terça-feira, 26 de julho de 2011

EXTREMA-DIREITA, VIA DA INTOLERÂNCIA E DA BÁRBARIE. NEGAÇÃO DA CONDIÇÃO HUMANA.

Noruega para por um minuto para homenagear mortos

Da cerimônia principal participaram o rei e o primeiro-ministro. O acusado pelos atentados está sob prisão preventiva por oito semanas
26.07.2011| 01:30
Pelo menos 100 mil pessoas prestaram homenagem às vítima do atentado em Oslo (ODD ANDERSEN/AFP) Pelo menos 100 mil pessoas prestaram homenagem às vítima do atentado em Oslo (ODD ANDERSEN/AFP)
A Noruega parou por um minuto na manhã de ontem em homenagem ao número corrigido anteriormente de 76 pessoas mortas nos atentados da ilha de Utoyea e do carro-bomba que explodiu no Centro da capital, na sexta-feira passada. Uma multidão se reuniu em frente à Universidade de Oslo para fazer o minuto de silêncio, que aconteceu ao meio-dia local (7 horas de Brasília). Todos os ônibus e carros desligaram os motores, e as lojas ao redor pararam de funcionar.


Noruegueses deixaram flores, velas e bandeiras nacionais na vigília montada em homenagem às vítimas em frente ao santuário. Houve filas em todas as floriculturas nos arredores. Por todo o Centro, viam-se muitas pessoas carregando rosas, orquídeas, tulipas e margaridas em direção à vigília.

Centenas de jornalistas de todo o mundo e pessoas em geral se concentraram na frente do tribunal de Oslo para ver a chegada de Anders Behring Breivik, responsável pelos atentados. Norueguês de 32 anos e definido como fundamentalista cristão, islamofóbico e ultradireitista, ele solicitou a presença da imprensa em seu depoimento a fim de obter uma maior repercussão para sua tese.
O comércio e restaurantes voltaram a funcionar normalmente em Oslo, mas todo o quarteirão ao redor do marco zero da explosão do carro-bomba continuava isolado pela Polícia. A manifestação foi liderada pela família real norueguesa e o primeiro-ministro Jens Stoltenberg. “Para lembrar as vítimas no distrito governamental de Oslo e em Utoya, declaro um minuto de silêncio em todo o país”, disse Stoltenberg, junto ao rei Harald V.
Centenas de pessoas reunidas nos memoriais improvisados em vários pontos da capital calaram suas palavras, o transporte público parou e as televisões locais também interromperam suas transmissões por 60 segundos, após quase 48 horas de informações ininterruptas sobre a tragédia.
A solenidade foi aberta oficialmente pelo rei Harald e o premier, que logo após entraram no auditório do complexo universitário, assinaram o livro oficial de condolências sem falar uma palavra.
 

Prisão preventiva

O juiz norueguês Kim Heger decretou ontem a prisão preventiva de Behring por oito semanas. Durante as primeiras quatro semanas, o acusado ficará em isolamento sem direito a receber cartas, visitas ou jornais. Behring, que admitiu ser o autor do massacre, foi formalmente acusado por terrorismo. Apesar de ter confessado o ataque a bomba, em Oslo, e o tiroteio, em Utoeya, Breivik não admitiu culpa criminal, já que disse que seu objetivo era o de salvar a Noruega e a Europa do “marxismo cultural”.


“O objetivo do ataque foi o de dar um sinal claro às pessoas”, afirmou Breivik, à Justiça, dizendo também que o Partido Trabalhista governamental traiu o país ao permitir a imigração de muçulmanos e pagou o preço.

Por causa do depoimento de Behring, a Polícia investigará se o atirador trabalhou com “duas outras células” na organização dos ataques, conforme o acusado disse à Justiça. (das agências de notícias)
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
Um documento de 1,5 mil páginas redigido aparentemente por Breivik revela que o ataque já era preparado desde o outono de 2009. O documento, publicado na Internet diariamente, inclui um manual sobre como montar bombas e um discurso contra o Islã e o marxismo.

Nenhum comentário: