terça-feira, 29 de março de 2011

BRASIL DE LUTO: MORREU JOSÉ ALENCAR. UM HOMEM HONRADO.

Política

Aos 79 anos, morre José Alencar

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Publicado em 29/03/2011, 14:55

Última atualização às 15:41

Na última aparição pública, Alencar se disse vencedor independentemente do resultado (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

São Paulo - José Alencar, ex-vice-presidente da República, morreu na tarde desta terça-feira (29), no Hospital Sírio-Libanês, na capital Paulista. Ele estava internado desde segunda-feira (28), quando apresentou quadro de oclusão intestinal e peritonite – entupimento e perfuração da parede do intestino – no que se mostrou o último capítulo de uma luta contra tumores na região abdominal iniciada em 1997.

Ele tinha 79 anos e estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde a manhã desta terça, a equipe médica havia deixado claro que não havia novo tratamento para o quadro de Alencar. Por isso, ele foi sedado com analgésicos para não sofrer. No começo da tarde, o médico Raul Cutait afirmou que Alencar estava "se preparando para descansar" e acrescentou que o paciente estava dormindo acompanhado dos parentes.

A carreira política do empresário nascido em Muriaé, na Zona da Mata de Minas Gerais, começou aos 14 anos. O ponto alto da carreira foi a formação da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), ainda sob o controle de sua família. Ele é considerado uma das grandes referências entre os empresários do estado.

Alencar foi presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) de 1989 a 1995, e candidatou-se ao governo de Minas em 1994.

Os primeiros tumores foram encontrados no rim, espalhando-se para a próstata, bexiga e intestino. Foram pelo menos 15 procedimentos cirúrgicos no período, incluindo boa parte dos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva. A sequência mais complexa ocorreu em 2009, quando a intervenção durou 17 horas seguidas. No fim do ano passado, perto da sucessão presidencial, Alencar passou por recorrentes internações e interrupções de tratamentos de quimioterapia. Por isso, não pode participar da cerimônia de posse de Dilma Rousseff.

Como vice-presidente, manteve-se atuante como vice, apesar da luta contra a doença. Além de assumir o cargo durante viagens presidenciais, Alencar opinava sobre a política do país. Especialmente no primeiro mandato, o destaque eram as críticas a temas econômicos, como a taxa de juros elevada. Ele mantinha ainda o bom humor nos últimos anos de vida.

No último evento público, quando recebeu uma homenagem em São Paulo, no dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade, Alencar chegou a esboçar um pronunciamento. "Se eu morrer agora, é um privilégio para mim, que a situação está tão boa, que não tem como melhorá-la", disse.

Ele reconhecia que não estava bem, mas dizia não poder se queixar. "Estou lutando para não morrer e estamos vencendo com a força de Deus. E seja qual for o resultado, será uma vitória nossa. O que ele fizer é o que está certo", disse, à ocasião.

29/03/2011 15h18 - Atualizado em 29/03/2011 15h59 - O Globo

Veja repercussão sobre a morte de José Alencar

Personalidades e políticos lamentam a morte do ex-vice-presidente.
Morte do político ocorreu na tarde desta terça-feira (29).

Do G1, em São Paulo

A morte do ex-vice-presidente José Alencar, ocorrida na tarde desta terça-feira (29), foi lamentada por políticos e personalidades.

Leia o que eles disseram:

ACM Neto deputado (DEM-BA)

“José Alencar foi um guerreiro, a sua vontade de viver e toda a sua trajetória servem de exemplo e nos inspira muito.”


Aécio Neves, senador (PSDB-MG)
"Ele nunca baixou a guarda. Sempre acreditou num sopro de vida, na recuperação. E esta crença fez com que ele adiasse seu encontro com o criador. Acho que fica a lembrança de um

Aloysio Nunes, senador (PSDB-SP)

“Um político honrado, um ministro competente, um vice-presidente leal e um empresário de sucesso. José de Alencar é um patriota.”homem cordial e amável."

Álvaro Dias, senador (PSDB-PR)

"Era um exemplo de coragem e enfrentamento político pelos interesses do país."

Antonio Anastasia, governador de Minas Gerais

"Minas já deu muitos exemplos para o Brasil de vida e de luta. Poucos foram tão marcantes como é o caso do empresário, político e cidadão José Alencar. Sua luta incansável contra a doença, com certeza, vai ficar na memória de todos nós brasileiros. Vem na minha lembrança agora, uma frase de outro grande mineiro, Guimarães Rosa, que dizia que 'as pessoas não morrem, ficam encantadas'. É o caso do José Alencar. Um exemplo de resistência, persistência e esperança. À família que acompanhou suas batalhas, o nosso pesar, nossa solidariedade, o nosso abraço."


Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal

“Estamos lamentando profundamente. Era um homem extraordinário que teve uma força singular de amor à vida que prolongou diante de um quadro inexorável e terrível e deixou aí um vazio aí na política brasileira. Lamentamos e estamos solidários com a família.”

Delcídio Amaral, senador (PT-MS) (pelo Twitter)
"Morreu José Alencar. Alguém que com honra, dignidade e espírito público ajudou Lula governar o Brasil. Que Deus ilumine a sua família."

Eduardo Azeredo, deputado (PSDB-MG)

“Minha homenagem a José Alencar - homem público que honrou Minas Gerais e o Brasil. Um exemplo de luta pela vida.”

Fábio Fária, deputado (PMN-RN)
“Competência, força e superação!! José Alencar!! Um exemplo ao Brasil!”

Garotinho, deputado (PR-RJ)

“Todos ficamos sentidos com a morte de José Alencar. Sua luta contra ao câncer foi heróica, um exemplo. Que Deus conforte sua família”


Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria-Geral da Presidência

"Vocês devem ter noção da importância que o Zé Alencar teve para o presidente Lula e para todos nós nesses oito anos. A nossa gratidão a ele é eterna. O Brasil deve a ele muito do que aconteceu nesser tempo, porque foi a ternura dele, a amizade dele que nos confortou nas horas mais difíceis."

Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo

“Todos nós perdemos hoje uma pessoa muito querida e admirada. José Alencar é um exemplo de dedicação ao trabalho, à família e à democracia. Sua luta pela vida é uma síntese da enorme coragem do povo brasileiro. Deixa, além da saudade, uma grande lição de empenho pela causa pública e pelo desenvolvimento do país.”

Jandira Feghali, deputada (PCdoB-RJ)

“Lamento com muita tristeza a morte de José de Alencar. Marcou por sua sensibilidade e determinação. Superou obstáculos, vontade de viver!”


João Paulo Cunha, deputado (PT-SP)
“Lamento a morte do companheiro José Alencar. Um grande empresário, um grande político. Que descanse em paz e fique com Deus.”

José Agripino, presidente do Democratas

"Registro minha tristeza pela morte do sempre vice-presidente José Alencar. O empresário competente a quem o Rio Grande do Norte deve desenvolvimento e milhares de empregos e o político de raro espírito público, são exemplos que o Brasil não pode esquecer."


Marcelo Tas, jornalista
“José Alencar se foi. Vamos aprender com ele: coragem e vontade de viver.”

Maria do Rosário, ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência

“Menino pobre se transforma num grande empresário, se transforma no vice-presidente da República. Mas acima de tudo se transforma em uma força para todos os brasileiros pela sua fé, pelo seu amor ao Brasil, pela sua defesa da nossa pátria. Esse sentido humano é o que vai estar presente em todos nós ao homenagearmos José Alencar.”

Miguel Nicolelis, cientista (pelo Twitter)

“Acabo de saber da noticia do falecimento do VP Jose Alencar. Meus profundos sentimentos a familia e amigos. Um lutador, um exemplo de vida!”


Ophir Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil

“A advocacia brasileira – e a sociedade, de modo geral – está consternada coma notícia do falecimento do ex-vice-presidente que sempre demonstrou compromisso coma causa pública. Foi sempre um lutador pela vida e é um brasileiro de valor que marcou o seu tempo e que vai fazer falta. Mas a sua obra e seu trabalho fica aí como um grande legado da sociedade.”


Paulo Teixeira, deputado (PT-SP)

"Um dos maiores homens públicos do país. Exemplo de amor ao país. Um companheiro leal ao momento que vivemos. Teve coragem de apresentar problemas que muitos não tinham. Uma verdadeira doação ao Brasil. Ajudou a educar o país. Estamos muito sentidos."


Preta Gil, cantora

“Meus sentimentos aos familiares do nosso ex Vice Presidente Jose Alencar #descanseempaz”


Ronaldo, ex-jogador

“A tristeza pela perda do José de Alencar só não maior do que a lição de amor a vida que esse #guerreiro nos deixou.. #luto”

“meu carinho para toda a família dele.. vcs podem ter certeza de que ele nos ensinou muito nessa luta pela vida...”

Romero Jucá, senador (PMDB-RR)

“Morreu José de Alencar - grande guerreiro e exemplo para todos. Meus pêsames à todos familiares e amigos.”

Serginho Groisman, apresentador
“José Alencar será lembrado não por sua batalha contra a morte, mas por sua batalha pela vida.”

Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul (pelo Twitter)
"José Alencar: morre um grande brasileiro, orgulho do nosso povo e patrimônio da democracia no Brasil."

Tom Cavalcante, humorista (pelo Twitter)

“Missao cumprida Ze Alencar.Obrigado guerreiro, pelos ensinamentos de alegria,tenacidade,fe,doacao e amor a vida.Te aplaudo de pe.Admiravel.”

11 comentários:

Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Todos nós nesse instante, estamos bastante tristes com a morte do ex vice Presidente José de Alencar. Ele era um homem de muita fibra e de muito patriotismo, amava o Brasil, amava o trabalho. Ajudou ao Presidente Lula a governar o Brasil por 8 anos. Deixa para todos nós uma imensa saudade e ao mesmo tempo a certeza que descansou em paz. Quê nosso Deus o tenha.

Anônimo disse...

Enquanto continuam a estragr seus carros nas crateras da FortalezaBela(=mundo ludico de Luiizianne), a sentir o fedor em algums lugares da cidades, a se acidentar nas pessímas conservação de nossas praças, e do caos dos hospitias publicos... CANTEM E DANCEM , ENQUANTO NOSSA CIDADE ESTÁ SENDO DESTRUIDA POR ESTA ADMINSITRAÇÃO MUNICIPAL DESPREPARADA.....CONTINUEM SE ILUDINDO COM ESTE SHOW., TIPO ROMA ANTIGAMENTE (PÃO E CIRCO, LEMBRAM!)

Anônimo disse...

Caros Amigos deveria pegar toda essa grana de investimento para pagar essa tal cantora e investir nas prioridades de uma cidade Educação, Saúde e Moradia. E essa cantora já emboçou uma gorda grana no carnaval no mês passado da prefeitura e patrocinadores na Bahia e ainda vem ganhar essa uma extrazinha aqui nosso Estado que nós pagos em arrecadações de recursos e impostos. Etá!! Administração PAI DELGUÁ!!! PORRETAAAAAAAA. Como o sistema quer nós enganar com festinhas grátis, Grátis ? Nem na CHINA nós pagamos para ver isso

Eudson Júnior disse...

"A humildade é tão importante, que sem ela não há virtude que o seja"

José Alencar

Eudson Júnior disse...

"Um dos piores erros da humanidade é querer, mas não falar. Tentar, mas não lutar. por isso que, enquanto os maus agem, os bons se calam."

Autor desconhecido

Anônimo disse...

O blog já foi melhor.

Fui!!!!!!

Anônimo disse...

Estou me lixando para o movimento gay, diz Bolsonaro

.No dia seguinte a um grupo de parlamentares iniciar um movimento pedindo sua punição, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) voltou a fazer declarações polêmicas ao chegar para o velório do ex-vice-presidente José Alencar, no Palácio do Planalto.

Anônimo disse...

ALGUEM PODE ME RESPONDER PORQUE NINGUEM FALA MAIS NO RETROATIVO DOS PROFESSORES?
ESSE PREFEITO É UM CORRUPTOR MESMO? DESRESPEITO É COM ELE MESMO.
TUDO NA CIDADE ESTA PARADO, O QUE ESTÁ ACONTENDO?

Anônimo disse...

Voces professores são os primeiros a ficarem calados com cara de bobão. Querem o que? votem no Nandim em 2012

Anônimo disse...

É isso mesmo professores vote de novo no nandim em 2012,bando de acomodados e parasitas, tome péia.

vcs aguarde que logo ele bota uma chupetinha melada de açucar na boca de vcs professores e logo todos fiacam mudos e ñ reclamam de nada nem mesmo da educação dos seus alunos que vai de mal a pior.

o prefeito já esta se aproximando do povo mentido cada vez mais.

Amanhã acho que ele vai mentir um pouco na sua radia marrom, segundo os comentarios ele vai dá uma entrevista em sua radio.

Anônimo disse...

PROFESSORES tenham coragem e vergonha, EXIJAM desse mal prefeito o que é de direito de vcs.