quarta-feira, 19 de maio de 2010

DEBATE REABRE A FERIDA: NA ÉPOCA DO PSDB PREFEITOS ERAM RECEBIDOS NA PORRADA...


Dilma é aclamada por prefeitos em debate com presidenciáveis
quarta-feira, 19 de maio de 2010
A petista Dilma Rousseff foi a única a sair ovacionada do debate entre três presidenciáveis promovido nesta quarta-feira (19) pela Marcha Nacional de Prefeitos, que desde ontem cerca de 4 mil administradores municipais em Brasília.Além de Dilma, participaram Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB). A ex-ministra foi a última a falar. Ela rebateu a acusação recorrente do tucano, de que o PT teria aparelhado o Estado.
"Faremos um governo municipalista. Não olhamos filiação partidária". Em um ataque aos tucanos, ela afirmou que o atual governo tirou o país de uma "época terrível, sem planejamento". Dilma disse que a época de "prefeitos com pires na mão" foi enterrada pelo governo federal. A petista afirmou que a construção de "creches é uma das coisas mais importantes" do próximo mandato. Ela assumiu o compromisso de, se eleita, lutar por mais recursos para a saúde, mas ressaltou: "Sabemos perfeitamente que houve perda de R$ 40 bilhões quando a CPMF foi extinta".
Aos prefeitos, Dilma defendeu as desonerações do governo, lembrando que, desde que Lula assumiu, a participação dos municípios no bolo tributário cresceu de 13% para 19%. E disse ser contra "fazer bondade com chapéu alheio". "Sou a favor do diálogo para discutir, justamente, o chapéu."
Repetindo ataque feito pelo ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), ela disse que FHC recebia prefeitos com "cães e polícia".
Dilma afirmou ainda que, além do pré-sal, os prefeitos também devem brigar pelos royalties da mineração brasileira. Ela disse que a partilha do pré-sal é mais importante que os royalties. "Não estou desfazendo dos royalties. Acho importantíssimo que os prefeitos recebam. Mas jamais descuidem de olhar a receita da partilha."
"Nosso objetivo era distribuir para todos os municípios", reiterou Dilma, acrescentando que, "infelizmente", isso não foi possível. Dilma foi aplaudida por prefeitos ao afirmar que o Brasil deve ser elevado à quinta economia do mundo não pelo seu PIB (Produto Interno Bruto), mas pelo "nível de vida da sua população".
A petista ainda defendeu dois pontos "inimigos" dos cofres das pequenas prefeituras: piso para o magistério e aumento real do salário mínimo. "Isso [problema de caixa dos prefeitos] não pode ser entrave para darmos os primeiros passos."Dilma foi a única dos presidenciáveis a deixar o auditório do Hotel Royal Tulip, onde se realiza a Marcha dos Prefeitos, aclamada por gritos dos municipalistas: "Brasil pra frente, Dilma presidente".
Ela encerrou sua participação no debate com os prefeitos afirmando que o presidente Lula "lançou as bases" para o Brasil, mas que "só superando a nós mesmos podemos chegar a ser um grande país".
Marcha
Cerca de 4.000 prefeitos participam da Marcha Nacional em Defesa dos Municípios, que começou ontem em Brasília.
Durante a sabatina, cada pré-candidato teve uma hora para expor suas ideias e responder às perguntas. A ordem foi definida em sorteio. O primeiro a falar foi Serra, seguido por Marina e Dilma. Foram três temas preestabelecidos: pacto federativo, educação e saúde.

4 comentários:

CARLOS disse...

SAMPAIO SERA QUE COM APROVAÇAO DO FICHA LIMPA (19/05) POR 76 X 0 SERA QUE O NANDINHO VAI PASSAR COMO VC DIZ, E SAIBA QUEM VAI JULGAR ELE NAO O JUIZ QUE O LIBEROU NAO, SABE DEUS PORQUE!

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Dona Dilma foi muito aplaudida, saiu quase nos braços dos Prefeitos que estiveram em Brasília. Falou do pré-sal e de seus benefícios para todos os brasileiros. Graças a Deus que o povo brasileiro vai escolher a pessoa certa, para governar os seus destinos. Dona Dilma possui o equilíbrio necessário, para colocar o Brasil como quinta potência mundial do planeta terra.

Radio Liberdade de Boa Viagem disse...

Jornal O POVO de 20.05.2010:

A passagem de José Serra (PSDB) pelo Ceará reverberou entre os petistas cearenses que, ontem, repercutiram as declarações do presidenciável tucano & que afirmou que ser "constrangedor" pedir votos para o governador Cid Gomes (PSB), pré-candidato à reeleição. Na Câmara Municipal, o líder de governo da prefeita Luizianne Lins (PT), Acrísio Sena (PT), listou uma série de "constrangimentos" causados pela passagem de Serra pelo Ceará.Acrísio disse que foi constrangedor o fato de Serra ter passado por duas cidades do Ceará comandadas pelo PT & Juazeiro do Norte e Fortaleza. ``Eles (PSDB) têm 53 prefeituras no Estado``, disse Acrísio, que também criticou o fato de Serra dizer que vai manter os atuais projetos de investimentos tocados pelo presidente Lula. ``Se o Serra está dizendo que vai tocar os projetos do presidente Lula, então para quê a candidatura? Ele podia desistir de ser candidato a apoiar a Dilma``.
O líder do Governo na Assembleia, deputado Nelson Martins (PT), também reagiu às declarações ditas por Serra durante sua passagem pelo Ceará. Com a edição de ontem do O POVO em mãos, o petista disse que não entendeu Serra. "Sinceramente, não dá para entender por qual razão ele fez essa afirmação". (Pedro Alves e Ítalo Coriolano)

Anônimo disse...

EITA PREFEITO,O PRADRE JA COLOCAMOS FORA ,FALTA SO VC.KKKK SUJO DO JEITO QUE VC TA EU IA ERA EMBORA DE BOA,COMO E TRISTE VE UM PREFEITO CAÇADO,FICHA SUJA NAÕ PODE MAS SER CANDIDATO CORAGEM IRMAÕ TU VAI PAGANDO PAGANDO,BEM DEVAGAZINHO O QUE TU FEZ COM SERGIO.SENTE?CHORA NENE.