quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Operação Mãos Limpas Já. Faxina em todas as instituições públicas e privadas. Passado e presente para construir o novo futuro...

Dois pesos e duas medidas da velha mídia
Artigo do Messias Pontes para 14.12.11 - Jornal O ESTADO

O processo de entrega do patrimônio do povo brasileiro iniciado por Fernando Collor de Mello (1990-1992) e aprofundado pelo outro Fernando, o Coisa Ruim (1995-2002), que os traíras neoliberais comandados pelos tucano-pefelistas (hoje demotucanato) chamam de privatização, e que o jornalista Elio Gaspari muito bem batizou de privataria (hoje não faria mais), foi muito bem mostrado pelos jornalistas Aloysio Biondi (morto em julho de 2000) com os seus dois volumes de O Brasil Privatizado – Um balanço do desmonte do Estado  e O assalto das privatizações continua -, e Larissa Bortoni e Ronaldo de Moura que entregaram ao público O mapa da corrupção no governo FHC.
 Esses três livros publicados pela Editora Fundação Perseu Abramo há mais de dez anos, mostram o modus operandi da traição nacional praticada pelo demotucanato e o prejuízo irreparável ao patrimônio nacional construído com muito sacrifício a partir da década de 1940. Sem nenhuma cobertura da velha mídia conservadora, venal e golpista o primeiro  livro de Biondi vendeu em três edições 130 exemplares e o de Larissa Bortoni e Ronaldo de Moura, em duas edições, embora modestas, rapidamente esgotaram.
Agora o também jornalista Amaury Ribeiro Jr., com o silêncio sepulcral da mídia, lança o seu A Privataria Tucana, e logo no primeiro dia, sexta-feira 9 de dezembro, esgota a edição de 15 mil exemplares, tendo a editora (Geração Editorial) providenciado mais 30 mil que devem ser vendidos esta semana. O autor vai fundo nos porões da privataria e mostra, com farta documentação, como alguns poucos tucanos de alta plumagem ficaram milionários com a propina que grassou abundantemente durante todo o vergonhoso processo de entrega do patrimônio público a preço de banana em fim de feira.
 O autor aponta nominalmente quem se beneficiou da roubalheira, com destaque para o ex-governador de São Paulo e ex-candidato tucano derrotado a presidente da República (2002 e 2010) José Serra, também conhecido por “Zé Bolinha de Papel”, sua filha Verônica e seu genro Alexandre Bourgeois e o marido de uma prima do “Zé”, Gregório Preciado – aquele que depositou US$ 2,5 bilhões na conta do ex-tesoureiro da campanha do Coisa Ruim e do “Zé”, Ricardo Sérgio de Oliveira, que foi diretor do Banco do Brasil no desgoverno tucano-pefelista. Foi o maior escândalo, a maior roubalheira e traição nacional jamais vista em toda a história republicana brasileira.
O livro de Amaury Jr. mostra também as intrigas e futricas no ninho tucano com Serra ordenando a arapongagem comandada pelo ex-delegado da Polícia Federal e depois deputado federal Marcelo Itagiba contra seus adversários dentro e fora do PSDB, em especial contra o então governador mineiro Aécio Neves. E revela a briga de foice no escuro entre graduados petistas pelo comando da campanha da candidata Dilma Rousseff à presidência da República no ano passado.
O que impressiona é que as denúncias, quase sempre sem provas, da panfletária revista Veja repercutem intensamente principalmente no Fantástico e no Jornal Nacional da Rede Globo e em outros veículos da velha mídia como os jornais O Globo, Folha e Estadão e a revista Época. No Congresso Nacional a oposição conservadora de direita logo requer a convocação de um ministro ou outro auxiliar da presidenta Dilma Rousseff acusado com ou sem provas. O que interessa à oposição e sua mídia é enfraquecer o governo já que lhe faltam propostas, programas e até credibilidade, estando totalmente sem rumo.
Agora que vem a público o que todos sabiam mas faltavam as provas documentais e testemunhais, a velha mídia simplesmente desconhece o livro que já é um fenômeno de vendas e procura desqualificar o seu autor; a oposição nas duas Casas do Congresso fazem de conta que o livro não existe.
Felizmente, e embora tardiamente, uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – será instaurada para apurar as denúncias contidas no livro A Privataria Tucana e aprofundar mais ainda os crimes de lesa pátria cometidos pelos neoliberais tucano-pefelistas. À época da privataria a oposição de então bem que tentou, mas o rolo compressor do desgoverno do Coisa Ruim punha em ação a operação abafa.
Agora o deputado Protógenes Queiroz, delegado licenciado da Polícia Federal e que conhece muito bem alguns dos beneficiados da privataria como o megaguabiru Daniel Dantas, por ele preso duas vezes por envolvimento em corrupção, requereu a CPI e já tem o apoio de muitos dos seus colegas do PT, PV, PDT, PMDB, do próprio PCdoB e de outros partidos, devendo conseguir o mínimo de 171 assinaturas para ser instaurada. O deputado Brizola Neto, do PDT do Rio de Janeiro, também defende a CPI e está conclamando os seus pares para assinarem o pedido, já tendo o apoio do presidente da Câmara, deputado Marco Maia, de colocar em pauta tão logo seja conseguido o número mínimo de assinaturas.
A gravidade do que está exposto e provado no livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr. É tão grande que merece editorial de todos os jornais e revistas e das grandes redes de rádio e televisão. Mas como são coniventes, notadamente o GAFE – Globo, Abril, Folha e Estadão – blindam os responsáveis pelas maracutaias e silenciam vergonhosa e covardemente.

12 comentários:

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Notícia das mais excelentes, das mais auspiciosas. Câncer do Presidente Lula, regride em 75%. Isto significa dizer, que muito em breve, no máximo 90 dias, nosso querido líder mundial, estará completamente curado.

VIVA NOSSO DEUS !!

Anônimo disse...

Um dos símbolos da primeira “faxina” operada pela Lei da Ficha Limpa, o senador eleito Jader Barbalho (PMDB-PA) obteve ontem do Supremo Tribunal Federal (STF) o salvo conduto para tomar posse como parlamentar depois de ter sido barrado pela Justiça Eleitoral. Com a decisão, o STF enxugou ainda mais o alcance da lei que ainda é questionada na Corte.

Ontem, um dia depois de se encontrar com líderes do PMDB e a pedido dos advogados de Jader, o presidente da Corte, Cezar Peluso, deu um voto de qualidade, ou seja, votou duas vezes, garantindo ao político o direito de assumir a cadeira de senador. Esse voto de qualidade está previsto no regimento interno da Corte em casos de empate. No twitter, Jader afirmou: “A Justiça venceu. O Supremo Tribunal Federal liberou, hoje (ontem) à tarde, minha posse no Senado. Obrigado, meu Pará”.

Anônimo disse...

Infelizmente o órgão de maior poder no pais, o STF, está acabando com o Brasil. As decisões tomadas CONTRA A LEI DO FICHA LIMPA é uma vergonha. Não só a do Jáder Barbalho. Assim fica quase impossível uMA reforma política séria. O BRASIL NÃO TEM MAIS JEITO. Cada ministro do STF libera seu apradrinhado.

Anônimo disse...

Mais um exemplo que os bandidos adoram ver, a injustiça que se espalha nesse país, onde bandidos disfarçados de politico, mesmo com provas e fatos Incontestáveis de corrupção saem como ficha limpa. O STF com isso demonstra ao povo brasileiro que o Brasil precisa de mais justiça e renovação, começando por esse Ministro (Peluso), que não ter a menor noção do que é fazer JUSTIÇA, ponto negativo para o Sr Ministro do STF, ponto negativo para o Brasil, daqui a algum tempo teremos o resultado dessa decisão tão injusta para o País.

Anônimo disse...

É, hoje é mais um daqueles dias que começo indignado e vejo que de mais nada adianta. Eu sou contra qualquer tipo de violência física, principalmente contra crianças, até pelo fato de ser pai de família. Sou a favor da Lei da Palmada, aprovada ontem pela Câmara. também sou contra a violência moral, esta é ainda pior porque destrói todos os princípio de moralidade. Dar a Jader Barbalho o direito de assumir um cargo no senado é mais do que uma palmada no bumbum, é um tapa na cara de todos nós brasileiros.

Anônimo disse...

Às vésperas do ano eleitoral de 2012, a Prefeitura de Fortaleza anuncia um pacote recheado de bondades aos professores – categoria que costuma dar trabalho ao Executivo e que, este ano, protagonizou tensa greve contra a gestão Luizianne Lins (PT). Duas novidades tocam diretamente no bolso dos professores: todos eles receberão o valor integral do 13º salário, embora, em junho, já tivessem sido beneficiados com 40% do benefício. Também serão pagos três dos quatro anuênios atrasados – reajuste automático anual de 1% para toda a categoria.

Anônimo disse...

A REPORTAGEM DEVERIA SER TITULADA DA SEGUINTE MANEIRA " QUANTO VALE UM PROFESSOR". RESPOSTA: 1 13º INTEGRAL E 1 NOTEBOOK. E AINDA DIZEM QUE NÃO É POLITICAGEM. TEM GESTOR QUE FEZ QUESTÃO DE DIZER QUE ERA DO PT"

Anônimo disse...

Não tem haver com ano politico??? Conta outra para eu rir,kkk politica de valorização do PT?? Como? aumentando a gratificação de Diretores em 100% e em 0% o salário dos professores, não cumprindo um Lei Federal e os direitos do servidores... em que mundo vc vive sr Colares??? ......... Ninguem vive de migalhas!! Absurdo essa administração do PT, fez um pouco mais que gestão passadas,mas não deixa de ser um decepção!!!!!!

Anônimo disse...

Concordo com os benefícios concedidos aos professores, mas e as outras categorias da Prefeitura? Os funcionários da saúde, os demais da educação, da defesa civil, segurança pública... Se é para beneficiar e reconhecer os servidores do município, não é justo apenas uma parte ser beneficiada...

Anônimo disse...

O petista fez fortuna com a consultoria P-21 depois de deixar a prefeitura de Belo Horizonte, em 2009, e antes de assumir o ministério, em 2011. Entre os negócios obscuros da consultoria estão contratos com empresas que em seguida ganharam contratos milionários com a prefeitura da capital mineira, comandada por Márcio Lacerda (PSB), aliado de Pimentel.

Anônimo disse...

Manter no cargo? Isso é vergonhoso, presidente. Não há que ouvir, a não ser o próprio e, depois, ciao. Nossa Senhora da Bandalheira, orai por nós. PIMENTel nos olhos dos outros é colírio? O Brasil não merece isso, nem a Bulgária, nem a Albânia...

Anônimo disse...

Palestra mesmo ou coleta de pedidos? Parece mais um coletor de ordens de serviço para banca de advocacia administrativa. Uma espécie de corretor de facilidades. Aliás, o PT está com um batalhão muito ativo nessa área. A ponto de a concorrência entre eles já ter se tornado predatória (Dirceu x Palocci x Pimentel x Vavá x Merc(..)