgastá-lo, desprestigiá-lo, desacreditá-lo.
Como a entrevista foi longa, (ouvi na CBN) e naturalmente os assuntos foram muitos, vou destacar e comentar alguns.

Deodato Ramalho disse...

Para análisede "gregos", "troianos" e agora de "iranianos" (em homenagem ao mais novo grande feito do governo do PT):

A pesquisa Vox Populi é anterior ao programa do
PT na TV. A vantagem de Dilma já é maior que 3%

O primeiro fator importante a ser considerado nesta pesquisa do Vox Populi é o de que ela foi concluída na tarde de quinta-feira, dia 13. Antes, portanto, do programa do PT levado ao ar à noite e considerado até pela mídia tucana como de excelente qualidade. E todos sabem que após um programa desse tipo, em rede nacional, o candidato dá um salto nas pesquisas. É lógico, então, supor que , na verdade, Dilma já está mais de 3% à frente de Serra.

Outro fator diz respeito ao segundo turno, onde Dilma venceria por dois pontos, 40% a 38%. Isto quer dizer que nem nesta segunda fase, quando a bipolarização é inevitável, Serra conseguiria atingir os 40%. Isto parece confirmar que, atualmente, o voto de centro-direta está confinado na casa dos 30%. Para escapar desta limitação fatal é que Serra elogia tanto o presidente Lula e tenta desvencilhar-se de sua tradicional discurso neoliberal.

Finalmente há que considerar os 8% obtidos, na pesquisa, por Marina Silva. A maioria dos especialistas garante que esta porcentagem é suficiente para assegurar a realização do segundo turno. Isto é ruim para Dilma que está na frente, mas pode ser considerado péssimo para Serra. Porque, como já dissemos várias vezes neste blog, depois de ter sido a principal herdeira dos votos do excluído Ciro Gomes, a candidata verde deve começar a avançar, agora, sobre os votos de José Serra.

Isso, pelo boa razão de que Marina disputa com Serra os votos da mesa freguesia, o da classe média anti-lulista e, sobretudo, anti-petista. A estratégia de ambos é a de poupar o presidente, enquanto descem o pau no seu partido. Montenegro, o picareta do IBOPE, fala por ambos quando diz que “o eleitorado até gostaria de ter mais quatro anos de Lula, mas não quer mais quatro anos de PT”. Numa ação reflexa, isto obrigará Dilma a ser cada vez mais “ a candidata do presidente” ou do lulismo que é algo muito mais amplo do que o petismo.

Deodato Ramalho disse...

Jornal O POVO de hoje - jornalista Érico Firmo. Esse pessoal não vive dizendo que o Tasso é forte, é imbatível? Por quê lutam desesperadamente por uma carona?


O PROBLEMA QUE A INFORMALIDADE NÃO RESOLVE
Não é só a coligação para o Senado no Ceará que ficou mais complicada com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que veda três candidaturas a senador de partidos de uma mesma coligação. Como se sabe, no Ceará, o governador Cid Gomes (PSB) declarou apoio a Eunício Oliveira (PMDB) para uma das vagas a senador. Para a segunda vaga que será disputada, dois partidos que apoiam Cid querem ter candidato: o PSDB, com Tasso Jereissati, e o PT, com José Pimentel. Esse obstáculo é relativamente fácil de ser superado. O PT só admite uma coligação formal com Cid, mas o PSDB não demonstra ver nenhum problema em apoiar informalmente a reeleição do governador, em troca do aval, também informal, à reeleição de Tasso. O problema é que o TSE também respondeu a uma segunda consulta, essa bem mais problemática para os tucanos cearenses. Pela decisão do Tribunal, caso o PSDB recorra a uma aliança informal com a chapa de Cid Gomes, não poderá participar de uma coligação na eleição proporcional, para deputados estaduais e federais. E os tucanos trabalham exaustivamente na costura de uma coligação com o bloco cidista, na tentativa de evitar que a hoje maior bancada da Assembleia acabe minguando.

A RESPOSTA DO TSE
A consulta problemática para os tucanos foi feita pelo deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele questionou acerca de uma situação hipotética: um partido sem candidato a governador e com um candidato a senador & situação do PSDB cearense, no caso de uma coligação informal com Cid & pode se coligar para deputado federal e estadual com outro partido que participe em coligação para governador e senador com outros partidos? O TSE respondeu negativamente. Pelos cálculos feitos nos bastidores, o PSDB teria condição de eleger uma bancada significativamente maior em caso de participação de um grande bloco, como o que apoia a reeleição de Cid Gomes. Sem isso, a expectativa é da eleição de um número bem menor que os atuais 14 deputados estaduais.

Anônimo disse...

SAIU NO JORNAL O POVO DE HOJE. SERÁ QUE A PREFEITURA DE BOA VIAGEM NÃO ESTÁ NO MEIO???? QUANTOS REAIS FORAM GASTOS PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO????

.......................................


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou a abertura de uma auditoria para investigar repasses de dinheiro público para clubes de futebol. O POVO levantou informações sobre as transferências das prefeituras e totalizou, no Interior, a soma de R$ 8,1 milhões nos últimos quatro anos.

De acordo com o presidente do TCM, Ernesto Saboia, estão sendo investigados possíveis exageros no volume repassado e se houve autorização legislativa para as transferências.

Ernesto Saboia revelou ainda que, em alguns municípios, a investigação será feita in loco. Caso sejam encontradas irregularidades os gestores podem responder por crime de improbidade, com possível perda de mandato, multa ou responsabilidade criminal. O trabalho de auditoria teve início na última semana.

O POVO fez o levantamento por meio do Portal da Transparência, do TCM. A reportagem apurou os repasses de municípios a clubes participantes do Campeonato Cearense, entre 2007 e 2010, nas duas primeiras divisões. As estatísticas são acessíveis via Internet.

O volume de repasses vem crescendo. De acordo com o TCM, houve em 2007 uma transferência total de R$ 1,3 milhão. Já em 2008 o valor subiu para R$ 2,2 milhões. No ano passado, o montante chegou a R$ 3,2 milhões. Este ano, conforme dados atualizados na tarde de ontem, a soma do quadrimestre é de R$ 1,3 milhão.

Os recursos, somados, são superiores a investimentos do Governo do Estado para a execução obras. A construção de uma escola de ensino profissionalizante custa R$ 5,3 milhões. Uma policlínica e um laboratório central saem por R$ 5 milhões e R$ 1,3 milhão, respectivamente.

Resultados
O rendimento dos clubes do Interior em campeonatos estaduais e nacionais também vem crescendo.

O Icasa, de Juazeiro do Norte, superou em 2007 e 2008 um dos clubes hegemônicos da Capital, o Ceará Sporting Club, e chegou à final da competição com o Fortaleza Esporte Clube. Já este ano, o Guarany, de Sobral, chegou à decisão dos dois turnos do Estadual. O time de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, também vem fazendo campanhas surpreendentes.

Este ano, o Icasa participa da segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
O Guarany deve participar da quarta divisão. O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, diz acreditar que o time fique entre os melhores e, assim, suba à terceira divisão nacional.

LEIA AMANHÃ

Horizonte teve maior gasto, mas a prefeitura diz que os valores devem cair. Federação Cearense de Futebol afirma que, em breve, repasses públicos devem dar lugar a patrocínios privados.