sábado, 28 de novembro de 2009

MANIPULAÇÃO DA INFORMAÇÃO, MARCA REGISTRADA DA GRANDE MÍDIA NACIONAL.



O Crack e a Globo, tudo a ver

Artigo do Messias Pontes para 25.11.09

Por mais que se esforce, a grande mídia conservadora, venal e golpista brasileira não consegue esconder o seu caráter antidemocrático, antinacional e antipovo. Ademais, os escândalos midiáticos nunca saem da ordem do dia. Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart foram grandes vítimas dessa mídia golpista. Mas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a fúria é incomensurável. O mesmo vale para os movimentos sociais, em especial o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), atacado diuturnamente de forma até irracional. Um dos princípios mais elementares do Direito é a presunção da inocência. No entanto, o que os fatos mostram diariamente é o contrário, ou seja, a presunção da culpa. Essa gente denuncia, julga e condena sem piedade todos aqueles que não lêem em sua cartilha que é a mesma cartilha das oligarquias carcomidas deste País, que não abrem mão, um milímetro sequer, dos seus seculares privilégios. Por tudo isso é correto comparar a mídia brasileira às drogas ilegais. Alguns veículos podem ser comparados com a maconha, outros com o ópio, outro tanto com a cocaína, mas a droga mais nociva na atualidade – o crack – tem tudo a ver com a Globo – rádio, jornal e televisão. Isto, como mostramos no artigo anterior, por ser ainda a mais consumida (audiência). O antijornalismo da “Vênus Platinada” é inigualável; o veneno ideológico destilados pelas telenovelas globais, igualmente, causam efeitos desastrosos.

Nunca antes na história deste País um presidente da República teve tanto prestígio internacional quanto Lula da Silva. É justamente na política externa onde se contabiliza a nota máxima. Lula é, hoje, o mais popular estadista mundial. No entanto, a grande mídia conservadora, venal e golpista brasileira faz malabarismo para mostrar o contrário. A correta política de integração regional é reconhecida pelos governantes sulamericanos que apontam o presidente Lula como grande parceiro e grande líder. Pela maneira como age, Lula conseguiu desfazer a imagem de um Brasil imperialista na América do Sul. Mesmo com uma balança comercial francamente favorável ao nosso País. Com paciência e competência, Lula tem equacionado todas as questões surgidas com os nossos vizinhos, em especial com a Bolívia no tocante ao fornecimento de gás natural, e com o Paraguai no que diz respeito à energia gerada pela usina de Itaipu.


Historicamente colonizada, a grande mídia conservadora, venal e golpista brasileira volta a atacar o presidente Lula por este ter recebido na última segunda-feira o presidente do Irã, Mamoud Ahmadinejad. O argumento é o mais sórdido, denotando o capachismo midiático: “Essa visita contraria o governo norteamericano”, “É uma temeridade o presidente Lula receber o ditador iraniano”, e por aí vai. A “preocupação” dos colonistas e dos jornalistas amestrados em geral é uma retaliação do Império do Norte ao Brasil. Para desgosto e até desespero da oposição de direita e do seu maior e principal partido político – a grande mídia conservadora, venal e golpista -, a política externa do governo Lula coloca o Brasil como importante protagonista no concerto das nações. Foi no atual Governo que o Brasil perdeu o complexo de vira lata. A auto estima dos brasileiros nunca foi tão consistente como agora.

“Nenhum ministro meu tira os sapatos em aeroporto nenhum do mundo”, enfatizou o presidente Lula ao lembrar que em 31 de janeiro de 2002, o chanceler brasileiro Celso Lafer sujeitou-se à humilhação de tirar os sapatos e ficar descalço, a fim de ser revistado por seguranças do aeroporto, ao desembarcar em Miami. O ministro das Relações Exteriores do Coisa Ruim mostrou sua subserviência ao fazer o mesmo ao embarcar para Washington e ao desembarcar em Nova Iorque. Vários mestres do Direito Internacional são unânimes em afirmar que a política externa do governo Lula é a mais correta de todos os tempos. Para o professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, José Flávio Saraiva, “as visitas de israelenses, palestinos e iranianos são, portanto, um bom pretexto para estimular um novo padrão de cooperação entre os Estados Unidos e o Brasil”. Porém o malabarismo não passa de um risco n’água, como bem atestam as pesquisas de opinião, notadamente a divulgada anteontem (23.11.09) pela CNT/Sensus, que aponta que o tucano José Serra está em queda livre, tendo perdido nada menos de 15 pontos percentuais nos últimos 12 meses, e que Dilma Rousseff, candidata do presidente Lula, está em ascensão, tendo subido dez pontos percentuais no mesmo período. Não tem um único veículo dessa mídia que tenha destacado que somente 3% do eleitorado está fechado com o candidato apoiado pelo Coisa Ruim, e que este (FHC) é o pior cabo eleitoral da história do Brasil. A Globo simplesmente ignorou a pesquisa. Ela é, realmente, o crack do mídia brasileira. Porém a sociedade começa a reagir e o presidente Lula teve de convocar a realização da I Conferência de Comunicação, a realizar-se em meados de dezembro próximo, em Brasília. Dezenas de milhares de brasileiros já participaram dos processos municipais e estaduais. No último final de semana Fortaleza sediou, no Ponta Mar Hotel, a Conferência Estadual que teve mais de mil inscritos e mais de 600 credenciados que participaram ativamente. Foram eleitos 63 delegados à Conferência Nacional, sendo 28 da sociedade civil, igual número da sociedade civil empresarial e sete do setor público. Foi a maior conferência de todo o País até o momento. Isto apesar do boicote do patronato, já que a determinação da ACERT –Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão – orientada pela congênere Nacional, a ABERT, foi no sentido de nenhum dos seus membros participar. Com exceção da TV Ceará (pública), nenhuma emissora de televisão comercial noticiou pelo menos o factual. Porém um fato relevante merece ser destacado: toda a Conferência Estadual de Comunicação do Ceará foi transmitida ao vivo por uma emissora de televisão comunitária, a TV UMLAW, da Associação de Moradores do Álvaro Wayne, bairro pobre da zona Oeste de Fortaleza. Mais detalhes na página do Ceará no Vermelho (www.vermelho.org.br/ce).

10 comentários:

Anônimo disse...

ontem na secretaira de educação foi o maior auê... é secretária desfazendo o q as diretoras de departamento faz é diretora alterada com as colegas pense num desmantelo!!!!!!!!!kkkkkk
esta é a educaçao de qualidade que querem para os nossos alunos?

Anônimo disse...

Também com esses secretariados.
me digam o está funcionando em Boa Viagem?

Com exceção de alguns bares no centro da cidade que derespeita todas as leis.
Som alto, calçadas cheias de mesas de bares como se fossem dono da rua.

Fernando você está cobrando o Iptu destes espaços público que esta sendo ilegalmente ocupado?

Anônimo disse...

Quando é que vão pintar a igreja matriz de azul, amarelo e branco?

kkkkkkkkk

Só falta isso.


Nem este povo escapa ó povinho...

Anônimo disse...

ESPORTE E BAR: PARECE NOME DE PROGRAMA DE TV.
TAMBÉM TU QUERIA O QUE CARA PÁLIDA, SE O SECRETÁRIO DE ESPORTE É DONO DE UM BAR, ONDE VENDE LEITE ATÉ AS 9 HORAS DA MANHÃ, SÓ DEPOIS É QUE VAI PARA A SECRETARIA. PENSE NUMA COMBINAÇÃO PERFEITA:
ESPORTE E BAR.

olho vivo disse...

QUE FALTA FAZ?
Oportuno e irretocável artigo de Messias pontes sobre a grande mídia Nacional, que de forma Colonizada, Golpista e anti-Democrática, tenta desesperadamente manter os privilégios das Oligarquias Brasileiras . O que se tem assistido neste país é de uma agressão quase sem precedentes na história. Mas pra recordar, a mesma mídia Nacional levou Getúlio ao suicídio, cassou João Goulart e não permitiu mais um mandato de Juscelino apoiando o famigerado Golpe Militar de 1964. É a mesma imprensa que esconde o sucesso Nacional e internacional de Lula e de seu Governo, numa postura anti-Nacional, mostrando uma de suas principais faces ,a colonização.
Boa Viagem tem muito a agradecer a Deodato ramalho, que no comando da AM liberdade, tem feito muito para fazer deste veículo de comunicação, o mais democrático , Ético e Plural, forma de agir sem precedentes por estas bandas. Mas mesmo a AM LIBERDADE que tem no seu comando este digno filho de nossa Terra e conta com valiosas colaborações sobre este tema, como as do Dr. Amâncio e Dr. Márcio Ary que por inúmeras vezes denunciaram a forma Golpista e tortuosa de agir da imprensa Nacional, tinha até bem pouco tempo, um defensor e reprodutor do pensamento das Oligarquias nacionais e dos devaneios da imprensa Golpista. O “RADIALISTA” Charles Brown que possuiu estilo popular, porém ausente de qualquer compromisso com o esclarecimentos dos fatos e do bom jornalismo, agarrando-se a factóides e ao sensacionalismo barato para manter a audiência. Muitas vezes esteve a serviço de tudo que a rádio combate: corrupção,mentira, leviandade.
Foi tarde! e não fará falta a ninguém, a não ser Àqueles as quais se vendeu, e foram muitos.
OLHO VIVO

Anônimo disse...

ruim com ele pior sem ele.

Anônimo disse...

QUANDO SEI DOS DESMANTELOS DA EDUCAÇÃO SÓ LEMBRO DE UMA QUE SE DIZ EDUCADORA E ESTÁ LÁ,BASTANTE DISSIMULADA DANDO UMA DE BOA GENTE SE CUIDA PESSOAL

Anônimo disse...

Que vergonha Nenem(do Alfredo) eu que lhe defendia qdo alguem falava que o Argeu estava arrumando esse emprego para vc na Educação, se era para ofender Mazinho, MA. Dias, etc, coitada vc entrou numa fria, pq o ninho de gato que se encontra esta Educação, quase todo dia tem brigas, e vc Iran já ameaçou sair uma vez, pq ganhava merrecas, chiou, chorou e esqueceu a humilhação da D. Antonia e voltou, agora só faltou levar uns tapas da Sec. e cia.Fofoca ou boatos?

Anônimo disse...

Eu soube que tem uma VOLUNTÁRIA que escorregou na baba e quebrou os dedos, por favor e verdade ou boato? Deve ter ido para Canindé, ganha bem, tem imóveis alugado para PMBV, etcccccccccc

Anônimo disse...

OS VOLUNTÁRIOS DE BOA VIAGEM NÃO ESCORREGAM NEM QUEBRAM DEDOS QUEM SE QUEBRA SÃO AS VITIMAS DA DESORDEM DO TRANSITO DE BOA VIAGEM. ESSES VÃO PARA CANINDÉ EM BUSCA DE SAÚDE