terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Em 3 meses, 400 reprovados entram na PM por liminar

O mesmo advogado conseguiu liminares para que 400 reprovados ingressassem na Polícia. Decisões partiram de três desembargadores
26.12.201101:30 - O POVO
PGE aponta gente com "perfil indesejado" no Ronda (MAURI MELO
)
PGE aponta gente com "perfil indesejado" no Ronda (MAURI MELO )
Para passar de cidadão comum a policial militar, é necessário cumprir cinco etapas de concurso público: prova objetiva, inspeção de saúde, avaliações física e psicológica e investigação social. Isso em tese. Só nos últimos três meses, cerca de 400 pessoas conseguiram entrar na PM mesmo reprovadas durante uma das etapas. Elas conseguiram liminares concedidas por três desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ-CE). As informações são da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que recorreu das decisões.

Embora admita exceções, o Núcleo de Concurso Público da PGE argumenta que as liminares têm permitido a incorporação de cidadãos com perfil indesejado. De acordo com o órgão, acusados por desacato, roubo e homicídio hoje estão em pleno exercício no Ronda do Quarteirão.

O POVO identificou, ainda, em pesquisas nos diários oficiais de 9 e 24 de junho de 2010, o caso de uma candidata considerada inapta na avaliação física e de um concorrente reprovado na avaliação psicológica – ambos no concurso de 2008 – que conseguiram, este ano, entrar na PM por liminar, sem cumprir as outras etapas do processo seletivo.

O POVO não teve acesso à totalidade dos processos, mas a PGE sustenta que todos eles, referentes aos aproximadamente 400 candidatos, foram apresentados pelo mesmo advogado - José Joaquim Mateus Pereira. E todas as liminares foram deferidas por apenas três dos 43 desembargadores do TJ: Váldsen Alves Pereira, José Mario dos Martins Coelho e Manoel Cefas Fonteles.

A Procuradoria questiona o fato de um mesmo processo incluir cerca de 30 concorrentes reprovados, pela ferramenta jurídica chamada litisconsórcio. O problema para a PGE é que, dessa forma, a mesma liminar beneficia pessoas em situações diferentes – do reprovado por nota àquele que foi barrado na fase de investigação social.

Outra estratégia usada por Pereira causa estranhamento ao órgão. Segundo o Núcleo de Concurso Público, o advogado entra na Justiça por mandado de segurança e, no meio da tramitação, o converte em ação cautelar. Segundo a PGE, tais ações acabam indo parar sempre nas mãos de um dos três desembargadores.

Pereira rebateu a PGE e afirmou que o governo tem cometido equívocos ao “reprovar em massa” os candidatos. Para ele, há descumprimento do edital ao não se convocar para fases seguintes os concorrentes que, embora classificados na rabeira, conseguem atingir a nota mínima prevista.

O advogado argumentou, ainda, que a decisão de juntar vários casos em um mesmo processo é uma forma legal de dar celeridade ao trâmite.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
A qualificação da Polícia é um dos problemas centrais da área de segurança pública. Governo diz que gente sem perfil exigido está sendo posta para dentro. Advogado diz que direitos estavam sendo descumpridos.

Conflito de versões

Entrada de reprovados

O que diz a PGE: liminares comprometem a qualidade da Polícia, com a entrada de pessoas sem qualificação necessária.

O que diz o advogado: as liminares servem para consertar a suposta injustiça cometida pelo Estado, que estaria reprovando em massa e descumprindo pontos dos editais.

Investigação social

O que diz a PGE: por meio das liminares, há na PM uma série de agentes com ficha suja, que respondem ou responderam por crimes como homicídio e roubo.

O que diz o advogado: pelo princípio da presunção de inocência, ninguém pode ser considerado culpado até ser julgado em última instância.

Inaptidão psicológica

O que diz a PGE: candidatos considerados inaptos na avaliação psicológica estão com arma em punho em exercício.

O que diz o advogado: a avaliação psicológica é subjetiva e os candidatos desclassificados nessa etapa sequer teriam direito de saber o porquê da reprovação.

Colocação insatisfatória

O que diz a PGE: concorrentes que ficaram em posições abaixo da vigésima milésima conseguiram entrar na PM por liminar. Os editais determinam colocação mínima para convocação.

O que diz o advogado: um dos pontos do edital deixa claro que só podem ser eliminados aqueles que não alcançarem a pontuação mínima, independentemente da classificação.

Processos antigos

O que diz a PGE: embora o último concurso tenha sido realizado em 2008, a PGE aponta que o advogado entrou com ações em 2011 e conseguiu emplacar candidatos sem que estes tenham cumprido etapas posteriores da seleção. O POVO teve acesso a um exemplo.

O que diz o advogado: os processos referentes ao concurso de 2008 foram apresentados ainda em 2008, com pedido de liminar para que os concorrentes tivessem o direito de seguir no processo seletivo – e não de entrar diretamente na PM. 

O POVO também teve acesso a uma mostra desse tipo de ação.


Hébely Rebouças
hebely@opovo.com.br

10 comentários:

Francisco José disse...

Entre as inaugurações 2011.

Será se a "grande obra" que fica na praça monsenhor josé cândido; -entre o sindicato dos trabalhadores rurais e a casa do zé chiquinho- , única conseguida com certeza com 100% doa recursos próprio da "maezona boa de leite". também vai ser inaugurada neste mês?!!

Cadê a placa?!
O povo quer saber.

- Papai Noel eu só lhe peço uma coisa:

- Que em 2012 a turma roube menos.

Anônimo disse...

PT de Boa Viagem garante que o partido terá candidato próprio em 2012. Marcio Ary o principal nome do partido e o mais cotado para ser o candidato vêm afirmando isso por passa inclusive na radio Liberdade.

Luís Carlos ! disse...

PAPAI NOEL, reabre o congresso em pleno recesso, e empossa o maior corrupto do País como SENADOR DE NOSSA REPÚBLICA.

JÁDER BARBALHO, já é SENADOR OUTRA VEZ.

E enquanto isso nossa corregedora, Doutora ELIANA CALMON, é pressionado pelo STF.

QUÊ REPPÚBLICA NÓS TEMOS !!!

Anônimo disse...

Discordo dos que apoiam e incentivam as bebidas alcoólicas,
seja através do marketing, seja através da venda direta.
Discordo de quem faz do “jeitinho” o seu jeito de viver,
passam por cima das leis, das regras e dos costumes,
só para tirar uma vantagem.

Enquanto crianças morrem de parto, a administração solta fogos.
Estão comemorando o quê?!!
A desgraça alheia.

Discordo de quem concorda com a injustiça e principalmente,
com quem a pratica sem pestanejar.
Discordo de políticos que se elegem para “resolverem seus problemas”,

gente que não vale o que come, e que a terra adora comer lentamente,
com os vermes mais nojentos, que os saboreiam deliciosamente.
Porque adoram podridão.

MARGARIDA disse...

Amanha muito serviço publico vai parar para a inaguraçao de um galpao.quero dizer de um hospital, meu Deus se temos um e este prefeito nao equipa como ele vai fazer com este outro, sera que o GUTEMBA vai tomar de conta dele, sera que as mulheres que procurarem este hospital vao voltar sentido dores para parir em casa, e eles aceitarem de volta quando perderem o menino? como muitas vezes esta acontecendo, adiaram a enterga de farda para os agentes de saude para serem entregue Amanha (28/12) e para obrigarem os funcionario virem fazer quantidade. nunca vi tanta palhada em uma administraçao.

Anônimo disse...

Professor Alfredo como anda o concurso para agente de saúde de boa viagem.?
Onde a fraude deu no meio da canela.

raimundo pontes disse...

Como tudo nesta administraçao tudo e e com maracutaia com favorecimento deste prefeito para os seus incompetentes baboes, nao era uma concurso de Agente de saude que seria Honesto,e como diz os baboes: O Nandino e esperto e a Justiça..que justiça?. ele inagura um Galpao, quero dizer um Hospital com festa sabendo que nao vai funcionar pois ele fechou foi os adilinhas e a casa de saude adilia Maria e um desastre. vai comendo habitantes Boaviagense vao comendo. 2012 tem nova eleiçao vao deixando o homem mais 4 anos e viraremos Distrito de Quixeramobim quem sabe assim as coisas melhorarao para nos.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Sobre o concurso para agentes de saúde, vamos investigar. Sábado, iremos comentar com todos os ouvintes. Aguardem !

Davi disse...

Professor Alfredo só o Sr. vendo.

pegue uma moto e tente fazer o percurso a noite da substação de energia até o recente reinagurado de novo "SAAE".
è um breu só. Tudo escuro. Um verdadeiro abandono. O caminho de torna muito perigoso.
Enquanto isso em frente a rádio do prefeito. onde seus amigos tomam wisque importado da melhor qualidade toda noite até altas madrugadas. é tudo iluminado. têm lâmpadas até no chão.

Sabe quem vai pagar a conta?

Os marginalizados que sequer tem iluminação pública pagam $ 5,85 na conta de energia.

Anônimo disse...

Boa Viagem cidadã não digere corrupção.

Fora!!!!!!!

imptman já!!!!!