quinta-feira, 21 de maio de 2009

CONSELHO TUTELAR. QUE TAL QUALIFICAR OS CONSELHEIROS?

Tenho lido muitos comentários acerca do nosso Conselho Tutelar. Não tenho dúvidas quanto a necessidade de uma discussão séria, desapaixonada e apartidária (vejam bem: não dizendo apolítica, mas apartidária), sobre o funcionamento do Conselho Tutelar de Boa Viagem. Com certeza, o Conselho e os seus conselheiros têm deficiências. Porém, o Conselho não pode cumprir o seu papel a contento se não tiver o apoio da comunidade e, especialmente, do poder público. É imprescindível uma política de qualificação dos conselheiros, a fim de que possam conhecer as suas atribuições, os seus limites e, sobretudo, se empoderar do seu efetivo papel. Em Fortaleza os Conselhos Tutelares têm experimentado grandes avanços, a eles sendo destinado melhores condições de funcionamento (estrutura física adequada, carros etc), a despeito de ainda remanescer dificuldades naturais de uma gestão da complexidade de uma cidade como Fortaleza, com mais de dois milhões e meio de habitantes, com um cinturão de miséria extraordinário e com limitações orçamentárias.
A Fundação da Criança e da Família Cidadã - FUNCI, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, está promovendo, agora, mais um evento de qualificação de todos os 30 conselheiros tutelares de Fortaleza. O evento consiste na realização de um curso na área dos Direitos Humanos e Sistema de Garantias de Direitos, que ocorrerá nesta quinta e sexta-feira, no Hotel Meridional Convenções Center.
Esse curso tem por objetivo padronizar fluxos de encaminhamento de denúncias que chegam por meio do Disque Denúncia, que opera pelo 0800-285 0880.
A titular da FUNCI, a socióloga Glória Diógenes, será a Secretária da Secretaria dos Direitos Humanos de Fortaleza.
Coloco-me à disposição do Conselho Tutelar de Boa Viagem, inclusive como presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Boa Viagem, para articularmos uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza e a FUNCI, no sentido de ajudar nessa qualificação dos nossos conselheiros.
A palavra e a atitude agora são dos conselheiros.
Deodato Ramalho

10 comentários:

Anônimo disse...

Caro Deodato,
Se você oferecesse uma festa regada a muita cachaça e outros apetrechos acredito que talvez assim os Conselheiros tutelares aceitassem. Agora oferecer cidadania, você tá muito iludido meu Caro Deodato. Me responda qual o interesse do Edimilson, Alvani e outros em se qualificarem e em debater com a população o Conselho. Se fizer isso eles sabem que na próxima eleição ninguém vota neles. E isso pra eles é o ganha pão. É a profissão deles, pois não sabem fazer outra coisa a não ser ocupar a vaga de Cons. Tutelar. E no caso do Edimilson é especialista em esculhambar o PT, o Pres. Lula, e o bolsa Família. O pior é que estão todos de conchavo com vereadores para fazer a famosa troca de votos, assim: "NA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR TU ME AJUDA E NA ELEIÇÃO DE VEREADOR EU TE AJUDO". É assim que funciona o NEGÓCIO. Eles tratam como negócio e profissão. Deus te abençoe e te ilumine Deodato pela sua abnegação em defesa desse povo que não quer nada de decente na vida, nem pra si, nem para seus filhos.

Anônimo disse...

concordo com Deodato, mais infelismente esse problema de qualicaçã dos conselheiros é uma questão grande, agora se eu sou conselheiro devo sim buscar recursos e qualificação,cada um deve buscar correr atras de recursos. no brasil deve implantar uma que deve emplatar uma lei nesse pais onde os conlheiros com nivel superior.

Anônimo disse...

Que vergonha deste povo que se propôs a ajudar, a contribuir com os mais nescessitados, e fazem do espaço da cidadania que é o CONSELHO TUTELA uma forma de ganhar o pão de cada dia e sobreviver... tenha dó de quem precisa do apoio deles.

Anônimo disse...

sabe o que eu acho? que este ANONIMO precisa ver melhor procurar saber quem são os CONSELHEIROS, para poder postar uma mensagem umanda desta, lá tem mulheres casadas do bem que não bebe cachaça e que tem família, se candidate meu amigo, afinal é uma ELEIÇÂO de verdade tu tem que ralar, pedir votos... e se vc não precisar de salário melhor faça doação dele, me diga quem trabalha por ESPORTE!!! OLHA A VIDA PARTICULAR DE CADA UMA NÃO DIZ RESPEITO A NINGUEM, procure respeitar as pessoas, para que vc possa ser respeitado, NÃO IMPORTA QUEM E O QUE FAÇA... ahh A ELEIÇÃO DO CONSELHO SERÁ EM MARÇO DO PROXIMO ANO E TEM QUE TER O ENSINO MÉDIO, QUEM SABE NOS PROXIMOS TERÁ QUE TER O CURSO SUPERIOR, APESAR DE NÃO FAZER A MENOR DIFERENÇA, UM GRANDE ABRAÇO...

Anônimo disse...

A Anônima que se ofendeu com as colocações verdadeiras de outro anônimo é no mínimo um Conselheiro Tutelar que tem a obrigação de pregar a cidadania mas não exerce, pois se esconde no anonimato para defender a Classe. Cadê a sua dignidade e seu exemplo de cidadania? Quanto a vida particular do Conselheiro Tutelar, tenho a ver sim, deve ser fiscalizada sim, pois um Conselheiro Tutelar tem que pautar sua vida particular pelo exemplo e não se envolvendo com episódios mundanos que envergonha qualquer cidadão decente. Quanto a eleição que você diz que tem que "tem que ralar, pedir votos", kkkkkk. me faça cócegas, pois é sabido de todos que essa eleição não passa de uma troca de favores entre o Conselheiro e um Vereador. É o famoso "NA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR TU ME AJUDA E NA ELEIÇÃO DE VEREADOR EU TE AJUDO". Prove que não é assim que acontece? Claro que no caso do Conselho Tutelar de Boa Viagem existem as exceções, embora raras mais existem. MAs é sabido de todos do envolvimento de alguns Conselheiros com episódios condenáveis sob todos os ângulos da cidadania. Quanto a ter diploma de nível superior ou não, realmente você tem razão. Até porque depois que surgiu em Boa viagem a fábrica de diplomas, digo faculdade UVA até o Vereador Valdeni tem um diploma de nível superior.

Professor Correto disse...

A Alvanir tá doida por um aumento. Vive perturbando o Fernando Comsed e o Assef por um aumento de R$ 300 reais. Digo pra ela que esse aumento não vai sair de jeito nenhum. Ele tem que dar é pra Marlucia, mulher do deputado Marcos Cals, pq senão ela não fica na prefeitura. ACORDA ALVANIR!!!!!!

Luiza disse...

O conselho tutelar de BV é da peor espécie que se pode imaginar. São aproveitadores ou acomodados. Estas duas categorias foram eleitos.

Alfredo Carlos ! disse...

Amigos Fraternos, estou tentando uma audiência com o Promotor de Justiça de Boa Viagem, para sugerir a ele, que nas próximas eleições para o conselho tutelar de Boa viagem, que além do ensino Médio, o candidato(a), seja submetido também, a uma prova sobre noções de Direito. Será estabelecida uma nota mínima, quem passar irá para urnas disputar os votos dos eleitores. Dessa forma o candidato inscrito terá que estudar, noções de direito penal, civil, administrativo e eleitoral. Com respeito a todos, boa tarde.

Dr. Amâncio disse...

Caro Professor Alfredo Carlos excelente a sua idéia. Quero dizer que em Fortaleza já é assim. O candidato tem que se submeter a exame intelectual não só sobre Direito, mas também sobre outras disciplinas como Português. Conheço muita gente com diploma de graduação que ficou de fora da última eleição em Fortaleza. Inclusive uma esposa de um Vereador da Cap ficou de fora. Conte comigo nessa audiência. Com todo respeito que tenho por todos os integrantes do Conselho tutelar de Boa Viagem, defendo uma melhor qualificação dos seus integrantes para que possam também prestar um serviço de qualidade e isento à população. Grande abraço e parabéns pela idéia.

Dr. Amâncio disse...

Caro Professor Alfredo Carlos excelente a sua idéia. Quero dizer que em Fortaleza já é assim. O candidato tem que se submeter a exame intelectual não só sobre Direito, mas também sobre outras disciplinas como Português. Conheço muita gente com diploma de graduação que ficou de fora da última eleição em Fortaleza. Inclusive uma esposa de um Vereador da Cap ficou de fora. Conte comigo nessa audiência. Com todo respeito que tenho por todos os integrantes do Conselho tutelar de Boa Viagem, defendo uma melhor qualificação dos seus integrantes para que possam também prestar um serviço de qualidade e isento à população. Grande abraço e parabéns pela idéia.