sábado, 25 de abril de 2009

CHUVAS INUNDAM BOA VIAGEM. SITUAÇÃO AGRAVADA PELAS AGRESSÕES AO MEIO-AMBIENTE.























O nosso rio Boa Viagem sempre colocou esse tipo de cheias, inclusive chegando a atingir a Praça Antônio Queiroz. Essa situação se agravou consideravelmente com a total irresponsabilidade do atual prefeito em permitir construções no leito do rio.

Estamos recebendo um abaixo assinado e o faremos chegar ao Ministério Público.


Fotos da nossa redação.

15 comentários:

Anônimo disse...

Boa Viagem é uma terra sem lei e sem justiça. O que fizeram com o nosso rio é um crime. Tomara que o promotor veja essa situação absurda;

Anônimo disse...

E o que dizer do Prefeito que construiu o NAEC dentro do RIO BOA VIAGEM.

pastor rodolfo disse...

nosso povo estar colhendo o que plantou, um ato de iresponsabilidade dessa e de outras administração,e dos comeciantes que constroi pedrios dentro do rio isso é uma absurdo.

Anônimo disse...

A criação dessas secretarias é somente para dar os empregos prometidos pelo atual Prefeito. Não trará nenhum benefício apra a população. Os prédios vão continuar sendo construídos dentro do leito do Rio Boa Viagem, como o NAEC e outros crimes ambientais. Aquele monturo lá no Anafuê vai continuar ali. Digo isso porque o perfil dos secretários que assumirão as novas secretarias é de se lamentar. ex-Vereador Edson, cunhado da Prefeita, digo, Ana Assef e a outra Secretaria será ocupada pela Prefeita, digo, irmã do Prefeito. Vejam, tudo em família. O Edson é especialista na política da migalha, que se baseia na concessão de pequenos benefícios para a população, sem que nada avance de verdade. O padrão é Assef de qualidade, ou seja, clientelismo barato. E a irmã do prefeito é empresária. Meu medo ou alegria é ela querer construir uma loja de móveis no leito do Rio Boa Viagem. Só assim quando o Rio colocar uma cheia dessas a população vai ser restituída naquilo que desviaram dos cofres públicos.

PAULO disse...

acredito que esta secretaria do meio ambiente ja começe a ter atitudes a partir de segunda feira, se isso nao acontecer vamos todos a camara cobrar destes vereadores que aprovaram, ou sera que eles colorao os "DELES" neste cabide de emprego, ja basta o HOSPITAL tao mal dirigo por um PREPOTENTE, MAL EDUCADA E OUTRAS.

Alfredo Carlos ! disse...

"ABRIL CHUVAS MIL". Uma boa Administração que tem compromisso com o futuro deve se preparar para o desenvolvimento sustentável. Afinal o que é o planejamento? Toda Prefeitura deve acima de tudo planejar o futuro de sua cidade, Organização, planejamento, código de postura, plano diretor, tudo isso deve ser sempre levado a sério. Caso contrário, as consequências virão à galope. Vejo no atual Prefeito, uma preguiça Administrativa, não há o gosto pelo governar bem, não há atração pelo debate, não há discussão com a sociedade, enfim, tudo é feito como se fosse um trem descarrilando, é um salve-se quem puder. Não há programa de governo, por conseguinte as consequências já estão aparecendo.

Anônimo disse...

Isso é um absurdo. E por muito pouco, por causa daquele paredão que fizeram dentro do Rio Boa viagem, não uma houve uma tragédia.
04:00 da manhã. O policial Walter acordou uma vizinha, que estava dormindo com uma senhora de Idade e algumas crianças, que sairam as pressas de sua casa. Se a água tivesse subido um pouco mais tinha morrido era gente.

Sabe o que é Pior.

Apesar disso tudo nada foi feito.

Fábio Diniz, MG disse...

Ao chegar em casa após o dia participando de um seminário, e vejam que ironia, sobre avaliação de impactos ambientais. Como de costume, acesso o blog e deparo-me com estas cenas lamentáveis em nossa cidade. Não poderia deixar de fazer um comentário, que inclusive, há tempos tenho discutido com algumas pessoas mais próximas.
Assim como outras áreas que aqui não cabe citar, as margens dos rios constituem áreas de PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ou seja, não podem ser exploradas e descaracterizadas, de tal forma que qualquer intervenção que venha a ser feita nas proximidades, deve-se respeitar uma distância mínima, a depender da largura do rio. Por exemplo, rios com largura de 10m, devem-se respeitar um uma distância ao curso d’àgua de 30m, isso dos dois lados (Lei nº 4.771, de 1965, Código Florestal).
Existe Legislação específica. Se houve e ainda há negligência do poder municipal para com as aberrações nas margens dos rios, cabe à população cobrar providencias, pois existem os órgãos ambientais. Mas isso não é suficiente se as pessoas que cobram ações, são as mesmas que jogam lixo na rua e que acaba entupindo os bueiros. Também não adianta, se os agricultores rio acima, continuarem explorando suas terras até o leito dos rios e não adotarem práticas de conservação do solo, o que continuará provocando erosão e consequentemente, assoreamento dos rios, açudes e barragens e assim, qualquer precipitação por menor que seja, estas cenas serão cada vez mais corriqueiras.
Os impactos sofridos na cidade têm correlação com os do campo. Portanto, uma Secretaria de Agricultura ativa, seria de extrema importância para mudança do atual quadro de exploração do solo e com certeza, poderia realizar um bom trabalho ligado ao meio ambiente, inclusive, de educação ambiental. Espero que o lamentável episódio não acabe sendo usado como justificativa para sustentar a criação de mais uma Secretaria inoperante.

Anônimo disse...

valeu pelas fotos da enchente da beira-rio

Eleitora Antenada disse...

Há muito tempo venho falando do problema do Rio Boa Viagem. Desde a anterior gestão do prefeito Fernando assef tenho falado de tal questão. A água que cai no Rio não quer nem saber das estruturas de concreto ou da areia que lá existe. A chuva cai na área e inunda tudo. Não tem jeito. É assim mesmo que funciona a natureza. Lembro que até fiz uma denúncia da construção de alguns galpões, oficinas, depósitos nas margens do Rio, o que configura não só ilícito ambiental, mas também apropriação irregular de imóveis pertencentes ao Município de Boa Viagem. Mas nada disso foi sequer objeto de apreciação de nossas autoridades municipais. Teve, inclusive, uma "via" que foi aberta por determinação do Dr. Pedro Pia de Freitas numa das ações que tramitam na Comarca de Boa Viagem. O MM Juiz determinou que a Prefeitura (o prefeito já era o Sr. Mazinho) abrisse uma via para dar acesso aos transeuntes. Abriu-se assim uma "via" entre a Av. Beira Rio (Fco. Rosier de Araújo) e o Bairro de Fátima. O Dr. Jadson Vieira foi várias vezes ao local pra construir essa aberração: uma via de acesso dentro do leito do Rio Boa Viagem. Ele bem que poderia ser convidado pela Liberdade para um debate aberto sobre a situação do Rio. Ademais, o processo é público. Quem quiser pode conferir isso no Fórum. Quero demonstrar com isso que todos os poderes constituídos de nossa Boa Viagem nunca fizeram nada para resolver os problemas do Rio Boa Viagem. Espero que sejam tomadas atitudes severas por parte do Poder Público Municipal, até mesmo por conta da criação recente da Secretaria do Meio Ambiente. Façamos como no hino de Boa Viagem. Conciliar os campos com as águas de nosso Rio Boa Viagem.

Curiosa disse...

Será se Ana Assef teve prejuízo com essa enchente? Se bem que ela nem liga, pois os bens adquiridos ilegalmete o resultado é assim, dizem que o diabo vem buscar... as coisas estão se confirmando... Cuidado aninha não tem nenhuma professora do estado com o patrimonio como o seu. sabemos de onde vem. Setor de compras da prefeitura ou estou enganada?

Anônimo disse...

Boa Viagem não merece tamanho descaso. Já está passando o momento de tomarmos soluções definitivas quanto ao problema do Meio-Ambiente. Que os comerciantes retirem suas construções de dentro dos Rio, e que os Governantes tenham bergonha na cara para fazer cumprir a lei.

ALEGRIA, ALEGRIA... disse...

CLAMEM E AGRADEÇAM A ADMINISTRAÇÃO DO BENJAMIM PELO CAOS QUE ACONTECEU EM BOA VIAGEM COM AS ÚLTIMAS CHUVAS, TAMBÉM QUEM MANDA ESCOLHEREM GESTORES IMCAPACITADOS QUE SÓ PENSAM EM FRAUDA E ENRIQUECEREM ILICITAMENTE COM O DINHEIRO PÚBLICO. TOMEMMMMMMMMM!!!!

EX-BOAVIAGENSE disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Hojeeu vi o promotor de justiça olhando a enchente do rio. esperamos que ele consiga fazer alguma coisa. tinha gente numa picape preta do ministério público batendo foto e tudo. me disseram que lá no fogareiro tá perto de arombar. Deus nosacuda!