quarta-feira, 14 de julho de 2010

BOA VIAGEM, AH! BOA VIAGEM, COMO TENS PERDIDO TEMPO E OPORTUNIDADES!


Semam firma parceria com Associação de Catadores do Jangurussu
13/07/2010
Café da manhã reuniu catadores e servidores da Semam.
Um café-da-manhã nesta terça-feira (13), no Complexo de Reciclagem do Jangurussu, celebrou a parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), e a Associação de Catadores Solidários do Jangurussu (Ascajan). Estiveram presentes na solenidade representantes da Prefeitura (Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização - Emlurb, Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDE, Secretaria Executiva Regional - SER - IV e Semam), além da sociedade civil organizada, como pessoas do Fórum Lixo & Cidadania, Cáritas e da Pastoral da Rua.
Para o titular da Semam, Deodato Ramalho, o momento é de celebrar. Neste momento, me lembro da fala da prefeita Luizianne Lins quando perguntada sobre as grandes obras para a cidade de Fortaleza. A melhor e maior obra dessa gestão é cuidar das pessoas. E são ações como essa parceria que está sendo firmada hoje que realmente mudam a vida das pessoas”, comemorou Deodato Ramalho.
A partir desta semana, os engenhos publicitários irregulares recolhidos nas ruas da capital cearense pela equipe de controle da poluição visual da Semam, e não reclamados pelos donos em 60 dias, serão encaminhados como doação para a Ascajan. Hoje (13), já foram doados 240 placas de pequeno porte retiradas das grandes avenidas da cidade. “As placas que são apreendidas todos os dias em todas as regionais da cidade agora terão destino correto. Além de melhorar o meio ambiente, propiciando uma cidade mais limpa visualmente, estamos gerando renda para as pessoas da Ascajan”, explica Maria Luiza Távora, coordenadora da Comissão de Combate à Poluição Visual da Semam. A expectativa é de que três toneladas de placas estejam à espera de destino nos depósitos da Prefeitura. Todo o material será doado à Ascajan nas próximas semanas.
A lei 8.221/98 e o Código de Obras e Posturas do Município regulamenta e disciplina a mídia exterior em Fortaleza. Segundo a legislação, os passeios devem ser de uso exclusivo de pedestres e os engenhos publicitários devem estar dentro de padrões pré-estabelecidos para evitar a poluição visual das ruas e avenidas de Fortaleza.
OBS: Somente na primeira entrega foram destinados aos catadores 15 mil quilos de material reciclável. Na próixima semana serão entregues mais 30.000 quilos.
Saiba Mais
O Projeto Coleta Seletiva do Jangurussu – Reciclando a Vida, nasceu em 2006 através da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb). Funciona na Usina de Reciclagem do Jangurussu e envolve diretamente 115 catadores e catadoras que antes trabalhavam em situações precárias e insalubres.
O Projeto tem como objetivo minimizar os impactos ambientais gerados pelo lixo sólido na cidade, preservar o meio-ambiente e educar a sociedade quanto à importância da separação dos resíduos (plástico, papel, vidro e alumínio); além de proporcionar melhores condições de trabalho aos catadores (as) e inclusão sócio-econômica dos mesmos de forma organizada.
Os resíduos recicláveis são recolhidos através da doação dos materiais pelos parceiros do projeto ou coletados em cerca de 120 grandes geradores de lixo na cidade. O material vai direto para o Galpão dos Recicláveis, onde é feita a triagem e, depois, a comercialização, pelos próprios catadores e catadoras.
Os trabalhadores também participam de vários cursos e outras atividades voltadas para a área administrativa e para a cidadania.
:: SERVIÇO
Ascajan - Complexo de Reciclagem do Jangurussu (Rua Estrada do Itaperi, 1665 - Jangurussu)
Informações: 3289-2189 / 3105-3333 (Ascajan)

5 comentários:

Anônimo disse...

De 1996 até hoje, nossa cidade já perdeu milhares de oportunidades de crescer.

São 14 anos de desmandos, corrupções, irresponsabilidades e abandonos.

Infelizmente temos um Prefeito podre de preguiça. Nunca ví tão preguiçoso meu Deus.

Um Prefeito sem ânimo, que acorda 9 horas do dia e não vai trabalhar.

Até quando meu Deus!!

Conterrâneo Orgulhoso disse...

Parabéns dr. Deodatinho o senhor enche Boa Viagem de orgulho. Que pena que aqui não tem político com asua visão e compromsso com os mais humildes. Nós tamos mesmo perdendo tempo e jogamos no mato muitas oportunidades preferindo escolher políticos atrazados, desonestos e aproveitadores.

Lurdes Maria disse...

Vemndo essa matéria eu pergunto aos que ficam ainda se enganando com esses políticos enganadores aqui de BOa Viagem, vocês já prestaram atenção em quantos vezes o trabalho do dr. Deodato Ramalho já foi destacado na imprensa de Fortaleza no tempo de um ano? Por isso ele é tido como o melhor secretario de Fortaleza.

Anônimo disse...

acorda as 9:00!!! que mentira é essa.... 9:00 da manhã é ´madugrada pra ele! de meio dia pra lá. e só tem preguiça para trabalhar a favor do bem da coletividade, mas para o enriquecimento próprio não falta coragem , tem de sobra ...avalia-se pela quantidade de processos que o acompanha!

Anônimo disse...

acorda as 9:00!!! que mentira é essa.... 9:00 da manhã é ´madugrada pra ele! de meio dia pra lá. e só tem preguiça para trabalhar a favor do bem da coletividade, mas para o enriquecimento próprio não falta coragem , tem de sobra ...avalia-se pela quantidade de processos que o acompanha!