quarta-feira, 16 de junho de 2010

A LIBERDADE ESTARÁ LÁ...

Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas será em Brasília

A ideia do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas nasceu em maio. Sugerida por Luiz Carlos Azenha, foi aprovada durante o lançamento, em São Paulo, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

por Conceição Lemes

No final de maio, tivemos uma primeira conversa, da qual participaram o próprio Azenha, Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Rodrigo Vianna e eu. Azenha lançou a ideia no Viomundo. A receptividade foi excelente. Tivemos, aqui, mais de 400 comentários. Fora a acolhida calorosa em vários outros blogs.

Resultado: o Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas é indispensável, imperioso e vai sair, sim.

Tivemos, ontem, a segunda reunião. Foi na sede do Conversa Afiada. Participaram Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), Altamiro Borges (do Barão de Itararé e do blog do Miro), Conceição Oliveira (Maria-Fro), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Diego Casaes (Global Voices) e eu (do Viomundo, representando também o Azenha, derrubado por uma tremenda gripe).

Avançamos alguns pontos. Ficou decidido que:

1) O Encontro Nacional de Blogueiros será em Brasília. A opção se deveu a dois motivos: fugir do eixo Rio-São Paulo; os vôos de todas as regiões do Brasil passam por lá, o que facilitará a da vida dos blogueiros.

2) Ocorrerá, provavelmente, nos dias 20 (abertura à noite), 21 e 22 de agosto. Como ainda estamos estudando a viabilidade de oferecer ao menos acomodações e passagens, até o início de julho bateremos o martelo sobre a data definitiva.

3)A organização ficará a cargo do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé.

4) Na programação, haverá mesas redondas com palestras de grandes blogueiros do país. Algumas já propostas: os rumos da internet no Brasil; marco regulatório (mesa na qual serão discutidas a legislação atual, a necessidade de aprimorá-la e as tentativas de amordaçar alguns espaços críticos); e experiências de blogueiros de vários estados do Brasil.

5) Haverá, também, oficinas para ensinar blogueiros a otimizarem os recursos da internet. Por exemplo, twitter, produção de vídeos e de rádio web.

6)Transmissão do evento pela internet. Como há possibilidade de as oficinas ocorrerem simultaneamente, a ideia é gravar todas para que depois possam ser acessadas por todos os participantes e blogueiros de qualquer parte do país. O objetivo é o de que as oficinas se transformem em conteúdo, mesmo.

7) A necessidade de buscar patrocínios, para tornar viável o encontro e ter maior número de participantes.

8) Abertura de uma lista para troca de ideias — por exemplo, sugestão de convidados, programação, oficinas, viabilização financeira, entre outras.

Esses são os primeiros passos, elaborados com ajuda de vocês. A intenção é a de que o encontro não olhe para o próprio umbigo, mas reflita preocupações de blogueiros com os vários sotaques do Brasil. Também pedimos a cada um que nos ajude a aperfeiçoar instrumentos que atendam às necessidades dos blogueiros e dos próprios brasileiros.

Sugestões serão muito bem-vindas. Afinal, o objetivo de todos nós é contribuir para a democratização dos meios de comunicação e fortalecer as mídias alternativas no país.

11 comentários:

Sandra Linhares(Show da Manhã) disse...

A Ratoeira

Um rato olhando pelo buraco na parede vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo em que tipo de comida poderia ter ali.

Ficou aterrorizado quando descobriu que era uma ratoeira.

Foi para o pátio da fazenda advertindo a todos:

"Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa."

A galinha, que estava cacarejando e ciscando, levantou a cabeça e disse:

"Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda."

O rato foi até o porco e disse a ele:

"Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira."

"Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces."

O rato dirigiu-se então à vaca. Ela disse:

"O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!"

Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.

Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira pegou a cauda de uma cobra venenosa.

A cobra picou a mulher.

O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja.

O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.

Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.

Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e muitas Pessoas vieram visitá-la.

Muita gente veio vê-la o fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar todo aquele povo.

Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.
PENSE NISSO E TENHA UM BOOM DIIA!!

Ernandes Brito disse...

17 de Junho - Dia do Servidor Público Aposentado

E hora de contemplar,
De ver, que tudo não foi em vão.
Que as sementes lançadas ao vento,
Produziram alimentos para corpo e para o espírito.

Hora de se orgulhar e de refletir... A sua valiosa contribuição, dia após dia, foi registrada no tempo e nem mesmo o vento, poderá apagá-la.

Peças encaixadas com maestria, no grande quebra-cabeça da vida e exposto a todos aqueles que também um dia irão dizer “Passei por aqui, lutei e venci!”

Essa é uma pequena homenagem à todos os “Servidores Públicos Aposentados”, que até pouco tempo dividiam conosco a responsabilidade de realizar um serviço público de qualidade e agora desfrutam da merecida aposentadoria!

Parabéns a todos os Servidores Públicos Aposentados e amigos eternos da nossa sociedade!

Ernandes Sousa Brito
Servidor Público Municipal
Boa Viagem - CE

Anônimo disse...

Tudo pela pressão ao Governador do Estado para ter algo em troco. o governo federal e a prefeitinha já receberam apoio do governador além da conta, agolra, ou dão um jeito de resolver o problema, ou vão ter que se justificar com o povo pela perda de mais um empreendimento para o nosso estado, como se a perda da refinaria para pernambuco já não fosse bastante.

Anônimo disse...

Essa notícia é uma piada pronta. O CQC é agredido por um deputado em pleno congresso, e é eles que estão passando dos limites... Os depútados assinam um projeto de lei que inclue um litro de cachaça na cesta básica, provando aí que os nobres deputados nem ao menos se prestam a ler o que estão assinando, e o CQC que está constrangendo a câmara. Se isso fosse um país sério, a primeira coisa que teria sido feita após essa matéria ir ao ar é uma comissão para punir o deputado Nelson Trad por sua agressão, e não uma comissão para restringir a ação da imprensa.
O pior é que o Deputado agrediu sem a Monica Iozzi dizer nada. Ela pediu pra ele dar uma entrevista e o babacão começou a agredir o câmera, depois a própria e foi embora xingando.
Um Deputado assina uma PEC SEM LER e o CQC é culpado??
Não foi o CQC que passou dos limites, são os deputados que não tem limite algum!
E por falar em CQC, eles fizeram a melhor matéria em anos sobre denúncia de desvio de patrimônio público com o caso da "Tv de Barueri". Foi simplesmente espetacular.
Se os deputados fizessem seu trabalho corretamente, eles não seriam constrangidos. Poxa gente isso é uma coisa OBVIA, leia a porra do que você assina...E nossos governantes, nem fazem isso... Lamentável

Anônimo disse...

Fifa pediu aos jogadores de futebol moderação na expressão de fé durante a Copa da África do Sul. Um comunicado já foi enviado às federações de futebol dos países que disputarão a competição na tentativa de impedir que seus atletas festejem gols e vitórias com mensagens religiosas. E o Brasil é um dos que mais preocupam a Fifa quando se trata de manter religião e futebol separados. O uso de mensagens escritas em camisetas por baixo do uniforme já é proibido. Mas, em várias ocasiões, atletas têm esperado o final da partida para rezar e exibir mensagens.

A primeira grande polêmica surgiu quando o Brasil ganhou da Alemanha em 2002 e conquistou o penta. Há um ano, o tema voltou a fazer parte de debates da Fifa na conquista da Copa das Confederações, na África do Sul.

As autoridades esportivas insistem que não querem transformar a Copa em evento político ou religioso. Mas vivem situação delicada, já que a aplicação de multas pode dar a polêmica impressão de cerceamento religioso.

Jérome Valcke, secretário-geral da entidade, acredita que a solução é pedir o compromisso das seleções para evitar as mensagens religiosas. A assessoria de imprensa da Fifa disse ao Estado que, cada seleção recebeu a visita de um representante da entidade para falar sobre temas relacionados com a Copa e o comportamento dos jogadores. A questão religiosa fará parte dos debates.

A Fifa insiste que não há problema em incluir religiosos na comitiva, mas proíbe a promoção de qualquer religião.

"Fomos comunicados sobre essa questão e todos os jogadores estão alertados", disse o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva. Ele acrescentou que no grupo há católicos, evangélicos e espíritas. "Todos têm sido discretos nas manifestações aqui dentro da concentração." De acordo com Paiva, no entanto, é difícil controlar algum ato espontâneo de atletas no momento de comemoração. "Não falo só do Brasil. É algo delicado também para outras seleções."

Anônimo disse...

As queixas em relação ao Instituto José Frota vão desde a insegurança até a precariedade no atendimento. Contudo, não é só o IJF que sofre com essas denúncias. Várias unidades primárias de saúde também têm sido alvo de reclamações semelhantes por parte de população.

Muitos pacientes, antes de se dirigirem até o instituto, contam que já passaram por algum posto de saúde mais próximo de sua residência. Sem atendimento, grande parte é encaminhada para o IJF, onde acabam por enfrentar longas filas de espera e falta de material.

Anônimo disse...

A Procuradoria Geral Eleitoral protocolou representação, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contra o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Célio Turino, por propaganda eleitoral antecipada em favor da candidata à Presidência da República Dilma Rousseff.

A vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau, pede a aplicação de multa no valor de R$ 30 mil. De acordo com a representação, no início de fevereiro foi reproduzido no site do Ministério da Cultura uma entrevista de Célio Turino ao site dilma13.blogspot.com.

Sandra Linhares(Show da Manhã) disse...

PEDIDO DE DEMISSÃO

Venho por meio deste, apresentar oficialmente meu pedido de demissão da categoria dos adultos.
Resolvi que quero voltar a ter as responsabilidades e as idéias de uma criança de oito anos no máximo.

Quero acreditar que o mundo é justo e que todas as pessoas são honestas e boas.
Quero acreditar que tudo é possível.
Quero que as complexidades da vida passem desapercebidas por mim e quero ficar encantada com as pequenas maravilhas deste mundo.

Quero de volta uma vida simples e sem complicações.
Cansei dos dias cheios de computadores que falham, montanha de papeladas, notícias deprimentes, contas a pagar, fofocas, doenças e necessidade de atribuir um valor monetário a tudo o que existe.

Não quero mais ter que inventar jeitos para fazer o dinheiro chegar até o dia do próximo pagamento.
Não quero mais ser obrigada a dizer adeus ás pessoas queridas e, com elas, à uma parte da minha vida.

Quero ter a certeza de que Deus está no céu e de que, por isso, tudo está direitinho nesse mundo.
Quero viajar ao redor do mundo no barquinho de papel, que vou navegar numa poça deixada pela chuva.
Quero jogar pedrinhas na água e ter tempo para olhar as ondas que elas formam.
Quero achar que as moedas de chocolate são melhores do que as de verdade, porque podemos comê-las e ficar com a cara toda lambuzada.

Quero ficar feliz quando amadurecer o primeiro caju, a primeira manga ou quando a jabuticabeira ficar pretinha de frutas.
Quero poder passar as tardes de verão à sombra de uma árvore, construindo castelos no ar e dividindo-os com meus amigos.
Quero voltar a achar que chicletes e picolés são as melhores coisas da vida.

Quero que as maiores competições em que eu tenha de entrar sejam um jogo de bola de gude ou uma pelada.
Quero voltar ao tempo em que tudo o que eu sabia era o nome das cores, a tabuada, as cantigas de roda, a "Batatinha quando nasce..." e a "Ave Maria" e que isso não me incomodava nadinha, porque eu não tinha a menor idéia de quantas coisas eu ainda não sabia.

Quero voltar ao tempo em que se é feliz, simplesmente porque se vive na bendita ignorância da existência de coisas que podem nos preocupar ou aborrecer.
Quero acreditar no poder dos sorrisos, dos abraços, dos agrados, das palavras gentis, da verdade, da justiça, da paz, dos sonhos, da imaginação, dos castelos no ar e na areia.
Quero estar convencida de que tudo isso... vale muito mais do que o dinheiro!

A partir de hoje, isso é com vocês, porque eu estou me demitindo da vida de adulto.

Demita-se você também dessa sua vida chata de adulto, mandando esta mensagem para todos os seus amigos, principalmente os mais sérios e preocupados.
NÃO TENHA MEDO DE SER FELIZ!!!
PENSE NISSO E TENHA UM BOOM DIIA!!

Anônimo disse...

O impasse que se arrastava desde setembro do ano passado parece que chegou ao fim. A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, descartou a possibilidade de instalação do estaleiro Promar Ceará no Estado. A decisão foi anunciada após reunião realizada em Brasília na noite de ontem com as presenças do presidente Lula, o presidente da Transpetro, Sérgio Machado e a ministra chefe da Casa Civil, Erenice Alves Guerra.

Anônimo disse...

Apesar de já admitir que o PT vai mesmo lançar o deputado federal José Pimentel ao Senado, o governador Cid Gomes (PSB) não aceita que o PT ocupe duas vagas na chapa majoritária. Os petistas desejam, além de uma das duas vagas de senador, manter também o posto de vice-governador, que já ocupa atualmente. O POVO apurou que, em conversas reservadas, Cid tem deixado claro que o PT precisará escolher.

Anônimo disse...

LUIZIANNE defende com toda suas forças a vice de Cid, porque ela bem sabe, se Pimentel entrar no páreo, NÃO LEVA. Assim sendo no resutado final o PT fica apenas chupando o dedo, nem a vice para o seu bichinho de estimação(Catanho) nem o senado para o babau dos aposentados (Pimentel).