terça-feira, 20 de março de 2012

ATÉ QUE ENFIM UM FOCO NOS CORRUPTORES. COMO SÃO AS LICITAÇÕES AQUI EM BOA VIAGEM?

REPÓRTER 20/03/2012 - 01h30 
Suspensos contratos de empresas que ofereceram suborno 
Reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, flagrou tentativas de suborno a repórter por empresas que acreditavam que ele era gestor de compras da Universidade Federal do Rio de Janeiro

REPRODUÇÃO DA INTERNET
Reportagem flagrou ofertas de suborno por contrato

O Ministério da Saúde informou que suspenderá os contratos com as empresas que ofereceram propina para fraudar licitação de um hospital público no Rio de Janeiro, conforme denúncia de reportagem da TV Globo. A medida será publicada hoje no Diário Oficial da União.

Veiculada domingo, 18, no programa de variedades Fantástico, a reportagem denunciou a tentativa de suborno por empresas prestadoras de serviços para ganhar licitações de emergência do Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As quatro empresas denunciadas na reportagem são Toesa Service (locadora de veículos), Locanty Soluções (coleta de lixo), Bella Vista Refeições Industriais e Rufolo Serviços Técnicos e Construções.

De acordo com o ministério, das empresas citadas, foi identificado apenas um contrato em vigor com a Bella Vista para fornecimento de alimentação ao Hospital do Andaraí, no Rio de Janeiro. O ministério também irá abrir auditoria para verificar todos os contratos de terceirização dos hospitais públicos federais. Segundo o Fantástico, as empresas selecionadas estariam entre as maiores fornecedoras do Governo Federal.

Em janeiro, o ministério determinou a suspensão de 37 contratos de obras, com diversas empresas, em seis hospitais públicos do Rio, depois que uma auditoria preliminar da Controlaria-Geral da União (CGU) apontou desperdício de dinheiro público, formação de cartel entre fornecedores, direcionamento de licitações e cobrança de sobrepreço.

Em nota, o Tribunal de Contas da União (TCU) informou que também investigará a denúncia da TV Globo. “O TCU informa que já adotou providências para apurar as responsabilidades, inclusive para investigar a possível atuação, em outras unidades que gerem recursos públicos federais, das empresas mencionadas na matéria (do Fantástico) e de outras que possam ter comportamento similar”, diz o comunicado.

Punição

Confirmada a denúncia, a empresa fraudadora pode ser impedida de participar, por até cinco anos, de licitações com órgãos públicos federais. Para evitar fraudes, o TCU recomenda o uso do pregão eletrônico para contratar serviços, “procedimento licitatório que dificulta o conluio e a formação de grupos, fraudes mais recorrentes na modalidade convite, em que a publicidade e a transparência são prejudicadas e ocorre o favorecimento de licitantes”. (da Agência Brasil)

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

No esquema flagrado pela reportagem, empresas se uniriam para fraudar a licitação, com resultado combinado. A vencedora paga porcentagem do contrato às parceiras no conluio.

Serviço

Ministério da Saúde
Telefone: 136 - Disque Saúde
Onde: Esplanada dos Ministérios Bloco G. Brasilia-DF.
CEP: 70058-900
Página na Internet: www.saude.gov.br

Multimídia

Assista à reportagem onde empresas oferecem suborno a repórter da Globo
http://migre.me/8lA0u

6 comentários:

margarida disse...

Este esquema de prefeitos não mais comprarem e sim locarem veículos não passa de um esgoto para furtarem dinheiro publico, então vejamos: se a hilux do SAAE tiver o aluguel de 5.000,00 por mês não seria melhor comprar? 5.000,00 X 48 (meses de Adm) = 240.000,00. O valor daria para comprar 3 hilux.

Anônimo disse...

5.000,00 é o aluguel do carro do aguia de fogo. A hilux deve ser bem mais cara.

margarida disse...

Tem construção em Boa Viagem que o dinheiro deve vir destas licitações vergonhosas. Palavra de um pastor: “O dinheiro tirado dos pobres servirá de capim para queimar no inferno as pessoas que dele usufruí”

Anônimo disse...

João Alves Pergunte a filha da prof. maria dias, Aline Vieira, se ela Não acha que este negócio dela se auto denominar de candidata de Renovação não é mais uma grande mentira que tenta se pregar em Boa viagem. afinal ele é a nova face da oligarquia política que comandou por varias vezes este município nos últimos 50 anos sem oferecer solução para os problemas de nossa gente. vai mentir assim noutro canto

Anônimo disse...

ESTÃO MESMO É COM INVEJA DA JOVEM ALINE, MOÇA INTELIGENTE, CAPACITADA E HONESTA, VAI ENTENDER ESSA GENTE FALSA QUE SÓ GOSTA DE CORRUPTO E LADRAO.
ESSE PREFEITO QUE TÁ AI JÁ ADMINISTROU VARIAS VEZES QUAIS AS SOLUÇÕES Q ESSE CARA APRESENTOU, ATUALMENTE JÁ SE PASSA + 4 ANOS E ESSE HOMEM SÓ MENTIU E ENFEITOU A CIDADE DE PLACAS E SE DEU BEM.
CONTE OUTRA ANÔNIMO DO DIA 20 DE MARÇO DE 2012 AS 12:48 hs.

Anônimo disse...

MEU POVO VCS AINDA Ñ PERCEBERAM Q SÓ VAI PRA FRENTE EM BOA VIAGEM QUEM AGE DE MÁ FÉ, ATE JOÃO ALVES Q SE DIZ DEFENSOR DA LEGALIDADE INVENTOU A FARSA DO WISKY PODE TER CERTEZA Q LOGO ELE ESTARA COM O PREFEITO O PRIMEIRO PASSO FOI DADO.