quarta-feira, 13 de maio de 2009

GOVERNO LULA E A NOVA SUDENE. COMO AS COISAS SE TORNAM MAIS DIFÍCEIS POR CAUSA DO SEU DEPUTADO OU SENADOR.


Após 50 anos, um projeto Nordeste
(Jornal O POVO - Fábio Campos 13 Mai 2009 - 01h32min)
Poucos, incluindo a nossa gloriosa mídia, deram importância ao “Projeto Nordeste” desenvolvido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. O documento foi lançado na quinta-feira (07), em Natal, durante a reunião do 10º Fórum de Governadores do Nordeste. O documento recebe a assinatura do ministro Roberto Mangabeira Unger. Há um dado histórico na iniciativa. Há 50 anos, o economista Celso Furtado apresentou ao País o estudo intitulado “Uma política de desenvolvimento para o Nordeste”, que marcou o início das políticas de desenvolvimento da Região. A partir do estudo, nasceram instituições como a Sudene e o Banco do Nordeste. Portanto, um vácuo de meio século separa as duas iniciativas. Também com pouca atenção da mídia, Mangabeira Unger percorreu todos os estados do Nordeste nos últimos cinco meses. Fez isso acompanhado de uma equipe de técnicos. Em cada Estado, reuniões com governantes e membros da sociedade civil.

MANGABEIRA E OS LAÇOS NORDESTINOS

Há poucas semelhanças entre Celso Furtado e Mangabeira Unger. O primeiro nasceu em 1920, em Pombal, na Paraíba. Morreu em novembro de 2004, no Rio de Janeiro. 27 anos mais jovem, Mangabeira Unger, nasceu no Rio de Janeiro em 1947. Dois importantes intelectuais. O primeiro se dedicou a pensar o País e o Nordeste e entrou para a administração pública unindo teoria à prática. Mangabeira, com sua respeitável formação em Harvard, percorreu caminho parecido. O ministro não é nordestino de nascença, mas possui fortes laços familiares com a região. Ele é neto de Octávio Mangabeira, um membro da Academia Brasileira de Letras, que voltou do exílio pós-Estado Novo e se tornou governador da Bahia. É sobrinho de João Mangabeira, o advogado baiano que fundou o Partido Socialista no Brasil. Outra forte relação de Mangabeira com o Nordeste se deu através de Ciro Gomes, que foi seu pupilo no tempo em que o ex-governador do Ceará permaneceu como estudante visitante em Harvard.

HÁ SEIS ANOS SEM A “NOVA” SUDENE

O “Projeto Nordeste” formulado por Mangabeira é uma ótima notícia. Antes dele, também na era Lula, houve a tentativa de construir um projeto para a Região no período em que Ciro Gomes comandou o Ministério da Integração Nacional. Com um grupo de intelectuais, alguns ligados ao PT, como a economista Tânia Bacelar, Ciro formulou um projeto que tinha a “nova” Sudene como eixo principal. Chegou a ocorrer um pomposo lançamento em Fortaleza. Foi em julho de 2003. O presidente Lula em pessoa, com uma platéia composta pelos governadores do Nordeste e de Minas Gerais, relançou a Sudene. Foi um dos últimos eventos públicos com a presença do ícone Celso Furtado. Era um conjunto de idéias bem elaboradas. Porém, tudo esbarrou no Congresso, na mesquinharia dos governadores (não queriam abrir mão de recursos para compor o Fundo de Desenvolvimento) e na incapacidade do Governo Federal de tocar a idéia.

TEMA DA CAMPANHA DE 2010

Vejam um dos trechos do projeto Mangabeira: “O propósito da iniciativa é ver o ideário encarnado em um conjunto de ações que possam começar logo e que se prestem a exemplificar o federalismo cooperativo. Uma visão do caminho, entendido como longa sequência de passos, orientados em rumo claro, e uma definição precisa dos próximos passos – os passos que nos colocariam, agora, nesse caminho. É sempre assim que se muda o mundo. Tais ações não precisam ser novas para desempenhar este papel. Muitas podem ser escolhidas entre iniciativas já em curso. Já outras, ainda que novas, precisam começar a ser implementadas com rapidez.”


LÁ VAMOS NÓS: Viu como é que as coisas se complicam quando o eleitor manda para o Congresso Nacional deputados e senadores fisiológicos, eleitos, via de regra, pela força do poder econômico?

8 comentários:

Arnaldo Cavalcante disse...

Deodato/Charles ,

Só para informar como anda o movimento de recomposição das Camaras Municipais, ontem foi confirmado pelo SENADO e CAMARA DOS DEPUTADOS o acordo para promulgar a PEC Dos Vereadores.


PEC dos Vereadores deve ser promulgada; STF prepara “freio”
Raoni Ricci
Redação 24HorasNews

Nos corredores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal comenta-se que tudo já foi “acertado”. A PEC dos Vereadores, que cria mais 7,343 vagas nas Câmaras de todo o País, deve levar cerca de 40, 50 dias para entrar em vigor. Depois de muita polêmica, briga de interesses e até mandato de segurança, as mesas diretoras da Câmara e Senado parecem ter entrado em acordo para a promulgação da PEC 20/08.

O problema agora é que acontece com a posse dos novos vereadores, o que pode ou não pode ser alterado no legislativo municipal. A preocupação é com uma enxurrada de ações e mandados de segurança que os novos parlamentares podem impetrar pedindo, por exemplo, anulação da eleição de mesa diretora, aprovações de leis, cancelamentos de CPI e outras ações já efetuadas pelos vereadores em atuação até então.

Para não deixar margem para isso, o Superior Tribunal Federal (STF) está trabalhando na criação de uma grande jurisprudência que não permita o retrocesso nas ações das Câmaras, principalmente nas eleições de mesa diretora, o que causaria ainda mais polêmica.

Além disso, anular as ações das casas municipais de leis significa acabar com o pouco que foi feito. Em Cuiabá, a Câmara praticamente não produziu nada que realmente altere alguma coisa na vida dos cidadãos. Passados quase um semestre, os vereadores ainda esbarram em crises internas como a auditoria nas contas de Lutero Ponce e o caso Ralf Leite.

Alfredo Carlos ! disse...

A Cidade de Boa Viagem já foi vítima da falta de recursos oriundos da Sudene. Em 1997, o então Prefeito Major Carneiro precisou de recursos dessa Autarquia Federal e responderam para ele, que o dinheiro da Sudene, só saía com cartas marcadas, tinha que vir a ordem de Brasília, pois ele teria que ter Deputado Federal e com prestígio para conseguir a grana. Dessa forma nossa Cidade perdeu o recurso e consequentemente deixou de se desenvolver por motivos tão fúteis.

Anônimo disse...

Parabéns Dr.Deodato pelo trabalho que vem desenvolvendo na nossa cidade.

CONSELHEIRO(A) disse...

olá! em nome do CONSELHO TUTELAR, gostaria aqui neste BLOG dizer para todos os ANONIMOS que estão defamando este ORGÃO, que estamos lá de portas abertas esperando por vcs para mostrar como trabalhamos, o que já fizemos e estamos fazendo, não podemos concertar Boa Viagem, não temos a onde colocar todas estas crianças que vivem nas RUAS fazendo o que não deve, mesmo por que, esta obrigação são dos PAIS, quero dizer a todos vcs, que se não todos, mais boa parte destas crianças já passaram pelo CONSELHO, aconselhamos encaminhamos para outros ORGÃOS, o conselho faz o pode. E quero dizer que este PROBLEMA não é só em Boa Viagem não, é no BRASIL se cada um em vez de DEFAMAR, ajudasse talvez Boa Viagem seria diferente.


EM RELAÇÃO AO PASTOR RODOLFO, QUEREMOS DIZER TAMBEM QUE, SEXTA FEIRA DIA 15 ELE FOI NESTA RÁDIO E FALOU MUITO MAL DO CONSELHO TUTELAR, ACHO QUE se ELE ESTAVA INSASTISFEITO NOS PROCURASSE PARA MELHOR NOS ENTENDERMOS,GOSTARIAMOS MUITO QUE O PASTOR FOSSE NOS VISITAR SEM COMPROMISSO PARA QUE POSSAMOS MOSTRAR NOSSO TRABALHO, AÍ SIM VCS IRAM VER O CONSELHO COM OUTROS OLHOS.

E AO CONTRARIO QUE O ANONIMO DISSE, QUE NÓS ESTARIAMOS PERSIGUINDO O PASTOR, MUITO PELO CONTRARIO LOUVAMOS A ATITUDE DELE, SÓ QUE PARA UMA MANIFESTAÇÃO PRECISA-SE DE MUITA CAUTELA,muito preparo, NÃO ATIREM PEDRAS VAMOS JUNTOS TRABALHAR AS FAMILIAS DE BOA VIAGEM. AH SÓ LEMBRANDO, O EDMILSOM NÃO É MAIS PRESIDENTE DESTE CONSELHO SE INFORMEM MELHOR DAS COISAS PARA PODER FALAR, E NÃO É PRESIDENTE É COORDENADOR.
FICAREMOS GRATOS SE POSTAREM ESTA MENSAGEM.

Anônimo disse...

EU gostaria de dizer para os anonimos que estão falando mal do Conselho Tutelar, que não façam isso não, o Conselho Tutelar já não tem apoio de nada; nem transporte tem para fazer vizitas eles trabalham com garra fazem o que podem, são ameaçados, e vcs vem neste blog falar mal dos CONSELHEIROS, vam visitar o conselho procurem saber lá com eles o que eles estão fazendo como eles trabalham, isto é uma vergonha deixem os conselheiros trabalharem, cada um faça sua parte, pra não estressar ninguem,assim se constroi um mundo melhor, porque vcs sabem, quem diz o quer, escuta o que não quer.

Carlindo disse...

parece piada essa defesa do inoperante Coselho Tutelar. Presidente ou Coordenador dá no memso, ter uma chefia como esse Edmilson Fariseu num podia dar noutra coisa. É claro que o Conselho não pode fazer tudo, ainda mais com uma prefeitura desmantelada como essa daqui. Mas ninguém pode deixar de enchergar o´que é obvio, esses conselheiros não tem qualquer luta pelas crianças, foram para o conselho apenas peló salário.
Se o concelho realmente prestasse o que estava fazendo seria visto no dia a dia, num nada dessa história de ir lá ver o que está acontecendo.

Pr Rodolfo amorim disse...

resposta ao conselho tutelar:
Minha respota vcs é que um orgão publico estar passivo a criticas vcs devem aprender a conviver com isso, fui procurar vcs e presenciei a falta de preparo de todos os conselhoros, um vento tão importante que aconteceu nesse fim de semana e em para mandar um oficio justiofacando a aunsencia seria uma atitude nodre de vcs, sei que vcs nao tem material sufuciente para realizar os trabalhos de prevenção fiscalização, combate e defesa do estatuto da criança e do adolescente,mais informo a vcs que a senado Patricia saboia disbonibilza emendas palementares para ajuadar os conselhor tutelar do estado podem procuarar se informa, os pais são sim responsavel pelos seus filhos correto. mais o estatu diz que na ausencia dos pais o conselho tutelar deve garantir os direitos constituidos ao menor, eu acho que a falta de capacidade do conselho tutelat nao é so em Boa Viagem mais sim em todo brasil, pessoas que nao tem condições de exercer o cargo imdo somente por emprego e renda nao é so aqui, mais vcs deveriam buscar maneiras de se qualificarem mais.
sobre que a população deve ir ao conselho isso nao existe é vcs que devem ir ate a populção provendo avaliações de mandado prestação de contas do que vcs estão fazendo pela população pois eles que elegeram vcs. sobre o edmilson nao me referir a pessoa alguma pois nem conheço nenhum de vcs, me refiro ao orgão conselho tutelar de Boa vIAGEM, NADA PESSOAL. saibam aprendam que isso nao é pessoal nem tenho nada contra a vcs, sobre nossa manifestação vcs tava informados posi eu fui pessoalmente ao conselho, sobre as criticas nesse blog nao pensei que o anonimo sou eu pois tenho uma estrela que me dar força para dar a cara para bater nao faço criticas sem me indentificar, apesar de cada um ter esse direito. quando critico diqo e assino em baixo. pois nao ten ho compromisos com homem.
sem mais agradeço. Pr Rodolfo amorim.

Anônimo disse...

Sr. Carlinhos porque vc não se candidata para o CONSELHO TUTELAR no proximo ANO? vamos só assim vc trabalha pega estas crianças leva todos pra sua casa ou adota, vams o CONSELHo precisa de pessoas despostas como vc, que não precise de salário que bom que existe alguem assim, gostaria muito de ver vc CANDIDATO e ELEITO, assim vc vai ver o sufoco que é trabalhar lá, meu voto srá seu...