sábado, 15 de maio de 2010

A FÓRMULA É SIMPLES. E É NO MUNDO TODO: TÁ BOM CONTINUA...DILMA PASSA À LIDERANÇA NAS INTENÇÕES DE VOTO.

Dilma tem 37% dos votos contra 34% de Serra, diz Vox Populi

Ivan Satuf - Estado de Minas

Mateus Castanha - Estado de Minas

Publicação: 15/05/2010 17:34 Atualização: 15/05/2010 18:23

PSDB e PT aparecem tecnicamente empatados - (Gladyston  Rodrigues/EM/D.A Press)
PSDB e PT aparecem tecnicamente empatados
Números divulgados neste sábado pelo instituto Vox Populi revelam que a campanha presidencial se mantém equilibrada. Na pesquisa estimulada, na qual a lista de candidatos é apresentada aos eleitores, Dilma Rousseff (PT) aparece com 37% das intenções de votos, contra 34% de José Serra (PSDB). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Portanto, PT e PSDB aparecem tecnicamente empatados.

A terceira colocada, Marina Silva (PV), tem a preferência de 7% dos eleitores. Os votos brancos e nulos somam 8% e 14% não responderam ou não souberam responder.

Petistas e tucanos também estão parelhos num eventual segundo turno. A pesquisa revela que 40% dos eleitores preferem Dilma e 38% ficariam com Serra. A margem de erro coloca os dois pré-candidatos em empate técnico. Os votos nulos e brancos somariam 9%. Outros 13% de eleitores não responderam ou não souberam responder.

Lula garante votos

O apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua garantindo transferência de votos à pré-candidata do PT. Entre os eleitores entrevistados, 33% dizem que votariam com certeza no candidato apoiado pelo atual presidente. Outros 30% poderiam votar no candidato indicado por Lula, mas dependeria do nome escolhido. Somente 10% disseram que não votariam no candidato apoiado pelo mandatário e 24% não levariam a opinião do presidente em conta na hora de escolher o candidato.

No fim do mandato, presidente continua em alta com o eleitorado -  (Wellington Pedro/Imprensa MG)
No fim do mandato, presidente continua em alta com o eleitorado
Os dados mostram Marina Silva como a pré-candidata com maior nível de rejeição (21%), seguida de Serra (20%) e Dilma (15%). A pesquisa foi protocolada sob o número 11.266/2010. Foram entrevistados 2 mil eleitores em 117 municípios brasileiros de todas as regiões entre 8 e 13 de maio.

Disputa regional

A petista tem a preferência dos eleitores em quatro das cinco regiões brasileiras: Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Já Serra, vence no Sul do país.

A maior diferença percentual a favor de Dilma é no Nordeste, onde o presidente Lula goza de enorme prestígio. A pré-candidata do PT tem 44% das intenções de voto, contra 29% de Serra. No Sudeste, a disputa é acirrada. A petista tem 35%, contra 34% do tucano. No Centro-Oeste, Dilma tem 33% das intenções de voto, contra 31% de Serra. No norte, Dilma lidera com 41%, contra 32% de Serra.

Já na Região Sul, o pré-candidato do PSDB lidera com grande vantagem. Serra tem 44% das intenções de voto, enquanto Dilma tem a preferência de 30% dos eleitores.

Confira a pesquisa completa na edição impressa do Estado de Minas deste domingo

VAMOS NÓS: Esse virada nas intenções de votos tem uma claríssima explicação: na medida em que o povo percebe quem é candidata do PT, ou seja, a candidata que representa a garantia de continuidade das grandes conquistas do povo brasileiro alcançadas nesses quase oito anos, o voto se difine. Afinal, em qualquer processo eleitoral, em qualquer parte do mundo, a pergunta que o eleitor se faz é : o País vai bem? O partido que está governando está dando conta do recado? Se está, se deve dar continuidade ao projeto. Se não está, se muda. Ou para usar uma expressão futebolística, NÃO SE MEXE EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO.
Duas coisas se destacam nessa pesquisa: a Dilma, candidata do PT/Lula não só ultrapassou o candidato do PSDB/FHC, como passou a ser a candidata com o menor índice de rejeição. Mais: a única região em que está atrás é o Sul (atenção, atenção, não confundir com o Sudeste - principais estados: São Paulo, Minas, Rio Janeiro).
Outra constatação: o eleitorado brasileiro tem sido implacável com ex-petistas. Taí mais um exemplo. A Marina Silva, que fez toda a sua trajetória sob as asas do PT, é a candidata com o maior índice de rejeição.

7 comentários:

Eudson Júnior disse...

"Eles querem te vender, Eles querem te comprar
querem te matar, à sede...eles querem te sedar
quem são Eles?
quem Eles pensam que são?"

Meus amigos, esses espíritos do PASSADO, GANHAM A CORRIDA, ANTES MESMO DA LARGADA !!

"Vender... Comprar... Vedar os olhos
jogar a rede contra a parede
querem te deixar com sede
não querem nos deixar pensar
quem são Eles?
quem Eles pensam que são?"

Abraço

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Hoje na plenária que houve em Fortaleza, no hotel Marina Parck, ouvi da boca do Deputado Federal José Pimentel as seguintes palavras: Aconteça o que acontecer, o PT do Ceará tem candidato ao Senado da República. Esse candidato chama-se José Pimentel, ex ministro da previdência social. Foi uma reunião das mais proveitosas, com vários e vários convidados ilustres. Artur Bruno lançou sua pré candidatura à câmara Federal.
Da cidade de Boa Viagem, seguiu um ônibus com mais de 30 pessoas. Também estava por lá, a grande liderança feminina de hoje, nossa amiga Aline Vieira, que apoiará Artur Bruno para câmara Federal.

Eudson Júnior disse...

Esse pessoal de oposição ao Lula/Dilma, onde incluo o PIG*, acreditam na máxima que diz: "QUEM MENTE ANTES, DIZ A VERDADE"

Eles estão tecnicamente empatados,mas a Dilma tem um potencial de crescimeno muito maior que o Serra e Eles sabem disso, pois conhecem muito bem campanha política, ja ganharam muitas em cima do próprio PT/LULA!!

Agora é Dilma...

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Lá vou eu de novo.

Serra esteve no Recife em um Jatinho alugado, não visitou nem bairros, nem favelas, foi à praia de Boa Viagem, no restaurante SPETUS, para almoçar com os gravinos do Recife.

Recentemente Lula e Dilma estiveram no Recife, foram visitar uma favela chamada de "Brasília Teimosa", que fica na praia do Pina, Lula entregou várias chaves de casas à população pobre daquele bairro.

Creio que já deu para sentir a diferença entre os dois candidatos.

É por isso que os institutos de pesquisas honestos, já começam a mostrar a real situação das intenções de votos hoje. Dilma hoje, já está com mais de 3% à frente de Serra. A tendência é subir cada vez mais. Inclusive quando a simulação é feita no segundo turno, Dilma ganha também.

Arnaldo Cavalcante disse...

Vamos informar aos eleitores de Boa Viagem.

* DOCUMENTOS DE VOTAÇÃO
Eleitor precisa apresentar a identificação

Cartórios continuarão emitindo a segunda via do título até setembro
TUNO VIEIRA

16/5/2010

Além do título, o eleitor terá que apresentar um outro documento com foto para ter direito a votar este ano

O processo de identificação do eleitor, no momento em que for votar, este ano, será mais rigoroso que nas eleições passadas. Mudanças introduzidas pela minirreforma eleitoral, do ano passado, alteram a prática antiga e poderão criar problemas para os eleitores que não apresentarem a documentação exigida.

Antes, contanto que seu nome constasse no cadastro da urna, para o eleitor votar bastava apresentar o título e mesmo que não estivesse com o título podia votar mediante a apresentação de um documento que o identificasse.

Para as eleições de 2010 será diferente porque, ainda que o eleitor esteja no rol de votantes da urna, para exercer o direito ao voto ele terá que apresentar o título e um documento de identidade com foto. Com apenas um desses documentos o eleitor não poderá votar.

A minirreforma introduziu na Lei da Eleições um dispositivo que diz que "no momento da votação, além da exibição do respectivo título, o eleitor deverá apresentar documento de identificação com fotografia".

Como consequência desse dispositivo, quem está com a sua situação regularizada perante a Justiça Eleitoral, tem o título e não tem um documento de identidade com foto, deve providenciá-lo o quanto antes para poder votar. Os eleitores que não têm o titulo eleitoral, ainda que a sua situação esteja regular e tenha um documento com foto, deve procurar o cartório eleitoral para obter a segunda via do título. A segunda via do título eleitoral pode ser requerida até o dia 23 de setembro.

Resolução

A exigência introduzida na Lei das Eleições consta da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que trata dos atos preparatórios para as eleições. "Art. 47. Só serão admitidos a votar os eleitores cujos nomes estiverem incluídos no respectivo caderno de votação e no cadastro de eleitores da seção, constante da urna...". A resolução do TSE esclarece ainda quais os documentos admitidos como oficiais para comprovação da identidade do eleitor que procurar a seção eleitoral.

Deodato Ramalho disse...

Tá louco(a)! Defendendo a Dilma presidenta sou eu e mais uma multidão. Das cinco regiões quatro já dão vitória ao PT. Aqui no Ceará sou eu e mais uns 70% do eleitorado...E olhe que bastou um programa do PT para desmantelar o esquema da mídia partidarizada que tenta empurrar goela abaixo do povo brasileiro o candidato que representa o passado entreguista. Agora é trabalhar não só para garantir a vitória do PT/Dilma, mas de uma forte bancada de esquerda para ir se livrando dos penduricalhos que dificultam os avanços.

Deodato Ramalho disse...

Para análisede "gregos", "troianos" e agora de "iranianos" (em homenagem ao mais novo grande feito do governo do PT):

A pesquisa Vox Populi é anterior ao programa do
PT na TV. A vantagem de Dilma já é maior que 3%

O primeiro fator importante a ser considerado nesta pesquisa do Vox Populi é o de que ela foi concluída na tarde de quinta-feira, dia 13. Antes, portanto, do programa do PT levado ao ar à noite e considerado até pela mídia tucana como de excelente qualidade. E todos sabem que após um programa desse tipo, em rede nacional, o candidato dá um salto nas pesquisas. É lógico, então, supor que , na verdade, Dilma já está mais de 3% à frente de Serra.

Outro fator diz respeito ao segundo turno, onde Dilma venceria por dois pontos, 40% a 38%. Isto quer dizer que nem nesta segunda fase, quando a bipolarização é inevitável, Serra conseguiria atingir os 40%. Isto parece confirmar que, atualmente, o voto de centro-direta está confinado na casa dos 30%. Para escapar desta limitação fatal é que Serra elogia tanto o presidente Lula e tenta desvencilhar-se de sua tradicional discurso neoliberal.

Finalmente há que considerar os 8% obtidos, na pesquisa, por Marina Silva. A maioria dos especialistas garante que esta porcentagem é suficiente para assegurar a realização do segundo turno. Isto é ruim para Dilma que está na frente, mas pode ser considerado péssimo para Serra. Porque, como já dissemos várias vezes neste blog, depois de ter sido a principal herdeira dos votos do excluído Ciro Gomes, a candidata verde deve começar a avançar, agora, sobre os votos de José Serra.

Isso, pelo boa razão de que Marina disputa com Serra os votos da mesa freguesia, o da classe média anti-lulista e, sobretudo, anti-petista. A estratégia de ambos é a de poupar o presidente, enquanto descem o pau no seu partido. Montenegro, o picareta do IBOPE, fala por ambos quando diz que “o eleitorado até gostaria de ter mais quatro anos de Lula, mas não quer mais quatro anos de PT”. Numa ação reflexa, isto obrigará Dilma a ser cada vez mais “ a candidata do presidente” ou do lulismo que é algo muito mais amplo do que o petismo.