quarta-feira, 28 de julho de 2010

TODA GENERALIZAÇÃO É PERIGOSA. TEM RAZÃO O(A) BLOGUEIRO(A) AUTOR DESSE COMENTÁRIO.


Sabem qual é a melhor polícia do mundo? A Scotland Yard, polícia inglesa que em julho de 2005 matou o brasileiro Jean Charles com 8 tiros na cabeça, as pessoas adoram dizer que as policiais são DESPREPARADOS, a mídia adora esta palavra, e neste caso? A polícia britânica que é altamente treinada errou! Errar é humano, quando um médico erra ninguém diz que o tal médico era despreparado, quando um professor, engenheiro, advogado etc erra ninguém aparece para dizer que tal pessoa era despreparada. E o caso do BOPE considerado a melhor polícia do mundo, o policial viu um cidadão com uma furadeira na mão e confundiu um uma sub-metralhadora e atirou matando um inocente, o BOPE é despreparado? Você já viu a experiência e o treinamento do BOPE? Responda se o BOPE é despreparado! Alguma vez na vida você errou? Alguma vez na vida você bateu o carrou por não tomar a devida atenção ou quebrou algum copo, prato, vaso, etc? PARABÉNS SUPER HOMEM VOCÊ NÃO ERRA! A profissão de policial é uma das mais complicadas do mundo sempre vai ter gente de criticando e saiba há ainda um outro tipo de erro além desse de atirar indevidamente, o de não atirar e ser morto primeiro , não foi este o caso, mas acontede no dia-a-dia. A polícia faz sim suas palhaçadas e quem as faz deve ser punido, mas as pessoas detestam a polícia por que querem levar vantagem em tudo, querem fazer tudo, para os outros a dureza da lei, mas para si e para os seus amigos o jeitinho, fazer o que né se estamos em um país que 49 (por cento) dos universitários já usaram drogas, este pessoal nunca poderá gostar de polícia. Garanto que o polícial agiu com culpa, mas nunca com dolo, deve ao meu entender responder por homicídio culposo. SERÁ QUE EM TODAS AS PROFISSÕES AS PESSOAS SÃO CONFRONTADAS NO DIA-A-DIA COM DECISÕES PERICLITANTES COMO A DE ATIRAR EM ALGUÉM E CORRER O RISCO DE ERRAR E SER EXECRADO?
(Comentário enviado por blogueiro anônimo na postagem sobre o infeliz acontecimento da morte do adolescente Bruce).


VAMOS NÓS: Concordo com o comentário acima. Tenho participado, nos últimos dias, de debates via twitter (www.twitter.com.br/deodatoramalho) onde tenho rebatido muito discurso oportunista e demegógico sobre essa questão. Todos sabem que tenho uma longa militância na área de Direitos Humanos e mesmo nos momentos mais duros dessa luta nunca generalizei. A PM do Ceará tem muitos vícios, tem muito policial truculento e arbitrário, mas tem muita gente séria e que se porta dentro da lei. Já participei de inúmeros eventos promovidos pela PM do Ceará, nos governos anteriores e no atual, e posso dizer que há sim uma preocupação com a postura dos policiais. O problema é grave. É claro que há a necessidade de melhorar o nível de preparação dos policiais, mas considero um achismo (opiniões sem base em dados concretos) o discurso fácil, demagógico, de se dizer que esses policiais foram para a rua sem nenhum curso, sem nenhum preparo. O mais estranho: os mesmos que dizem isso são, quase sempre, os mesmos que combatem o secretário de segurança pública, Dr. Roberto Monteiro, pelo nível de exigência que ele tem com os policiais quanto ao respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana; são os mesmos que batem palmas para a chamada "bancada da bala" (deputados que abertamente defendem a truculência da polícia sob o falso discurso do combate à criminalidade). Por essa razão, fatos como esses devem merecer a repulsa da sociedade, independentemente da condição da vítima, ou seja, se é ou não inocente. A violência só tem justificativa nos casos previstos em lei (legítima defesa, estado de necessidade e exercício regular de direito).

13 comentários:

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Alguns policiais por falta de experiência ou por plena vibração, comentem verdadeiros e terríveis desmandos policiais. No curso de formação de soldados, todos os recrutas sabem que, usar a arma de fogo, é sempre o último recurso a ser usado. Atirar ou ferir alguém, só em último caso. O soldado tem que usar de todos os recursos que ele aprende no curso de recrutas. Dessa forma achamos que o Soldado que vitimou o adolescente, é uma pessoa que não assimilou de forma nenhuma as intruções que recebeu no curso de recrutas da PM Cearense. Abços a todos.

Anônimo disse...

Ciro deve esclarecimentos a população sobre sua entrevista ,( está no YOUTUBE), afirmando que a admistração Municipal tornou fortaleza " em PUTEIRO" . Que terá que dizer sobre Administação de seu IRMÃO ? Este ano Mais de 1000 assasinatos, só em Fortaleza ???

Anônimo disse...

A prefeita critica a Ronda do Quarteirão pelos atos de violência, até aí tudo bem!, Mas a Guarda Municipal da prefeitura também é despreparada. Age com truculeência com o trabalhador.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Ao abrir o jornal o povo de hoje, fiquei curiosamente estarrecido. tinha lá numa manchete uma declaração do Dep. Marcos Cals. Ele dizia o seguinte: A polícia tem que ter a cara do Governador, meu pai foi governador e dizia sempre assim. A respeito desse absurdo senhor Deputado, discordo de seu ilustre Pai. Os tempos são outros, hoje um Governador se elege pelo voto direto, seu Pai foi governador biônico, nomeado, sem votos e sem urnas. Além do mais, se isso funcionasse, ele teria sido eleito Senador pelo voto em 1986, quando na realidade perdeu por uma margem imensa de votos. Em 1974, no final do governo de seu pai, ele não fez o Senador, não elegeu Edilson Távora. O eleito foi Mauro Benevídes. Em 1978, seu pai foi Senador Biônico, nomeado pela ditadura. Como o senhor vê deputado, não vale a pena a polícia ter a cara do governador, principalmente em tempos de democracia e de eleições livres. Passe bem o senhor.

Anônimo disse...

Pelo menos em Fortaleza a Luziane respeita as Igrejas e aqui em Boa Viagem não é muito pior o que o prefeito tá fazendo no patamar da Igreja.

Anônimo disse...

Pelo menos em Fortaleza a Luziane respeita as Igrejas e aqui em Boa Viagem não é muito pior o que o prefeito tá fazendo no patamar da Igreja.

Anônimo disse...

É lamentavel a morte tao cruel de um garoto cheio de sonhos como BRUCE CRISTIAN, que se foi tao cedo, vejo e leio nestes blogs comentarios sobre a segurança em Fortaleza e atribuirem a culpa nos governantes,mas por outro lado vejo que a violencia é muito grande no mundo e vejo Boa Viagem incluida nesta falta de cuidados c/ nossa segurança e aida pior porque o prefeito da nossa cidade Fernando Assef é um cara desleixado e esta acababdo com tudo e é um cara prequiçoso que só pensa no bem ESTA dele, "imagine se ele vai pensar em segurança"
SERÁ QUE ELE NAO TEM NENHUM SENTIMENTO E TEM CORAGEM DE IR ATÉ RADIO DELE ASA BRANCA PARA MENTIR PARA O POVO.

QUERO PEDIR: "ACORDA FAMÍLIAS DE BOA VIAGEM."

Anônimo disse...

PROFESSOR ALFREDO:
HÁ UM COMENTARIO NA RUA QUE O LEITE DAS CRIANÇAS POBRES DE BOA VIAGEM VAI ACABAR PORQUE NAO ASSINARAM TALVEZ O CONVENIO, ATÉ ONDE O SR. SABE DA VERICIDADE DESTES COMENTARIOS.

Anônimo disse...

O leite das crianças pobres vai acabar ou é boato?

Anônimo disse...

Não gosto nada (parte II)
# de ouvir as ambulâncias com o doloroso ti-nó-nim ligado;
# que me batam no carro quando estou estacionado;
# de ver a actuação permissiva da polícia nuns sítios e rigorosa noutros;
# de automóveis a circular com discotecas lá dentro;
# de cinzeiros e copos de plástico;
# de deslealdades, mentiras e hipocrisias;
# de Jesus Cristo loirinho e de olhos azuis;
# de Bush e outros que nos impingem a guerra com o argumento da paz.

Anônimo disse...

vixe quer dizer que os apadrinhados do prefeito de boa viagem vão ficar sem comer doce de leite.

Anônimo disse...

PROFESSOR ALFREDO SERÁ QUE ESSE PROBLEMA DO LEITE É EM BOA VIAGEM OU AFETA OUTRAS CIDADES??

romulo cesar disse...

sobre o leito e so mais uma prova do desgoverno e a falta de compromiço com o povo de boa viagem esta admuninistraçao e realmente uma lastima . beneficio so para uns gatos pingados , mais queria muito que o povo de boa viagem desse o troco nas urnas deste ano nao votando em candidatos apoiados por esta adiministraçao , vamos meu povo mostre que somos fortes e nao cabritos que se leva por pouco . grande abraço a todos , abraços ao meu amigo alfredo , por sua lizuria com os fatos