domingo, 18 de dezembro de 2011

E AGORA, O QUE DIRÁ A DEMO-TUCANADA QUE INSULTAVA O PRESIDENTE LULA E O PT? (*)

A melhor notícia do ano

Jornalista Fábio Campos - O POVO
"Finalmente ultrapassamos a etapa das meras intenções, que tantas vezes nos levaram a lugar nenhum"
17.12.201115:00


“Não é memorando. Não é protocolo de intenções. É um contrato formal entre a CSP e a empresa que vai construir a siderúrgica. Um contrato que, inclusive, prevê multa de 10% no caso extremo de rompimento”, disse-me na tarde de sexta-feira um exultante governador Cid Gomes. “É um fato tão importante que quero colocar (o registro) numa moldura”, disse.

Alvíssaras. Sim, finalmente ultrapassamos a etapa das meras intenções que, tantas vezes, nos levaram a lugar nenhum. O contrato é tão grande que a multa equivale a 430 milhões de dólares.

O processo parece ser irreversível. A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) fechou um dos maiores contratos privados já realizados em toda a história do Brasil. Em dólar, o valor é de 4,35 bilhões. Em Real, quase oito bilhões.

A rigor, as obras já começaram com a terraplanagem. Em janeiro, a Posco Engineering & Construction, empreiteira coreana, começa a mobilizar máquinas, equipamentos e homens em um imenso canteiro de obras.

Mas, o que representa para o Ceará tal investimento há tantos anos perseguido? Os imensos benefícios começam já com a obra. De cara, estima-se que serão gerados 15 mil empregos diretos e 8 mil indiretos somente durante a fase de construção da usina, que vai durar mais de três anos.

Em operação, a CSP vai empregar 14 mil pessoas. A usina será um marco na história econômica do Ceará. Instalada numa área de mil hectares, a operação da CSP, em sua plenitude, vai ampliar o PIB do Ceará em quase 50%.

Siderúrgicas atraem vizinhança. Formam-se polos industriais em sua área de influência. Um polo metal-mecânico é certo. Sabe-se que já se mobilizam interesses para implantar usinas laminadoras. São elas que fazem o trabalho final da cadeia siderúrgica ao transformar placas de aço em chapas de aço.

As lâminas são usadas por montadoras de veículos, indústrias de eletrodomésticos de linha branca, estaleiros e outros. Perceberam o encadeamento empresarial e econômico que inevitavelmente deve surgir?

Até recentemente, o trabalho de atração desses grandes investimentos para o Ceará se confundia com uma luta política. As coisas eram expostas como uma dívida social a ser compensada. A economia não funciona assim. A CSP e, em breve, a refinaria, vão chegar somente porque as circunstâncias econômicas do País, do Nordeste e do Ceará mudaram. O mercado impõe a industrialização.

Em poucos anos, as tradicionais imagens que marcam a história do Ceará não nos representarão mais. Há alguns anos, a terra rachada, o retirante, as crianças esquálidas se tornaram imagens apenas dos livros e da memória dos mais velhos.

O vaqueiro, o jangadeiro, a rendeira representam atividades de um tempo que já se foi. São ícones de uma cultura econômica e social do passado. Nossas crianças não vão estudar apenas os tempos da economia da oiticica, da carnaúba, do caju, da lagosta, do algodão.

Entre o fim do século passado e as duas primeiras décadas do atual, surgiu um Ceará com economia dinâmica e moderna que vai compor as imagens que estarão na cabeça das novas gerações.


(*) A manchete é deste blog.

11 comentários:

Anônimo disse...

queria postar aqui que depois que o senhor deodato divulgou a lista de prossesos do nosso prefeito das placas o pensador nao se manifestou mais o que tera ocorrido com o pensador sera se pensou e caiu na real kkkkkkkkkkkkkkkk cade vc pensador ou ainda ta terminando de ver os processos do prefeito pois sao muitos viu kkkkkkkkk

Anônimo disse...

foi provocar o deodato pensador ai ficou confuso foi kkkkkkkkkkk to com saudades das tuas besteiras me faziao tanto rir kkkkkkkkkkkkkkkk e um cem noçao mesmo

Anônimo disse...

deodato tenho a honra de lhe falar que vou votar na aline , pois acho que ela e a unica com possibilidade de desbancar o fernando , pensei muito em dar um voto no pt pois tenho uma simpatia por suas lutas mais vejo que o pt nao vai chegar longe nestas eleiçoes de boa viagem meu coraçao e vermelho voto na aline mais com meu coraçao no pt pois quero o melhor pra minha terra e se este fernando continuar vai ficar um atrazo muito grande em nossa querida boa viagem que deus ilumine a cabeça do nosso povo e que escolhao o melhor nao pra si e sim para uma coletividade armuniosa e para todos , eu to e com a mulher o ano e delas vamos la vamos a luta grande abraço

Deodato Ramalho disse...

Compreendo meu caro anônimo a sua escolha. Contudo, me permita ser franco, vejo-a com muita tristeza e desânimo, não pelo fato da escolha em si, mas pela motivação. A sua motivação me faz lembrar o passado, me faz lembrar as vezes em que fui candidato. "Morri" de ouvir essa explicação: "O Deodatinho, o Dr. Deodato, é o melhor candidato; seria o político ideal para mudar o nosso município etc etc..., Mas, não vou votar nele porque ele não tem condições de derrotar o beltrano ou só o fulano tem condições de derrotar o sicrano etc etc." Isso foi em 1982, 1988 e 1996...Com o Márcio Ary a "cantiga" se repetiu em 2004... Ou, seja, estamos feito cachorro correndo atrás do próprio rabo.
Fico imaginando se, nacionalmente, tivéssemos continuado com essa mesma "cantiga" com relação ao maior presidente da história desse nosso querido País!
Enfim, bola prá frente. Da minha parte restará um consolo: continuar fiel à minha própria consciência. A opção de votar noutra candidatura será se o PT não tiver candidato. Como eu mesmo gostava de responder aos comentários acima mencionados (1982, 1988 e 1996): compreendo a afirmação, porém não me parece lógico eu preterir algo que eu julgo melhor em favor daquilo que eu julgo de menor qualidade.

Anônimo disse...

Deodato eu também compartilho com o pensamento do anonimo ai de cima, porém, não vejo a candidata citada por ele como de menor qualidade, tembém não vejo mais nenhum Deodato aqui em Boa Viagem, embora saiba que tem o seu filho que leva o mesmo nome. Mas, parece-me que ele não tem a sua vocação. Acho que você na idade dele já tinha até disputado uma eleição e já era conhecido por grande parte da população.

Deodato Ramalho disse...

Então, meu caro anônimo, o meu comentário também serve para você. Continuemos a "cantiga..."

Deodato Ramalho disse...

Ah! Uma outra coisa... Temos muitos políticos "muito conhecidos" em Boa Viagem.

Anônimo disse...

Essa lei sobre o horário de bar e similares em boa viagem é o seguinte.

Onde o rico beber pode ficar aberto até a hora que o freguês quiser e onde só tiver pobre pé inchado apartir das 22hs a polícia vai chegar metendo o cacete.

Márcio Ary disse...

Gostaria de informar a todos que o PT terá candidato a prefeito em 2012, e não vejo com todo respeito que tenho as demais pré-candidaturas nome que tenha um desempenho Eleitoral Melhor que o meu. já tive a experiência no legislativo municipal, fui candidato a prefeito em 2004 e a vice-prefeito em 2008, faço parte de um projeto que tentar implementar em Boa viagem aquilo que reconhecidamente já deu certo no Brasil com o LULA e DILMA.

Márcio Ary -PT

Dr. Amâncio Filho disse...

Companheiro Márcio, conte com o nosso modesto apoio. Boa Viagem tem jeito...

O JEITO É ALINE VIIERA disse...

CONFERINDO A MEMORIA DO POVO DA BOA VIAGEM
O Ministério da Educação (MEC) confirma um total de 41 municípios cearenses selecionados para receber creches através do Programa Proinfância (PAC 2). De acordo com informações do líder do Governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE), as prefeituras já cumpriram as exigências legais e devem ter os recursos liberados ao longo de 2012.

Os prefeitos desses municípios apresentaram suas necessidades por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) dentro do primeiro prazo estabelecido pelo MEC – 30 de novembro de 2011. Outros 10 municípios têm até 30 de janeiro de 2012 para cumprir com todos os requisitos legai

O PAR É PROGRAMA FEDERAL MAS AQUI EM BOA VIAGEM ELE FOI DEIXADO PRONTO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MARIA DIAS NA ADM BOA VIAGEM EM BOAS MÃOS PREFEITO JOSÉ VIEIRA FILHO IN MEMORIA - ALINE VIIERA TEM RAIZ DE PROJETOS PROMISSORES PARA BOA VIGEM