sexta-feira, 18 de junho de 2010

MORRE SARAMAGO, PRIMEIRO ESCRITOR DE LÍNGUA PORTUGUESA A GANHAR O PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA.


Morre escritor José Saramago

Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago é considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

O seu livro Ensaio Sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles (realizador de O Jardineiro Fiel e Cidade de Deus). Em 2010 o realizador português António Ferreira adapta um conto retirado do livro Objecto Quase, conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha.

Nasceu na província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro, embora o registo oficial apresente o dia 18 como o do seu nascimento. Saramago, conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, é membro do Partido Comunista Português e foi director do Diário de Notícias. Juntamente com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Casado com a espanhola Pilar del Río, Saramago viveu em Lanzarote, nas Ilhas Canárias.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Saramago)

8 comentários:

Anônimo disse...

O pior de tudo é escutar os crentes falando "já foi tarde" ou "agora vai queimar no inferno".

Anônimo disse...

Ele era sem dúvida um grande homem e um grande escritor. Recomento à todos a leitura do livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo". Se apenas um livro em sua virtuosa carreira poderia ser coroado como obra-pirma, seria esse.

Anônimo disse...

Os crentes são mesmo alienados, como eles podem dizer que um homem importante para a literutura mundial, já foi tarde? Como eles podem negar a importância de um prêmio nobel em nome da religião? isso é no mínimo ridículo e eu calaria a boca de um desses crentes em dois segundos.

Anônimo disse...

É a vida, todo mundo morre. Mas suas obras serão imortais.

Anônimo disse...

Sou muito fã dele. Teve uma vida longa e brilhante, seu legado é eterno.

Só agradeço pelos grandes livros

Anônimo disse...

é incrivel como no " evangelho segundo JC" ele simplesmente fez algo bem evidente, mas que ninguém tinha feito com essa profundidade e simplicdade: contar aquela historia como os narradores que nunca poderao ser isentos, senao pelo artificio do engano e do jogo, ele radicaliza o caràter "demasiadamente" humano dos evangelhos que impediam de nos reconhecer fora do ideal de uma graça absurda, ridicula e plena de ressentimentos.

Anônimo disse...

Lisboa, 19 jun (EFE).- A Igreja Católica portuguesa manifesta seu pesar pela morte do escritor José Saramago e elogia sua obra, embora lamente as polêmicas em torno da religião provocadas por alguns de seus livros.

Na apresentação de seu último livro "Caim" (2009), Saramago afirmou que a Bíblia tem "coisas admiráveis do ponto de vista literário" e "que vale muito a pena ler", embora também a definiu como "um livro de maus costumes".

Diante das críticas que esta obra despertou no seio da Igreja Católica portuguesa, o escritor acusou aos representantes de instituição de terem criticado o livro sem tê-lo lido.

Anônimo disse...

Infelizmente nunca li um livro seu, porém sempre ouvi falar desse renomado escritor, principalmente pelos rótulos de comunista e ateu.