sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

EITA, E AQUI QUANTOS IRIAM PRÁ CADEIA?

Gulgel diz que, "em tese", Lupi cometeu crime

Para o procurador da República Roberto Gurgel, basta ser confirmado que o ministro do Trabalho recebeu sem trabalhar para configurar crime 
02.12.201101:30 
Lupi poderá deixar o Ministério antes da reforma ministerial (WILSON DIAS/ABr)
Lupi poderá deixar o Ministério antes da reforma ministerial (WILSON DIAS/ABr)

O procurador da República, Roberto Gurgel, afirmou ontem que, em tese, configura crime o fato de o ministro Carlos Lupi (Trabalho) ter sido funcionário fantasma da Câmara entre 2000 e 2006, conforme o jornal Folha de S.Paulo revelou no último sábado. Questionado por jornalistas sobre o acúmulo de funções no mesmo período no Legislativo do Rio e no Congresso Nacional, Gurgel respondeu que basta confirmar que ele recebeu e não trabalhou em apenas um lugar para “já configurar crime”.

“A pessoa que ocupa um determinado cargo, recebe a remuneração e não presta os serviços, isso é uma das formas de peculato”, disse o procurador. Ele disse que irá analisar os fatos recentemente revelados pela Folha de S.Paulo, por isso falou todo o tempo em tese.

Gurgel argumentou que a questão de ter acumulado os cargos pode até configurar “irregularidade administrativa” e até “improbidade”, mas não é tão relevante para a questão criminal.

“(O crime) pode acontecer tanto isoladamente, se você tem apenas o cargo no Congresso, como se você acumula com outro e em nenhum dos dois há a prestação do serviço”, finalizou.

Decisão de Dilma
O destino de Carlos Lupi só será selado na volta da presidente Dilma Rousseff da viagem de três dias à Venezuela, para onde embarcou ontem no início da tarde. Apesar de não ter atendido, pelo menos por enquanto, à recomendação da Comissão de Ética Pública, de demitir Lupi, e encaminhado ofício ao colegiado pedindo que informe o que embasou a decisão de sugerir o afastamento de Lupi do cargo, a presidente Dilma exigiu do ministro explicações cabais das denúncias publicadas ontem na imprensa de duplo emprego.

A própria ministra-chefe da Secretaria de Comunicação, Helena Chagas, deu o tom da preocupação e insatisfação da presidente com essa nova denúncia contra Lupi. “Quanto à acusação de duplo emprego, o ministro disse à presidenta que vai apresentar explicações. E a presidenta está esperando estas explicações”, declarou.

A decisão de não afastar Lupi agora também mostra o perfil de Dilma de deixar bem claro que não aceita imposições sobre o que deve ou não fazer, e quando deve fazer.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

A denúncia do duplo emprego poderá ter sido a pá de cal contra Lupi e poderá antecipar a sua saída do cargo, atrapalhando os planos de Dilma, que pretendia só fazer novas mudanças no seu primeiro escalão na reforma ministerial, em janeiro ou fevereiro.

Saiba mais

O líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), defendeu ontem a extinção da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, no caso de Dilma ignorar a recomendação do colegiado de demitir o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Ele entende que não há motivos que justifiquem a existência de uma comissão de ética sem autoridade diante da presidente da República.

Um dia depois de o presidente do PT, Rui Falcão, dizer que há “aparelhamento” do Ministério do Trabalho, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) disse que “o PT quer tirar o Lupi a fórceps”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quantos aqui em boa viagem recebem das tetonas da maezona sem trabalhar??!!!!!!
O povo que saber.

LURDINHA FACA AFIADA disse...

OLHA AÍ MAGOTE DE BABÃO COMO SAI BEM CARIM OS ADVOGADOS DA PREFEITURA PARA OS NOSSOS BOLSOS. VI NO SITE DO TCM SERÁ QUE ESSE VALOR É POR MÊS?


66666666666 FOLHA DE PAGAMENTO - CONSULTORIA JURIDICA 136.984,87