domingo, 25 de julho de 2010

DECIFRANDO OS SEGREDOS DAS PESQUISAS ELEITORAIS.


Conversei agora a pouco com Marcos Coimbra, do Vox Populi, para entender as discrepâncias entre os dados do Vox e do Datafolha e tirar as dúvidas finais sobre o tema.

Decifrando o Datafolha - Enviado por luisnassif, dom, 25/07/2010 - 14:09
A explicação é claríssima.
Dentre os diversos cortes a serem feitos no universo dos entrevistados, um deles é entre os com telefone e os sem telefone.
No caso do Vox Populi, as pesquisas pegam todo o universo de eleitores. No caso do Datafolha, há um filtro: só se aceitam entrevistados que tenham ou telefone fixo ou celular.
Há algumas razões de ordem metodológica por trás dessa diferença.
A pesquisa consiste de duas etapas. Na primeira, os entrevistadores preenchem os questionários com os entrevistados. Na segunda, há um trabalho de checagem em campo, para conferir se o pesquisador trabalhou direito.
No caso Vox Populi, o entrevistador vai até à casa do entrevistado. A checagem é simples. Sorteia-se uma quantidade xis de casas pesquisadas e o fiscal vai até lá, conferir se o entrevistado existe, se as respostas são corretas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Estados. A amostra da pesquisa, de 10.905 entrevistas, permitiu que o Datafolha detalhasse a situação da corrida presidencial em oito unidades da Federação.

Os dados mostram que a situação de Serra é melhor em São Paulo, sua base política, e no Paraná. Nos dois Estados, a vantagem do tucano sobre a principal adversária é de 14 e 15 pontos porcentuais, respectivamente.

Em São Paulo, o maior colégio eleitoral do País, cada ponto porcentual de vantagem equivale a cerca de 300 mil votos.

Dilma se destaca na Bahia, onde lidera por 43% a 32%, e em Pernambuco, onde vence por 46% a 36%.

Em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do País, há um empate técnico: Serra tem 38% e Dilma, 35%.

No Rio de Janeiro, que tem a terceira maior concentração de eleitores, a ex-ministra da Casa Civil está à frente(37% a 31%).

No Rio Grande do Sul, quinto maior colégio eleitoral, o ex-governador de São Paulo tem 12 pontos de vantagem (46% a 34%).

Anônimo disse...

Já em São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Segundo o Datafolha, o tucano tem 49% das intenções de voto. Aloizio Mercadante (PT) aparece em segundo lugar na pesquisa, com 16% das intenções de voto. Aloizio Mercadante (PT) aparece em segundo lugar na pesquisa, com 16% das intenções de voto.

No Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral seria reeleito ainda no primeiro turno. Ele

tem 53% das intenções de voto, contra 18% de Fernando Gabeira (PV), indica a pesquisa.

Com 44% das intenções de voto, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), também seria reeleito. O segundo colocado seria Paulo Souto (DEM), que tem 23%. Em terceiro lugar aparece Geddel Vieira Lima (PMDB), com 13%. Somados, os seus adversários têm 38%.

Outro governador reeleito no primeiro turno seria o de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Ele aparece no Datafolha com 59% das intenções de voto. O segundo colocado é o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), com 29%.

Anônimo disse...

O COVERNADOR CID GOMES CAIU
NÃO É ISSO QUE VOCES ESTÃO PENSANDO: ELE CAIU LITERALMENTE

A população do Estado do Ceará vem sentindo o aumento da violência que só nos leva a concluir que existe algo de errado na política de segurança. Apesar da competência indiscutível do Secretário de Segurança, chegou a hora de rever o programa Ronda do Quarteirão, que desde sua implantação foi mudado várias vezes, basta verificar que no início era uma viatura das mais modernas e caras (HILUX) e uma moto de trezentas cilindradas, hoje o que temos são as viaturas hilux e um reduzido número de policiais em cada uma delas, as motos foram deslocadas para outros regimentos da PM.
FONTE: BLOG IPU NOVO TEMPO

Anônimo disse...

PARA MIM O ÚNICO INSTITUTO DE CREDIBILIDADE É O DATAFOLHA

Deodato Ramalho disse...

Essa é para o amigo Ronilson lê:

ESPOSA DE ARNALDO JABOR PRESTA ASSESSORIA A JOSÉ SERRA!!!
Filed under: Arnaldo Jabor,Diogo Mainardi e outros,Folha de São Paulo,José Serra,PIG ( Partido da Imprensa Golpista ),PSDB/DEM,campanha eleitoral,rede Globo — Humberto Amadeu @ 5:49 pm
5 Votes


Mainardi pedirá a cabeça de Jabor?
Blog do Miro, 23.02.09
Karen Kupfer, da revista de fofocas Quem, da Rede Globo, publicou há poucos dias uma notinha reveladora sobre a relação promíscua entre jornalistas e políticos: “Para comemorar o sucesso do programa Saia Justa, Suzana Villas Boas abriu sua casa no Alto de Pinheiros para uma festança daquelas. A turma de convidados, que também era recebida por Arnaldo Jabor, marido de Suzana, reuniu políticos, artistas e jornalistas. O candidato José Serra, para quem Suzana presta assessoria, foi prestigiá-la. Ficou um pouco e trocou idéias com alguns jornalistas”. Luís Frias, presidente do Grupo Folha [ Nota do BFI: daquele jornal que não ousa dizer "ditadura" ] , também participou da festança, “que ferveu na pista até o sol raiar”.
No mesmo período, a colunista Hildegard Angel escreveu no Jornal do Brasil outra nota curiosa: “Elmar Moreira, irmão de Edmar Moreira [o deputado dos demos que ficou famoso pelo castelo construído no interior mineiro], é casado com Ana Leitão, irmã de Miriam Leitão” – a jornalista da TV Globo famosa por seus palpites furados sobre economia, pela adoração ao deus-mercado e pela oposição doentia ao governo Lula. O interessante neste caso é que a colunista global, metida a sabe-tudo, nunca descreveu aos seus telespectadores os detalhes do luxuoso castelo demo.
Matéria completa:


http://humbertocapellari.wordpress.com/2009/02/24/esposa-de-arnaldo-jabor-presta-assessoria-a-jose-serra/