domingo, 15 de novembro de 2009

A AÇÃO DEVASTADORA DO CIGARRO.


Tabagismo
Cigarro provoca 90% dos casos de câncer de pulmão

Dom, 15 de Novembro de 2009 09:34
Caso da atriz Mara Manzan, que morreu na última sexta-feira, recoloca em discussão a problemática do fumo como causador da doença. Inca prevê 45 mil mortes em 2009
A morte da atriz Mara Manzan evidencia mais uma vez a relação do tabagismo com o desenvolvimento de câncer de pulmão. A atriz havia deixado o cigarro há quatro anos, após descobrir um enfisema pulmonar. Foram mais de três décadas de vício. O cigarro provoca 90% dos casos de câncer pulmonar. Dos 10% de vítimas restantes que não colocam o cigarro na boca, um terço fuma passivamente. Segundo estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), 45 mil brasileiros devem vir a óbito devido à doença neste ano. As mulheres estão mais suscetíveis à doença - elas serão 27 mil desse total. ``Atualmente, não existe método mais efetivo de prevenção do câncer de pulmão do que não fumar. Até agora não há exame que detecte a doença precocemente, como o papanicolau [para câncer de útero] ou a mamografia [para câncer no seio]``, diz Gilberto Castro, oncologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octávio Frias de Oliveira. Segundo o médico, a relação entre quantidade de tabaco e risco de câncer é direta. ``Quanto mais tempo e quanto maior a quantidade de cigarro, maior a chance de desenvolver esse tipo de tumor``, ressalta Castro. Entre os fumantes, alguns correm mais risco do que outros, por razões ainda não esclarecidas. ``Há pessoas mais sensíveis aos componentes tóxicos dos carcinógenos [substâncias que afetam o DNA das células normais do epitélio respiratório, causando mutações em seu código genético]``, explica o oncologista. Os tabagistas que abandonam o vício, segundo o médico, podem ter o risco de câncer de pulmão reduzido ao patamar da população que não fuma após 20 anos. O tabaco está entre as principais causas de mortes evitáveis, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Todos os anos, cerca de 5 milhões de pessoas morrem no mundo em decorrência do cigarro. No Brasil, que tem 18,8% de sua população fumante, as vítimas somam 200 mil, segundo a Opas (Organização Panamericana de Saúde). Os números São 804 tipos de tumores conhecidos atualmente, cinco dos quais colocados entre os que mais atingem os brasileiros. Os tumores de pele, mama, próstata, pulmão e intestino são responsáveis por 280 mil novos casos no país, anualmente. No total, segundo números atualizados, o Brasil registra aproximadamente 470 mil casos de câncer a cada ano. Entre 2001 e 2005, o Instituto Nacional do Câncer verificou um aumento de 56% nos casos. (Das agências)

4 comentários:

Florenço disse...

Boa Viagem tem muitos cancer social, prefeito, um bocado de religioso sem cristo, um sindicato rural dominado por uma mesma pesoa a mais de 36 anos, oh terrinha esculhamanda meu véi.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Além do câncer do pulmão, do enfizema pulmonar, do mau hálito horrível do cigarro, existem ainda uma infinidade de doenças terríveis que podem atingir aos fumantes ativos e passivos.

Além do alcatrão e da nicotina, ainda existem centenas de gases, que provocam várias reações químicas no organismo, interagindo com outros gases formando uma imensa cadeia de elementos poluentes que danificam todos os órgãos.

E ainda tem pessoas que dizem que fumam sem tragar. Ora, ao começar a colocar o cigarro na boca, você já está se contaminando. Nos dedos, nos lábios, na língua, na garganta, no esôfago e estômago. Não há como escapar um órgão do turbilhão venenoso que é o cigarro.

EDUARDO ** disse...

Boa Viagem e uma terra que cada dia que passa vai piorando, os vereadores preocupados somente neles mesmo, o prefeito nem podemos dizer nada pois nao precisa, os policiais sabemos bem como eles trabalham, liga-se para a delegacia quando tem baderna nas ruas nas madrugadas eles atendem o telefone e ficam so enrolado, E TRISTE TAMBEM SABER QUE O SECRETARIO, O SR MARCOS CALS, NADA FAZ PARA QUE ISSO MELHORE, MAIS NO PROXIMO ANO ESTARA AQUI PARA ENGANAR BOBOS ,EU MESMO JA VOTEI MUITAS VEZES DESDE QUE ELE ERA APOIADO PELO DR SERGIO MAIS HOJE SERA O ULTIMNO POLITICO QUE EU DAREI MEU VOTO, E DEVERIA MUITOS DE NOS MOSTRAMOS PARA ELE QUE O CURRAL DELE CHEGOU AO FIM.

CARLOS*** disse...

Esta na Hora de nos acabarmos que este cabos eleitorais que parecem mais com atravessadores, vendem seu voto por um tostao e ganham mais de milhao, veja como esta bem colocados familiares de cbos eleitorais. NA PROXIMA ELEICAO VAMOS DAR UM BASTA NELES.