domingo, 22 de novembro de 2009

JORNAL O POVO DESTACA, NOVAMENTE, EM EDITORIAL A AÇÃO DA SEMAM.


Editorial
Outdoors com disciplina
O maior problema está na proliferação excessiva desse tipo de propaganda, provocando poluição visual
21 Nov 2009 - 21h10min
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) se comprometeu a ampliar a fiscalização contra outdoors irregulares em Fortaleza. As multas às empresas do ramo podem ser intensificadas no caso de o Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Ceará (Sepex-CE) deixar de entregar a lista completa de outdoors irregulares na capital cearense até amanhã. O outdoor em si nem sempre é uma expressão publicitária nefasta. Já serviu até de acessório à linguagem cinematográfica. Desde o episódio ``A tentação do Dr. Antonio``, de Federico Fellini, na película italiana Boccaccio 70, em 1962, até o longa-metragem brasileira Bebel Garota-Propaganda, de Maurice Capovilla, em 1967. O maior problema está na proliferação excessiva desse tipo de propaganda, provocando a chamada poluição visual. Além disso, os outdoors em quantidade acabam causando o fenômeno da cidade vendada, obstaculizando a visão de céu aberto que a urbanidade merece ter. Por outro lado, algum tipo de publicidade muito chamativa, de apelo erótico, por exemplo, pode até desviar a atenção de motoristas e provocar colisões no trânsito. Geralmente, os outdoors são montados em avenidas movimentadíssimas como a Washington Soares, visando atrair o maior número de clientela possível. Estrategicamente, são colocados nas aproximações de shopping centers, literalmente de olho no comprador. Isso pode ser compatibilizado entre as várias parte interessadas. Por outro lado, pergunta-se à Semam se a fiscalização abrangerá só os outdoors em si. Nos últimos anos, multiplicou-se um tipo de outdoor alternativo, nas fachadas dos edifícios, em geral com retratos gigantes de atrizes e atores de televisão. Geralmente são postados onde existe o comércio mais sofisticado de Fortaleza. Há outras questões que podem aumentar o trabalho da Semam. 2010 é ano eleitoral, envolvendo a escolha do próximo presidente da República, governadores dos estados e a renovação da Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e parte do Senado. Apesar de a propaganda dos candidatos ser legislada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a capital cearense, nesse período, ficará mais ameaçada de poluição visual. Isso porque envolve tanto outdoors quanto pichações e cartazes impressos. As empresas concessionárias de outdoors já alegaram também que restrições à atividade poderiam causar desemprego na área. Entretanto, a propaganda e publicidade são um setor tão diversificado que essas empresas poderiam se adaptar à nova situação, sem dispensa de pessoal.

10 comentários:

Anônimo disse...

Esse prefeito lesado de Boa Vaiagem e seu secretario de meio ambiente mais lesado ainda, eita dupla parecida, podia pedir ajuda ao competente Deodato Ramalho, o jornal de hoje no Alan Neto tá é pedindo que o Deodatinho atue também noutras secretarias para combater os problemas de Fortaleza.
A nota diz o seguinte
LINHA DURA
Deodato Ramalho derrubará mil outdoors. Já imaginaram o Deodato na AMC multando tudo quanto é de carro em cima da calçada? Acabaria com a orgia e o desrespeito ao pedestre.

Anônimo disse...

QUE PENA BOA VIAGEM FAZEM 145 ANOS E É COMEMORADO COM MENTIRAS PREGADAS PELO SR.PREFEITO ASSEF E SEUS SECRETARIADOS INCOPETENTE, SERÁ QUE ELES NAO TEM VERGONHA DE FALAR POR POVO QUE TEM QUE PAGAR OS FUNCIONARIOS E EU NAO SABIA QUE AS FESTA REALIZADAS EM NOSSA BOA VIAGEM ERA REALIZADAS COM O DINHEIRO DOS FUNCIONARIOS?? ESSA FOI A MAIOR MENTIRA DESSE MENTIROSO PREFEITINHO

Maria disse...

Fortaleza tem hoje o seu maiorsecretário um boaviagense. A atuação do nosso Deodatinho é motivo de muito elogio por onde a gente anda em Fortaleza. É como diz o ditado santo de casa não obra milagre. Boa Viagem sempre só deu valor a enganadores, corruptos,ladrões de banco e algo mais.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Cada vez mais fica evidenciado que mesmo sem uma estrutura sólida, a SEMAM, realiza com muita eficiência e bravura, uma atividade de alta importância na capital do estado. Tudo isso graças a vontade de acertar cada vez mais do seu Secretário Deodato Ramalho.

CARLOS** disse...

Edson faça alguma rapaz para justificar o seu salario e uma vergonha vc receber sem nada fazer, este tempo de ser cheleleu de prefeito ja passoum e e uma vergonga, mostre seu caracter se que vc tem, nao fique alienado em salario mostre alguma açao, ou vc ainda nao percebeu que esta contribuindo com o BANCO ASSEF, deixe de ser marionete.

Anônimo disse...

Também, quem manda ter a FLORA como a mandatária mor das políticas públicas?

Cidadão do São Pedro disse...

O TCM atualizou a lista dos FICHA SUJA para a Justiça Eleitoral. Vejam que o nome do Mazinho não aparece, porém o nome do atual Prefeito encabeça a lista dos FICHA SUJA:

ADRIANA CASTELO BRANCO ARAUJO
CELIA MARIA CRISOSTOMO SECUNDINO
FERNANDO ANTONIO VIEIRA ASSEF
GEORGE DANTAS DA COSTA
JOAO MOZART SILUS CUNHA
JOSE ADAUBERTO DE LIMA
JOSE NELSON BELARMINO FILHO
LIDUINA TEIXEIRA DE ALMEIDA
MARIA ALZIRA LIMA VIEIRA
MARIA GUIOMAR CAVALCANTE FRANCA
QUEILE MARIA SILVA DE OLIVEIRA GOMES
ROSEILSON FRAGOSO VIEIRA
TEONHA CELMA COSTA CIDRAO.

Pergunta: Dr. Deodato, porque o nome do Mazinho saiu e o nome do atual Prefeito permanece? Será porque a Ficha dele é mais suja do que a dos outros?

Anônimo disse...

DIANTE DA REPERCUSSÃO QUE O FILME "LULA O FILHO DO BRASIL" ESTÁ CAUSANDO NOS BASTIDORES POLÍTICOS ME VEIO A MENTE UMA SUGESTÃO PARA UM FILME SOBRE UM DETERMINADO POLÍTICO DE BOA VIAGEM.
SUGESTÕES:
1. "O ASSALTO AO TREM PAGADOR" PODERIA SER "O ASSALTO A PREFEITURA"

2. "TENDA DOS MILAGRES" PODERIA SER "FUSCA DOS MILAGRES" OU "SE MEU FUSCA FALASSE"

3. "A GRANDE FAMÍLIA" PODERIA SE RESUMIR "A GRANDE FAMÍLIA DE FLORA".

4. "CASA DE PENSÃO" PODERIA SER "CASA DE FLORA".

CIDADÃO DO SÃO PEDRO disse...

MAIS UMA OBRA DO ATUAL DEPUTADO SECRETÁRIO ADESISTA MARCOS CALS

Caos no Amanari: mais um detento executado.
Este ano, três assassinatos foram registrados no interior da Colônia Agropastoril do Amanari, em Maranguape. A violência no local reflete a situação de caos vivida naquela unidade

O descaso e a falta de segurança da unidade prisional já tinham sido denunciados pelo Diário do Nordeste

Um detento que cumpria pena na Colônia Agropastoril do Amanari, em Maranguape, foi assassinado a tiros de pistola calibre 380, na noite do último sábado (21), no interior daquela unidade prisional. Este foi o terceiro homicídio dentro do Amanari este ano. O crime reflete a situação caótica vivida ali, com os detentos convivendo diariamente com a superlotação, fugas e motins. As cenas de descaso ficaram comuns, como publicado em edições anteriores do Diário do Nordeste. No último dia 11 deste mês, a Justiça decidiu que a unidade penal fosse desativada no período de até dois anos.

Na noite de sábado, o detento Antônio Robério da Silva Holanda, 32, estava em uma área do presídio situada atrás das edificações onde os presos dormem quando foi atacado por dois homens encapuzados e armados de pistola. Os bandidos efetuaram vários disparos e quatro deles atingiram a vítima, que teve morte imediata. Policiais militares e agentes penitenciários que fazem a segurança do presídio foram para o local, mas os bandidos já haviam fugido pela mata.

E EM BOA VIAGEM, QUAL A OBRA DO SECRETÁRIO ADESISTA?

Anônimo disse...

Já pensou uma cidade que o prefeito diz que tá tudo bem porque ele fica na cidade uma vez por semana. ?