segunda-feira, 30 de março de 2009

SEU LUNGA: O MAIS ESPIRITUOSO DO MUNDO.


O jornal O POVO de hoje divulgou entrevista com o famoso "seu" Lunga, de Juazeiro do Norte. Dizendo-se incomodado com a pecha de HOMEM MAIS IGNORANTE DO MUNDO, "seu" Lunga desmente muitas histórias a ele atribuídas. Bem, que tal chamarmos o "seu" Lunga, grande personagem do Ceará e do Brasil, de o HOMEM MAIS ESPIRITUOSO DO MUNDO?

Confira abaixo alguns trechos da entrevista:
OP - O senhor conta piada? Seu Lunga - Não, não gosto de piada. Não gosto de piada e aí, tem muito desses camaradas que fazem os cordéis, que botam muita piada. Aí o cabra num vai gostar. Se você ler o cordel com as histórias, nenhuma é minha. Tem um (livro) aí que tem 157 histórias da minha pessoa. Nenhuma é verdade. Nem pensar em ser verdade.
OP - Tudo inventado? Seu Lunga - Inventado. E histórias de vagabundo. Olha, eles contam aí que eu fui ao açougue. E cheguei lá e comprei uma cabeça de porco. Quando cheguei em casa a mulher disse: “Pra que é?” E eu disse: “Pra criar”. Escuta, eu nunca comprei cabeça de porco. Outros contam que eu estava arrumando as telhas e quebrei as telhas tudinho. Outro conta que eu vinha com um balde de leite, eu nunca carreguei balde de leite. Aí o cabra perguntou: “Seu Lunga, pra que é?”. E eu: “Pra lavar a calçada, e joguei o leite”. Histórias sem pé nem cabeça.
OP - Seu Lunga, como é o nome do senhor? Seu Lunga - Meu nome mesmo é Joaquim Santos Rodrigues.
OP - O que o senhor mais gosta no Juazeiro. Seu Lunga - Homi, eu gosto do Juazeiro mais por causa do Padre Cícero.

Piadas atribuídas a seu Lunga >
Seu Lunga estava em sua casa, com sede. E manda seu sobrinho lhe trazer um pouco de leite. Daí o pobre do garoto pergunta: “No copo?” “Não. Bota no chão e vem empurrando com o rodo”. >
Seu Lunga estava no mercado com uma caixa de ovos. Daí perguntaram a ele: “Comprando ovos seu Lunga?” E ele responde: “Não, jogando um por um no chão. É traque de massa”. E joga os ovos no chão. >
Seu Lunga estava passeando na calçada com o cachorrinho. E lhe perguntam: “passeando com o cachorrinho, seu Lunga?” E Seu Lunga respondeu. “Não. É meu passarinho”, pegando o pobre poodle pela coleira e o fazendo voar. >
Seu Lunga vai saindo da farmácia, quando alguém pergunta: “Tá doente, seu Lunga”? E ele responde: “Quer dizer que se eu fosse saindo do cemitério eu tava morto?” >
O funcionário do banco veio avisar: “Seu Lunga, a promissória venceu”. E ele respondeu: “Meu filho, pra mim podia ter perdido ou empatado. Não torço por nenhuma promissória”. >
Um rapaz entrou em sua loja e disse: “Seu Lunga, tem pregos tamanho pequeno?”. E ele respondeu: “Tá aí no meio”, aponta para a caixa. E o rapaz procura, procura e não acha. Seu lunga resolve procurar e acha o prego tamanho pequeno. E o rapaz diz: “Obrigado”. E ele responde: “Nada disso. Agora você vai ter que procurar”, e devolve o prego à caixa.

3 comentários:

Claudinha disse...

Seu mLunga faz parte das vivências mais bonitas da nossa cearensidade. Desde menina escuto as criativas piadas dele ou atribuidas a ele. Muito bacana essa diversidade do blog, trazendo para os ouvintes da Lili informações as mais variadas poss´veis. Essa do seu Lunga resgate a cultura e o folclore bem característico do humor ceareense. Parab´nes Dr. Deodato, o senhor cada vez me surpreende mais.

Anônimo disse...

Quem tem aqui em Boa Viagem alguma coisa das histórias do seu Davi Venâncio?

dico disse...

esta entrevista é de mais , ate aqui em são paulo são conhecida as façanhas de seu lunga conhecido por sua falta de paciencia , parabens pela entrevista postada no blog