terça-feira, 30 de novembro de 2010

LASTIMÁVEL... LASTIMÁVEL... LASTIMÁVEL...

"Eu votei no... foi... "
Pesquisa TSE/Sensus mostra que boa parte do eleitorado brasileiro já esqueceu o nome do candidato
30.11.2010 02:00


O ato de votar, mesmo obrigatório, não fixa na cabeça do eleitor os nomesescolhidos por ele para representá-lo na vida pública (GEORGIA SANTIAGO)
Uma pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encomendada ao instituto Sensus, revela que muitos brasileiros já apagaram da memória o nome em quem votaram nas eleições ocorridas no mês passado.
Segundo o tribunal, o esquecimento é maior em relação aos cargos de deputado estadual, no qual 23% dos eleitores entrevistados não lembraram o candidato escolhido na hora do voto.
Em segundo lugar, com maior grau de esquecimento, foram os votos dados para deputado federal, onde 21,7% afirmaram que não se lembram em quem votou. No caso de senador, o esquecimento ficou em torno de 20,6% dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada com 2.000 pessoas de 136 municípios, em 24 Estados. O levantamento ocorreu entre os dias 3 e 7 de novembro e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Meios de comunicação

A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual o principal meio de comunicação utilizado para se informar sobre política e eleições. O resultado mostrou que 56,6% se informam principalmente pela televisão e 18,4% por meio de conversa com amigos e parentes. A internet apareceu em terceiro lugar, com 9,9%, à frente do jornal impresso, do rádio e de revistas.
Questionados especificamente sobre a fonte de informação utilizada para se decidir quanto ao segundo turno, a maioria, 44,2%, afirmou que já estava decidido pessoalmente.
Outros 18,8% afirmaram que debates entre os candidatos na televisão e no rádio contribuíram para a decisão. Em terceiro lugar apareceram os programas de candidatos na TV, com 15,5%. (das agências de notícias)

MULTIMÍDIA

Veja detaLhes da pesquisa em www.tse.gov.br

O LEITOR E A AMINÉSIA (%)

Deputado estadual: 23,0

Deputado federal: 21,7

Senador: 20,6

Governador: 11,3

Presidente: 3,3

O QUE FOI QUE NÓS DISSEMOS? OLHA O PSDB DA FISIOLOGIA POLÍTICA JÁ SE PREPARANDO PARA ADERIR...

PSDB racha ao meio em relação a Cid
Quatro dos oito deputados que se reelegeram querem ficar no governo. A outra metade quer ir para a oposição. No meio, uma crise de indefinição
30.11.2010 02:00 - O POVO
A situação do PSDB cearense, que passa pelo dilema de ser governo ou oposição à gestão Cid Gomes (PSB) ficou ainda mais complicada nos últimos dias. Além das derrotas acumuladas nas eleições de outubro, da redução da bancada na Assembleia Legislativa e da debandada de prefeitos “infiéis”, o partido enfrenta agora, internamente, uma divisão política que fragiliza ainda mais o partido.

Quatro dos oito deputados estaduais eleitos não querem fazer oposição ao governo estadual, mas a executiva do partido já avisou que ser oposição vai continuar sendo o caminho do PSDB. Diante desse cenário, um dos deputados eleitos – Osmar Baquit – já estaria cogitando deixar os quadros do PSDB.
O tema, delicado, foi tratado pelos deputados eleitos com a direção estadual do partido na segunda-feira da semana passada, quando se reuniram.
Segundo o deputado estadual Fernando Hugo (PSDB), foi nesse encontro que os deputados Téo Menezes, José Teodoro (PSDB), Gony Arruda (PSDB) e Osmar Baquit (PSDB) avisaram que a postura de oposição ao governo Cid Gomes (PSB) lhes causaria desconforto.
Essa foi a ocasião, também, em que Baquit teria falado até em deixar o PSDB – segundo contou o deputado João Jaime (PSDB), atual líder da bancada do PSDB. ”O povo, nas urnas, colocou o PSDB no papel de opositor, de fiscalizador”, defendeu o líder tucano.
O presidente da sigla, Raimundo Gomes de Matos (PSDB) afirmou que não quer obrigar ninguém a nada, mas avisou que os mandatos pertencem aos partidos. “O PSDB vai ter uma linha que os deputados deverão seguir, que é a linha de oposição”, disse o dirigente.

ENTENDA A NOTÍCIA

A força política acumulada por Cid Gomes (PSB) ao longo dos últimos anos tem alcançado forças que, em tese, seriam de oposição. Com derrotas expressivas nas últimas eleições, a debandada passa a ser uma questão de sobrevivência.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AS CARPIDEIRAS DOS QUARTÉIS E A FARSA DA DEFESA DA LIBERDADE DE IMPRENSA.

As carpideiras do regime militar
Cynara Menezes 29 de novembro de 2010 às 18:04h
WikiLeaks revela documento mostrando que até o governo americano tratou os acontecimentos em Honduras como golpe de estado, enquanto no Brasil falava-se em "deposição constitucional".


Há uma revelação, entre as tantas que estão vindo à tona com a divulgação dos telegramas confidenciais das embaixadas dos Estados Unidos no mundo pelo site WikiLeaks, que me deixou particularmente satisfeita. Trata-se da admissão oficial pela diplomacia americana de que o que viveu Honduras em junho do ano passado foi um golpe de Estado. G-O-L-P-E, em português claro, como escrevemos em CartaCapital. Em inglês usa-se a palavra francesa “coup”. Ninguém utilizou o eufemismo “deposição constitucional” a não ser os pseudodemocratas locupletados em setores da mídia no Brasil.


Por Cynara Menezes. Imagem: Reprodução/WikiLeaks


É a mesma gente que, quando o governo Lula fala da intenção de regular a mídia, vem com o papo furado de que está se querendo cercear a liberdade de expressão. É o mesmo pessoal que ataca cotidianamente um líder democraticamente eleito e reeleito com palavras vis, mas que, ao menor sinal de revide verbal, protesta com denúncias ao suposto “autoritarismo”do presidente. Jornalistas, vejam só, capazes de ir lamber as botas dos militares em seus clubes sob a escusa de que a democracia se encontra “ameaçada” em nosso país.
Pois estes baluartes da liberdade de imprensa e de expressão no Brasil foram capazes de apoiar um regime conquistado pela força a pouca distância de nós, na América Central. Quando Honduras sofreu o golpe, estes falsos democratas saíram em campo para saudar o auto-empossado novo presidente Roberto Micheletti, que mandou expulsar o eleito Manuel Zelaya do país, de pijamas. Dizem-se democratas, mas espinafraram Lula e seu ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, por se recusarem a reconhecer um governo golpista. Quem é e quem não é democrata nessa história toda?
Não se engane, leitor. Disfarçados de defensores da democracia, estes “formadores de opinião” são na verdade carpideiras do regime militar. Choram às escondidas de saudades dos generais. Quando se colocam nas trincheiras da “liberdade de expressão” contra o governo, na verdade estão a tentar salvaguardar o monopólio midiático de seus patrões, não por acaso beneficiados pela ditadura. Dizem-se paladinos da imprensa livre, desde que seja aquela cevada pelas graças do regime militar. Não à toa, elogiam quem morreu do lado dos generais e difamam quem foi torturado e desapareceu lutando contra a ditadura.
As carpideiras do golpe se disfarçam sob a máscara dos bons moços, cheios de senso de humor “mordaz” (alguns humoristas de profissão, inclusive) e pretensamente bem formados intelectualmente. Mas não é difícil identificá-las: fique de olho em gente que diz que “todo político é igual”, que despreza o brasileiro com declarações do tipo “somos todos Tiriricas” e que prega o voto nulo nas eleições. Repare bem: prescindir do voto é abrir mão de ser cidadão. Na ditadura, não se votava, lembra? As carpideiras do regime militar tentam se conter, mas volta e meia se traem.
É mais fácil reconhecer uma carpideira dos milicos em tempos de guerra do que de paz. Durante as eleições, foi só surgir a polêmica sobre a descriminalização do aborto que elas mostraram a verdadeira face, erguendo a bandeira da ala mais obscurantista da igreja católica. Com a invasão policial dos morros cariocas no fim de semana, a mais “tchutchuca” entre todas as carpideiras da ditadura teve a desfaçatez de postar no twitter: “E se o BOPE, a Polícia e as Forças Armadas, depois da operação no Rio, fossem limpar o Congresso Nacional?” Nenhum respeito às instituições: é dessa matéria que se fazem os golpistas.
Se foram capazes de colocar o presidente Lula, do alto de sua popularidade, em capa de revista com a marca de um pé no traseiro, é de se presumir que as carpideiras do regime militar não darão trégua a Dilma Rousseff. Já começaram por escarafunchar seu passado de guerrilheira. Que ninguém se engane, as carpideiras estão à espreita. Esperam um deslize qualquer de Dilma para tentar defenestrá-la. Estão louquinhas por uma “deposição constitucional” como a que houve em Honduras, porque jamais admitirão ser o que são: groupies de ditadores. Os papéis do Wikileaks deixam claro, porém, que nem os Estados Unidos se enganam mais com golpistas.
Siga @cynaramenezes no Twitter
Cynara Menezes
Cynara Menezes é jornalista. Atuou no extinto "Jornal da Bahia", em Salvador, onde morava. Em 1989, de Brasília, atuava para diversos órgãos da imprensa. Morou dois anos na Espanha e outros dez em São Paulo, quando colaborou para a "Folha de S. Paulo", "Estadão", "Veja" e para a revista "VIP". Está de volta a Brasília há dois anos e meio, de onde escreve para a CartaCapital.

No rádio, Lula diz que é apenas o começo, sobre ação policial

No programa semanal de rádio, Café com o Presidente, o presidente Lula fez um balanço do programa de Aquisição de Alimentos, e falou de vai atenderá tudo o que o Rio de Janeiro precisar para combater o narcotráfico. Segue a transcrição:



Apresentador: Olá, você, em todo o Brasil. Eu sou Luciano Seixas, e começa agora o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Olá, presidente, como vai? Tudo bem? Presidente: Tudo bem, Luciano.
Apresentador: Presidente, o senhor participou, na quinta-feira passada, de um seminário do Programa de Aquisição de Alimentos. Em relação a esse programa, a agricultura Hilda Maria Resende Santos, presidente da Associação Comunitária de Criadores de Caprinos, da cidade de Custódia, em Pernambuco, diz o seguinte: “As minhas palavras são de agradecimento, falo em nome de um povo sofrido. Se não fosse esse programa, as crianças não teriam um litro de leite para tomar. E se, hoje, elas vão bem na escola é porque tomam leite todo dia. Então, Pernambuco agradece ao presidente Lula. E mais...”, diz a D. Hilda, “... Estou certa que a presidente Dilma irá continuar o programa” (*). Então, presidente?
Presidente: Olha, Luciano, o Programa de Aquisição de Alimentos é um programa, eu diria, quase que revolucionário porque, primeiro, ele atinge 2.300 municípios, segundo, nós compramos produtos de, mais ou menos, 160 mil pequenos agricultores, terceiro, nós conseguimos comprar por volta de 3 milhões de toneladas de alimentos e nós distribuímos isso para 15 milhões de brasileiros. Ou seja, são 25 mil instituições que participam desse programa. É um programa que mexe com a sociedade, que mexe com o pequeno produtor, e garante que alimento de boa qualidade chegue na casa das pessoas. E garante mais ainda, que a gente dê ao pequeno produtor um preço justo, melhor do que aquele que o mercado oferece ao pequeno produtor. Esse é um programa que eu tenho a convicção que a companheira Dilma vai continuar, vai aperfeiçoá-lo. E a Dona Hilda tem razão, aliás eu ouvi o depoimento da Dona Hilda, eu vi o discurso dela lá, ela pediu a palavra, ela me entregou uma cesta básica e, depois, ela foi fazer um discurso. Ou seja, o discurso emocionou todo mundo, porque é uma mulher simples, sabe, que estava falando apenas aquilo que a alma dela conseguia produzir, aquilo que o coração dela conseguia sentir.
Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Presidente, mudando de assunto. A polícia, com a colaboração das Forças Armadas, expulsou os principais líderes de algumas das comunidades do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que enfrentava os maiores problemas com o crime organizado. O que é que o senhor achou dessa ação? Está fechado o cerco ao tráfico no Rio de Janeiro?
Presidente: Primeiro, nós temos que dar os parabéns ao governador Sérgio Cabral, ao secretário de Segurança, e a todo o povo do Rio de Janeiro. O governador me ligou na segunda-feira, dizendo o que estava acontecendo no Rio de Janeiro, pedindo para mim se a gente poderia colocar Polícia Rodoviária Federal para ajudar no Rio de Janeiro. Prontamente eu liguei para o ministro da Justiça, pedi para o ministro da Justiça atender o Sérgio Cabral naquilo que fosse necessário para o Rio de Janeiro. Nós, então, mandamos mais reforço da Polícia Rodoviária Federal. Depois, o companheiro Sérgio Cabral falou da Polícia Federal. E já quando eu ia viajando, na quinta-feira, para Georgetown, na Guiana, o ministro Nelson Jobim me liga, dizendo de um pedido que o Sérgio Cabral tinha feito para ele. Depois, me liga o Sérgio Cabral dizendo, sabe, do que ele precisava das Forças Armadas. Eu, prontamente disse ao ministro Nelson Jobim, que ele fizesse o que tivesse que fazer, dentro da lei. Pedi para que o Sérgio Cabral pedisse por escrito, que nós estávamos dispostos a ajudar o Rio de Janeiro a vencer o crime organizado, a vencer o narcotráfico. E disse ao governador: “Governador, tudo o que eu puder fazer para que a gente possa livrar o Rio dessa situação nós iremos fazer”. Eu acho que a operação está sendo um sucesso. Obviamente que ela não terminou, ela apenas começou. Nós não sabemos ainda se todos os bandidos fugiram, se tem muito lá dentro, se estão escondidos. De qualquer forma, nós demos o primeiro passo – entramos dentro do Complexo do Alemão. Eu estava para ir visitar o Complexo do Alemão. Independentemente dessa operação eu iria visitar o Complexo do Alemão. Eu, agora, vou com muito mais prazer. Eu quero reiterar hoje o que eu disse na sexta-feira: o que o Rio de Janeiro precisar para que a gente acabe com o narcotráfico, o governo federal está disposto a colaborar com o estado do Rio de Janeiro e com o meu amigo, Sérgio Cabral. Apresentador: Presidente, qual mensagem que o senhor deixa às comunidades do Rio de Janeiro, mas também aqueles que acompanham esses acontecimentos, no Brasil e no mundo? Presidente: A mensagem que eu posso dar é essa: otimismo. Otimismo e esperança. E dizer ao povo do Rio: “Muita tranquilidade, porque nós venceremos essa guerra”. E fica demonstrado quando a união entre governo federal e governo estadual, e os órgãos de inteligência das polícias, as coisas funcionam. Quando ficamos disputando, entre nós, quem é mais bonito, quem é melhor, o povo paga um prejuízo. Eu digo sempre o seguinte, quando os governos se unem, o povo ganha. Quando os governos divergem, o povo perde. Então eu acho que o Sérgio Cabral fez um trabalho excepcional, eu espero que outros governadores comecem a fazer a mesma coisa, porque só tem um jeito de a gente vencer o crime organizado – é combatê-lo. E o governo federal só pode entrar na medida que haja o pedido de um governo, como o Sérgio Cabral, humildemente pediu e nós, humildemente, atendemos.
Apresentador: Muito obrigado, presidente Lula, e até a próxima semana.
Presidente: Obrigado a você, Luciano, e até a próxima semana.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ministro da Justiça anuncia medidas contra a corrupção



(Blog do Eliomar de Lima): Brasil, Justiça, Política

“O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, anunciou, nesta sexta-feira (26), o resultado final do encontro anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). O evento reuniu, em Florianópolis, as principais autoridades dos órgãos envolvidos no combate à lavagem de dinheiro e à corrupção no Brasil. No encerramento do encontro foi divulgada a Carta de Florianópolis, na qual os organizadores e participantes da ENCCLA pedem que o Congresso Nacional aprecie dois projetos considerados importantes: o PL 3443/2008, que trata do combate à lavagem de dinheiro, e o PL 6578/2009, sobre o combate ao crime organizado.
Acelerar – As mudanças propostas permitem a condenação de pessoas que ocultam a origem de dinheiro ilícito, qualquer que seja o crime antecedente, acabando com o rol taxativo existente na legislação atual. Quanto ao crime organizado, a alteração define e regula os meios de prova e procedimentos investigatórios. “São projetos que estão parados no Congresso há muito tempo e que são fundamentais para o combate ao crime organizado no Brasil. Já conversei com o Senador Aloísio Mercadante para acelerar a aprovação na Comissão de Segurança Pública de forma que, respeitando os processos internos de trâmite no Congresso, eles sejam aprovados ainda em 2010”, destaca o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.
Laboratório – Entre as ações anunciadas ao final do encontro também está a assinatura de convênio no valor de R$ 1,6 milhão para instalação do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) de Florianópolis. Trata-se do primeiro com utilização compartilhada entre a Polícia Civil do estado e o Ministério Público. A instalação do LAB-LD é uma ação do Ministério da Justiça, pioneira no mundo. São hardwares e softwares que, a partir do cruzamento de dados obtidos por investigações e documentos fornecidos por fontes parceiras (polícias, instituições financeiras e os próprios ministérios públicos), possibilitam o cruzamento de dados em tempo recorde para a localização de organizações criminosas.
Transparência – Outra ação de destaque anunciada como resultado do encontro é a disseminação do Sistema de Movimentações Bancárias (Simba), tecnologia utilizada para análise dos extratos de quebra de sigilo bancário. Os bancos poderão preencher os dados e transmiti-los pela Internet, porém, não poderão omitir as informações solicitadas, já que o sistema não aceita o envio de informações incompletas.
Dentro da proposta de transparência, os representantes das instituições que congregam a ENCCLA também decidiram tornar público à sociedade civil quais são os organismos do governo que divulgam seu orçamento, em cumprimento à Lei Complementar 131/2009. A lei determina que os gastos dos poderes executivo, legislativo e judiciário devem ser divulgados na internet.”
(Site do MJ)

CONGRESSO NACIONAL DISCUTE APROVAÇÃO DE MEDIDA QUE COBREI DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ EM FEVEREIRO DE 2009.

Essa proposta fiz ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, em fevereiro de 2009, publicando, em 11 de maio de 2009, artigo no jornal O POVO, abaixo:

Celeridade processual – O que fazer?
(Artigo publicado no Jornal O POVO 11.05.2009).


O descrédito da população nas instituições brasileiras é geral. Esse é um fato. Não vai muito, somente o executivo e o legislativo eram alvos da vigilância social. Do judiciário nada se cobrava. Era o medo da intocabilidade do poder da toga, que impedia fossem levados à luz do sol os seus problemas, suas idiossincrasias, suas mazelas.
Com a democracia, setores da sociedade iniciaram uma luta de Davi contra Golias, cobrando a democratização da Justiça brasileira, conservadora e fechada à transparência de suas ações, inclusive as de natureza jurisdicional. No Ceará, após o fracasso da instalação da CPI do Judiciário, com a hilária figura do sobrestamento de assinaturas de deputados, entidades de direitos humanos resolveram criar o Observatório do Judiciário – A Sociedade de Olho na Justiça. Apesar das incompreensões e das pressões, essa iniciativa, inclusive com o aplauso de vários magistrados, então engajados na Associação Cearense dos Magistrados, contribuiu para o arejamento da nossa Justiça, criando ambiente socializar a idéia de que também o Judiciário tem que passar por algum tipo de controle social.Apesar de ainda remanescer vícios, o Brasil avançou muito nesse controle, especialmente pela criação, ainda que com limitações e inadequada composição, do Conselho Nacional de Justiça. Com relação à falta de celeridade processual, penso que a dificuldade de atingir esse desiderato reside na renitência do poder de não abrir mão da quase ilimitada discricionariedade na hora de despachar processos. Em fevereiro de 2009, dirigi petição a S.Exª., o presidente do TJCE, desembargador Ernani Barreira Porto, na qual sugiro a adoção de medida simples, democrática e cidadã, que em muito ajudaria a tornar a prestação jurisdicional mais ágil, que seria a obediência ao critério de ordem cronológica de entrada de processos nas diversas esferas do Judiciário. Sim, porque a falta de celeridade não reside apenas na demora de decisão em uma infinidade de feitos, mas, também, à ligeireza que é emprestada aos processos de alguns.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

COMO A VEZ DO POVO DESPERTOU A IRA DOS CONSERVADORES E DEFENSORES DOS PRIVILÉGIOS.

Por que cresce o ódio racial da elite branca
Posted by eduguim on 19/11/10

Apesar das negativas da grande imprensa, é inegável que nos últimos anos o Brasil começou a operar uma forte distribuição de renda de um grupo étnico minoritário e privilegiado para outro amplamente majoritário e eternamente prejudicado na divisão da riqueza.
Por estar a serviço do setor privilegiado – pois, em última instância, pertence a ele –, a mídia corporativa meramente canaliza um sentimento de “revolta” de classe e racial desses setores da sociedade que, até há pouco, vinham ganhando a luta de classes – que alguns tentam apresentar como anomalia ou desejo de grupos políticos, mas que, em um país tão injusto, é mera conseqüência de sua realidade social.
Estudo recente, pois, explica o ódio da elite branca contra um governo que desencadeou esse necessário processo redistribuidor de renda em prol da maioria étnica brasileira que sempre ostentou condições de vida infinitamente piores do que as de uma casta branca e descendente de europeus.
Data Popular é uma instituição que, segundo diz sua mensagem institucional, dedica-se a produzir “Conhecimento de qualidade sobre o mercado popular no Brasil”. Ao entrar no site, a mensagem institucional inicial esclarece a que ele se dedica:
Bem-vindo ao mundo do carnê, do consórcio, do SPC.
Bem-vindo ao mundo do metrô, do buzão, da lotação, da CBTU, do seminovo zerado.
Bem-vindo ao mundo do vale-refeição, do PF e da marmita.
Bem-vindo ao mundo do supletivo, da escola de cabeleireiro e do curso de computação.
Bem-vindo ao mundo do celular pré-pago, da megasena.
Bem-vindo ao mundo do trabalho informal, da pensão do INSS, do despertador pras 5, da mobilidade social.
Bem-vindo ao mundo do Ratinho, Raul Gil, Bruno & Marrone, Banda Calypso, Calcinha Preta, MC Leozinho e da Rádio Tupi.
Bem-vindo ao mundo do supermercado com a família, da cervejinha gelada, da macarronada com frango, do financiamento da Caixa.
Bem-vindo ao mundo surpreendente da economia da base da pirâmide.
O trabalho mais recente do Data Popular, concluído nesta semana, busca prover com dados científicos o crescente interesse de grandes empresas por esse segmento em ascensão social, segmento no qual os negros sobressaem.
A renda da população negra no país atingiu R$ 544 bilhões. Segundo estudos recentes, desde 2007 a renda média per capita do negro cresceu 38% – o dobro da renda média do branco, que teve alta de 19% no mesmo período.
A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), feita pelo IBGE, deixa ver claramente como durante o governo Lula essa parcela amplamente majoritária – e “afrodescendente” – da população brasileira começou a ser resgatada da injustiça social em que foi mantida durante o século XX.
Segundo Renato Meirelles, sócio-diretor do instituto de pesquisa Data Popular, o “enriquecimento” dos negros é resultado do aumento da renda da população da base da pirâmide de renda do país: “tem mais negros nas classes C e D, que teve aumento maior de renda que nas classes A e B [no período analisado]”.
Esse estudo não precisaria ter sido feito para que os beneficiados pelo processo redistribuidor de renda percebessem-no. Quem está comprando mais bens de consumo durável, vestuário, alimentos, ou que está chegando a universidades na condição de primeiro universitário da família, bem sabe o que lhe está acontecendo – e inclusive votou para manter esse processo.
Além de subsidiar empresas interessadas no mercado de consumo de massas que o governo do PT fez surgir, o estudo serve para finalmente calar os que tentam atribuir tal processo a governos que trataram de impedi-lo ou àqueles que tentam negar que tal processo esteja ocorrendo.

Fonte: http://www.blogcidadania.com.br/2010/11/por-que-cresce-o-odio-racial-da-elite-branca/

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

IVO GOMES: "TODO ANO É A MESMA LENGA LENGA"


Foto: Arquivo - Blog sobraldeprima.blogspot.com
Foi assim que o deputado estadual Ivo Gomes (PSB) definiu o discurso dos prefeitos e da presidente da Aprece, Eliane Brasileiro, que alegam diminuição dos recursos do FPM.
“Se não tem dinheiro pra pagar é por incompetência, porque o que toda prefeitura e governo tem fazer é todo mês separar 1/12 em uma conta bancária intocável para poder garantir o 13º dos servidores. Isso é pressão. Todo ano tem isso. Todo ano aumenta o salário e nenhuma prefeitura quebrou”.
O deputado socialista também destaca que o Governo do Estado estará de “portas fechadas” para tratar do tema com os gestores municipais.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

BOTANDO A BOCA NO TROMBONE (25)

ESCOLA AGRÍCOLA DE BOA VIAGEM É FECHADA E TRANSFORMADA NUM DEPÓSITO DE MERDA...
Vejam as fotos da irresponsabilidade administrativa, da incompetência, enfim, do verdadeiro crime que se pratica contra o povo de Boa Viagem, especialmente contra a nossa juventude tão carente de tudo.










Compromisso com a Educação é isso? Compromisso com a lisura nos gastos públicos é isso? Milhões de reais, liberados pelo governo federal, para a construção de uma Escola Agrícola e o prefeito Fernando Assef além de fechar a escola a transforma num depósito de merda...E o pior, já há quem diga que depois de mais outra fortuna gasta para transformar a área rural, que era destinada aos jovens de Boa Viagem, em depósito de merda, a nova obra (que obra!) do senhor prefeito estaria abandonada.
Para que isso seja convenientemente apurado provocaremos o Ministério Público, a fim de que seja instaurado o devido inquérito civil público a fim de apurar:
1. A escola poderia ser fechada?
2. A nova obra (que obra!) do prefeito Fernando Assef está regular?
Vejam as fotos da irresponsabilidade administrativa, da incompetência, enfim, do verdadeira crime que se pratica contra o povo de Boa Viagem, especialmente contra a nossa juventude tão carente de tudo.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

OLHA QUE COISA MAIS LINDA, MAIS CHEIA DE GRAÇA...


Eis Isis Valverde, atria que faz sucesso na novela Tititi, da Rede Globo. Não é uma gracinha?
(Do blog do Eliomar de Lima).

domingo, 14 de novembro de 2010

QUEBRANDO A INDISSOLUBILIDADE.

Cerca de 70 uniões anuladas por ano

Às quintas-feiras, católicos procuram o Tribunal Eclesiástico, na Prainha, para pedir anulação de casamentos. Hoje 620 processos tramitam no Ceará
13.11.2010 17:00 - O POVO

Este ano, 120 pedidos de anulação de casamento deram entrada no Tribunal Eclesiástico do Ceará (KLÉBER A. GONÇALVES)
Toda quintas-feira à tarde, em uma sala discreta no Seminário da Prainha, a máxima católica de que o casamento é indissolúvel e dura até que a morte separe o casal, é confrontada pela realidade. As visitas à sala onde funciona o Tribunal Eclesiástico Católico, já são previamente agendadas para as tardes de quinta, com o intuito de ser iniciar o processo de anulação de casamentos religiosos.
Ao Tribunal cabe receber todas as demandas relacionadas à Igreja, desde desentendimento entre padres e leigos a questões matrimoniais. A maior demanda, todavia, é relacionada a pedidos de anulação de casamentos. Este ano, segundo o padre José Fernandes, presidente do órgão, já são 120 pedidos.
Os 120 pedidos de 2010, porém, não refletem a realidade enfrentada pelo Tribunal no tratamento da questão. Desde 1982 a frente da instituição, padre José Fernandes afirma que a cada ano vem crescendo a procura pelas anulações. Atualmente, além dos que deram entrada este ano, outros 500 processos estão em andamento acumulados dos últimos anos.
Essa demanda tem feito com que nos últimos cinco anos cerca de 70 a 80 casamentos religiosos por ano tenham sido anulados. Fato considerado preocupante pelo padre. Para tentar explicar os motivos, diz que “o mundo está virado”. Mas a questão não parece ser tão simples.
Nas quintas-feiras, dia dedicado as pessoas que queiram apresentar denúncias contra os cônjuges e dar entrada nos pedidos, os interessados agendam o horário e são ouvidos individualmente pelos juízes. A conversa inicial serve como balizadora para se abrir ou não o processo de anulação. É nesse momento, relata o presidente do Tribunal, que os membros da corte decidem pela abertura ou não processo.
Aberto o processo, a legislação eclesiástica estabelece o prazo de um ano para ser concluído e ir a julgamento. Mas padre José Fernandes diz que há atraso nos trâmites em vista das dificuldades das audiências e da falta de pessoal no Tribunal para atender a demanda e, geralmente, esse prazo é sempre elastecido. Há seis juízes para julgar todos os processos que estão acumulados. José Fernandes diz ainda que a procura por aberturas de processo é praticamente igual entre homens e mulheres. “Geralmente é o homem o maior responsável pelos motivos da anulação, mas há mulheres motivadoras também”. Ele ressalta também que os processos correm sob segredo de justiça e, nas audiências, as partes nunca se encontram para se evitar possíveis atritos.

Juízes e leigos

O Tribunal Eclesiástico mantém quase a mesma estrutura de um Tribunal comum, formada por um presidente, seis juízes, defensores do vínculo e os notários. Os juízes e os defensores no Ceará são padres, mas poderiam ser leigos, não fosse a falta de especialistas em direito canônico. Somente o presidente é que não pode ser leigo.

ENTENDA A NOTÍCIA

O pedido de anulação de casamento religioso começa com uma audiência no Tribunal Eclesiástico do Ceará, no Seminário da Prainha. Os interessados devem ligar para o telefone 3219 8238, entre as 13 e 17 horas.
Luiz Henrique Campos

Veja mais:

''Surpresa e hipocrisia'' no contato com o Tribunal:

http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2010/11/13/noticiafortalezajornal,2064819/surpresa-e-hipocrisia-no-contato-com-o-tribunal.shtml

Matéria completa:

http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2010/11/13/noticiafortalezajornal,2064813/cerca-de-70-unioes-anuladas-por-ano.shtml

sábado, 13 de novembro de 2010

SECRETÁRIO DEODATO RAMALHO LUTA PELA CRIAÇÃO DO PRIMEIRO BAIRRO ECOLÓGICO DE FORTALEZA: SABIAGUABA.


Após a criação da APA da Sabiaguaba, o Plano de Manejo instituirá normas para a ocupação sustentável (GEORGIA SANTIAGO)
A Sabiaguaba, em breve, se transformará no primeiro bairro ecológico da Capital. O anúncio foi feito ontem pelo titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Deodato Ramalho, durante a abertura do Seminário Internacional de Serviços Ambientais e Planejamento Urbano, realizado em Fortaleza.
Depois da criação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Sabiaguaba e do Parque Natural Municipal das Dunas no local, em 2006, o Plano de Manejo, que deve ser concluído em fevereiro do próximo ano, instituirá normas para a ocupação sustentável do espaço.
Atualmente, segundo o geógrafo Jeovah Meireles, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o bairro ainda sofre com problemas decorrentes da ocupação irregular.
A impermeabilização do solo, a falta de saneamento básico e o desmatamento da mata ciliar são apontados por ele como os principais questões da APA. A ideia do bairro ecológico, segundo geógrafo que acompanha o Plano de Manejo, é barrar tudo aquilo que degrada o espaço e proteger os diversos ecossistemas da Sabiaguaba.
Com a conclusão do plano, que leva em consideração os estudos da comunidade científica e os interesses da população local, serão traçadas as políticas públicas e as formas de apropriação do espaço, sempre priorizando o desenvolvimento sustentável.
“É uma área que proporciona os processos ambientais que amenizam o clima da cidade. É praticamente o único ponto com dunas da Capital”. Segundo Meireles, as dunas “amortecem” consequências do aquecimento global, pois são reservas estratégicas de água doce e regulam as propriedades biofísicas e bioquímicas dos manguezais.
Conforme explicou o secretário do Meio Ambiente, Deodato Ramalho, a Prefeitura já tem avançado na preservação do espaço. No Parque das Dunas, por exemplo, a vigilância é permanente, pois não pode haver nenhum tipo de intervenção no local. “Existiam pontos de exploração de areia nas dunas, mas já foram extintos”, completou Jeovah Meireles. O geógrafo adiantou que, quando Sabiaguaba for considerado bairro ecológico, as visitas ao parque vão ser organizadas, exclusivamente para ecoturismo e pesquisas científicas.

Plano

O estudante de Geografia Paulo Campos, que morou quatro anos em Sabiaguaba, e participa da elaboração do Plano de Manejo, explicou que, na APA, onde pode haver intervenção, mas as novas ocupações também vão seguir a ideia do desenvolvimento sustentável. Aquelas que já existem, devem se adaptar. “A população vai ser orientada a pescar, a plantar e a construir de uma forma que possa ser sustentável, sem degradar os ecossistemas”. Em Sabiaguaba, além do mangue e das dunas, há lagoas, rios, fauna e flora que precisam ser preservados.

ENTENDA A NOTÍCIA

A conclusão do Plano de Manejo transformará o local no primeiro bairro ecológico da Capital. Com isso, a APA de Sabiaguaba e o Parque Natural das Dunas vão ser protegidos pelo poder público e pela comunidade. A ideia é ocupar as áreas permitidas, de forma sustentável.

SAIBA MAIS

Em 12 de fevereiro de 2006, a prefeita Luizianne Lins assinou o Decreto de Criação do Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Sabiaguaba.
Pelo Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC), após a criação das áreas de proteção, o Município tem que, obrigatoriamente, concluir um Plano de manejo em cinco anos para orientar a ocupação sustentável dos espaços.
No parque, não é possível haver nenhum tipo de intervenção. Quando Sabiaguaba for transformada em bairro ecológico, o espaço ficará disponível para ecoturismo e pesquisas científicas. O Município é responsável por administrar o parque e fazer a fiscalização. O parque conta com aproximadamente 470 hectares de extensão.
A Área de Proteção Ambiental (APA) de Sabiaguaba foi criada junto com o Parque. No local, é possível haver intervenção, como construção de loteamento e aberturas de vias, mas somente depois de um diagnóstico ambiental.
A APA de Sabiaguaba funciona como uma área de proteção ao parque. O espaço barra as intervenções que possam gerar efeitos destrutivos ao ecossistema do parque. Ao todo, são cerca de 1009 hectares de extensão. Cerca de 17 mil pessoas vivem atualmente na APA.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DE FORTALEZA PROMOVE SEMINÁRIO INTERNACIONAL.

Planejamento urbano é tema de seminário

Clique para Ampliar

Adalberto Alencar: "é necessário que haja um plano de manejo para que os serviços ambientais não faltem" FOTO: CID BARBOSA

9/11/2010 - Diário do Nordeste.

Durante três dias, Capital sedia discussões sobre como aliar interesses econômicos a serviços ambientais

Uma grande questão que se apresenta na atualidade é como conciliar o crescimento econômico das cidades, a busca por moradia e as intervenções humanas com os serviços prestados pelo meio ambiente, como fornecimento de água e alimentos? Para responder e propor ações da sociedade civil, das empresas e do poder público sobre o tema ocorre, a partir de amanhã até a próxima sexta-feira, o Seminário Internacional de Serviços Ambientais e Planejamento Urbano, em Fortaleza.

Promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), em parceria com a Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema), o evento é o início para "um diagnóstico ambiental da Cidade", afirma o titular da Semam, Deodato Ramalho.

Isso porque, segundo ele, a partir da troca de ideias com pesquisadores, gestores e palestrantes com experiências exitosas em outros países, será possível observar quais as diretrizes para a elaboração de políticas públicas e de um planejamento urbano. Além disso, uma oportunidade para aproximar a iniciativa privada das demandas ambientais.

"Será um momento de apresentação de um trabalho técnico, exposições específicas. Pode despertar, nos empresários, as necessidades ambientais", diz Ramalho. Até porque, conforme observa o ecologista Adalberto Alencar, coordenador da Cepema, é preciso que os diferentes "atores" da sociedade entendam quais são esses serviços ambientais dos quais as cidades desfrutam e o que pode ser feito, inclusive por meio de pequenas ações, para impedir a sua degradação.

Afinal, relaciona Alencar, a ocupação irregular, a verti-calização desordenada, a pesca predatória, o não investimento em áreas verdes, entre outros, podem agravar o desequilíbrio dos ecossistemas e piorar a qualidade de vida. "É importante que haja conscientização ambiental para reduzir a dicotomia entre economia e ecologia". Isso porque, defende Alencar, é possível conciliar interesses econômicos, como construção de moradias, com preservação de recursos naturais.

Impactos

Para o doutor em Geografia Física Jeovah Meireles, o planejamento urbano ou plano de manejo para os ecossistemas é uma forma de "utilizar, organizar e preservar os espaços naturais". Segundo ele, que será um dos palestrantes do seminário, a partir do momento em que se planejam a interferência e os impactos em dunas, lagoas e mar de Fortaleza, por exemplo, pode-se garantir que haja pesquisa, lazer, turismo, enfim, melhores condições de vida.

PRESERVAÇÃO

"Plano de manejo para ecossistemas é forma de utilizar, organizar e preservar os espaços"
Jeovah Meireles
Doutor em Geografia Física

JANINE MAIA
REPÓRTER

domingo, 7 de novembro de 2010

CONHECENDO O ESTILO DA PRESIDENTA ELEITA DO BRASIL. FORÇA E DETERMINAÇÃO.

A gerente que se fez política
Colecionadora de divergências ao longo do governo Lula, Dilma Rousseff mostrou estilo muitas vezes considerado rude com colaboradores. Eleito seu vice, o peemedebista Michel Temer consta entre suas ''vítimas'' do passado


06.11.2010 16:00 - Jornal O POVO

Se a diferença mais visível entre o atual presidente e sua sucessora eleita está no talento que nele sobra e nela falta para a oratória, o que mais os distancia na forma de administrar é a habilidade política. Enquanto Luiz Inácio Lula da Silva é conciliador, conversa muito e adia decisões para contornar divergências, Dilma Rousseff é mais objetiva e menos diplomática. Um estilo que acabou levando a confrontos e turbulências. Sobretudo com o partido de seu vice-presidente eleito: o PMDB.

Nas Minas e Energia, contornar obstáculos políticos foi tarefa mais trabalhosa que reorganizar o setor recém-saído do apagão. Sua própria indicação foi resultado de crise com os peemedebistas. José Dirceu, que negociava em nome de Lula a formação do governo, havia chegado a acordo com Michel Temer, hoje vice-presidente eleito, para que o PMDB indicasse o ministro da área energética. Na última hora, porém, Lula vetou o acordo. Dilma assumiu o cargo e o partido de Temer adiou a entrada no governo, que ocorreria só em 2004.

Era o começo de uma relação complicada, cujo momento mais crítico foi em abril de 2005. Peemedebistas derrubaram, no Senado, a indicação do engenheiro José Fantine para a diretoria-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Motivo: insatisfação com Dilma no preenchimento de cargos. “Não foi uma derrota do governo, foi uma derrota da ministra”, disse na ocasião Ney Suassuna (PB), que era líder do PMDB.

Houve ainda divergências com o próprio homem que, em 2001, foi responsável por levá-la para a equipe que formulava o programa da candidatura de Lula. Luiz Pinguelli Rosa, presidente da Eletrobrás, foi seguidas vezes desautorizado por Dilma, até ser demitido, em 2004, para abrir espaço para o... PMDB.

Houve divergência ainda com o hoje presidente do PT, José Eduardo Dutra, que presidia a Petrobras quando Dilma estava nas Minas e Energia. Também trombou com Dirceu, que defendia a construção da usina nuclear de Angra 3, à qual ela se opunha.

Com o Meio Ambiente, que Marina Silva (hoje no PV) comandava, as divergências foram mais graves. A ponto de Dilma dizer que a demora na liberação de licença ambiental para hidroelétricas representava risco de novo apagão. Quando foi para a Casa Civil, na coordenação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a relação só piorou.

LISTA DE ATRITOS

Ao substituir Dirceu, Dilma já destacava a necessidade de agregar o componente político à sua atuação. “Há uma tentativa de tornar a gestão igual a uma atividade técnica sem conteúdo político, o que eu acho que é uma versão absolutamente incorreta de gestão pública. Gestão pública é gerir projetos: quais são os prioritários, quais são os critérios políticos que fazem com que um projeto tenha prioridade em relação a outro”, disse, no discurso de posse na Casa Civil.

Como ministra-chefe da pasta mais importante do governo, ela teve atritos ainda com dois dos cotados para exercer papeis importantes na futura administração: Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

Bernardo propôs o chamado “ajuste fiscal de longo prazo”. Dilma classificou a proposta de “rudimentar”, sepultando a ideia e comprando briga com também com o então titular da Fazenda, que deixaria o governo pouco depois.

Hoje, Palocci é cotado para ministro da Saúde. Bernardo pode ir para a Casa Civil.

Érico Firmo
ericofirmo@opovo.com.br

sábado, 6 de novembro de 2010

A RESPOSTA SOBRE A DÚVIDA A RESPEITO DO LIMITE DE VELOCIDADE DETERMINADO PARA O RONDA.

Ronda: limite de velocidade vale para todos os municípios
O limite de velocidade vale para todas as cidades onde o programa Ronda do Quarteirão foi implantado. O motorista só pode ultrapassar os 50 km/h se avisar antes a Ciops. A medida foi tomada para evitar acidentes envolvendo viaturas

06.11.2010 01:30 - Jornal O POVO.

O limite de velocidade de 50 km/h para viaturas do Ronda do Quarteirão vale para todas as cidades onde o programa foi implantado. O motorista da Hilux precisa respeitar o limite, mesmo estando em vias onde a velocidade máxima é de 80 km/h, como as avenidas Washington Soares e Senador Carlos Jereissati, em Fortaleza. “A orientação é que o veículo trafegue pela faixa da direita, que é a de trânsito mais lento”, informa o comandante do Batalhão de Polícia Comunitária, tenente-coronel Werisleik Matias.

O comandante esclarece ainda que o motorista pode ultrapassar esse limite desde que informe, antes, à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). “É claro que pode exceder (o limite) se for para atender a uma ocorrência mais grave. Só quero que comunique isso à Ciops para que, da sala de monitoramento, se possa acompanhar o que está acontecendo”, diz.

Segundo o tenente-coronel, a determinação foi dada durante uma reunião com todos os motoristas das viaturas, há cerca de 20 dias. A ideia é evitar acidentes. Esta semana, PMs tiraram fotos de mensagens de texto enviadas para as Hilux. Uma delas, datada do dia 20 de outubro, dizia: “a velocidade máxima deverá ser limitada em qualquer situação, inclusive no atendimento de ocorrências, perseguições.”

Werisleik afirma que não foi ele quem mandou as mensagens. “O que a gente fez foi conversar com os motoristas durante a reunião”, diz, acrescentando que não “voltou atrás” em sua decisão. O comandante também determinou que se evitem “perseguições cinematográficas”. Os policiais devem fazer um cerco aos criminosos, com apoio de outras viaturas, os obrigando a pegar uma CE ou BR, onde não há restrição de velocidade para as viaturas.



VAMOS NÓS: A decisão é sensata, do ponto de vista da atuação em áreas urbanas. Contudo, não pode ser uma coisa engessada, rígida, ou seja, deve haver a flexibilidade nos casos de atendimento a um pedido de socorro ou em caso de perseguição a criminosos. Do contrário, fica sem sentido até mesmo uma das justificativas, para mim correta, da opção que o governo fez pela Hilux, por ser um veículo mais potente.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A VERSÃO BOLSA-FAMÍLIA NOS ESTADOS UNIDOS...AHAHAH O QUE DIZ A DIREITONA RAIVOSA?

4 de novembro de 2010 às 17:42
WSJ: 42.389.619 de americanos dependem do Bolsa Família para comer
November 4, 2010, 2:47 PM ET
In U.S., 14% Rely on Food Stamps By Sara Murray, naquele "jornal comunista", o Wall Street Journal

Um grande número de domicílios americanos ainda depende da assistência do governo para comprar comida, no momento em que a recessão continua a castigar famílias.
O número dos que recebem o cupom de comida [food stamps, a versão americana do Bolsa Família] cresceu em agosto, as crianças tiveram acesso a milhões de almoços gratuitos e quase cinco milhões de mães de baixa renda pediram ajuda ao programa de nutrição governamental para mulheres e crianças.
Foram 42.389.619 os americanos que receberam food stamps em agosto, um aumento de 17% em relação a um ano atrás, de acordo com o Departamento de Agricultura, que acompanha as estatísticas.
O número cresceu 58,5% desde agosto de 2007, antes do início da recessão.
Em números proporcionais, Washington DC [a capital dos Estados Unidos] tem o maior número de residentes recebendo food stamps: mais de um quinto, 21,1%, coletaram assistência em agosto. Washington foi seguida pelo Mississipi, onde 20,1% dos moradores receberam food stamps, e pelo Tennessee, onde 20% dos residentes buscaram ajuda do programa de nutrição.
Idaho teve o maior aumento no número de recipientes no ano passado. O número de pessoas que receberam food stamps no estado subiu 38,8%, mas o número absoluto ainda é pequeno. Apenas 211.883 residentes de Idaho coletaram os cupons em agosto.
O benefício nacional médio por pessoa foi de 133 dólares e 90 centavos em agosto. Por domicílio, foi de 287 dólares e 82 centavos.
Os cupons se tornaram um refúgio para os trabalhadores que perderam emprego, particularmente entre os estadunidenses que já exauriram os benefícios do seguro-desemprego. Filas nos supermercados à meia-noite do primeiro dia do mês demonstram que, em muitos casos, o benefício não está cobrindo a necessidade das famílias e elas correm antes da chegada do próximo cheque.
Mesmo durante as férias de verão as crianças retornaram às escolas para tirar proveito da merenda, onde ela estava disponível. Cerca de 195 milhões de almoços foram servidos em agosto e 58,9% deles foram de graça. Outros 8,4% foram a preço reduzido. Este número vai aumentar quando os dados do outono forem divulgados já que as crianças estarão de volta às escolas. Em setembro passado, por exemplo, mais de 590 milhões de almoços foram servidos, quase 64% de graça ou com preço reduzido.
Crianças cujas famílias tem renda igual ou até 130% acima da linha da pobreza — 28 mil e 665 dólares por ano para uma família de quatro pessoas — podem ter acesso a almoços gratuitos. As famílias que tem renda entre 130% a 185% acima da linha da pobreza — 40 mil e 793 dólares para uma família de quatro — podem receber refeições a preço reduzido, não mais que 40 centavos de dólar de desconto.



Ps do Viomundo: Texto dedicado àqueles que acham chique os programas sociais na França, na Alemanha e nos Estados Unidos, mas tem “horror!” dos programas sociais brasileiros.

LUSTOSA DA COSTA: DO QUE RECLAMAM OS EXPLORADORES DE TRABALHADORES...

Escravidão acabou
Claro que dondocas, saudosas dos tempos da escravidão, se queixam de não mais encontrar empregadas domésticas para cumprirem 20 horas de trabalho diário pelo direito à alimentação e à moradia e com a obrigação adicional de atender aos apetites sexuais do patrão ou do filho do patrão. Os fazendeiros que pagavam o dia de trabalho, no campo, com um prato de comida, também reclamam que ali ninguém quer mais trabalhar. Claro, sem salário correspondente, ninguém quer mais ir para o cabo da enxada. Querem trabalho digno e remunerado, segundo as leis do País.
Lustosa da Costa - DN de 04.11.2010.

O RACISMO, A INTOLERÂNCIA, TÊM QUE SER COMBATIDOS, APLICANDO-SE A LEI.

Artigo do advogado Valdecy Alves

DISCRIMINAÇÃO CONTRA NORDESTINO - MAYARA PETRUSO - ESTUDANTE DE DIREITO - XENOFOBIA - ELA É SÓ A PONTA DO YCEBERG!


Mayara Petruso, você perdeu uma oportunidade de ficar calada quando escreveu as bobagens abaixo em seu twitter e no seu facebook.
Você acusou os nordestinos de serem responsáveis pela eleição da Dilma. Quando se sabe, que mesmo excluindo a Região Nordeste, a Dilma venceria. MAS OS NORDESTINOS SERÃO MENOS BRASILEIROS E MENOS CIDADÃOS QUE VOCÊ? O direito ao voto é sagrado. Creio que você deve ser a favor da volta da escravidão!

Mas você não é a única que pensa assim sobre os nordestinos em São Paulo, terra que eu amo, onde morei por vários anos, onde ainda moram vários dos meus parentes. Terra que anualmente visito. Você repetiu o que ouviu a vida inteira e ouve de muita gente que agora está calada, que agora engoliu a língua, que pela petulância, orgulho e ignorância ou tudo ao mesmo tempo se julga superior... Gente que muitas vezes se acha mais europeu que brasileiro ou qualquer outra denominação que julga superior. Esquecendo-se de suas próprias raízes.
Cursei direito em São Paulo. Tive professor desembargador que denominava qualquer erro crasso de um acadêmico de " B A I A N A D A ". Morei 08 anos em São Paulo e garanto que é uma minoria, mas uma minoria numa cidade de milhões, são milhares e milhares. O que muito incomoda. Os apelidos mais comuns que sofri:
- Paraiba, pejorativamente;
- Ceará, pejorativamente;
- Jabá;
- Cangaceiro;
- Bichim...
Muitos creem que a maioria dos criminosos de São Paulo, são nordestinos. Quando as estatísticas dizem o contrário. Certa feita na faculdade de Direito colegas fizeram as seguintes observações:
- Tive em Fortaleza no final de semana. Praias bonitas, pensei que só tinha garrancho e gente armada de faca!
- O Valdecy faz Direito porque é inteligente. Porque nordestino ou é muito burro ou muito inteligente.
Quando me candidatei para ser orador da turma, tinha que submeter o discurso que faria a uma comissão composta por alunos e professores. No dia da escolha dos oradores, só tinha a minha pessoa escrita. Adiaram a escolha. Apareceu mais um candidato e a comissão teve aumentada o número de professores. Foi a primeira vez que vi os representados serem minoria para escolherem seu representante. Escolheram um segundo discurso de uma oradora de última hora. Depois o boato que circulou, veja bem, BOATO! Era que alguém da direção da faculdade dissera: ' - UM NORDESTINO SÓ SERÁ ORADOR NESSA FACULDADE SE PASSAR POR CIMA DO MEU CADÁVER!!" Minha resposta foi não querer foto alguma, desistir de comprar o anel via comissão de formatura e até hoje quando passo em frente à Faculdade onde me formei olho de longe, com uma ponta de saudade, pelos colegas, e de mágoa pelo ocorrido. Nunca pisei lá de volta, após formado.
Certa feita, numa greve do Banco do Brasil, onde trabalhava, fazendo parte da comissão de greve, coordenando uma assembléia, após meu discurso, tive o microfone tomado pelo meu chefe que disse:
- Olha! Um nordestino desse que tava lá morrendo de fome, vem pra cá, em vez de trabalhar vem fazer greve. Devia amarrar as mãos e os pés dele com uma corda, amarrar uma pedra na corda e jogar no fundo do açude de Orós...
Noutra ocasião, numa festa de natal de colegas do Banco do Brasil, um deles falou para um grupo de bancários, no qual me encontrava:
- Deveria ter um muro entre o Rio e São Paulo, pra quando ônibus do Nordeste vier perguntar quem tem segundo grau. Os que tiverem só o primeiro grau ou forem analfabetos que voltem pro Nordeste ou vão pro Rio de Janeiro. Num é Valdecy?
O sobrenome dele era polonês, como de tantos ali presentes sobrenomes estrangeiros. Alguns descendentes de espanhóis, outros de italianos, muitos descendentes de japoneses, etc. Ponderei que os ancestrais dele e de todos os imigrantes tinham sido recebidos de braços abertos pelo Brasil, quando passavam fome em seus países de origem. Não era justo que eles rejeitassem brasileiros natos.
MAS COISA DE UMA MINORIA! PORÉM UMA MINORIA QUE DEVE SER EDUCADA E MUDAR SEUS EQUIVOCADOS VALORES.
Geralmente os discriminadores são pessoas que se julgam europeus, de todas as classes sociais, mas que nunca foram a Europa, que agem diferentemente do Europeu, e que ignoram até como seus ancestrais chegaram ao Brasil.
Já que a Mayara cursa Direito e estragou sua carreira antes de começar, abaixo o artigo 5º, da Constituição Federal, que trata de direito humano fundamental e que ela deveria conhecer:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
Amanhã, postarei um modelo de petição, que basta você, leitor nordestino, que mora no Nordeste ou em São Paulo, completar com seus dados, imprimir e entrar no juizado especial cível do seu endereço, cobrando danos morais contra Mayara e/ou contra outros que tiverem praticado discriminação.
A Mayara perdeu o blog para os hackers. Eis o que sobrou com os comentários mais terríveis que enviaram para ela:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:tnp3Ltuo3-8J:agoraeprasempresp.blogspot.com/2010/09/viajando-de-corpo-e-mente.html+http://agoraeprasempresp.blogspot.com/&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Amanhã postarei o modelo de petição para cobrança de danos morais, por todo nordestino que se sentiu ou sentir-se ofendido pela Mayara Petruso, que praticou uma das condutas mais reprováveis que um ser humano pode praticar: A SOBERBA DISCRIMINATÓRIA!

COMEÇANDO BEM. AFIRMAÇÃO DA POLÍTICA DE RECUPERAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO ADOTADA NO GOVERNO PT/LULA.


Dilma diz que salário mínimo deve superar R$ 600 em 2011
Sobre o Bolsa Família, Dilma reiterou nesta quarta-feira que pretende alcançar 100% de cobertura

03.11.2010 11:36 - O POVO.

A presidente eleita, Dilma Rousseff, afirmou nesta quarta-feira, 3, que o salário mínimo e o benefício pago pelo Programa Bolsa Família terão reajustes nos próximos anos.
Em seu primeiro pronunciamento ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela avaliou como positivo o critério até então adotado pelo governo de reajustar o salário mínimo com base na inflação e no Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior.
Dilma lembrou, entretanto, que o País enfrentou uma crise econômica que afetou o PIB de 2009, fazendo com os números se aproximassem de zero. “Estamos avaliando. Vamos ver se é possível fazer essa compensação.”
Caso o cenário de PIB crescente se mantenha, a previsão, segundo Dilma, é que o salário mínimo ultrapasse os R$ 600 em 2011 e os R$ 700 em 2012.
Sobre o Bolsa Família, Dilma reiterou que pretende alcançar 100% de cobertura, mas admitiu dificuldades no cadastro das famílias pelas prefeituras.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DILMA É FESTEJADA NO PALÁCIO DO PLANALTO.

Planalto divulga imagens da festa de Lula para Dilma na noite de domingo

O Palácio do Planalto divulgou por meio do seu blog nesta segunda-feira (1º) vídeo que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebendo a presidente eleita, Dilma Rousseff, em uma festa no Palácio do Alvorada na noite de domingo (31).


O vídeo, de 17 segundos, foi publicado no site You Tube e mostra a chegada de Dilma à residência oficial do presidente da República. Lula abraça e beija a vencedora.
A presidente eleita chegou por volta de 22h40 da noite de domingo no Palácio da Alvorada. O site oficial da Presidência da República também divulgou fotos da comemoração organizada por Lula para Dilma.

Governadores eleitos da base aliada e ministros do governo também participam da comemoração. Parlamentares da base aliada, como o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) também estiveram no encontro.

Participaram da festa no Palácio da Alvorada também o vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB-SP), os ministros do Esporte, Orlando Silva, e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o secretário-executivo do PT, Eduardo Cardozo, e os governadores da Bahia, Jaques Wagner (PT), de Sergipe, Marcelo Déda (PT), e Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

DESMONTANDO AS MENTIRAS: [1] "DILMA NÃO PODE ENTRAR NOS ESTADOS UNIDOS..."


A partir de agora vamos postar aqui a desmontagem das inúmeras mentiras e infâmias assacadas contra a nossa presidenta eleita Dilma Roussef. Começamos com a maluquice de alguns fanáticos que, aqui mesmo para este blog, mandaram comentários afirmando que a então candidata Dilma era proibida de entrar nos Estados Unidos. Embora muitas dessas mentiras não passassem de muita babaquice, entendemos ser importante, passada a eleição, fazermos esses registros. Afinal, em toda eleição que o PT disputou desde quando foi criado os extremistas de direita espalharam mil boatos objetivando impedir o avanço do povo brasileiro.

Veja abaixo o primeiro desmentido oficial:

EUA saúdam vitória de Dilma e a convidam a aprofundar aliança
01.11.2010 16:04 - O POVO on line.
"Desejamos trabalhar com a presidente eleita para aprofundar nossa aliança e avançar com os objetivos comuns para o benefício de nossos povos"
Os Estados Unidos saudaram nesta segunda-feira, 1º, a vitória da candidata à presidência do Brasil Dilma Rousseff, e a convidaram a aprofundar a aliança entre os dois países, segundo uma declaração do porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley.

"Felicitamos a presidente eleita Dilma Rousseff por sua eleição. Também felicitamos os milhões de brasileiros que exerceram seu direito ao voto" após um "processo eleitoral exemplar", acrescentou o comunicado.

"Desejamos trabalhar com a presidente eleita para aprofundar nossa aliança e avançar com os objetivos comuns para o benefício de nossos povos", concluiu o texto.

Dilma Rousseff, de 62 anos, foi eleita com quase 56 milhões de votos no segundo turno das eleições em uma disputa contra o candidato José Serra.

E AGORA, O QUE DIRÃO OS PRECONCEITUOSOS? MESMO SEM OS VOTOS DO NORDESTE DILMA TAMBÉM TERIA VENCIDO...



Mesmo sem Nordeste, Dilma venceria Serra

Dilma tendo a prefeita Luizianne Lins na fita.
“Depois de uma das campanhas mais acirradas à Presidência da República, a petista e ex-ministra chefe da Casa Civil, Dilma Vana Rousseff, 62 anos, se consagrou ontem como a primeira mulher a governar o Brasil. Com 99,94% das seções apuradas, Dilma Rousseff amealhava 55.724.713 de votos (56,05% do total de votos válidos) contra 43.699.232 (43,95%) de José Serra (PSDB), 68 anos. Oito anos após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro operário, os eleitores brasileiros deram a Dilma Rousseff uma vitória que a põe em restrito grupo. Apenas 7% dos chefes de Estado no mundo são mulheres.
A diferença da petista para o tucano foi de pouco mais de 12 milhões de votos. Essa vantagem ocorreu graças à enorme votação de Dilma no Nordeste, onde ganhou 10.717.434 de votos a mais do que Serra. Logo, mesmo se o Nordeste – maior reduto eleitoral do PT – fosse excluído dos cálculos, a candidata governista venceria a eleição por um saldo de 1,3 milhão de votos, ou 0,9 ponto percentual (50,9% a 49,1%).


Até o fechamento desta edição, Dilma alcançava uma votação 9,14 pontos percentuais superior à que obteve no primeiro turno. E Serra, 11,34 pontos acima. Isso indica que o espólio de 19.636.359 de votos (19,33%) de Marina Silva (PV), terceira colocada na primeira etapa, migrou mais para o candidato tucano.
A abstenção, de 21,39%, foi maior que no primeiro turno (18,12%). Mas os votos nulo e em branco, que foram respectivamente de 5,51% e 3,13%, caíram para 4,40% e 2,31%.”
(Valor Econômico)


VAMOS NÓS: O Brasil por inteiro se manifestou, majoritariamente, em apoio ao projeto político encabeçado pelo Partido dos Trabalhadores, sob a liderança segura e bem sucedida do maior presidente da nossa história. Boa Viagem, ao que me parece até agora, garantiu a maior vitória entre os municípios do Estado do Ceará.

Parabéns conterrâneos e conterrâneas!

SALVE! DILMA ROUSSEF PRESIDENTA DO BRASIL.