terça-feira, 13 de julho de 2010

DEMAGOGIA QUE DESEDUCA, ALEIJA E MATA O CIDADÃO E DÁ PREJUÍZOS MILIONÁRIOS AO PAÍS.


Motoqueiros acima da lei
Fábio Campos
fabiocampos@opovo.com.br13/07/2010 02:00

A campanha eleitoral mal começou e já se evidencia algo lamentável. Em comício na cidade de Viçosa, o senador Tasso Jereissati (PSDB) escolheu como alvo preferido a fiscalização do trânsito no Interior. Mais precisamente, a ação da Polícia Rodoviária Estadual responsável pela fiscalização de motocicletas. Nesse ponto, Tasso faz o mesmo discurso dos que defendem, por exemplo, que o comércio ilegal feito nas ruas e calçadas de Fortaleza seja tolerado. Projeta-se assim a ideia de que os setores mais pobres da população devem receber licença especial para cometer ilegalidades e infrações. Trocando em miúdos, o discurso sugere o seguinte: se o motoqueiro for pobre, ele tem direito de pilotar sua moto sem capacete, sem a carteira de motorista e sem os documentos do veículo. Ou seja, sua condição social e interiorana o coloca acima da lei. Curiosamente, o pobre da Capital não precisa ter o mesmo direito. Afinal, a reclamação só é dirigida ao Interior. O discurso reclamou da ação “truculenta” da fiscalização. Ora, se é truculenta que se combata a truculência e não a fiscalização. No fundo, Tasso reclama exatamente do que há de melhor na ação da PRE: o rigor na execução da lei.

MENOS RIGOR, MAIS VIOLÊNCIA

Não é a primeira vez que os tucanos abordam o tema e não é a primeira vez que a Coluna combate o seu conteúdo atrasado. O presidente estadual do PSDB, Marco Penaforte, já defendeu a “flexibilização” da lei ou de sua aplicação. A tarefa do Governo é cumprir a lei e não fazer vistas grossas. A lei que regula a propriedade e o uso de motos é federal. Se o senador não concorda com a lei em vigor deveria usar seu mandato para mudá-la. O discurso do tucano reclamou do rigor da fiscalização contra as motos ao mesmo tempo em que criticou o que considera ser fragilidade da polícia no combate ao tráfico de crack. Vamos ao seguinte raciocínio: se a Polícia Rodoviária afrouxar a fiscalização das motos o combate ao crack vai melhorar? Claro que não. Retirar o rigor na fiscalização das motos só tende a piorar os índices de violência e concretizar em nossa sociedade o perigoso clima do “pode tudo”. Políticos sérios precisam dizer que tanto o comércio ilegal nas praças, quanto o trânsito de motos e o tráfico de drogas devem ser fiscalizados com o rigor que a lei determina.

A PISTOLA SOBRE DUAS RODAS

Na semana passada, um comerciante do ramo de celulares foi assassinado Em Fortaleza. Seis tiros foram disparados pelo “garupa” de uma moto. No dia seguinte, outro comerciante foi perseguido por outra moto até a garagem de seu prédio residencial. Acabou assassinado com vários tiros. É provável que as motos usadas tenham sido roubadas. Viram? O uso de motos tem forte relação com o crime e a violência. É sinal de que a polícia precisa estender para a Capital o rigor na fiscalização desses veículos. Parte das motos que vai para o Interior é fruto de crimes. São veículos roubados que acabam na mão de agricultores. Desavisados, compram a um preço inferior ao de mercado. Óbvio que os veículos não possuem documentos. Então, fiscalizar é combater o crime. Moto não é cavalo. A propriedade de um cavalo era garantida pela marca de ferro quente no lombo. Moto precisa de documento e precisa estar com todos os equipamentos em perfeito funcionamento. O motoqueiro também precisa estar documentado. Trata-se de um conjunto de sábias regras que a humanidade criou em todo o planeta. Sábias regras que os tucanos resolveram combater como forma de angariar simpatias e ganhar votos.

UM TERRÍVEL E CARO TRAUMA

A utilização despreparada e irresponsável de motocicletas solapa as estruturas do sistema de saúde. As emergências de nossos hospitais estão abarrotadas de jovens que usam motos sem seguir regrinhas bem básicas e obrigatórias. O uso de capacetes, por exemplo. Em boa parte das vezes, a conjunção álcool-moto compõe tragédias. O tucano poderia fazer uma visita ao IJF em um fim de semana qualquer. A cada instante, um acidentado. A cada instante, uma família destruída. Quando não há morte, os traumas físicos e psicológicos são terríveis. O tratamento geralmente dura meses e custa os olhos da cara do contribuinte. Enfim, o uso de motos deve ser fiscalizado com o máximo rigor. Cabe ao Estado cumprir a obrigação determinada pela lei. É para isso que a humanidade criou o “Estado”. Mas fica a sugestão: o Senado é o palco adequado para a discussão. Mas, aqui entre nós: Tasso completou sete anos e meio de mandato. Teve muito tempo para apresentar um projeto federal de “flexibilização” das regras para uso se motos. Nunca o fez porque simplesmente nunca teve a intenção de fazê-lo. Em tempo: se tal projeto fosse apresentado, de tão absurdo, certamente seria rejeitado.

9 comentários:

Deodato Ramalho disse...

Fotos da agenda de hoje dos candidatos a presidente:

http://fotografia.folha.com.br/galerias/352-dia-dos-presidenciaveis-13-07-2010#foto-7299

Anônimo disse...

MARCOS CALS, SERVINDO DE BUXA DE CANHÃO DO PSDB E DO SENADOR TASSO.

NINGUÉM QUERIA SER CANDIDATO, ELE SE PRESTOU PARA SER USADO.

VAI PERDER FEIO EM TODOS OS MUNICIPIOS.

EM FORTALEZA, MARCOS CALS, VAI ZERAR DE NOVO.

MARCOS CALS É FILHOTE DE CORONEL, FILHO DO CORONEL CESAR CALS, GOVERNADOR BIONICO NA DITADURA MILITAR.

O PAI FOI TAMBÉM, SENADOR BIONICO, SEM VOTOS, FOI INDICADO.

EM BOA VIAGEM, O PREFEITO ESTÁ COMO LOUCO, NÃO SABE O QUE FAZER, QUER VOTAR NO CID E ESTÁ SENDO VIGIADO DIA E NOITE.

NINGUÉM QUER A COMPANHIA DO PREFEITO DE BOA VIAGEM.

Anônimo disse...

MARCOS CALS, COMETEU CRIME DE ALTA TRAIÇÃO COM O GOVERNADOR CID GOMES.

TRAIU DR. SÉRGIO NETO.

VIVE DIA E NOITE COM O FICHA SUJA FERNANDO ASSEF.

QUEM O MARCOS CALS VAI TRAIR AGORA GENTE.

VAMOS AGUARDAR!!

Anônimo disse...

O MARCOS CALS NÃO É NADA DO QUE VCS DIZEM, ELE É GENTE BOA DEMAIS... VOTO NELE, NÃO ADIANTA FICAR DENIGRINDO A IMAGEM DELE
fAÇA SUA CAMPANHA E DEIXE O RAPAZ DE LADO.

Lucia disse...

Esse deputado desocupado acobertador de um monte de ficha suja lá tem voto em canto nenhum maxo véi. O povo num é otário não um homem desse que vivia mamamdno no governo Cid e vivia elogiando o governador eu mesmo ouvi várias vezes ele babando o Cid na Rádio chapa branca , chapa branca em todos os sentidos agora vem com essa candidatura de araque

CARLOS disse...

Cidadao nao defenda este deputadinho de araque ele nao passa de enganador do povo, povo que se deixa enganar com quaquer tapinha nas costa, ele e este prefeito ja sabem como este povo e facil de ser manobrado por este motivo este prefeito nao faz nada durante anos mais quando se aproxima das eleiçoes, como ele mesmo diz: "nada que uma notinha de cinquenta nao resolva" este medico de 25.000,00 teve boa aulas de falcidade, pois engano o povo que e uma beleza, por isso ou voces aprendam e separar o bom do enganador ou parem de reclamarem.

MARLENE disse...

Realmente este medico de 25 MIL, e mesmo um enganador, fico triste quando vejo alguem se enganando com esta pessoa dizendo que ele e bonzinho demais, mais tambem ganhado mais de 25 mil eu passaria era a lingus nos pes do povo. qurem saber mesmo quem e este medico, perguntem ao DR ERILSON.

Anônimo disse...

Deixa o Marcos Cals Trabalhar..!!!!

Anônimo disse...

AHAHAHAH ESSA É OTIMA. DEIXA O ZÉ PREGUIÇA TRABALHAR, AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA O SUJEITO NUNCA DEU UM PREGO NUMA BARRA DE SABÃO. SEMPRE VIVEU AS CUSTAS DO POVO.