segunda-feira, 11 de julho de 2011

DIANTE DA RESISTÊNCIA O SISTEMA MISTO JÁ SERIA UM AVANÇO.

Reforma Política – Deputado quer flexibilizar voto em lista

“O deputado Henrique Fontana (PT-RS), relator do projeto de reforma política na Câmara, sugeriu a adoção de um sistema de escolha parlamentar que mistura o voto em lista fechada – defendido pelo PT – e o voto proporcional, em vigor atualmente. Em uma entrevista publicada no site do PT na internet, Fontana defendeu a flexibilização como forma de viabilizar no plenário o sistema de lista fechada e o financiamento público exclusivo de campanhas.
O relator chamou a proposta de voto proporcional misto. A ideia é que o eleitor vote duas vezes para cargos legislativos. Uma no partido e outra no deputado. A votação do partido define a porcentagem de cadeiras às quais a legenda terá direito. Metade das cadeiras seria definida conforme a lista pré-ordenada pelo partido e a outra metade conforme a escolha nominal.
Segundo exemplo dado por Fontana ao portal do PT, se um partido tiver direito a seis cadeiras para deputado em determinado estado, seriam eleitos os três primeiros nomes da lista partidária e os três mais votados daquele partido na escolha nominal.
De acordo com o deputado, o modelo preservaria o voto em lista, pré-condição para viabilizar o financiamento público, e eliminaria o principal motivo de crítica ao sistema de lista que é tirar do eleitor do direito de escolher o nome do parlamentar.
“É um sistema que no meu ponto de vista media um conjunto de situações e qualificam. Porque cria uma cultura que também é importante o povo compreender. Às vezes ele usa a frase ‘não eu voto na pessoa e o partido não interessa’. Se o eleitor brasileiro continuar pensando assim, a democracia brasileira terá dificuldade de melhorar. Porque os partidos são os alicerces da democracia. Então o eleitor deve se preocupar com a pessoa que ele elege, mas o partido para qual ele delega poder também, porque é nesses partidos que decidem os grandes temas quê interessam a nação”, disse Fontana.
Ele descartou completamente a possibilidade de a reforma política ser aplicada já nas eleições municipais do ano que vem. Segundo o deputado o projeto é para valer a partir de 2014. Além disso, Fontana defendeu o fim da figura do suplente de senador. Pela proposta do petista, caso um senador abandone ou seja impedido de ocupar a vaga, seria substituído pelo deputado mais votado do mesmo partido naquele estado.”

(Portal iG)

2 comentários:

Abreu Filho ! disse...

Dizem que a Mãe está tirando o filho daqui, por causa do seu histórico de brigas e agressões.

O garoto bem jovem, já bateu num Vereador, quebrou uma garrafa no rosto de outra pessoa.

Aqui em boa viagem ele está sendo jurado de morte faz muito tempo.
Vejam o exemplo que o Pai e a mãe dão para ele. Isto não é bom, não é nada bom.

Anônimo disse...

Se fosse só isso, tem coisa braba na vida do Pai dele. Faz um bom tempo já, atropelou um motoqueiro na estrada para o Maranhão, não socorreu e o rapaz morreu. Esse MARCOS XIMENES É MUITO PERVERSO.