terça-feira, 20 de julho de 2010

COM 50% DE ELEITORES QUE NÃO DIZEM EM QUEM VOTAR SAI PRIMEIRA PESQUISA PARA O SENADO.


Tasso tem 59%; Eunício e Pimentel empatam com 24%
O senador Tasso Jereissati (PSDB) larga com folga na briga pelas duas vagas disponíveis no Senado. Os dois candidatos a senador da chapa do governador Cid Gomes (PSB), Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), disputam a segunda vaga
Érico Firmoericofirmo@opovo.com.br20/07/2010 03:00
A primeira pesquisa sobre as eleições para o Senado no Ceará mostra Tasso Jereissati (PSDB) partindo com ampla vantagem para a reeleição e uma acirradíssima disputa interna na coligação do governador Cid Gomes (PSB) pela segunda vaga de senador. Este ano, os cearenses irão eleger dois senadores. Assim, cada eleitor poderá votar em dois candidatos. Mesmo na consulta estimulada, na qual é apresentada aos eleitores uma lista com o nome de todos os candidatos, a pesquisa O POVO/Datafolha mostra que 50% dos votos ainda estão indefinidos. Tasso lidera com 59% das intenções de voto. A seguir, numericamente empatados, os dois candidatos da coligação de Cid – Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) – ambos com 24%. Os demais votos ficam dispersos entre os demais candidatos. Tarcísio Leitão (PCB) e Raquel Dias (PSTU) aparecem, cada um, com 6%. Marilene Torres (Psol) tem 4%. Alexandre Pereira (PPS), aliado do candidato a governador Lúcio Alcântara (PR) e que pede voto casado para ele e Tasso, ainda não conseguiu atrair para si parcela significativa dos votos dos dois e aparece com 3%. O mesmo percentual de Reginaldo Araújo (PSTU) - 3%. Pelo PCB, Benedito Oliveira tem 2%. Paulo Eduardo Teixeira (PV), o Polo, tem 1%.

Chama atenção, contudo, o percentual de eleitores que não definiu pelo menos um dos votos ou não tem candidato. Além dos 50% que disseram não saber em quem votar para o Senado, outros 19% afirmam votar em branco, nulo ou em nenhum candidato. Como são dois votos para o Senado, a soma dos percentuais totaliza 200%. A pesquisa O POVO/Datafolha ouviu 912 eleitores de 40 municípios do Ceará, entre os dias 14 e 15 de julho. A margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número 35709/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 19264/2010.

Leia amanhã

O POVO divulga os números da pesquisa Datafolha para a Presidência da República no Ceará. AssistaJornal do Povo especial. A influência do presidente Lula nas eleições no Ceará21h40min TV O POVOCanais 48 (TV aberta), 23 (NET) e 11 (TV Show)

NÚMERO
50%dos votos para o senado no ceará estão indefinidos

8 comentários:

Deodato Ramalho disse...

Segundo o jornalistaFábio Campos o grande desafio do Tasso, agora, é segurar esses primeiros índices de preferência. Tasso já tem consciência do enorme risco que corre:

AS INFLUÊNCIAS EXTERNAS
Com larga experiência em eleições, Tasso Jereissati conhece bem o peso do governador para decidir a disputa de senador. Não é à toa que, até aqui, a campanha do tucano mira Cid Gomes e não os seus concorrentes diretos. Já assistiram Tasso falar de Pimentel ou de Eunício? Dificilmente vão ouvi-lo citar esses nomes. Pelo menos por enquanto. É que a batalha se dá em outro campo. Tasso sabe que o peso do governador na disputa é o que precisa ser combatido. Sabe também que o presidente da República terá enorme influência na decisão majoritária. No horário gratuito, Eunício e Pimentel vão aparecer ao lado de Cid, de Ciro, de Luizianne e, principalmente, de Lula. Na propaganda eleitoral, o presidente da República vai pedir votos para seus dois candidatos. Lula vai aparecer ao lado de um e de outro e dirá ao distinto público que eles são os seus senadores. Um dos objetivos nacionais do PT é derrotar Tasso, um ferrenho e qualificado adversário do projeto petista.

Deodato Ramalho disse...

Mais do Fábio Campos:
O PODER DO GOVERNADOR
Historicamente, o governador de plantão e/ou o candidato ao Governo vitorioso têm conseguido eleger seus candidatos a senador no Ceará. Tasso elegeu Beni Veras em 1990. Ao lado de Ciro, o tucano elegeu Lúcio Alcântara e Sérgio Machado em 1994. Em 1998, então no Governo, Tasso elegeu Luiz Pontes. Em 2002, desincompatibilizado do cargo de governador (Beni assumiu), o tucano elegeu a si mesmo e ainda levou Patrícia Saboya consigo. Em 2006, numa eleição também muito difícil, Cid Gomes deu providencial empurrão para Inácio Arruda (PCdoB) derrotar Moroni Torgan, que vinha como favorito até o perto do final da campanha. E em 2010? Agora, o candidato que o governador precisa derrotar chama-se Tasso Jereissati, o político que governou o Ceará por três mandatos, sempre com altos índices de popularidade. Tempo disponível para a difícil empreitada há. Afinal, a campanha na TV só começa na metade de agosto e ainda faltam mais de dois meses para o dia da eleição.

Anônimo disse...

ATENÇÃO ELEITORES E ADMIRADORES DO PRESIDENTE LULA EM BOA VIAGEM, OS LOCUTORES DA RÁDIO CHAPA BRANCA, PARTIRAM PARA O DESESPERO E ESTÃO CRITICANDO DURAMENTE O PRESIDENTE LULA.... SERÁ QUE ELES IRÃO CONSEGUIR VOTOS PARA O MARCOS CALS, ASSIM... FERNANDO PELO AMOR DE DEUS,FAÇA ALGUMA COISA PRA IMPEDIR ESSA LOUCURA...

Luiz disse...

Sinceramente eu tava inganado com o Tasso mais agora que eu ouvi essesataques violentos ao nosso presidente Lula agora eu sei que o Tasso quer mesmo acabar com o que presidnte Lula vem fazemndo pelos mais pobres. Não voto mais nesse Tasso não e nem nos candidatos deles que querem acabar tudo o que o LUla tá fazendo para o povo.

Marcos que não é o Caos disse...

Meus amgiso o que é que voces acham, se esse Marcos Caos chegasse a ganhar a eleição quem é que ia se dar bem, era Boa Viagem, os Assefes, o Valdenir Passagem Molhada ou a Marlúcia?

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Com apenas 15 dias de campanha, Pimentel e o Eunício já estão com 24%. Imagine quando a coisa esquentar, vão disparar.

Tasso com 59%, já trabalha faz 24 anos, é bem diferente. Ele que tenha cuidado com a máquina do governo. Ofender o Lula não é bom prá ele não.

A rádio Asa Branca pertencente ao Prefeito ficha suja Fernando Assef, vive de uns dias para cá, a criticar ostensivamente o Presidente Lula.

Esse Prefeito sujíssimo até a medula espinhal, vive se queixando que está abandonado pelas autoridades estaduais e federais.

Não é prá menos, tudo o que vem para Boa Viagem, esse ... passa a mão. Bem feito.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Acabo de tomar conhecimento que o ex Presidente Collor de Mello, foi eleito para Academia Alagoana de Letras. O detalhe nisso tudo, é que o mesmo nunca escreveu um livro na vida.

PS. Collor de Mello é candidato ao governo de Alagoas pelo PTB.

Dr. Amâncio Filho disse...

Caros Conterrâneos,

Além do corpo a corpo de campanha, tenho dedicado grande parte das minhas energias à campanha pela internet. Por isso quero fazer um pedido com o coração a cada um dos conterrâneos para tirar um minuto do seu tempo na internet e multiplicar a nossa mensagem no ORKUT, TWITTER, FACEBOOK, BLOG, SITE, EMAIL, MSN e TORPEDO. Peça aos seus familiares e aos seus contatos e amigos da internet que moram e votam em São Paulo, para que façam o mesmo com cada um dos amigos. Assim a nossa mensagem vai se multiplicar até chegarmos ao dia da eleição com a maior votação da história política brasileira pela internet. Cada conta no ORKUT só aceita 1.000 amigos. Se você possui 1.000 amigos e pedir o voto a cada um deles serão 1.000 votos. Se cada um fizer o mesmo, basta em progressão geométrica fazer seus cálculos.
Vamos juntos nessa eleição transformar a internet no maior veículo de comunicação de massa. Assim, os governos irão investir na popularização da internet gratuita nos espaços públicos e na criação de redes de banda larga a preços populares para todos. No futuro qualquer cidadão disputar uma eleição nas mesmas condições que um candidato endinheirado corruptor de consciências. Essa Luta é de Todos nós.
Uma de nossas lutas mais importantes nessa campanha é dizer NÃO À LEI DO ATO MÉDICO. Isso significa permitir que todos os profissionais de saúde exerçam a sua profissão de forma autônoma, soberana e responsável. Essa famigerada Lei que se encontra no Congresso Nacional se for aprovada vai desmantelar o acesso à saúde pública de todos os brasileiros que necessitam de atendimento especializado de saúde. As outras lutas e propostas para HABITAÇÃO POPULAR, 3ª IDADE, GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA, CIDADANIA E SEGURANÇA PÚBLICA também dizem respeito a todos nós.
No meu site tem link para o twitter, facebook e orkut.

www.amanciosp.blogspot.com
Email: amancio65444@bol.com.br

Grato,

Amâncio 65444 - Deputado Estadual -Nesse Eu Confio
É Nordestino, É do povo, É do Bem.