sábado, 11 de abril de 2009

BOA VIAGEM DO PASSADO (ESCRITORA ZILDA MARINHO)

Para todos os boa-viagenses que amam este querido pedaço de chaõ estou mandado esta poesia de minha autoria e que todos a encontraraõ no livro `PAGINAS ABERTAS´tambem de minha autoria.
BOA VIAGEM
No teu berço eu nasci, cresci te vendo crescer
Da tua rara beleza Jamais irei esquecer.
Da casinha da Buá,
Do açude da comissão,
Do Casarão dos Rabelos
Lembro-me com perfeição.
Do parquinho infantil
E do Beco do Amor.
Do lindo Mercado Velho
E da Casa do Motor.
Do Beijamim do seu Enéias
Onde íamos paquerar.
Ouvir músicas dos anos sessenta
E esperar a hora do filme chegar.
Boa Viagem querida,
Tu és muito especial!
Não é à toa que te chamamos
Jóia do Sertão Sentral!
Postado por Zilda Marinho, Colaboradora.

13 comentários:

Anônimo disse...

Blits ou armadilha?

Um verdadeiro absurdo vem acontecendo em Boa viagem com frequência.
Apesar do Trânsito ser municipalizado, ontem 10/04/2009 "Sexta-Feira Santa" três policiais da CPRV e dois agentes do Detran fizeram uma blits na Avenida Francisco Rosier de Araujo em frente a oficina do João do Abemor.
Estranhamente nem de longe lembrava que ali estava sendo feito uma blits parfecia ser tudo muito escondidinho.
me estranhou muito também que uma fração pelo não uso do capacete tivesse como medida administrativa o recolhimento da CNH.
Sugestão: Por que quando estas blits foram acontecer não convidam a Guarda de Trânsito Municipal de Boa Viagem para também participarem.

e essa não cobrança do Capacete não induz o condutor ao erro?

hestermartinsdovale@hotmail.com disse...

Olá Dr.Deodato!Como vai o senhor?Moro aqui em Fortaleza,no entanto,tambem me orgolho de ser filha desse pedaço de chão tão querido que é a nossa Boa Viagem como diz a tão admirável e querida Zilda Marinho a quem eu aprendi a admirá-la e ser feliz de tê-la como minha prima.Me surpreendi quando vi na primeira página do blog esta linda poesia de autoria dessa grande guerreira.Ela expressa muito bem o amor que tem por essa terra.O senhor ea Zilda Marinho São dois filhos ilustres Que jamais poderemos esquecê los.

Leitora disse...

Ah!! Se a Zilda tivesse vivido momentos de glória que vivi por toda a minha infância e adolescência na terra do amor, poderia traduzir em versos e trovas todas as minhas memórias de brincadeira na Rua Agronomando Rangel, no terrano que hj funciona o Banco do Brasil e a Prefitura que ali era um parque de diversão onde nos crianças arrumavamos-nos e aproveitavamos todos os equipamentos que os brinquedos ofereciam, finalmente a docê ilusão de mudanças surgem e com elas acompanhamos, tive minha primeira grande paixão por um belo rapaz que ficou apenas na ilusão. As paqueras na praça onde ficavamos arrodeando e paquerando quando nos encontravamos em cada rodada. Que saudade!!! E os carnavais, os feriados, as festas na associação atletica, o balneario Capitão Mor, os pic nic na fazenda do Sr. Zé Bruno (Buenos Aires). Vcs não tem noção da saudade que tenho das minhas amigas, algumas conseguiram se manter com dignidade outras se veredaram para o mundo da ambição e ganância pelo poder e dro. Mas, mesmo com diferenças não deixo de amar minha Boa Viagem querida. Guardarei para sempre em minha memórias todos os momentos de alegria que esse lugar me propocionou.

Ricardo Lira disse...

Anônimo, a respeito desse seu relato sobre a blitz, acho quye o DETRAN realmente não vai chamar os agentes de trânsitos de Boa Viagem, pois eles estão fora da lei por ordem do prefeito sem noção de nada. Como é que um prefeito diz que vai desobedcer o código de trânsito? Promessa vã para enganar os trouxas. Será que ele vai cancelar as multas do DETRAN? qwuando alguém diz que está induzido a erro está se mostrando um bobo, pois nmão é a palavra demagógica de um prefeito irresponsável que faz com que uma pessoa com o mínimo de conhecimetno das coisas que vai levar alguém a não saber que existe uma lei maior que vale para todo o Brasil.
Conta outra lorota aí meu irmão.

Deodato Ramalho disse...

Cara Leitora,
Esse dois terrenos que hoje abrigam a Prefeitura e o Banco do Brasil também foram palcos dos bons momentos da minha infância. No da Prefeitura batíamos grandes rachas (futebol), corríamos na brincadeira do "salva companheiro", além do parquinho que você menciona. No outro (onde hoje fica o BB), participávamos de animadas partidas de voleibol. Já pensou se ali tivessem sido edificadas duas praças?

Deodato Ramalho disse...

Cara Ester (é esse mesmo seu nome),
Fiquei feliz por você ter descoberto nosso blog. Espero que contribua sempre com seus comentários.
Você é do "Vale" lá da Ramadinha? Se for, com certeza é minha parenta.
Obrigado pelas palavras de estímulo e consideração.

Professor Correto disse...

Zilda,

Parabéns pela ousadia.

Diante de tantos desmandos em nosso município, só posso pedir a Deus mesmo para nos proteger e nos dar o alento necessário para continuarmos em nossa missão.

Parafraseando o hino de nosso "terra do amor", digo:

"Boa Viagem, teu futuro Deus há de abençoar", estirpando toda a corrupção que existe em nossos poderes constituídos.

Um beijo e um abraço companheira!

Anônimo disse...

Deodato ninguém nessa terra é mais feliz do que EU, nasci e fui educada aqui, estudei ... E hj sou realizada profissionalmente. Porém a saudade me faz recordar tudo de bom que as epócas me proporcionaram ... Um tempo em que não acreditavamos em perseguições, vingaças, e principalmente nossos amigos de infância serem tão traiçoeiros... Enfim, resta apenas a lembrança...

Leitora disse...

Deodato ninguém nessa terra é mais feliz do que EU, nasci e fui educada aqui, estudei ... E hj sou realizada profissionalmente. Porém a saudade me faz recordar tudo de bom que as epócas me proporcionaram ... Um tempo em que não acreditavamos em perseguições, vingaças, e principalmente nossos amigos de infância serem tão traiçoeiros... Enfim, resta apenas a lembrança...

Anônimo disse...

caro amigo locultor sei q o senhor nao tem culpa mas vai uma ideia pq o senhor deodato q gosta de persseguir nao faz uma analise do pt sobre a politica proxima passada ?ja q o partido do mesmo apoiou um candidato q teve contas desaprovadas q teve nepotismo e outras coisas q vcs sabem melhor eu eu pergunto pq vcs do pt defendem muito a honestidade a transparencia e a sinceridade

Deodato Ramalho disse...

Bem se ver que esse anônimo é da banda podre da política de Boa Viagem. Quer dizer que exercer a cidadania é perseguir alguém?
No conceito desse tipo de gente denunciar desmandos deles ou de seus líderes é perseguição, mas denunciar de outrem já não seria. Que diabo de conceito de cidadania é essa?
Nem eu, e ao que me consta, tampouco o PT de Boa Viagem tem compromisso para encobrir malfeitos de quem quer seja. Agora, não se faça de inocente, desaprovação de contas não significa necessariamente corrupção. Existe desaprovação de contas de vários tipos. Nunca tive conhecimento de desaprovação de contas do Mazinho por corrupção. Se você tiver conhecimento, e não tiver coragem de levar ao conhecimento da população, pode passar para nós que divulgaremos.
Outra coisa: só bobinhos ainda imaginam que me intimidarei em exercer o meu papel de cidadão e de político que nunca compactuou com nenhum desmando, por essas baboseiras que os corruptos e seus apoiadores de BOa Viagem gostam de dizer comigo.

Alfredo Carlos ! disse...

Boa Viagem, tem se tornado nesses últimos anos, um celeiro de talentos regionais. Na realidade isso nunca me surpreendeu muito porque conheço bem esta cidade ao longo dos últimos 28 anos, conheço sua gente, suas pessoas e seus talentos de hoje e de ontem. A dona Zilda Marinho faz de sua infância, de sua juventude e de seu passado, uma poesia sertaneja, caseira, atraente, reluzente e muito cativa, porque chama atenção de todos para os valores e costumes da terra, do sertão, de suas lembranças e dos eternos amigos. Ainda se faz necessário, lembrar outras mulheres que conheço bem, todas muito talentosas e muito minhas amigas. Dona Zeuta Araújo, muito querida, muito inteligente e lutadora incansável pelos destinos de sua cidade. Rosary Pereira, um talento refinado, grande capacidade, uma verdadeira intelectual na acepção correta do termo. Gerarda Franco, escritora, Mestra em Educação, premiada pela Rede Globo de Televisão, um grande talento vindo lá dos sertões do seu Ibuassú. Maria Dias, Professora, Mestra em Educação, Pedagoga, escritora, política conceituada, grande sensibilidade, mulher forte e de muito valor. Como vocês estão vendo nossa cidade é um celeiro de mulheres de muita capacidade e de muito valor.

Eleitora Antenada disse...

Deodato, queria ouvir na sua rádio aquela música cantada pelo "Souzinha" nas épocas de carnaval, lembra?? Queria ver também a letra. Será que a atual Secretaria de Cultura do Município tem a letra?? Lembro que a música fazia referências ao povo bom e acolhedor de Boa Viagem.. "Boa Viagem tem tem meu bem tem tudo o que a gente quer (...)Boa Viagem é uma terra hospitaleira(...)" Queria ouvir de novo... Abraços!!!